Ligue-se a nós

Geral

Aquaviário comemora um ano de atividade com marca de 500 mil passageiros

Redação Informe ES

Publicado

no

O Sistema Aquaviário completou, nessa terça-feira (20), um ano de funcionamento. Integrado ao Sistema Transcol, por meio do Cartão GV, o modal transportou nesse período cerca de 500 mil passageiros, nas três linhas de operação, oferecendo aos usuários não apenas uma alternativa ao tráfego terrestre, mas também uma experiência de viagem agradável pela baía de Vitória.

O governador do Estado, Renato Casagrande, comemorou a data, fazendo o trajeto entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória. Na oportunidade, ele falou sobre a importância do retorno do Aquaviário, que era uma demanda da população capixaba. “Um ano de Aquaviário e nós viemos utilizando o modal de Vila Velha para Vitória para comemorar essa marca. São mais de 500 mil pessoas transportadas nas mais de 22 mil viagens. São pessoas que utilizam a trabalho, lazer, turismo e muitos utilizam para fugir do trânsito e aproveitar essa vista maravilhosa que temos no Espírito Santo”, disse.

Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o número expressivo de usuários em um ano reflete a confiança dos usuários no sistema. “O Aquaviário é resultado do compromisso do Governo com a mobilidade e a inovação no transporte público, alinhado às necessidades da população e ao desenvolvimento da região Metropolitana. Estamos trabalhando para expandir o sistema, com mais estações e embarcações, aprimorando o serviço e consolidando-o como um meio de transporte integrado ao Transcol”, destacou.

Ampliação

O Governo do Estado prevê a ampliação do sistema Aquaviário para os próximos anos, com a construção de novas estações. Em Vitória, os passageiros poderão embarcar e desembarcar também no antigo Terminal Dom Bosco, na Praça Pio XII e na Rodoviária de Vitória, os três na Capital. Outras estações também são planejadas nos municípios de Cariacica e Vila Velha.

Anúncio

“É com grande satisfação que celebramos um ano de sucesso do Sistema Aquaviário! Mais de 430 mil passageiros já desfrutaram dessa nova forma de transporte, que une comodidade, sustentabilidade e integração com o nosso sistema de ônibus. Os números falam por si só: a aprovação dos usuários é altíssima e as perspectivas de expansão são promissoras. Com novas estações, mais barcos e investimentos contínuos, estamos construindo um futuro ainda mais conectado e eficiente para a Grande Vitória”, ressaltou o diretor presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.

As embarcações operam de segunda a segunda e contam inclusive com viagens noturnas, nos dias úteis, transportando até cerca de cem passageiros por viagem. A tarifa para utilizar o aquaviário é de R$ 4,70, com a opção de pagamento pelo Cartão GV ou QR-Code.

Integrado ao Sistema Transcol, o serviço permite que os passageiros façam a conexão entre ônibus e embarcações sem custos adicionais, desde que dentro do período de integração. Nas estações, estão disponíveis máquinas de autoatendimento para a aquisição e recarga do Cartão GV. Além disso, os usuários podem optar por pagar a passagem diretamente pelo celular, utilizando o aplicativo KIM, que gera um código QR para ser validado no embarque.

É possível consultar mais informações sobre as linhas do Aquaviário e horários no link: https://semobi.es.gov.br/aquaviario-operacao

Anúncio

Pesquisa

A Ceturb-ES realizou, recentemente, uma pesquisa entre os usuários do sistema que constatou que o índice de satisfação geral é de 91,81%. A pesquisa foi realizada nas três estações do Aquaviário e levou em consideração os itens higiene/conforto; urbanidade dos funcionários; organização no embarque e desembarque, intervalo de viagens, cumprimento de horários e manutenção. Foram ouvidas 404 pessoas.

Também foi constatado na pesquisa que a maioria dos passageiros usou as lanchas para lazer (47,3%). Trabalho vem em segundo lugar, com 27,2% e em terceiro, turismo, com 14,6%.

A Praça do Papa, em Vitória, foi a estação onde mais passageiros circularam, de 21 de agosto de 2023 até 31 de julho de 2024. Foram 206.519 passageiros. Em seguida, vem a estação Prainha, em Vila Velha, com 156.526 passageiros. E por fim, a estação Porto de Santana, em Cariacica, com 72.371 passageiros.

A tarifa do Aquaviário é a mesma do Transcol, ou seja R$ 4,70, e os dois sistemas são integrados. Quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o Aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque. Para isso, é necessária a utilização do CartãoGV.

Anúncio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessora de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
comunicacao@semobi.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br

Anúncio

Geral

No Espírito Santo, modernização do vale-alimentação alcança 529,5 mil trabalhadores e 12,3 mil empresas

Redação Informe ES

Publicado

no

A modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador, a partir de um decreto assinado nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem impacto direto no cotidiano de 529,5 mil trabalhadores e de 12.330 empresas no Espírito Santo. O novo texto assegura avanços ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição.

Das empresas envolvidas no Espírito Santo, 11.746 são beneficiárias do programa e outras 584 são fornecedoras. No perfil dos trabalhadores do estado atendidos pelo PAT, mais de 495,7 mil têm renda de até cinco salários-mínimos, enquanto outros 33,7 mil ganham acima deste patamar.

As novas regras limitam as taxas que atualmente são cobradas de bares, restaurantes, padarias e mercados que usam vale-refeição e alimentação. Também reduzem os prazos de repasse dos pagamentos das operadoras para os comerciantes.

Com isso, a ideia é incentivar a adesão de pequenos comércios e ampliar as opções de locais para o trabalhador usar o benefício. Além disso, em até um ano, os vales vão poder ser usados em qualquer maquininha, sem redes exclusivas, o que dá mais liberdade ao trabalhador e oportunidades ao comércio.
 

Anúncio

“O decreto é bom para os supermercados, grandes, pequenos e médios. É bom para restaurantes grandes, pequenos e médios. É bom para padarias grandes, pequenas e médias e é bom para quem vende frutas nesse Brasil inteiro. Se é bom para todo mundo, é bom para o trabalhador. E se é bom para o trabalhador e é bom para o Brasil, é bom para todos nós”, disse o presidente Lula na assinatura do decreto, nesta terça-feira (11/11).
 

Presente nas 27 Unidades da Federação, o PAT reúne atualmente mais de 327,7 mil empresas beneficiárias e 37 mil empresas fornecedoras. Ao todo, são 22,1 milhões de beneficiários.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Continuar Lendo

Geral

Espírito Santo apresenta iniciativa para alavancar Cadastro Ambiental Rural na COP30

Redação Informe ES

Publicado

no

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou, na manhã desta quarta-feira (12), o projeto Integração do Cadastro Ambiental Rural no Estado do Espírito Santo (IntegraCAR), durante o terceiro dia de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA).

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), utiliza tecnologias avançadas — como inteligência artificial, geoprocessamento e sensoriamento remoto — para otimizar a análise e validação dos cadastros ambientais rurais no Estado. O levantamento e o tratamento das informações permitirão ao poder público traçar estratégias personalizadas de regularização ambiental e aprimorar o planejamento territorial.

“O IntegraCAR é um projeto estratégico que vai nos permitir ser o primeiro Estado do Brasil a concluir 100% das validações do Cadastro Ambiental Rural. Isso trará maior segurança jurídica, acesso a crédito e novas oportunidades de mercado para nossos produtores rurais”, destacou o governador capixaba, durante o painel “Implementação do Federalismo Climático no Brasil”, realizado no Pavilhão Brasil, na Zona Azul da COP30.

Ainda nesta quarta-feira, Casagrande participa da assinatura de um acordo de cooperação entre o Consórcio Brasil Verde e a Aliança Verde Argentina, com o objetivo de fortalecer a integração regional e as ações climáticas subnacionais. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Selo Descarboniza, que poderá ser utilizado por empresas comprometidas com a transição para uma economia de baixo carbono.

Anúncio

“A COP do Brasil está sendo um marco importante para reafirmar o protagonismo dos estados e municípios na condução das políticas climáticas. O Espírito Santo tem muito a contribuir nesse cenário, com soluções inovadoras e um compromisso firme com a sustentabilidade”, ressaltou Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Continuar Lendo

Geral

Governo do Estado lança nova plataforma sobre mudanças climáticas na abertura da COP30

Redação Informe ES

Publicado

no

O governador do Estado, Renato Casagrande, iniciou, nesta segunda-feira (10), a participação do Espírito Santo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém (PA), com o lançamento da plataforma digital do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas (PCMC), disponível em: https://pcmc.es.gov.br/home. O novo canal reúne, em um único ambiente, as ações, projetos e iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado no enfrentamento à crise climática.

“Por meio da plataforma digital, os cidadãos, pesquisadores, jornalistas e qualquer pessoa interessada poderão acompanhar de forma transparente as ações e as metas traçadas até 2050 dentro do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. É um espaço que reforça nossa governança climática e a responsabilidade do Espírito Santo com essa agenda”, destacou o governador.

A plataforma está estruturada em áreas temáticas: Plano Estadual de Descarbonização (NetZeroES 2050), Plano Estadual de Adaptação (Adapta-ES) e Atlas Climatológico do Espírito Santo. O ambiente também funcionará como repositório oficial do PCMC, reunindo informações sobre iniciativas governamentais, parcerias institucionais, resultados e indicadores, fortalecendo a transparência e a gestão integrada da política climática estadual.

O lançamento ocorreu durante a participação de Casagrande no painel “Governança Climática Participativa – A importância da atuação vertical para o alcance das NDCs”, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O governador compartilhou as experiências do Espírito Santo na articulação federativa e na implementação de políticas estruturantes de adaptação e mitigação.

Ainda no primeiro dia de agendas da COP30, o governador acompanhou a plenária de abertura, com a presença do presidente Lula e de autoridades de diversos países. Em seguida, participou do painel “Transição Energética e Transporte Sustentável: O Caminho para a Mobilidade de Baixo Carbono”, organizado pela Global Renewables Alliance, no qual abordou integração entre bioenergia, transporte, agronegócio, biocombustíveis avançados e eletrificação.

Anúncio

No final da tarde, Casagrande esteve no painel “Governança Ambiental: Políticas de Controle das Emissões e Enfrentamento das Mudanças Climáticas”, realizado no estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Abema.

Esta é a quinta Conferência das Partes da ONU sobre clima da qual Casagrande participa como governador e como presidente do Consórcio Brasil Verde, movimento que integra a coalizão Governadores pelo Clima. O mandatário já esteve presente na COP26 (Glasgow, Escócia), COP27 (Sharm el-Sheikh, Egito), COP28 (Dubai, Emirados Árabes Unidos) e COP29 (Baku, Azerbaijão).

A COP é o espaço onde as lideranças nacionais assumem compromissos, mas são os estados e os municípios que transformam esses compromissos em políticas concretas. Por isso, a nossa participação é essencial: para apresentar resultados, defender investimentos e aprender com experiências de outros territórios”, afirmou o governador, que permanece na COP30 até quinta-feira (13).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados