Geral
Novos policiais penais: aula Magna dá início ao Curso de Formação da terceira turma

O Governo do Estado, por meio da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), realizou, na manhã desta segunda-feira (17), a Aula Magna da terceira turma do Curso de Formação do concurso público para policial penal. Os 365 candidatos convocados participaram do evento realizado na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), em Vila Velha, que marcou o início do curso. As demais aulas do curso serão ministradas na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), em Viana.
“A paz é fruto da Justiça. Não é possível ter paz, se não houver Justiça. É para isso que trabalhamos para ter uma Polícia Penal forte e isso ajuda a ter Justiça. O que o Poder Judiciário decide, nós executamos da melhor forma possível. Temos um trabalho que envolve todo o Governo. A segurança não é apenas de uma secretaria ou outra, mas de toda a estrutura de governo. Precisamos fazer a prevenção junto à sociedade, mas também proteger e aplicar a pena. Estamos conseguindo resultados extraordinários com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, mas a segurança é uma sensação e não somente indicadores”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Em fala aos alunos, o governador destacou a importância da função dos novos policiais penais. “Vocês vão aprender como funciona o Programa Estado Presente, mas o mais importante é a continuidade das políticas públicas na área da segurança. Você precisa investir, mas também precisa dialogar. Criamos a Polícia Científica no Espírito Santo e também fortalecemos a Polícia Penal, que é importantíssima para nós. Temos que operar as decisões da Justiça, mas temos que fazê-las da melhor forma possível. Queremos que vocês exerçam o trabalho de vocês com disciplina, justiça e que tragam paz.”
O vice-governador Ricardo Ferraço também participou da solenidade. “Nós temos a melhor Polícia Penal do Brasil e isso não é por acaso. Há uns dias formamos quase 400 policiais e nesta manhã iniciamos essa nova turma com mais de 360 alunas e alunos. Organização, planejamento e investimentos constantes que mudam a realidade. Isso garante uma melhor estrutura e prestação de serviços. O Programa Estado Presente em Defesa da Vida segue firme e forte na segurança pública capixaba”, destacou.
A palestra inaugural da Aula Magna foi ministrada pelo secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco. Durante sua fala, Rafael Pacheco destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado para ampliação do efetivo policial nos presídios.
“Com mais um curso de formação iniciado hoje demonstramos a preocupação do Governo do Estado com a segurança nas unidades prisionais capixabas. Teremos cerca de mil novos policiais penais incorporados após o concurso realizado em 2023 e um novo certame está sendo organizado, com previsão de edital para o primeiro semestre deste ano. São investimentos essenciais para aumentar nossa capacidade de gestão e eficiência e oferecer um serviço com ainda mais qualidade à sociedade”, enfatizou Rafael Pacheco.
O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco de Morais Junior, comentou sobre a importância da realização desse concurso: “Nós estamos muito felizes, porque hoje iniciamos a terceira turma deste concurso da Polícia Penal, que vai agora nos trazer mais 365 policiais, somando um total de quase mil novos policiais para as fileiras da Polícia Penal do Espírito Santo. É motivo de muita alegria para nós, e agradecemos imensamente ao Governo do Estado e ao governador, que tem investido e imprimido um ritmo de aquisições para a estruturação da Polícia Penal. Além disso, nos conferiu um brio especial à carreira”, disse.
Curso de formação
As aulas do Curso de Formação para Policial Penal tiveram início nesta segunda-feira com a Aula Magna, e serão ministradas na Academia de Polícia Penal (Acadeppen), em Viana. A carga horária é de 612 (seiscentas e doze) horas-aula e o curso terá duração de 80 dias. As inscrições para o concurso público da Polícia Penal do Espírito Santo foram abertas em julho de 2023. Foram ofertadas 600 vagas para policial penal, mais cadastro de reserva.
Os candidatos foram submetidos à prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, exame de saúde, heteroidentificação, investigação social, todos de caráter eliminatório. Entre as atribuições do cargo de policial penal estão atividades voltadas ao planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das atividades de rotina inerentes à gestão penitenciária e atividades assistenciais prestadas às pessoas privadas de liberdade.
A remuneração do cargo de policial penal é de R$ 5.388,67, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 600,00, com carga horária de 40 horas semanais, conforme Lei Complementar nº 1.059, publicada no dia 08 de dezembro de 2023.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 99272-6718
imprensa@pp.es.gov.br
Geral
Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 começa em abril e poderá ser feito à vista, com desconto de 15%, ou dividido em seis cotas mensais. As cotas única e primeira (em caso de parcelamento) vencerão entre os dias 1º e 08 de abril de 2026, de acordo com o número final da placa do veículo, seja ele carro, motocicleta, caminhão, ônibus ou micro-ônibus.
CLIQUE AQUI e confira as datas de vencimento
Para os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento do imposto em seis vezes, o vencimento das cotas será em abril, maio, junho, julho, agosto e setembro de 2026. As datas de vencimento foram definidas por meio da publicação do Decreto nº 6226-R/2025.
No Espírito Santo, a alíquota do IPVA é a menor da região Sudeste e uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários. Veículos do ano de fabricação 2010 serão isentos automaticamente do pagamento do imposto em 2026, por terem mais de 15 anos de fabricação.
Boletos
Os boletos estarão disponíveis na internet, a partir de janeiro de 2026, não sendo mais encaminhados para o endereço dos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita acessando o site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br) ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Não é preciso imprimir o boleto para que o pagamento seja realizado, mas a Sefaz recomenda que o contribuinte arquive eletronicamente o DUA que foi pago, ou o documento impresso, caso seja necessária alguma verificação futura.
Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência. O pagamento também pode ser feito por meio de pix.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br
Geral
Dezembro Vermelho: Informação, cuidado e parceria que fazem a diferença em Presidente Kennedy

O “Dezembro Vermelho” é um convite para falar sobre prevenção, cuidado e saúde com mais naturalidade. E foi com esse espírito que a Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve junto aos colaboradores do Porto Central em uma manhã dedicada à conscientização e acolhimento.
A ação levou informação de forma clara e acessível, reforçando a importância da prevenção às ISTs e da testagem regular. O Ministério da Saúde lembra que o diagnóstico precoce permite tratamento imediato — totalmente gratuito pelo SUS — garantindo mais qualidade de vida e quebrando barreiras de estigma e desinformação.
Além das orientações, os colaboradores puderam colocar a saúde em dia com atualizações de vacinação, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além do exame de PSA e informações sobre cuidados voltados à saúde do homem.
A parceria entre a Prefeitura e o Porto Central mostra como ações conjuntas fortalecem a consciência coletiva e promovem um ambiente de trabalho mais seguro, informado e acolhedor.
Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade e amor consigo mesmo — e ninguém precisa fazer isso sozinho.
Geral
Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

O vice-governador do Espírito Santo e coordenador do Programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, criticou, nesta quarta-feira (04), a soltura do jovem responsável pelo ataque a duas escolas em Aracruz e voltou a defender a redução da maioridade penal em casos de crimes graves. O atentado, ocorrido em 25 de novembro de 2022, deixou quatro mortos e 12 feridos. O autor, que tinha 16 anos na época, foi liberado após cumprir o período máximo de internação previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Nas redes sociais, Ferraço classificou como “absurdo” o fato de o jovem deixar a unidade socioeducativa após três anos, mesmo tendo planejado e executado um ataque a tiros dentro de escolas. No texto, ele lembra que as professoras Maria Penha, Cybele e Flávia, além da estudante Selena, de 12 anos, perderam a vida em decorrência do atentado, e afirma que a notícia da soltura causa “revolta e perplexidade” à população capixaba e brasileira.
Para o vice-governador, o caso evidencia a necessidade de mudanças na legislação penal para crimes violentos cometidos por adolescentes. Ele defende que, em situações como a do massacre de Aracruz, não é possível tratar o autor apenas como “menor infrator”, nem aceitar que ele retome a vida em liberdade após tão pouco tempo de sanção. Ferraço critica o que chama de “legislação frouxa e ultrapassada” e afirma que o Brasil precisa “acordar” diante da sensação de impunidade.
No mesmo posicionamento, o vice-governador cita dados que revelam que até 70% dos adolescentes que cometem crimes violentos voltam a reincidir, sobretudo quando, segundo ele, não há uma punição considerada justa. Para Ferraço, esse quadro representa um risco real para a sociedade e enfraquece o efeito preventivo das leis.
Coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, política de enfrentamento à violência e à criminalidade no Espírito Santo, Ferraço destacou que o Estado vem investindo em ações de segurança pública e prevenção, mas ponderou que nenhuma política se sustenta sozinha se o arcabouço legal não acompanhar a gravidade dos crimes. “Justiça de verdade é o mínimo para honrar a memória de quem se foi e proteger quem está vivo”, afirmou.
A liberação do jovem reabre o debate sobre medidas socioeducativas, responsabilização de adolescentes em conflito com a lei e propostas de alteração da maioridade penal no país. Enquanto entidades de direitos humanos defendem o cumprimento rigoroso do ECA e a ampliação de políticas de prevenção, vozes como a de Ferraço pressionam por mudanças legais específicas para crimes considerados brutais, como o ataque ocorrido em Aracruz.
Fonte: Assessoria do Vice-Governador – Foto: Cid Costa/GovernoES
Descrição: Vice-governador na solenidade de formatura dos novos 1000 soldados da Polícia Militar do Espírito Santo
-

Saúde1 dia atrásEspírito Santo reduz em mais de 17% o número de mortes por aids e segue tendência nacional de queda
-

Tecnologia1 dia atrásGoverno proíbe redes sociais para menores de 16 anos; entenda
-

Eleições 20261 dia atrásFlávio diz ser o escolhido de Bolsonaro como candidato à Presidência em 2026
-

Tecnologia2 dias atrásGostou de Wicked? Descubra 7 filmes parecidos para ver online
-

Esporte8 horas atrásCopa: Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
-

Geral7 horas atrásPagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas






















