Ligue-se a nós

Geral

Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade

Redação Informe ES

Publicado

no

A Rádio Espírito Santo completa, nesta terça-feira (14), 85 anos de existência, e chega a essa marca mais moderna que nunca! Depois de migrar para o espectro FM e triplicar a audiência no período de um ano, a emissora pública dos capixabas inicia o ano de 2025 preparando uma série de novidades que serão implementadas ao longo dos próximos meses.

As mudanças, em fase de estruturação, serão realizadas considerando o propósito da rádio de valorizar a cultura e os artistas do Estado, garantindo o acesso dos capixabas a conteúdos produzidos em alta qualidade e seguindo com o objetivo de levar a melhor programação de música, esporte e notícia, sendo a eterna “Companheira de Todas as Horas” de seu público. Novos programas estão sendo criados, com muito mais músicas de artistas do Estado na programação.

“Os investimentos na Espírito Santo FM são mais uma prova do compromisso firmado pelo Governo do Estado de reestruturar e modernizar as nossas emissoras de comunicação pública. A Rádio chega aos seus 85 anos sendo a mais tradicional do Estado e, ao mesmo tempo, está cada vez mais moderna. Na programação, a emissora abre ainda mais espaço aos artistas capixabas, à diversidade e à pluralidade. Esse é o nosso papel, e isso impacta diretamente na relação com o ouvinte. Não foi à toa que a audiência cresceu tanto. Isso mostra que estamos no caminho certo e representa o compromisso e o respeito que temos com toda a sociedade capixaba”, disse Igor Pontini, diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública que, em breve, será mantenedora da Rádio Espírito Santo e da TVE. 

Conforme mencionou Pontini, o aumento no número de ouvintes é mais um grande motivo para comemorar. A audiência da Rádio Espírito Santo triplicou no último ano, segundo dados do Kantar Ibope Media. 

Anúncio

Novidades na programação

Ao sintonizar a Espírito Santo FM 89.1, o ouvinte terá acesso à música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise que a rádio mais tradicional que o Estado apresenta, com ainda mais qualidade.

Entre as atrações que em breve serão conhecidas pelos ouvintes estão novos programas de jazz, underground, chorinho e música brasileira contemporânea. Um dos destaques da grade será o “Desconcertos”, atração que será apresentada por professores e alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e vai levar ao público produções autorais da comunidade acadêmica.  

Além da ampliação dos esforços para dar ainda mais visibilidade à arte e à cultura capixabas, a emissora busca valorizar o protagonismo feminino na programação. Prova disso é que haverá pelo menos três novas atrações capitaneadas por mulheres com estreia este ano: a apresentadora Luanna Esteves vai conduzir um programa de música e entrevistas; Karen Vip vai estar à frente de um programa de variedades; e Ana Clara Lanius, a primeira mulher a narrar uma partida de futebol no Espírito Santo, vai apresentar o tradicional “Esporte em Primeiro Plano”.

Anúncio

Ainda valorizando as vozes femininas, a Rádio vai estrear em fevereiro a série “Crônicas de Carmélia”, na qual personalidades capixabas ligadas à arte e à cultura vão falar sobre a escritora Carmélia Maria de Souza. Elas vão ler no ar algumas das produções da cronista, e falar sobre ela e sua obra. 

Além dos novos programas, atrações já na grade, como o Agito Geral, com Ferreira Neto, Sintonia do Povo, com Zé Capiau, Geração 89,1, com Tino Jr., Janela Capixaba, com Edson Miranda, e Ensaio Geral, com Francisco Velasco, passarão por reformulações, unindo tradição e modernidade. Saul Josias estreia no próximo sábado (18) o Espírito Soul, com repertório de black music, e Manoel Peçanha estará à frente, em breve, de uma nova atração que inclui informação, entretenimento e acessibilidade. O time segue contando com a ajuda mais que valiosa de Rogério Spelta e Paulo Sergio Nunes, os mais antigos colaboradores da rádio.

O gerente da emissora, Daniel Castanheira, observa que todo o trabalho visando à modernização da rádio é feito levando-se em conta o legado construído até hoje. “A gente tem um patrimônio histórico nas mãos e vamos preservá-lo. Modernizar não é mudar tudo, mas valorizar a história”, analisa.

História 

Anúncio

Inaugurada oficialmente em 14 de janeiro de 1940, a Rádio Espírito Santo foi a primeira emissora de radiodifusão capixaba, com o prefixo PRI-9 e o slogan “A Voz de Canaã”. Pioneira, abriu as portas para a propagação da cultura capixaba e revelou diversos profissionais do rádio e do cenário musical. 

Entre nomes famosos da história do radialismo no Estado estão Licério Duarte Júnior, Darly Santos, Therezinha Gobbi, Creuza Gramacho, Hermínio Blackman, Luiz Bastos de Noronha, César Rizzo, Hélcio Leão, Bertino Borges, Cody Santanna Có, Paulo Bonino, Arlete Cypreste de Cypreste, Boris Castro, Djalma Juarez Magalhães, Jairo Maia, Jeanne Bilich, o professor Renato Pacheco, o folclorista Guilherme Santos Neves, José Costa e Marien Calixte, que apresentou “O Som do Jazz”, programa registrado no Livro dos Recordes, o Guinness, como o mais antigo do gênero nas rádios brasileiras.

No campo musical, passaram pela rádio artistas como Bento Machado Guimarães, o primeiro cantor da Rádio Club do Espírito Santo, o mestre do violão, Maurício de Oliveira, Antonio João, Rose Valentim, Dorkas Nunes, Hilma Alves, Maria Cibeli, Valquíria Brasil, Neli Rodrigues, Didi Chagas, Hélio Mendes, o maestro Mundico, Sebastião da Silva Rabello, o “Caboclo Bastião” e o flautista Carlos Poyares. Os artistas tinham status de estrela e até fã-clube! 

Os estúdios da Rádio Espírito Santo foram palco também para a apresentação de astros nacionais. Passaram pelos estúdios estrelas como Cauby Peixoto, Silvio Caldas, Ângela Maria, as irmãs Linda e Dircinha Batista, Zé Trindade, Roberto Carlos, Vicente Celestino, Altemar Dutra, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Jararaca e Ratinho, Murilo Caldas e Lolita França, Emilinha Borba, Marlene, Francisco Alves, Elizeth Cardoso e Elza Soares. 

Anúncio

Além de propagar a cultura capixaba, a Rádio sempre foi um importante meio de registro e documentação da história do Estado, graças ao trabalho de sua equipe de jornalismo, que nos anos 50 era formada por mais de 20 profissionais. Nomes importantes da política do Estado, como os ex-governadores Gerson Camata e Élcio Álvares, integraram o quadro de jornalismo da emissora. 

Migração para a FM

No dia 27 de setembro de 2023, houve a migração de modulação da Rádio Espírito Santo para o espectro FM. Depois de 83 anos em 1160 AM, a emissora passou a operar na frequência modulada 89.1 Megahertz.

A mudança fortalece a ampliação da presença da Rádio Espírito Santo na Região Metropolitana da Grande Vitória, garantindo assim o acesso dos capixabas aos conteúdos produzidos, seguindo o propósito de ser cada dia mais a “Companheira de Todas as Horas” de seu público fiel. Ao sintonizar a frequência 89.1, o ouvinte conta com música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise da rádio mais tradicional do Espírito Santo, que inaugura uma jornada de inovação de seu sinal e da sua programação, para entregar cada vez mais qualidade.

Anúncio

Ouça a Espírito Santo FM 89.1 e peça a sua música: https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-radio-espirito-santo-891-fm/

Informações à Imprensa:

Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@radioes89.1

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Urnas eletrônicas: pesquisa mostra divisão sobre confiança do eleitorado

Redação Informe ES

Publicado

no

A desconfiança nas urnas eletrônicas, impulsionada nos últimos anos pelo discurso bolsonarista, continua presente em parte significativa do eleitorado, segundo pesquisa inédita da Genial/Quaest divulgada neste domingo, 15, pelo jornal O Globo

Ao serem questionados se concordavam com a frase “As urnas eletrônicas são confiáveis”, 53% dos entrevistados responderam que sim. Ainda assim, 43% disseram não confiar no sistema — um índice elevado, próximo da metade dos entrevistados.

O recorte religioso e regional mostra diferenças marcantes. 

A pesquisa foi realizada entre 5 e 9 de fevereiro com 2.004 eleitores em 120 municípios.

Anúncio

Bolsonaro e as urnas

Em julho de 2021, o então presidente Jair Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo para apontar supostas falhas nas urnas eletrônicas. Durante a transmissão, ele apresentou vídeos antigos e repetiu alegações desmentidas por agências de checagem. 

A live, assistida por mais de 900 mil pessoas — o triplo da audiência habitual — levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pedir a inclusão de Bolsonaro no inquérito das fake news, decisão acatada pelo ministro Alexandre de Moraes. Em dezembro daquele ano, a Polícia Federal concluiu que houve atuação deliberada para difundir desinformação.

No ano seguinte, em 2022, Bolsonaro voltou a atacar o sistema eleitoral em encontro com embaixadores no Palácio da Alvorada. 

O episódio resultou em condenação no TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o que contibuiu para sua inelegibilidade. 

Anúncio

Em fevereiro de 2025, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro por liderar uma tentativa de golpe. 

Segundo a PGR, “o grupo registrou a ideia de ‘estabelecer um discurso sobre urnas eletrônicas e votações’ e de replicar essa narrativa ‘novamente e constantemente’, a fim de deslegitimar possível resultado eleitoral que lhe fosse desfavorável e propiciar condições indutoras da deposição do governo eleito”

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal aceitou a denúncia e, posteriormente, condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão, destacando o uso da desinformação como instrumento para questionar o processo eleitoral.

*Contribuiu OAL

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

Redação Informe ES

Publicado

no

O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (12), um investimento de R$ 131,9 milhões para recuperar e ampliar a rede de cuidados de saúde pública nos 11 municípios no Espírito Santo atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os recursos vieram de um acordo judicial cobrado das empresas responsáveis pelo crime ambiental que afetou 11 cidades capixabas

Ele salientou que a renegociação ocorreu entre o Poder público e as empresas responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão (Samarco e suas acionistas, Vale e BHP).

Padilha destacou que o plano de ação faz parte do “Novo Acordo do Rio Doce”, e inclui ações estruturantes com foco no fortalecimento da infraestrutura, vigilância e assistência em saúde, além de saúde digital, ensino, formação e gestão. 

Conforme foi divulgado, o plano destina o maior volume de recursos (R$ 82,55 milhões) para a expansão da infraestrutura de saúde.

Anúncio

Estão previstas a construção de um novo complexo hospitalar em Colatina (ES), o reforço na rede com mais quatro Centros de Atenção Psicossocial (os Caps), além de dois novos centros de especialidades odontológicas e aquisição de equipamentos para dois centros especializados em reabilitação.

Os recursos destinados vão beneficiar as populações que vivem nos municípios de Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama.

Complexo hospitalar

A respeito do Complexo Hospitalar de Colatina, o ministro disse que terá um papel essencial ao atender outros problemas de saúde da região.

“Será especializado em acompanhar a situação de doenças crônicas que podem ocorrer em decorrência da contaminação da água”. 

Anúncio

Em Brasília, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou da assinatura que aprovou o plano com a liberação dos recursos federais.

“Nós teremos em todos os municípios atingidos estrutura para ofertar cirurgias eletivas e outros serviços na área da saúde, como o acompanhamento de pessoas com desenvolvimento atípico”, afirmou. 

Entre os benefícios do complexo hospitalar para a população da região, estão a ampliação da oferta de cirurgias, um plano de intervenção em doenças hematológicas, hipertensão e diabetes para populações quilombolas; e uma linha de cuidado integral específica para o idoso frágil. 

O governo federal acrescentou que a vigilância ambiental e toxicológica no estado será fortalecida com a reestruturação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise de metais pesados e matrizes ambientais e a expansão de equipes de vigilância ambiental, epidemiológica e saúde do trabalhador. 

Anúncio

Agencia Brasil

Continuar Lendo

Geral

Governo do Estado entrega viaturas e equipamentos para Corpo de Bombeiros e Polícia Científica

Redação Informe ES

Publicado

no

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta quinta-feira (12), a entrega de viaturas e equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e para a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). O investimento total é de R$ 23,2 milhões, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Fundo Especial de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom) e de emendas parlamentares.

A solenidade de entrega ocorreu no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, em Vitória. Os novos equipamentos fazem parte do trabalho de reaparelhamento das Forças de Segurança do Estado, iniciado em 2019.

“Investir em equipamentos, tecnologia e estrutura é fundamental para garantir que nossas forças de segurança tenham condições adequadas de trabalho e possam prestar um serviço cada vez melhor à população capixaba. Desde que cheguei ao governo, estamos promovendo a reestruturação e o fortalecimento das instituições, com investimentos históricos e recomposição de efetivo. Esse é um compromisso permanente do Governo do Estado com a valorização dos profissionais e com a segurança dos capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O Corpo de Bombeiros recebeu quatro novos drones, além de 200 aparelhos de radiocomunicador, quatro unidades de climatização, três motos aquáticas, um bote inflável, 17 conjuntos de desencarceramento, três ambulâncias, sete caminhões de combate a incêndio, 13 caminhonetes, quatro micro-ônibus e três veículos sedan. Já a Polícia Científica recebeu quatro caminhonetes Mitsubishi L200 caracterizadas.

“Nunca antes o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo recebeu tamanha atenção. Desde seu primeiro mandato, o governador Renato Casagrande tem demonstrado que se importa com a segurança pública capixaba, desenvolvendo um trabalho de reestruturação, reaparelhamento e recomposição do efetivo. Hoje, nossos militares têm equipamentos para trabalhar, estrutura digna e condições de prestar o melhor serviço para a sociedade capixaba”, declarou o comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira.

O perito-geral oficial da Polícia Científica, Carlos Alberto Dalcin, também falou sobre os novos investimentos. “Somos uma corporação nova, criada durante este governo com a missão de, juntamente com as demais Forças de Segurança, trazer ainda mais segurança para os capixabas. A cada entrega de equipamentos, a Polícia Científica se torna mais robusta e capaz de desempenhar seu papel”, disse.

Anúncio

Os investimentos realizados nos últimos anos demonstram o fortalecimento contínuo das políticas públicas voltadas à segurança no Espírito Santo. Do FNSP e do Fesp, foram destinados R$ 42,6 milhões entre 2019 e 2026. Já os convênios parlamentares individuais e de bancada destinaram R$ 41,9 milhões entre 2018 e 2026. O Corpo de Bombeiros também contou com R$ 28 milhões em recursos do Fundo Especial de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (Funpdec) e da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), entre 2024 e 2026.

Também estiveram presentes os secretários de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, e da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Raphael Marques
raphael.marques@secom.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados