Ligue-se a nós

Esporte

Galvão Bueno deixará narrações na TV Globo após a Copa

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Galvão Bueno se prepara para sua última Copa do Mundo narrando na TV aberta. Voz marcante do futebol brasileiro há mais de quatro décadas, o narrador de 71 anos — e 11 mundiais — se despede hoje do Maracanã em jogos da seleção, no Brasil x Chile, às 20h30, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em entrevista exclusiva ao GLOBO, no Rio, ele contou que está em negociação, mas que vai migrar cada vez mais para as plataformas digitais.

—  Eu tenho contrato com a Globo até o fim do ano. E a gente resolveu que iríamos investir muito na minha participação na Olimpíada e, esse ano, seria seleção brasileira e Copa do Mundo. E estamos conversando para ver o que será depois do dia 18 de dezembro, que é o dia da final. Espero estar com saúde para estar lá —  contou.

Em nota, o Grupo Globo afirmou que o vínculo fixo de Galvão se encerra no fim do ano, após a transmissão da Copa (veja ao fim do texto). Galvão pretende “mergulhar de cabeça no mundo digital”.

—  Temos até lá para resolver o que vai acontecer. Eu diria que hoje tenho uma consciência de que seria minha última Copa do Mundo narrando em TV. Tudo tem seu tempo. Ao mesmo tempo, que termina o contrato para essa minha sequência de 41 anos na Globo, com trabalho do dia a dia, programa, narração de jogos, com essas coisas, a tendência nessa conversa é que isso pare depois da Copa do Mundo. Mas estamos negociando outras coisas. Outros caminhos. E, muito provavelmente, muita coisa nesse mundo digital e outras plataformas dentro do Grupo Globo. A Globo é minha casa.

Anúncio

Galvão ingressou na TV Globo em 1981 e, desde então, participou de todas as grandes coberturas de esporte na emissora, entre elas, 10 Copas do Mundo – da Espanha-1982 a Rússia-2018 –, narrando as vitórias do Brasil em 1994 e 2002. No Mundial dos Estados Unidos, protagonizou uma das cenas mais marcantes do jornalismo esportivo brasileiro: ao ver a cobrança de pênalti de Roberto Baggio passar sobre o travessão de Taffarel comemorou aos berros de “É tetra, é tetra!” abraçado a Pelé, comemorando o fim do jejum de 24 anos sem títulos. Além dos gramados, Galvão Bueno marcou época nas pistas. A estreia na Fórmula 1 foi no Grande Prêmio da África do Sul, em 1982. Foram dele as narrações dos três títulos de Ayrton Senna, de quem se tornou um amigo pessoal.

—  Globo é minha casa. Então, a nossa conversa nesse momento é: o que irá acontecer, como deixaremos as portas abertas e que porta será utilizada depois do dia 18 de dezembro (data da final da Copa). É impossível você dizer no mundo “não, nunca mais”. A vida me ensinou isso. Mas neste momento eu diria, narração em TV aberta, não mais.

Outro amigo pessoal, o cantor Roberto Carlos, com quem Galvão vem conversando desde o início da pandemia, ajuda o narrador a resumir esse momento.

— É como o Roberto fala: “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”.

Anúncio

Confira a nota da TV Globo

A história do Galvão Bueno se mistura à própria história do esporte brasileiro. Nenhum outro narrador esteve tão presente nas principais conquistas do esporte brasileiro quanto Galvão Bueno nos últimos 41 anos. Foi através da voz dele que acompanhamos os momentos mais importantes dos nossos atletas, nos emocionamos com conquistas, choramos juntos perdas dramáticas, celebramos as mensagens de esperança e superação que o esporte traz. Todo mundo lembra onde estava quando ele gritava “é tetra”, abraçado a Pelé. Ou quando Galvão, assustado, narrava o acidente em Imola que levou um dos maiores ídolos brasileiros de todos os tempos, Ayrton Senna.

É um privilégio para a Globo contar com o talento, o carisma e a dedicação desse gigante do jornalismo esportivo brasileiro por mais de 40 anos. Um legado que fica para o jornalismo esportivo. A emoção no lugar mais alto do pódio.

O vínculo fixo de Galvão com a Globo se encerra no fim do ano, após a transmissão da Copa do Mundo do Catar. Será um ano intenso, de muitos desafios, realizações e, certamente, de muita emoção. “Galvão é um gênio da comunicação, que reinventou a função de um narrador nas transmissões esportivas. Haverá pra sempre na história da TV brasileira o antes e o depois de Galvão. Juntos, estamos preparando uma despedida à altura da história dele na Copa do Catar. Será inesquecível para o Galvão e para o público”, afirma Renato Ribeiro, Diretor do Esporte da Globo.

“Eu me realizei como profissional nesses 41 anos na Globo. Foram emoções fortíssimas. Estarei com a seleção brasileira e com o futebol até o dia 18 de dezembro. Depois, vira-se uma página e o livro continua. Pretendo mergulhar de cabeça no mundo digital, estamos falando sobre possibilidades em outras plataformas. A Globo é minha casa”, declara Galvão Bueno.

Anúncio
Fonte: O Globo

Esporte

Interdição na Terceira Ponte no sentido Vitória x Vila Velha; Transcol terá desvio de itinerário durante Corrida Dez Milhas

Redação Informe ES

Publicado

no

A Terceira Ponte será parcialmente interditada neste domingo (28), das 5h às 10h, para a realização da tradicional Corrida das Dez Milhas Garoto. Em razão disso, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) orienta que os motoristas utilizem vias alternativas para sair de Vitória, como a Segunda Ponte ou a Ponte Florentino Ávidos. No sentido norte, de Vila Velha para Vitória, não haverá interdições.

Quanto ao Transcol, a Ceturb-ES esclarece que durante esse período as linhas que usam a Terceira Ponte, no sentido Vitória a Vila Velha, passarão pela Avenida Carlos Lindenberg. O trajeto de Vila Velha para Vitória permanece inalterado. A via será sinalizada e os motoristas deverão seguir com cautela durante a realização da prova.

A partir das 18h do sábado (27), as linhas 526, 503, 525, 661 e 650 que passam pela Av. Jerônimo Monteiro, sentido Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha, terão seu itinerário desviado pelas ruas Aurora e Dr. Moacyr Veloso. Já as linhas 608, 674 e 607, que fazem viagem pela Av. Santa Terezinha, serão desviadas pela rua Dr. Moacyr Veloso. Portanto, a Companhia orienta que os motoristas e usuários do transporte público fiquem atentos quanto a essa mudança.

O percurso total, incluindo a ponte, será de 16,9 quilômetros iniciando na Praia de Camburi, em Vitória, e terminando em frente à Fábrica de Chocolates Garoto, na Avenida Jerônimo Monteiro, na Glória, em Vila Velha. Com 17 mil pessoas inscritas, de participantes do Brasil e Mundo inteiro, bateu seu recorde.

Anúncio

Aquaviário

Os corredores que pretendem participar da 34ª Edição da Dez Milhas Garotos vão poder contar com mais horários no Aquaviário. A Companhia preparou um reforço especial para o dia da corrida, oferecendo viagens extras para a linha 402 (Praça do Papa / Prainha), começando as operações a partir das 5h de domingo (28) até as 8h. Após esses horários, o funcionamento do Aquaviário segue normalmente, conforme as tabelas de fim de semana.

Confira os horários da linha 402 (Praça do Papa / Prainha) no domingo (28)

Continuar Lendo

Esporte

Brasil joga bem no Maracanã e derrota Chile por 3×0 pelas Eliminatórias

Redação Informe ES

Publicado

no

Na última atuação diante da torcida brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Brasil derrotou o Chile por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (4) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O confronto, que foi válido pela 17ª rodada da competição.

Com os três pontos conquistados nesta quinta, a equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, que já entrou em campo classificada para a próxima edição do Mundial, chega à última rodada das Eliminatórias ocupando a 2ª posição da classificação com 28 pontos.

Ataque contra defesa

A seleção brasileira entrou em campo com grande favoritismo diante de um Chile que ocupa a lanterna das Eliminatórias. Diante de um adversário claramente inferior, Carlo Ancelotti armou o Brasil com um quarteto de ataque formado por Gabriel Martinelli, João Pedro, Estêvão e Raphinha. Tanto por opção tática como por característica dos jogadores, o ataque do Brasil se movimentou muito desde os primeiros minutos, o que criou muitas dificuldades para a defesa de um adversário que pouco criava.

E foi em uma trama coletiva dos atacantes brasileiros que a seleção abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. Em rápido contra-ataque pela esquerda, o lateral Douglas Santos tabelou com João Pedro antes de tocar para Raphinha, que chutou para defesa parcial do goleiro Vigouroux. Estêvão aproveitou então a bola que sobrou para acertar uma meia bicicleta para abrir o marcador.

Anúncio

Agencia Brasil

Continuar Lendo

Esporte

Capixaba Leonardo Alves é campeão e fecha a Maratona de Vitória em 2h27

Redação Informe ES

Publicado

no

Com milhares de passos e histórias cruzando a linha de chegada, a Maratona de Vitória consolida-se como a maior prova da capital capixaba. Leonardo Alves dos Santos foi o grande campeão e fechou a prova em 2h27. Superação foi a palavra de ordem para os corredores que disputaram os 21k e 42k na manhã deste domingo (31), com largada e chegada na Praça do Papa.

Morador de Sooretama, Leonardo tem 44 anos e entrou para a corrida há 18 anos. Ele divide seu tempo entre o trabalho como pintor e os treinos para as corridas, cinco dias por semana. “Quero agradecer a Deus, minha esposa, minha família que está em casa torcendo e meus amigos. É muito satisfatório porque muita gente está torcendo por mim. Eu já tenho três maratonas concluídas esse ano”, comemora Leonardo.

No feminino, teve festa mineira no pódio. A fotógrafa Gisely Carvalho, 37 anos, completou os 42k em 3h17 e conquistou a prova pela terceira vez consecutiva. A maratonista confessou que quase desistiu nos 15k. “Estava com muita dor no quadril e nas pernas. Há duas semanas tive uma crise de hérnia de disco, então estar aqui hoje foi um milagre de Deus. Meu marido não me deixou desistir”, desabafa. Gisele foi uma das atletas que topou o Desafio Cidade de Vitória, com provas nos dois dias de maratona. Além da vitória hoje, ela também conquistou no sábado o terceiro lugar na prova de 10k, com o tempo de 42min17s.

Com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Crédito: @esportevix


O governador Renato Casagrande fez sua estreia nos 21k e finalizou a prova em 2h36. “A primeira vez a gente nunca esquece e não vou esquecer a Meia Maratona de Vitória. É uma alegria poder participar e os 21k foi um desafio que eu tinha. É uma alegria poder correr, ver o sucesso da maratona e incentivar pessoas a praticar atividade física”, celebra.

Entre os 2.500 inscritos nos 21k, foram mais de 1.400 homens e mais de 1 mil mulheres; já nos 42k, os homens representaram quase 700 corredores, enquanto as mulheres, 200 do total de 900 participantes. No total, os dois dias de prova reuniram mais de 7 mil corredores, sendo 1 mil vindos de fora do Espírito Santo, entre eles, participantes dos Estados Unidos, Argentina, Holanda, Espanha e El Salvador.

Anúncio

“Realização e gratidão” foram as palavras de Bernardo Ramos, diretor da Pace Eventos, organizadora da prova, para comemorar o sucesso da Maratona de Vitória. Ele disse que a de 2026 já está marcada para dia 30, o último domingo de agosto, e será ainda maior, com 10 mil corredores! O Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), é o patrocinador master da Maratona de Vitória, que contou ainda com o patrocínio da Fortlev e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória.


Acesse as fotos da corrida – crédito @esportevix:

Link


Acesse todos os resultados da corrida na Chiptiming:

Anúncio

Link

Confira o resultado dos cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino:

Pódio 42k masculino. Crédito: @esportevix

Geral masculino 42k

  1. Leonardo Alves dos Santos 02:27:01
  2. Jose da Consolação Amaral Junior 02:39:46
  3. Tiago Vasconcelos dos Santos 02:41:13
  4. Juvenil Pereira Galvão 02:44:21
  5. Arthur Andrade Linhares 02:47:39
Pódio 42k feminino. Crédito: @esportevix

Geral feminino 42k

  1. Gisely Carvalho 03:17:22
  2. Claudiane Coelho de Sales 03:18:47
  3. Bruna Gonçalves Silva v03:18:49
  4. Bruna Cavallazzi Silveira 03:21:28
  5. Rosiane dos Santos Bispo 03:21:33
Pódio 21k masculino. Crédito: @esportevix

Geral masculino 21k

  1. Maquezile Gabriel Pio 01:09:08
  2. Jonilson Pinto Prates 01:09:47
  3. Diego Santos Barbosa 01:13:38
  4. Leonardo Bilich Abaurre 01:14:52
  5. Guilherme Daher Ferreira 01:15:24
Clique Para Download
Pódio 21k feminino. Crédito: @esportevix

Geral feminino 21k

  1. Yries Pereira 01:25:29
  2. Carolina Henrique Sardinha Silva 01:27:08
  3. Lyvia Rostoldo Macedo 01:33:18
  4. Tais de Souza Barros 01:34:36
  5. Daniela Almeida de Freitas 01:34:37

PCD masculino 21k

  1. Edimar de Paulo Coutinho 01:45:59
  2. Valdecir Nogueira da Silva 01:49:49
  3. Leandro Murta 02:09:16
  4. Joel Borges Campos 02:14:06
  5. Gabriel Silva Rodrigues 02:37:59

PCD feminino 21k

  1. Nayara Meireles dos Santos
     

Atendimento à Imprensa:

Assessoria – L4 Comunicação

Luciane Ventura – (27) 99299-4291
Ludmila Nascimento – (27) 99709-2026

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados