Geral
Novos policiais penais: aula Magna dá início ao Curso de Formação da terceira turma

O Governo do Estado, por meio da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), realizou, na manhã desta segunda-feira (17), a Aula Magna da terceira turma do Curso de Formação do concurso público para policial penal. Os 365 candidatos convocados participaram do evento realizado na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), em Vila Velha, que marcou o início do curso. As demais aulas do curso serão ministradas na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), em Viana.
“A paz é fruto da Justiça. Não é possível ter paz, se não houver Justiça. É para isso que trabalhamos para ter uma Polícia Penal forte e isso ajuda a ter Justiça. O que o Poder Judiciário decide, nós executamos da melhor forma possível. Temos um trabalho que envolve todo o Governo. A segurança não é apenas de uma secretaria ou outra, mas de toda a estrutura de governo. Precisamos fazer a prevenção junto à sociedade, mas também proteger e aplicar a pena. Estamos conseguindo resultados extraordinários com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, mas a segurança é uma sensação e não somente indicadores”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Em fala aos alunos, o governador destacou a importância da função dos novos policiais penais. “Vocês vão aprender como funciona o Programa Estado Presente, mas o mais importante é a continuidade das políticas públicas na área da segurança. Você precisa investir, mas também precisa dialogar. Criamos a Polícia Científica no Espírito Santo e também fortalecemos a Polícia Penal, que é importantíssima para nós. Temos que operar as decisões da Justiça, mas temos que fazê-las da melhor forma possível. Queremos que vocês exerçam o trabalho de vocês com disciplina, justiça e que tragam paz.”
O vice-governador Ricardo Ferraço também participou da solenidade. “Nós temos a melhor Polícia Penal do Brasil e isso não é por acaso. Há uns dias formamos quase 400 policiais e nesta manhã iniciamos essa nova turma com mais de 360 alunas e alunos. Organização, planejamento e investimentos constantes que mudam a realidade. Isso garante uma melhor estrutura e prestação de serviços. O Programa Estado Presente em Defesa da Vida segue firme e forte na segurança pública capixaba”, destacou.
A palestra inaugural da Aula Magna foi ministrada pelo secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco. Durante sua fala, Rafael Pacheco destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado para ampliação do efetivo policial nos presídios.
“Com mais um curso de formação iniciado hoje demonstramos a preocupação do Governo do Estado com a segurança nas unidades prisionais capixabas. Teremos cerca de mil novos policiais penais incorporados após o concurso realizado em 2023 e um novo certame está sendo organizado, com previsão de edital para o primeiro semestre deste ano. São investimentos essenciais para aumentar nossa capacidade de gestão e eficiência e oferecer um serviço com ainda mais qualidade à sociedade”, enfatizou Rafael Pacheco.
O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco de Morais Junior, comentou sobre a importância da realização desse concurso: “Nós estamos muito felizes, porque hoje iniciamos a terceira turma deste concurso da Polícia Penal, que vai agora nos trazer mais 365 policiais, somando um total de quase mil novos policiais para as fileiras da Polícia Penal do Espírito Santo. É motivo de muita alegria para nós, e agradecemos imensamente ao Governo do Estado e ao governador, que tem investido e imprimido um ritmo de aquisições para a estruturação da Polícia Penal. Além disso, nos conferiu um brio especial à carreira”, disse.
Curso de formação
As aulas do Curso de Formação para Policial Penal tiveram início nesta segunda-feira com a Aula Magna, e serão ministradas na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), em Viana. A carga horária é de 612 (seiscentas e doze) horas-aula e o curso terá duração de 80 dias. As inscrições para o concurso público da Polícia Penal do Espírito Santo foram abertas em julho de 2023. Foram ofertadas 600 vagas para policial penal, mais cadastro de reserva.
Os candidatos foram submetidos à prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, exame de saúde, heteroidentificação, investigação social, todos de caráter eliminatório. Entre as atribuições do cargo de policial penal estão atividades voltadas ao planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das atividades de rotina inerentes à gestão penitenciária e atividades assistenciais prestadas às pessoas privadas de liberdade.
A remuneração do cargo de policial penal é de R$ 5.388,67, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 600,00, com carga horária de 40 horas semanais, conforme Lei Complementar nº 1.059, publicada no dia 08 de dezembro de 2023.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 99272-6718
imprensa@pp.es.gov.br
Geral
Saulinho se reúne em Brasília para impulsionar acessibilidade na Serra

Encontro ocorreu na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O presidente da Câmara Municipal da Serra, vereador Saulinho (PDT), esteve em Brasília para uma reunião com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No encontro, realizado com o Diretor de Relações Institucionais, Sr. Antonio José Ferreira, e com a coordenadora Isadora Nascimento, foram discutidos avanços e novas iniciativas para tornar a Câmara da Serra uma referência em acessibilidade no estado do Espírito Santo.
Saulinho, que é uma pessoa com deficiência auditiva, tem liderado iniciativas para tornar o Legislativo serrano mais acessível e inclusivo. Durante a reunião, foram apresentados os avanços implementados na Câmara, como a presença de intérpretes de Libras nas sessões legislativas, um programa de capacitação em Libras para os servidores, a instalação de piso tátil para auxiliar deficientes visuais, a disponibilização de fones de ouvido sensoriais para autistas e a criação de diversos projetos de lei voltados para a inclusão e acessibilidade.
“Como pessoa com deficiência auditiva, essa pauta é mais do que um compromisso político, é uma missão pessoal. Sei dos desafios diários enfrentados por tantas pessoas e, por isso, estou totalmente comprometido em construir uma cidade mais acessível e inclusiva. Nosso compromisso é transformar a Câmara da Serra em um modelo de acessibilidade para todo o estado. Sabemos que ainda há muito a evoluir, por isso buscamos orientação e apoio da Secretaria Nacional para aprimorar ainda mais nossas políticas e serviços”, destacou Saulinho.
Durante o encontro, também foi solicitada assistência para que a cidade da Serra possa se tornar mais acessível em diferentes espaços públicos, garantindo que as pessoas com deficiência tenham mais autonomia e qualidade de vida. Esse debate ampliado permitiu que fossem discutidas ideias e soluções para políticas públicas que vão muito além da Câmara da Serra, beneficiando toda a população do município e do estado do Espírito Santo.
As ideias apresentadas serão debatidas junto ao prefeito Weverson Meireles (PDT), reforçando o compromisso de toda a gestão municipal em fazer da Serra uma referência em acessibilidade para o Brasil. A iniciativa do presidente do legislativo municipal reafirma o compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, consolidando a cidade de Serra como exemplo em acessibilidade no Espírito Santo.
Por: Gabriel Filipe (Foto e Texto)
Geral
Presidente da Cesan destaca importância de parcerias público-privadas para o desenvolvimento regional

O Presidente da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), Munir Abud, participou nesta terça-feira (18) do Brazilian Regional Markets, realizado em Brasília. Durante o evento, Abud destacou a importância da estabilidade e segurança jurídica para a viabilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e reforçou a necessidade de persistência dos gestores para concretizar projetos desse porte.
“Olhando pela ótica do poder público, nos cabe criar um ambiente favorável, com estabilidade e segurança jurídica, para os contratos de parceria público-privada. Criar um ambiente de celeridade nesse procedimento e tirar o poder público da inércia é fundamental. O Espírito Santo é um exemplo disso, com o lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse da iniciativa privada para construção de Usina de Dessalinização e outro, de reuso de água. Não basta só o poder público criar a oportunidade. A iniciativa privada tem um papel importante nesse processo”, afirmou o presidente da Cesan.
O evento contou com a presença de figuras como o governador do Estado, Renato Casagrande, o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e teve como objetivo central o reconhecimento e o investimento nos mercados regionais brasileiros.
Estados fora do eixo Rio-São Paulo representam uma parcela significativa da economia brasileira, com 59% do PIB industrial, 91% do PIB agropecuário e 90% da geração de energia renovável no país. A edição de Brasília do Brazilian Regional Markets reforçou como a sinergia entre os setores público e privado pode impulsionar investimentos e fortalecer a competitividade dos estados.
O tema das Parcerias Público-Privadas (PPPs) está cada vez mais presente na pauta nacional como uma alternativa viável para a transferência do crescimento econômico e da infraestrutura do país. A programação do evento incluiu painéis com outros temas estratégicos como “Integração entre Governo Federal e Governo Estadual para desenvolvimento dos mercados regionais”.
Por: Assessoria Cesan
Geral
Governo anuncia Aquaviário e Linha Expressa Especial no Carnaval de Vitória

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (19), a operação montada para facilitar o deslocamento dos foliões no Carnaval de Vitória. Com o objetivo de oferecer alternativas ao uso do carro e garantir mais comodidade e segurança, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) lançam uma linha expressa especial e reforçam a operação do Aquaviário durante as madrugadas desta sexta-feira (21) e do sábado (22), quando acontecem os desfiles das Escolas de Samba do Estado, no Sambão do Povo, em Vitória.
“O Carnaval do Brasil começa aqui no Espírito Santo e neste ano vamos disponibilizar o Aquaviário 24 horas entre a Prainha e Praça do Papa nas noites de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo. Também teremos ônibus ligando a Praça do Papa para o Sambão do Povo. Então você que é de Vila Velha pode deixar seu veículo na Prainha e vir de Aquaviário até o Sambão e você que é de Vitória e Serra pode deixar seu veículo na Praça do Papa. Queremos dar mais conforto aos foliões e também gerar menos tumulto de veículos naquela região para que o Carnaval seja de paz e muita diversão”, disse o governador.
A operação foi planejada para que os foliões possam deixar seus veículos na Prainha, em Vila Velha, ou na Praça do Papa, em Vitória, e utilizem o transporte coletivo até o Sambão do Povo. Durante esses dias, a linha 402 do sistema Aquaviário terá viagens extras ao longo de toda a noite, ligando a Prainha à Praça do Papa. Do estacionamento da Praça do Papa sairá um ônibus da linha expressa especial de Carnaval, que seguirá direto para a Rodoviária de Vitória, nas proximidades do Sambão do Povo.
Esse ônibus realizará embarque e desembarque exclusivamente nos pontos estabelecidos: Praça do Papa e Rodoviária, e seguirá o valor padrão do Sistema Transcol, de R$ 4,90. O pagamento pode ser feito com o Cartão GV ou pelo aplicativo KIM.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, reforçou a importância da operação: “Nossa meta é oferecer alternativas seguras e organizadas para os foliões, incentivando que deixem o carro na Prainha ou na Praça do Papa, ou peguem um táxi e transporte de aplicativo para utilizar o transporte público entre a Praça do Papa e o Sambão do Povo. Isso reduz a circulação de veículos na área do evento, melhora o fluxo de trânsito e proporciona uma experiência mais tranquila para todos.”
Horários de funcionamento – Transcol Especial de Carnaval:
Aquaviário Linha 402 – Prainha x Praça do Papa:
Saídas da Prainha às: 20h; 20h40; 21h20; 22h; 22h40; 23h20; 00h20; 01h20; 02h20; 03h20; 04h20; 05h20; 06h e 06h40.
Saídas da Praça do Papa: 20h20; 21h; 21h40; 22h20; 23h; 00h; 01; 02h; 03h; 04h; 05h; 05h40; 06h20 e 07h.
Intervalo entre viagens: aproximadamente 40 minutos
Linha Expressa de Carnaval (Praça do Papa x Rodoviária de Vitória):
Saídas do Estacionamento da Praça do Papa: 20h20; 21h; 21h40; 22h20; 23h; 00h; 01h10; 02h10; 03h10; 04h10; 04h50; 05h30 e 06h10
Saídas da Rodoviária: 20h45; 21h25; 22h05; 22h45; 23h25; 00h25; 01h30; 02h30; 03h30; 04h30; 05h10; 05h50 e 06h30
Intervalo entre viagens: aproximadamente 40 minutos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br
- Entretenimento4 dias atrás
Shopee revela produtos preferidos dos capixabas para o Carnaval 2025
- Cidades4 dias atrás
Fiscalização Ambiental da Serra apreende aparelho e mesa de som em Vila Nova de Colares
- Política4 dias atrás
Hospital de Cariacica: projeto dá o nome de Augusto Casagrande
- Saúde3 dias atrás
Pacientes da Região Central de Saúde começam a ser atendidos por teleconsultas
- Geral4 dias atrás
“A Petrobras é do Brasil”, diz Lula, durante cerimônia de renovação da frota naval da estatal
- Cidades3 dias atrás
Segurança Rural chega a Itapemirim: mais proteção para produtores e moradores do interior
- Justiça3 dias atrás
PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado
- Cidades2 dias atrás
Sooretama: Plano de Mobilidade Urbana começa a ser discutido em Audiência Pública nesta quinta(20)