Esporte
Soltar pipa é modalidade esportiva no ES

Oficialmente, no estado do Espírito Santo, virou esporte dar linha para pipa. A prática de soltar pipas, agora, por lei, foi transformada em uma das dezenas de modalidades esportivas já existentes. A Lei 12.035/2024 deriva de iniciativa do deputado Coronel Weliton (PRD) e reconhece os praticantes da modalidade como pipeiros.

A norma ainda define algumas condições para a prática do novo esporte. Conforme o texto, as pipas devem ser soltas em locais abertos, distantes das fiações elétrica e telefônica. Os pipeiros devem utilizar obrigatoriamente linhas de algodão em cores visíveis e sem nenhum truque que as tornem mais cortantes.
Fios cortantes como o cerol (cola de sapateiro misturada com vidro moído ou produto abrasivo) e a chamada linha chilena estão proibidos desde 2005, pela Lei Estadual 8.092. A linha chilena é composta pela mistura de madeira com óxido de alumínio, silício e quartzo moído, o que a torna mais cortante que o cerol.
Na justificativa do Projeto de Lei (PL) 697/2023, que deu origem à norma, o deputado Coronel Weliton aponta que a medida busca garantir mais segurança à população e aos pipeiros, assim como “a transformação da imagem da pipa e de seus praticantes em um esporte respeitado e admirado, semelhante ao que ocorreu com esportes como o skate, a capoeira e o surf”.
Origem da pipa
Acredita-se que a origem da pipa remonte há mais de dois milênios, na China, tendo sido usada para fins militares e meteorológicos. No Brasil, vinda com os europeus, ela ganhou inúmeros nomes, de acordo com a região, a cultura do lugar e o modelo. Entre os mais comuns estão arraia, papagaio, pião e rabiola.
Outras leis
A lei que declara a soltura de pipa no estado um esporte foi publicada no Diário Oficial (DIO) do dia 28 de fevereiro. Na mesma publicação constam outras 20 iniciativas legislativas sancionadas pelo governador do Estado. Entre outros textos aprovados, estão iniciativas que homenageiam importantes personalidades do estado, conferindo seus nomes a pontes e trechos de estradas. Além disso, constam leis conferindo título de utilidade pública a entidades, criando rotas turísticas, além de datas comemorativas, de conscientização social e campanhas sobre doenças.
Vale destacar a lei que institui a Semana Estadual da Insurreição de Queimado (Lei 12.032/2024), a ser realizada de 19 a 26 de março, anualmente. Outro texto sancionado, com vetos, é o que estabelece a Semana Escolar Estadual de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e o Adolescente (Lei 12.048/2024), de 8 a 14 de agosto de cada ano. Já a data de 21 de setembro foi definida como o Dia Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens, pela Lei 12.044/2024. Também ficou estabelecido 15 de junho como o Dia do Cão Policial (Lei 12.046/2024).
Fonte: Ales – Por Aldo Aldesco, com edição de Nicolle Expósito
Esporte
Flamengo vence e empata em número de pontos com Palmeiras

O Flamengo aproveitou o fator casa para derrotar o Palmeiras por 3 a 2, na tarde deste domingo (19) no estádio do Maracanã, e chegou aos mesmos 61 pontos do Verdão, que permanece na liderança do Campeonato Brasileiro pelo maior número de vitórias na competição.
Com este triunfo, o Rubro-Negro da Gávea ganha confiança para encarar a reta final da competição, na qual precisa tropeçar menos do que o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira para ficar com o título nacional. Já o Palmeiras precisa se recuperar rápido desse revés para continuar lutando pela conquista do Brasileiro.
Flamengo e Palmeiras protagonizaram um grande espetáculo para os mais de 71 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã.
Agencia Brasil


Esporte
Interdição na Terceira Ponte no sentido Vitória x Vila Velha; Transcol terá desvio de itinerário durante Corrida Dez Milhas

A Terceira Ponte será parcialmente interditada neste domingo (28), das 5h às 10h, para a realização da tradicional Corrida das Dez Milhas Garoto. Em razão disso, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) orienta que os motoristas utilizem vias alternativas para sair de Vitória, como a Segunda Ponte ou a Ponte Florentino Ávidos. No sentido norte, de Vila Velha para Vitória, não haverá interdições.
Quanto ao Transcol, a Ceturb-ES esclarece que durante esse período as linhas que usam a Terceira Ponte, no sentido Vitória a Vila Velha, passarão pela Avenida Carlos Lindenberg. O trajeto de Vila Velha para Vitória permanece inalterado. A via será sinalizada e os motoristas deverão seguir com cautela durante a realização da prova.
A partir das 18h do sábado (27), as linhas 526, 503, 525, 661 e 650 que passam pela Av. Jerônimo Monteiro, sentido Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha, terão seu itinerário desviado pelas ruas Aurora e Dr. Moacyr Veloso. Já as linhas 608, 674 e 607, que fazem viagem pela Av. Santa Terezinha, serão desviadas pela rua Dr. Moacyr Veloso. Portanto, a Companhia orienta que os motoristas e usuários do transporte público fiquem atentos quanto a essa mudança.
O percurso total, incluindo a ponte, será de 16,9 quilômetros iniciando na Praia de Camburi, em Vitória, e terminando em frente à Fábrica de Chocolates Garoto, na Avenida Jerônimo Monteiro, na Glória, em Vila Velha. Com 17 mil pessoas inscritas, de participantes do Brasil e Mundo inteiro, bateu seu recorde.
Aquaviário
Os corredores que pretendem participar da 34ª Edição da Dez Milhas Garotos vão poder contar com mais horários no Aquaviário. A Companhia preparou um reforço especial para o dia da corrida, oferecendo viagens extras para a linha 402 (Praça do Papa / Prainha), começando as operações a partir das 5h de domingo (28) até as 8h. Após esses horários, o funcionamento do Aquaviário segue normalmente, conforme as tabelas de fim de semana.
Confira os horários da linha 402 (Praça do Papa / Prainha) no domingo (28)
Esporte
Brasil joga bem no Maracanã e derrota Chile por 3×0 pelas Eliminatórias

Na última atuação diante da torcida brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Brasil derrotou o Chile por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (4) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O confronto, que foi válido pela 17ª rodada da competição.
Com os três pontos conquistados nesta quinta, a equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, que já entrou em campo classificada para a próxima edição do Mundial, chega à última rodada das Eliminatórias ocupando a 2ª posição da classificação com 28 pontos.
Ataque contra defesa
A seleção brasileira entrou em campo com grande favoritismo diante de um Chile que ocupa a lanterna das Eliminatórias. Diante de um adversário claramente inferior, Carlo Ancelotti armou o Brasil com um quarteto de ataque formado por Gabriel Martinelli, João Pedro, Estêvão e Raphinha. Tanto por opção tática como por característica dos jogadores, o ataque do Brasil se movimentou muito desde os primeiros minutos, o que criou muitas dificuldades para a defesa de um adversário que pouco criava.
E foi em uma trama coletiva dos atacantes brasileiros que a seleção abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. Em rápido contra-ataque pela esquerda, o lateral Douglas Santos tabelou com João Pedro antes de tocar para Raphinha, que chutou para defesa parcial do goleiro Vigouroux. Estêvão aproveitou então a bola que sobrou para acertar uma meia bicicleta para abrir o marcador.
Agencia Brasil
-
Educação1 dia atrás
Deputados aprovam reajuste de 8% para magistério e suporte educacional
-
Cidades1 dia atrás
Dia D da Multivacinação: Serra supera expectativas e aplica mais de 1800 doses
-
Tecnologia1 dia atrás
E-mail ainda é o principal meio para ataques cibernéticos
-
Justiça2 dias atrás
STF derruba decisão que autoriza enfermeiros a fazer aborto legal
-
Negócios1 dia atrás
Como o Budismo Guia a Liderança do CEO da WEG
-
Cidades1 dia atrás
Guarapari será palco do Jesus Vida Verão no próximo sábado(25)
-
Tecnologia4 horas atrás
10 sinais de que o estresse está afetando a sua saúde
-
Justiça6 horas atrás
Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do Núcleo 4 da trama golpista