Esporte
Capacidade de público é entrave para eventos esportivos no ES

Tamanho das praças esportivas é o maior dos entraves para o Espírito Santo sediar grandes eventos esportivos. Os pontos positivos e negativos para o ES atrair jogos de competições maiores foram debatidos nesta quarta-feira (8) em reunião promovida pela Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria e Turismo, presidida pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB).
Para o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, o obstáculo capixaba é de infraestrutura e capacidade de suas arenas, pois a projeção de receita de qualquer evento estaria diretamente relacionada à capacidade da praça esportiva.
“Por que a seleção principal não vem pra cá? A resposta é muito simples. Quando um promotor de eventos faz um cálculo de projeção de receita, está muito ligado à capacidade da praça esportiva. A nossa praça esportiva hoje consegue gerar uma receita máxima, um tíquete médio muito alto, de no máximo R$ 5 milhões, colocando à venda até 18 mil ingressos. Nosso teto de receitas comparado com outros centros é um teto baixo. Veja agora a final da Libertadores, a receita foi de mais de R$ 30 milhões”, explicou.
Vieira lembrou que há um retrospecto de eventos de futebol no ES positivo. Além de Camarões e Austrália, outras sete seleções chegaram a visitar e especular espaços capixabas como base para o pré-Copa de 2014. Em articulação, FES e governo do ES, a seleção olímpica de 2016 teve sua preparação por aqui, com toda imprensa nacional e internacional cobrindo.
Em 2022 o estado foi sede do Mundial-Sub-17, juntamente com Goiânia e Distrito Federal, mas com maior média de público, o que representou bom movimento hoteleiro com atletas e imprensa.
Mas, segundo o presidente da federação, apesar da expectativa e boas possibilidades de o Brasil ser sede do Mundial Feminino de Futebol de 2027, o ES, que já seria opção certa como base de treinamento, não poderia hoje ser sede. Nossos estádios seriam excelentes para eventos de porte médio, mas não contaria, por exemplo, com um ginásio de pelo menos 10 mil lugares para receber jogos oficiais e de seleções de futsal, basquete, vôlei e outras modalidades.
Gustavo Vieira apontou que um ponto positivo ao mercado capixaba de eventos seria a integração com o poder público. “Todos abraçam o evento aqui, não tem qualquer tipo de dificuldade, secretarias, polícia militar, bombeiros, todos são muito colaborativos”, pontuou, para em seguida cobrar um batalhão da polícia especializado em grandes eventos.
Para o secretário estadual de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes da Silva, o governo não mede esforços para trazer eventos maiores, a estrutura aguentaria e seria realmente necessário adequar a capacidade de público. Nunes destacou, ainda, que não faltam bons atletas, “o Espírito Santo é um celeiro” em diversas modalidades.
Para o Estádio Estadual Kleber Andrade, acredita Nunes, talvez seja necessário colocar de 10 a 12 mil novos lugares para mudar o cenário. Há ainda estudo para uma arena de 12 mil pessoas que possa receber modalidades como o futsal. O secretário lembrou grandes eventos recentes, como o Desafio 3×3 de Futevôlei e o Jungle Fight de MMA, ambos em Vila Velha. “Deu visibilidade aos nossos atletas”.
Plano Estadual
O secretário de Esporte adiantou que logo deverá tramitar na Assembleia uma proposta de Plano Estadual para a área. “Precisaremos de vocês (deputados) para aprovar um plano. É fundamental que a gente possa desenvolver o esporte, mas dentro de algo combinado inclusive com os municípios”. Estaria em andamento, numa parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Ufes, um censo esportivo para detectar quais praças potenciais o ES teria para diversas categorias.
Olimpíadas do Judiciário
Um dos fatos que provocaram a reunião, conforme explicou o deputado Mazinho dos Anjos, foi a participação exitosa de servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) na 20ª Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, em setembro deste ano, em João Pessoa (PB). Conforme defendeu o deputado, seria importante trazer esses eventos ao ES e desenvolver o turismo local.
Representando a Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho no ES (Ajustes), a servidora Lívia de Freitas explicou que esses jogos começaram em 2003, inicialmente apenas com TRTs do Nordeste e depois foi se expandindo para outros tribunais federais e Ministério Público. Com 64 atletas, a delegação capixaba voltou com 116 medalhas, sendo 37 de ouro, 38 de prata e 41 de bronze. Em 2017 o ES sediou a competição e a expectativa é a de que possa sediar novamente nos próximos anos.
O presidente da Fundação Espírito Santo Turismo & Eventos (ES Convention & Visitors Bureau), Paulo Renato Fonseca, lembrou que outros órgãos, bancos e estatais federais carregam em seus calendários competições nacionais entre servidores e funcionários. Fonseca alertou ainda que “eventos esportivos são fundamentais para geração de emprego e renda e com a mudança tributária para essa vinda de recurso externo”.
O impacto da Reforma Tributária no ES e a resposta que pode ser dada no turismo, também foram citados por Flavia Cysne, subsecretária de Infraestrutura Turística e Planejamento do Estado.
“A questão da tributação que está aí para ser aprovada no Senado vai mudar tudo. Passa a ser um projeto de cada cidadão capixaba trazer investimentos. A gente precisa fazer com que cada capixaba entenda hoje que é questão de sobrevivência”, defendeu. “O governador fala muito isso, nós não temos uma população para poder gerar (consumo), precisamos trazer de fora”, reforçou.
Para o secretário municipal de Lazer e Esporte de Vitória, Rodrigo Ronchi, o maior trunfo capixaba seria a ambiência e a organização. Ronchi ressaltou ainda que investir em esporte é reduzir custos na saúde. Só em 2023 a capital capixaba recebeu 36 corridas de rua. “Quem faz 36 corridas de rua é porque tem muita gente pra correr”, refletiu.
Esporte
Interdição na Terceira Ponte no sentido Vitória x Vila Velha; Transcol terá desvio de itinerário durante Corrida Dez Milhas

A Terceira Ponte será parcialmente interditada neste domingo (28), das 5h às 10h, para a realização da tradicional Corrida das Dez Milhas Garoto. Em razão disso, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) orienta que os motoristas utilizem vias alternativas para sair de Vitória, como a Segunda Ponte ou a Ponte Florentino Ávidos. No sentido norte, de Vila Velha para Vitória, não haverá interdições.
Quanto ao Transcol, a Ceturb-ES esclarece que durante esse período as linhas que usam a Terceira Ponte, no sentido Vitória a Vila Velha, passarão pela Avenida Carlos Lindenberg. O trajeto de Vila Velha para Vitória permanece inalterado. A via será sinalizada e os motoristas deverão seguir com cautela durante a realização da prova.
A partir das 18h do sábado (27), as linhas 526, 503, 525, 661 e 650 que passam pela Av. Jerônimo Monteiro, sentido Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha, terão seu itinerário desviado pelas ruas Aurora e Dr. Moacyr Veloso. Já as linhas 608, 674 e 607, que fazem viagem pela Av. Santa Terezinha, serão desviadas pela rua Dr. Moacyr Veloso. Portanto, a Companhia orienta que os motoristas e usuários do transporte público fiquem atentos quanto a essa mudança.
O percurso total, incluindo a ponte, será de 16,9 quilômetros iniciando na Praia de Camburi, em Vitória, e terminando em frente à Fábrica de Chocolates Garoto, na Avenida Jerônimo Monteiro, na Glória, em Vila Velha. Com 17 mil pessoas inscritas, de participantes do Brasil e Mundo inteiro, bateu seu recorde.
Aquaviário
Os corredores que pretendem participar da 34ª Edição da Dez Milhas Garotos vão poder contar com mais horários no Aquaviário. A Companhia preparou um reforço especial para o dia da corrida, oferecendo viagens extras para a linha 402 (Praça do Papa / Prainha), começando as operações a partir das 5h de domingo (28) até as 8h. Após esses horários, o funcionamento do Aquaviário segue normalmente, conforme as tabelas de fim de semana.
Confira os horários da linha 402 (Praça do Papa / Prainha) no domingo (28)
Esporte
Brasil joga bem no Maracanã e derrota Chile por 3×0 pelas Eliminatórias

Na última atuação diante da torcida brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Brasil derrotou o Chile por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (4) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O confronto, que foi válido pela 17ª rodada da competição.
Com os três pontos conquistados nesta quinta, a equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, que já entrou em campo classificada para a próxima edição do Mundial, chega à última rodada das Eliminatórias ocupando a 2ª posição da classificação com 28 pontos.
Ataque contra defesa
A seleção brasileira entrou em campo com grande favoritismo diante de um Chile que ocupa a lanterna das Eliminatórias. Diante de um adversário claramente inferior, Carlo Ancelotti armou o Brasil com um quarteto de ataque formado por Gabriel Martinelli, João Pedro, Estêvão e Raphinha. Tanto por opção tática como por característica dos jogadores, o ataque do Brasil se movimentou muito desde os primeiros minutos, o que criou muitas dificuldades para a defesa de um adversário que pouco criava.
E foi em uma trama coletiva dos atacantes brasileiros que a seleção abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. Em rápido contra-ataque pela esquerda, o lateral Douglas Santos tabelou com João Pedro antes de tocar para Raphinha, que chutou para defesa parcial do goleiro Vigouroux. Estêvão aproveitou então a bola que sobrou para acertar uma meia bicicleta para abrir o marcador.
Agencia Brasil
Esporte
Capixaba Leonardo Alves é campeão e fecha a Maratona de Vitória em 2h27

Com milhares de passos e histórias cruzando a linha de chegada, a Maratona de Vitória consolida-se como a maior prova da capital capixaba. Leonardo Alves dos Santos foi o grande campeão e fechou a prova em 2h27. Superação foi a palavra de ordem para os corredores que disputaram os 21k e 42k na manhã deste domingo (31), com largada e chegada na Praça do Papa.
Morador de Sooretama, Leonardo tem 44 anos e entrou para a corrida há 18 anos. Ele divide seu tempo entre o trabalho como pintor e os treinos para as corridas, cinco dias por semana. “Quero agradecer a Deus, minha esposa, minha família que está em casa torcendo e meus amigos. É muito satisfatório porque muita gente está torcendo por mim. Eu já tenho três maratonas concluídas esse ano”, comemora Leonardo.
No feminino, teve festa mineira no pódio. A fotógrafa Gisely Carvalho, 37 anos, completou os 42k em 3h17 e conquistou a prova pela terceira vez consecutiva. A maratonista confessou que quase desistiu nos 15k. “Estava com muita dor no quadril e nas pernas. Há duas semanas tive uma crise de hérnia de disco, então estar aqui hoje foi um milagre de Deus. Meu marido não me deixou desistir”, desabafa. Gisele foi uma das atletas que topou o Desafio Cidade de Vitória, com provas nos dois dias de maratona. Além da vitória hoje, ela também conquistou no sábado o terceiro lugar na prova de 10k, com o tempo de 42min17s.
Com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Crédito: @esportevix
O governador Renato Casagrande fez sua estreia nos 21k e finalizou a prova em 2h36. “A primeira vez a gente nunca esquece e não vou esquecer a Meia Maratona de Vitória. É uma alegria poder participar e os 21k foi um desafio que eu tinha. É uma alegria poder correr, ver o sucesso da maratona e incentivar pessoas a praticar atividade física”, celebra.
Entre os 2.500 inscritos nos 21k, foram mais de 1.400 homens e mais de 1 mil mulheres; já nos 42k, os homens representaram quase 700 corredores, enquanto as mulheres, 200 do total de 900 participantes. No total, os dois dias de prova reuniram mais de 7 mil corredores, sendo 1 mil vindos de fora do Espírito Santo, entre eles, participantes dos Estados Unidos, Argentina, Holanda, Espanha e El Salvador.
“Realização e gratidão” foram as palavras de Bernardo Ramos, diretor da Pace Eventos, organizadora da prova, para comemorar o sucesso da Maratona de Vitória. Ele disse que a de 2026 já está marcada para dia 30, o último domingo de agosto, e será ainda maior, com 10 mil corredores! O Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), é o patrocinador master da Maratona de Vitória, que contou ainda com o patrocínio da Fortlev e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória.
Acesse as fotos da corrida – crédito @esportevix:
Acesse todos os resultados da corrida na Chiptiming:
Confira o resultado dos cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino:
Pódio 42k masculino. Crédito: @esportevix
Geral masculino 42k
- Leonardo Alves dos Santos 02:27:01
- Jose da Consolação Amaral Junior 02:39:46
- Tiago Vasconcelos dos Santos 02:41:13
- Juvenil Pereira Galvão 02:44:21
- Arthur Andrade Linhares 02:47:39
Geral feminino 42k
- Gisely Carvalho 03:17:22
- Claudiane Coelho de Sales 03:18:47
- Bruna Gonçalves Silva v03:18:49
- Bruna Cavallazzi Silveira 03:21:28
- Rosiane dos Santos Bispo 03:21:33
Geral masculino 21k
- Maquezile Gabriel Pio 01:09:08
- Jonilson Pinto Prates 01:09:47
- Diego Santos Barbosa 01:13:38
- Leonardo Bilich Abaurre 01:14:52
- Guilherme Daher Ferreira 01:15:24
Clique Para Download |
Geral feminino 21k
- Yries Pereira 01:25:29
- Carolina Henrique Sardinha Silva 01:27:08
- Lyvia Rostoldo Macedo 01:33:18
- Tais de Souza Barros 01:34:36
- Daniela Almeida de Freitas 01:34:37
PCD masculino 21k
- Edimar de Paulo Coutinho 01:45:59
- Valdecir Nogueira da Silva 01:49:49
- Leandro Murta 02:09:16
- Joel Borges Campos 02:14:06
- Gabriel Silva Rodrigues 02:37:59
PCD feminino 21k
- Nayara Meireles dos Santos
Atendimento à Imprensa:
Assessoria – L4 Comunicação
Luciane Ventura – (27) 99299-4291
Ludmila Nascimento – (27) 99709-2026
-
Cidades3 dias atrás
Itapemirim se prepara para a 6ª edição do Moto Fest
-
Cidades3 dias atrás
Serra anuncia sete novos centros de educação infantil. Confira os bairros
-
Cidades2 dias atrás
Serra recebe maior evento de tecnologia do Brasil a partir de segunda-feira (6)
-
Geral3 dias atrás
Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH
-
Negócios4 dias atrás
Governo dos EUA Propõe Limites de Alunos Estrangeiros para Universidades
-
Tecnologia3 dias atrás
Metanol: Anvisa regulamenta produção industrial de antídoto
-
Negócios3 dias atrás
Plano da Tesla de Pagar US$ 1 Tri a Musk Enfrenta Resistência de Investidores
-
Tecnologia2 dias atrás
Capacete com Bluetooth dá multa? O que diz a lei de trânsito