Esporte
Soltar pipa é modalidade esportiva no ES

Oficialmente, no estado do Espírito Santo, virou esporte dar linha para pipa. A prática de soltar pipas, agora, por lei, foi transformada em uma das dezenas de modalidades esportivas já existentes. A Lei 12.035/2024 deriva de iniciativa do deputado Coronel Weliton (PRD) e reconhece os praticantes da modalidade como pipeiros.

A norma ainda define algumas condições para a prática do novo esporte. Conforme o texto, as pipas devem ser soltas em locais abertos, distantes das fiações elétrica e telefônica. Os pipeiros devem utilizar obrigatoriamente linhas de algodão em cores visíveis e sem nenhum truque que as tornem mais cortantes.
Fios cortantes como o cerol (cola de sapateiro misturada com vidro moído ou produto abrasivo) e a chamada linha chilena estão proibidos desde 2005, pela Lei Estadual 8.092. A linha chilena é composta pela mistura de madeira com óxido de alumínio, silício e quartzo moído, o que a torna mais cortante que o cerol.
Na justificativa do Projeto de Lei (PL) 697/2023, que deu origem à norma, o deputado Coronel Weliton aponta que a medida busca garantir mais segurança à população e aos pipeiros, assim como “a transformação da imagem da pipa e de seus praticantes em um esporte respeitado e admirado, semelhante ao que ocorreu com esportes como o skate, a capoeira e o surf”.
Origem da pipa
Acredita-se que a origem da pipa remonte há mais de dois milênios, na China, tendo sido usada para fins militares e meteorológicos. No Brasil, vinda com os europeus, ela ganhou inúmeros nomes, de acordo com a região, a cultura do lugar e o modelo. Entre os mais comuns estão arraia, papagaio, pião e rabiola.
Outras leis
A lei que declara a soltura de pipa no estado um esporte foi publicada no Diário Oficial (DIO) do dia 28 de fevereiro. Na mesma publicação constam outras 20 iniciativas legislativas sancionadas pelo governador do Estado. Entre outros textos aprovados, estão iniciativas que homenageiam importantes personalidades do estado, conferindo seus nomes a pontes e trechos de estradas. Além disso, constam leis conferindo título de utilidade pública a entidades, criando rotas turísticas, além de datas comemorativas, de conscientização social e campanhas sobre doenças.
Vale destacar a lei que institui a Semana Estadual da Insurreição de Queimado (Lei 12.032/2024), a ser realizada de 19 a 26 de março, anualmente. Outro texto sancionado, com vetos, é o que estabelece a Semana Escolar Estadual de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e o Adolescente (Lei 12.048/2024), de 8 a 14 de agosto de cada ano. Já a data de 21 de setembro foi definida como o Dia Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens, pela Lei 12.044/2024. Também ficou estabelecido 15 de junho como o Dia do Cão Policial (Lei 12.046/2024).
Fonte: Ales – Por Aldo Aldesco, com edição de Nicolle Expósito
Esporte
Filipe Luís chega a acordo com Flamengo e renova contrato até 2027

Depois de longa negociação, o Flamengo anunciou nesta segunda-feira, 29, a renovação de contrato do técnico Filipe Luís. O treinador estendeu o vínculo por duas temporadas e fica no clube carioca até 2027.
“O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto, além da disposição conjunta para convergir interesses e construir um acordo equilibrado e sustentável, que atendesse aos anseios do técnico, mas também às políticas de governança do clube estabelecidas pelo Bap (Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo)”, comentou José Boto, diretor executivo de futebol do clube, em nota divulgada à imprensa.
As conversas pela renovação do contrato de Filipe Luís foram iniciadas ainda no primeiro semestre, antes do Mundial de Clubes da Fifa. Sem evolução, as tratativas entraram em modo de espera quando chegou a temporada chegou ao seu momento decisivo e foram retomadas nas últimas semanas.
Filipe Luís passou a ser representado pelo português Jorge Mendes, agente de Cristiano Ronaldo, depois do início das negociações. A parte financeira foi o principal entrave pela renovação de contrato pois o empresário fez questão de valorizar o trabalho do treinador.
A primeira proposta do Flamengo foi considerada baixa pelo treinador e foi prontamente declinada. Jorge Mendes fez uma contraoferta, mas a diretoria rechaçou o acerto por considerar a pedida muito acima do valor oferecido.
Uma nova proposta foi colocada à mesa, com o salário mais próximo do que foi pedido, mas a demora na resposta de Filipe Luís fez o clube sondar o mercado em busca de um Plano B em meio à indefinição pela permanência do treinador.
“Com a renovação de Filipe Luís, o Flamengo reafirma sua convicção na continuidade do trabalho desenvolvido e trabalhará firmemente para que os próximos anos sejam marcados por ainda mais sucesso, crescimento profissional e conquistas”, escreveu o clube.
Filipe Luís assumiu o comando técnico do Flamengo em setembro de 2024 após trabalhos bem sucedidos nos times sub-20 e sub-17 do clube. Em pouco mais de um ano, ele conquistou cinco troféus: Copa do Brasil (2024), Supercopa do Brasil (2025), Campeonato Carioca (2025), Libertadores (2025) e Brasileirão (2025).
Fonte: MSN.com
Esporte
Corinthians vence Vasco e conquista tetracampeonato da Copa do Brasil

O Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil. O título foi alcançado com uma vitória de 2 a 1 sobre o Vasco, neste domingo (21) no estádio do Maracanã, no segundo confronto da decisão da competição. O primeiro jogo decisivo entre as equipes terminou com um empate por 0 a 0, na última quarta-feira (17) em Itaquera.
Esta é a quarta oportunidade na qual o Timão conquista o título da Copa do Brasil. Anteriormente, o Corinthians garantiu o troféu da competição nos anos de 1995, 2002 e 2009. Com a vitória deste domingo a equipe do Parque São Jorge garante a presença na edição 2026 da Copa Libertadores.
Agencia Brasil
Esporte
Flamengo perde para PSG e vê sonho do bi mundial ser adiado

O Flamengo foi derrotado pelo PSG (França) por 2 a 1 na cobrança de pênaltis, após um empate de 1 a 1 com a bola rolando, na tarde desta quarta-feira (17) no estádio Ahmad bin Ali, na cidade de Al Rayan (Catar), e viu o sonho do bicampeonato mundial adiado. Já a equipe francesa conquistou o título da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.
O time francês abriu o placar com o atacante georgiano Kvaratskhelia aos 37 minutos do primeiro tempo. A equipe carioca chegou a igualar aos 16 da etapa final, graças a gol em cobrança de pênalti do volante Jorginho. E nas penalidades máximas o goleiro russo Safonov brilhou, defendendo os chutes de Saul, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, para garantir o triunfo de 2 a 1 da equipe francesa.
Desta forma a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís viu adiado o sonho de conquistar outro título de uma competição de clubes de âmbito mundial, como aconteceu em 1981 (quando venceu o Liverpool, da Inglaterra, pelo placar de 3 a 0 em Tóquio, no Japão, para ficar com a Copa Intercontinental).
Apesar do revés na decisão da Copa Intercontinental, o Flamengo teve uma temporada histórica, na qual conquistou quatro troféus: o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Agencia Brasil


-

Geral1 dia atrásFrente fria ameniza calor e provoca chuvas em quase todo o Brasil
-

Cidades1 dia atrásPresidente da Câmara de Cariacica anuncia pagamento de abono salarial de R$ 1.600 aos servidores
-

Tecnologia2 dias atrásMicrosoft libera correção urgente para falha que incomoda usuários do Windows 11
-

Internacional1 dia atrásTrump diz “não se sentir mais obrigado a pensar apenas na paz” por não receber Nobel da Paz
-

Cidades8 horas atrásUPA de Carapina, em Serra (ES), abre processo seletivo para vagas de emprego
-

Justiça Eleitoral5 horas atrásTSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026
-
Negócios17 horas atrás7 Passos Para Superar a Blue Monday (E o Desânimo de Janeiro)
-

Cidades11 horas atrásCertificado de Regularidade Previdenciária na Serra volta a ser emitido após 11 anos
























