Ligue-se a nós

Padre é afastado após admitir sexo com noivo de casamento feito por ele

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Um padre foi afastado da Igreja Matriz Nossa Senhora de Candelária, em Natal (RN), após ter o seu nome exposto em áudios de um confronto promovido por uma fiel, que toma satisfação dele sobre um suposto caso entre o pároco e seu marido, no período em que ainda eram noivos. Uma gravação de pouco mais de 10 minutos vazou nas redes sociais e gerou polêmica, chegando a ficar entre os assuntos mais comentados do país nesta sexta-feira (3).

Após a divulgação, a arquidiocese de Natal informou, por meio de nota, que o Arcebispo da cidade, Dom Jaime Vieira Rocha, “determinou o afastamento do referido sacerdote de todas as suas funções ministeriais exercidas” na instituição, “a fim de que possam ser apurados os fatos e tomadas as devidas providências”. O religioso em questão foi identificado como o padre Júlio Cezar Souza Cavalcante, 51.

Nos áudios, a mulher expõe uma conversa com o marido e o sacerdote, a quem se refere como Padre Júlio. Ela reclama que os dois teriam tido envolvimento sexual enquanto ainda eram noivos e que, ainda assim, o sacerdote optou por celebrar o casamento dos dois.

“Foi uma fraqueza. Nós confessamos e prometemos que não teria mais”, diz o padre da gravação à mulher. Na ocasião, ela reclama que haveria investidas por parte do religioso mesmo após o casamento, o que ele nega. O marido dela então questiona sobre os abraços que ele recebeu, ao que o padre contesta: “Abraço eu dou em todo mundo.”.

Anúncio

O padre admite que manteve relações sexuais com o marido da mulher “duas ou três vezes”. No entanto, a versão é desmentida pelo homem, que diz que foram “várias vezes”, entre 2010 e 2012.

Foi uma grande fraqueza. E depois a gente foi confessar e nos tornamos amigos. Os áudios ainda expõem que o homem teria dormido várias vezes na Paróquia a convite do padre.

“Você, como um sacerdote, mantém relação sexual com um teoricamente fiel, sabendo que ele está noivo, prestes a casar, você quer que eu ache uma palavra mais amena que orgia?”, provoca a mulher.   

Os áudios ainda expõem que o homem teria dormido várias vezes na Paróquia a convite do padre. “Você, como um sacerdote, mantém relação sexual com um teoricamente fiel, sabendo que ele está noivo, prestes a casar, você quer que eu ache uma palavra mais amena que orgia?”, provoca a mulher.

Ela ainda afirma que, apesar de estar conversando sobre o caso com o padre, o marido a teria enganado com outros homens. “O senhor só não foi [mais] um dos escolhidos.”.

Anúncio

A Arquidiocese também determinou a abertura de uma investigação para averiguar “as possíveis responsabilidades” no caso. O religioso ficará afastado das atividades até que se julgue processo interno e a veracidade dos áudios. “Rogamos ao Bom Deus que tudo seja esclarecido e, para o bem do povo de Deus, possa reinar a paz nos corações”, diz comunicado no Instagram.

 

NOTA DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

Tendo tomado conhecimento dos fatos que vieram à tona envolvendo o Pe. Júlio Cezar Souza Cavalcante, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, determinou o afastamento do referido sacerdote de todas as suas funções ministeriais exercidas na Arquidiocese de Natal, a fim de que possam ser apurados os fatos e tomadas as devidas providências. Também determinou que fosse aberta uma investigação prévia, conforme prescreve o Direito Canônico, para que sejam averiguadas as possíveis responsabilidades.

Rogamos ao Bom Deus que tudo seja esclarecido e, para o bem do povo de Deus, possa reinar a paz nos corações.

Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Natal

Anúncio

Filme cristão “A Forja” lidera ranking de bilheteria no Brasil

Redação Informe ES

Publicado

no

O filme cristão “A Forja – O Poder da Transformação” lidera o ranking de filmes mais vistos do fim de semana no Brasil, segundo dados da empresa Comscore.

Em cartaz em 763 salas e 585 cinemas de todo o Brasil, o longa já levou mais de 135 mil pessoas aos cinemas desde a estreia na última quinta-feira (26) e obteve 2,7 milhões de reais em arrecadação.

Conforme a revista Veja, foram cerca de 136.890 espectadores. Já a animação “Transformers: O Início”, que está em 2º lugar, arrecadou 2,6 milhões de reais e 122.420 espectadores.

O filme é produzido pelos irmãos Kendrick, com distribuição da Paris Filmes em parceria com a 360 Way Up. A produção apresenta a história de Isaías Wright, um jovem sem planos para o futuro que depois de ser desafiado pela mãe descobre o propósito de Deus em sua vida.​

Anúncio

Com roteiro de Alex e Stephen Kendrick e direção de Alex Kendrick, o drama segue a linha dos demais filmes da dupla e apresenta uma história inspiradora, de amor e esperança, que motiva os espectadores a fortalecerem suas relações pessoais.

No elenco, Cameron Arnett de “Mais Que Vencedores” e “Uma Jornada de Fé” atua como o empresário de sucesso, que é o motivador na vida do protagonista.

Além de Cameron, a produção conta com a atriz e evangelista Priscilla Shirer — no papel da mãe de Isaías — Aspen Kennedy, Karen Abercrombie, T.C. Stallings, BJ Arnett, Ken Bevel, Benjamin Watson, Jonathan Evans, Jerry Shirer e Tommy Woodard. ​

A produção é assinada pela Affirm Films, Faithstep Films, Provident Films e Kendrick Brothers Production.

Anúncio

“A história de Isaías é transformada a partir do discipulado feito por um empresário, temente a Deus, e auxiliado por um grupo de homens que fizeram dos seus encontros semanais, mesas de comunhão, mentoria e crescimento. A temática abordada no filme trata dos desafios encontrados por muitas famílias hoje em dia e que, certamente, vai servir de inspiração para novas escolhas guiadas pela fé em Deus”, afirmou a assessoria.

Continuar Lendo

Estado do ES ganha novos patrimônios culturais

Redação Informe ES

Publicado

no

Manifestação religiosa tradicional no calendário de Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, a festa de Nossa Senhora das Neves agora é patrimônio cultural imaterial do Estado. O reconhecimento consta na Lei 12.169, de autoria do deputado Allan Ferreira (Podemos). O mesmo ocorre com o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi, localizado no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano. Ele agora é patrimônio cultural do estado, conforme institui a Lei 12.171, de iniciativa de Dary Pagung (PSB).

As duas leis foram promulgadas pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), e publicadas no Diário do Poder Legislativo (DPL) nesta quinta-feira (20).

Nossa Senhora das Neves

Com programação diversificada preparada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, a festa acontece de 27 de julho a 6 de agosto. O ponto alto é o dia dedicado à santa, 5 de agosto. Conforme a justificativa do projeto de lei que deu origem à norma (PL 655/2023), na data é realizada uma missa campal pela manhã, seguida de procissão e queima de fogos.

As celebrações ocorrem no santuário localizado na planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana. “O evento marca o calendário dos fiéis e turistas há muitos anos”, aponta o deputado Allan Ferreira. A Igreja de Nossa Senhora das Neves é considerada Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo. A justificativa do PL 655/2023 ainda conta que a igreja foi construída pelo Padre José de Anchieta, com o trabalho de escravos e índios puris e botocudos.

Anúncio

Centro Ezequiel Ronchi

Também entra no hall de bens culturais do Espírito Santo o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi, localizado no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano. 

O museu, fundado em 1995, preserva a memória da imigração italiana e alemã da região. Conforme o PL 257/2024, que deu origem à lei, o nome faz referência à família que doou o terreno para a construção do prédio, administrado pelos descendentes do homenageado.

O imóvel é reconhecido pelo município como o primeiro do Espírito Santo a abrigar o ensino público. Hoje ele integra o circuito de museus do município, possuindo rico acervo de cerca de 500 peças antigas, que ilustram e preservam a cultura local, como fotos, móveis, utensílios e documentos. A entrada é gratuita.

Anúncio

Patrimônio cultural

Tanto a festa religiosa quanto o centro cultural estão inseridos no conceito de bens culturais estabelecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conforme a definição, esses bens, “dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados – feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”.

Ambas as leis foram promulgadas pelo presidente da Ales após sanção tácita do governador do Estado. Isso ocorre quando, passado o prazo de 15 dias após a aprovação da proposta pelo Legislativo, o chefe do Executivo não se manifesta sobre a sanção ou veto. 

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Gospel: Isadora Pompeo faz show nesta sexta (28) na praça de Porto Canoa, em Serra

Redação Informe ES

Publicado

no

A cantora gospel Isadora Pompeo vai levar muita animação e música boa para Porto Canoa no fim deste mês. No próximo dia 28, uma sexta-feira, ela é uma das atrações das comemorações da inauguração da Praça dos Girassóis, localizada na Avenida Brasília, principal via de Porto Canoa. O evento está  marcado para começar às 18h30.

A apresentação será realizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), para toda a população serrana. 

Isadora Pompeo, de 25 anos, é conhecida por suas performances emocionantes e pela mensagem inspiradora de suas músicas. Com uma carreira musical marcada por mensagens profundas e melodias tocantes, ela cativa plateias em todo o país.

A cantora promete levar muita emoção a quem estiver no local, cantando hits como “Eu Tenho Você” , “Oi, Jesus”, “Seja Forte” e a canção que está na boca do povo, “Bênçãos que não tem fim”. 

Anúncio

Serviço

Show da Isadora Pompeo

Data: Sexta-feira, 28 de junho

Local: Praça dos Girassóis, Porto Canoa. 

ANÚNCIO

Anúncio

Horário: a partir das 18h30

Fonte: Secom/PMS – Texto: Bianca Oliveira – Foto: Divulgação

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta