Geral
Réveillon de Vitória terá Solange Almeida na festa da virada em Camburi

Está tudo pronto para os festejos da virada de ano e a capital capixaba terá, na próxima terça-feira (31). Os eventos prometem marcar a chegada de 2025 de maneira memorável.
A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), preparou uma programação especial, dividida entre dois locais icônicos: a nova Orla de São Pedro e a tradicional Orla de Camburi. Nos dois pontos turísticos da cidade serão três palcos simultâneos, com grandes atrações nacionais e locais, além de um espetáculo pirotécnico sincronizado de tirar o fôlego.
O céu de Vitória será iluminado com mais de 47 toneladas de fogos de artifício. A queima será realizada em 12 balsas espalhadas pela cidade, com destaque para a orla de Camburi, onde a queima terá duração de 15 minutos, e nos bairros São Pedro e Santo Antônio, com 8 minutos de fogos em cada.
O show será realizado com fogos de baixo ruído, respeitando a legislação vigente e proporcionando um evento inclusivo para todos.
Camburi
Na Orla de Camburi quem comanda a festa é a cantora e compositora baiana, Solange Almeida, uma das vozes mais marcantes do forró brasileiro, que se apresenta a partir das 23 horas.
A cantora é antecedida pela Banda da Guarda Municipal de Vitória que sobe ao palco de Camburi às 21 horas.
Banda da Guarda
Responsável pela abertura da última festa de 2024 na capital, a Banda da Guarda Municipal se apresenta às 21 horas.
A banda surgiu a partir da necessidade da execução de números musicais em eventos cívicos, atos solenes e oficiais e apresentações sociais e culturais do município, e está na ativa desde 2021.
O grupo, que presta apoio às ações da Secretaria de Segurança e também promove sessões musicais em comunidades, se apresentou pela primeira vez na inauguração da Casa Rosa, em outubro de 2021. Desde então, os músicos vêm conquistando espaço no cenário da cultura capixaba e fazendo história como conjunto.
Com centenas de shows realizados por toda a capital, levam alegria e diversão por meio da música. O repertório variado passa pela MPB, Pagode, Samba, Rock, e internacionais.
A Banda da Guarda é formada por oito integrantes: Dayvison (violão e voz), Fassarella (Baixo), Jader (Guitarra), Patrocínio (Saxofone), Lauro (Saxofone, percussão e voz), Marquesi (bateria e percussão), Thiengo (Bateria) e Peterson (teclado).
Solange Almeida
Em carreira solo há sete anos, após 14 anos à frente dos vocais da banda Aviões do Forró, Solange acumula DVDs, clipes e grandes “feats” na música. Seu primeiro DVD, gravado em São Paulo, conta com as participações de Ivete Sangalo, Pe. Fabio de Melo, Anitta, Gusttavo Lima, Joelma, Tiago Iorc, Xand Avião e o Maestro Eduardo Lages.
Solange tem uma característica muito forte: transformar músicas internacionais em forró. É compositora e autora de várias versões, como “Blá, blá, blá” (Torn – Natalie Imbruglia) e Se Não Valorizar (Umbrella – Rihanna).
Recentemente gravou o DVD “Ao Vivo em Aracaju”, com a participação de Léo Santana, Guilherme & Benuto, Hungria e Ferrugem.
Para o show em Camburi ela promete sucessos como “Revolução”, “Eu Sofri”, e muitos outros, com uma mistura de músicas que vão do forró tradicional ao moderno, garantindo uma noite inesquecível para o público.
Nova Orla de São Pedro
A Nova Orla de São Pedro, um dos espaços da cidade que foram requalificados recentemente, será palco de um evento inédito. A área que recebeu investimentos na casa dos R$ 96 milhões, possui 1,16 km de extensão, conta com modernos espaços de lazer, ciclovias, deques e atracadouros, tornando-se um cenário perfeito para a celebração da virada do ano.
Para a festa, dois palcos simultâneos vão receber uma programação variada, que começa às 19h e segue até a madrugada.
No palco montado na Ilha das Caieiras, a festa começa com o cantor sertanejo Leonardo Valentim, que se apresenta às 19h. Com sua voz marcante e estilo que mistura o sertanejo romântico e o universitário, Leonardo promete embalar a festa com grandes sucessos.
Às 21h, é a vez do grupo Resenha de Pagode, que traz uma mistura de samba e pagode com muito ritmo e alegria.
Foto Divulgação

Resenha de Pagode (ampliar)
Felipe Rodrigues (ampliar)
Karametade
A grande atração da noite será o grupo Karametade, às 23 horas, conhecido por seus hits animados e sua energia contagiante. Com mais de 20 anos de carreira, a banda é um dos maiores nomes do pagode nacional, famosa por sucessos como “Morango do Nordeste” e “Decisão”.
No segundo palco, em frente à Praça Dom João Batista, a programação também promete agradar a todos os gostos. Às 19 horas, o cantor Felipe Rodrigues sobe ao palco com seu estilo sertanejo, seguido pelo show de Nandinho, um dos maiores nomes do samba e pagode capixaba, que se apresenta às 21 horas. A combinação desses dois talentos locais vai garantir um início de noite repleto de música e animação.
Segurança reforçada
A segurança também será um ponto de destaque. Durante todo o verão, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) realizará a Operação Verão-Vix, com reforço de patrulhamento e monitoramento de 1.112 câmeras espalhadas na cidade, incluindo 29 na orla de Camburi.
A operação contará com guardas de patrulhamento nas áreas de shows, além de postos de apoio e vigilância nos pontos de fogos. A presença de equipes de guardas-vidas também garantirá a segurança nas praias, especialmente durante a virada do ano.
Programação completa Réveillon Vitória 2025:
Orla de São Pedro
Palco 1 (Ilha das Caieiras)
19h – Leonardo Valentim;
21h – Resenha de Pagode;
23h – Karametade.
Palco 2 (Praça Dom João Batista)
19h – Felipe Rodrigues;
21h – Nandinho.
Orla de Camburi
Pré-Réveillon – 30 de dezembro de 2024
20h – Nano Vianna;
22h – Marcos & Belutti.
Réveillon – 31 de dezembro de 2024
21h – Banda da Guarda Municipal;
23h – Solange Almeida.
Secom/Vitoria
Geral
No Espírito Santo, modernização do vale-alimentação alcança 529,5 mil trabalhadores e 12,3 mil empresas

A modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador, a partir de um decreto assinado nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem impacto direto no cotidiano de 529,5 mil trabalhadores e de 12.330 empresas no Espírito Santo. O novo texto assegura avanços ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição.
Das empresas envolvidas no Espírito Santo, 11.746 são beneficiárias do programa e outras 584 são fornecedoras. No perfil dos trabalhadores do estado atendidos pelo PAT, mais de 495,7 mil têm renda de até cinco salários-mínimos, enquanto outros 33,7 mil ganham acima deste patamar.
As novas regras limitam as taxas que atualmente são cobradas de bares, restaurantes, padarias e mercados que usam vale-refeição e alimentação. Também reduzem os prazos de repasse dos pagamentos das operadoras para os comerciantes.
Com isso, a ideia é incentivar a adesão de pequenos comércios e ampliar as opções de locais para o trabalhador usar o benefício. Além disso, em até um ano, os vales vão poder ser usados em qualquer maquininha, sem redes exclusivas, o que dá mais liberdade ao trabalhador e oportunidades ao comércio.
“O decreto é bom para os supermercados, grandes, pequenos e médios. É bom para restaurantes grandes, pequenos e médios. É bom para padarias grandes, pequenas e médias e é bom para quem vende frutas nesse Brasil inteiro. Se é bom para todo mundo, é bom para o trabalhador. E se é bom para o trabalhador e é bom para o Brasil, é bom para todos nós”, disse o presidente Lula na assinatura do decreto, nesta terça-feira (11/11).
Presente nas 27 Unidades da Federação, o PAT reúne atualmente mais de 327,7 mil empresas beneficiárias e 37 mil empresas fornecedoras. Ao todo, são 22,1 milhões de beneficiários.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Geral
Espírito Santo apresenta iniciativa para alavancar Cadastro Ambiental Rural na COP30

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou, na manhã desta quarta-feira (12), o projeto Integração do Cadastro Ambiental Rural no Estado do Espírito Santo (IntegraCAR), durante o terceiro dia de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA).
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), utiliza tecnologias avançadas — como inteligência artificial, geoprocessamento e sensoriamento remoto — para otimizar a análise e validação dos cadastros ambientais rurais no Estado. O levantamento e o tratamento das informações permitirão ao poder público traçar estratégias personalizadas de regularização ambiental e aprimorar o planejamento territorial.
“O IntegraCAR é um projeto estratégico que vai nos permitir ser o primeiro Estado do Brasil a concluir 100% das validações do Cadastro Ambiental Rural. Isso trará maior segurança jurídica, acesso a crédito e novas oportunidades de mercado para nossos produtores rurais”, destacou o governador capixaba, durante o painel “Implementação do Federalismo Climático no Brasil”, realizado no Pavilhão Brasil, na Zona Azul da COP30.
Ainda nesta quarta-feira, Casagrande participa da assinatura de um acordo de cooperação entre o Consórcio Brasil Verde e a Aliança Verde Argentina, com o objetivo de fortalecer a integração regional e as ações climáticas subnacionais. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Selo Descarboniza, que poderá ser utilizado por empresas comprometidas com a transição para uma economia de baixo carbono.
“A COP do Brasil está sendo um marco importante para reafirmar o protagonismo dos estados e municípios na condução das políticas climáticas. O Espírito Santo tem muito a contribuir nesse cenário, com soluções inovadoras e um compromisso firme com a sustentabilidade”, ressaltou Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Geral
Governo do Estado lança nova plataforma sobre mudanças climáticas na abertura da COP30

O governador do Estado, Renato Casagrande, iniciou, nesta segunda-feira (10), a participação do Espírito Santo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém (PA), com o lançamento da plataforma digital do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas (PCMC), disponível em: https://pcmc.es.gov.br/home. O novo canal reúne, em um único ambiente, as ações, projetos e iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado no enfrentamento à crise climática.
“Por meio da plataforma digital, os cidadãos, pesquisadores, jornalistas e qualquer pessoa interessada poderão acompanhar de forma transparente as ações e as metas traçadas até 2050 dentro do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. É um espaço que reforça nossa governança climática e a responsabilidade do Espírito Santo com essa agenda”, destacou o governador.
A plataforma está estruturada em áreas temáticas: Plano Estadual de Descarbonização (NetZeroES 2050), Plano Estadual de Adaptação (Adapta-ES) e Atlas Climatológico do Espírito Santo. O ambiente também funcionará como repositório oficial do PCMC, reunindo informações sobre iniciativas governamentais, parcerias institucionais, resultados e indicadores, fortalecendo a transparência e a gestão integrada da política climática estadual.
O lançamento ocorreu durante a participação de Casagrande no painel “Governança Climática Participativa – A importância da atuação vertical para o alcance das NDCs”, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O governador compartilhou as experiências do Espírito Santo na articulação federativa e na implementação de políticas estruturantes de adaptação e mitigação.
Ainda no primeiro dia de agendas da COP30, o governador acompanhou a plenária de abertura, com a presença do presidente Lula e de autoridades de diversos países. Em seguida, participou do painel “Transição Energética e Transporte Sustentável: O Caminho para a Mobilidade de Baixo Carbono”, organizado pela Global Renewables Alliance, no qual abordou integração entre bioenergia, transporte, agronegócio, biocombustíveis avançados e eletrificação.
No final da tarde, Casagrande esteve no painel “Governança Ambiental: Políticas de Controle das Emissões e Enfrentamento das Mudanças Climáticas”, realizado no estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Abema.
Esta é a quinta Conferência das Partes da ONU sobre clima da qual Casagrande participa como governador e como presidente do Consórcio Brasil Verde, movimento que integra a coalizão Governadores pelo Clima. O mandatário já esteve presente na COP26 (Glasgow, Escócia), COP27 (Sharm el-Sheikh, Egito), COP28 (Dubai, Emirados Árabes Unidos) e COP29 (Baku, Azerbaijão).
“A COP é o espaço onde as lideranças nacionais assumem compromissos, mas são os estados e os municípios que transformam esses compromissos em políticas concretas. Por isso, a nossa participação é essencial: para apresentar resultados, defender investimentos e aprender com experiências de outros territórios”, afirmou o governador, que permanece na COP30 até quinta-feira (13).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
-

Cidades24 horas atrásCariacica inicia disparo de mensagem para confirmação de consultas e exames na segunda-feira (24)
-

Tecnologia2 dias atrásQual a diferença entre lhamas e alpacas? Veja como reconhecer cada uma
-

Negócios2 dias atrásCEO da Roche Quer Criar um Novo Modelo de Liderança
-

Tecnologia15 horas atrásBolha da IA perde fôlego: investidores questionam se os custos valem o risco
-

Negócios15 horas atrás4 Passos para Negociar um Aumento Salarial para 2026














