Negócios
4 maneiras de proteger seus funcionários do calor extremo

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Calor extremo pode causar taquicardia, náuseas, fadiga extrema, tontura, dores de cabeça e desmaios
Os líderes C-Level devem ser capazes de enxergar o panorama geral e proteger suas empresas contra qualquer ameaça externa — como a concorrência, falhas na cadeia de suprimentos ou disruptores de mercado imprevisíveis. Agora é hora de adicionar eventos climáticos extremos a essa lista.
Qualquer líder empresarial ou autoridade que tenha dúvidas sobre isso só precisa sair na rua. Nesta segunda (9), por exemplo, São Paulo registrou o ar mais poluído do mundo e o Brasil enfrenta uma onda de altas temperaturas. O calor extremo chegou, e também pode causar impactos financeiros.
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Pense no calor extremo como uma doença desenfreada que causa taquicardia, cãibras musculares, pele fria e úmida, náuseas, vômitos, fadiga extrema, tontura, dores de cabeça e desmaios — uma doença que reduz a produtividade dos funcionários e diminui o poder de compra dos consumidores. É possível.
Sim, existe o ar-condicionado, mas não em todos os lugares. Não lá fora, onde milhões de trabalhadores se esforçam. Quanto tempo falta para que a Disney World não consiga abrir devido aos riscos relacionados ao calor para trabalhadores e visitantes ao ar livre? O que acontece quando equipes de construção não conseguem trabalhar fora no verão ou os custos de mão de obra aumentam porque os funcionários precisam de pausas mais frequentes durante ondas de calor intenso?
Um relatório do ano passado do Center for American Progress analisou os efeitos do calor extremo no sistema de saúde — como dias muito quentes levaram pessoas para salas de emergência e hospitais com desidratação, insolação, desmaios e outros problemas relacionados ao calor. O relatório examinou dados de seguros no estado americano da Virgínia, que tem cerca de 80 dias de “eventos de calor”— temperaturas extremas e alta umidade que duram um dia ou mais — todo verão. Extrapolando os dados da Virgínia para os EUA inteiro, o relatório estimou que esses eventos de calor poderiam ser responsáveis por “quase 235 mil visitas a departamentos de emergência e mais de 56 mil internações hospitalares por doenças relacionadas ou agravadas pelo calor, adicionando aproximadamente US$ 1 bilhão em custos de saúde a cada verão.”
Esses são apenas os efeitos imediatos e diários. Qualquer cálculo de custos de saúde relacionados ao clima também deve incluir doenças respiratórias causadas pela fumaça e fuligem dos incêndios florestais, um risco crescente em muitas partes de nosso planeta cada vez mais quente.
O setor de saúde é apenas um dos afetados pelo calor extremo. Ele também tem perturbado as indústrias de viagens e turismo, contribuído para a diminuição da disponibilidade de alimentos e o aumento de preços, além de desestabilizar redes elétricas que lutam para atender à demanda.
Os incêndios florestais, os furacões, o aumento do nível e da temperatura dos oceanos e o desaparecimento de espécies podem parecer estar além do alcance de qualquer empresa ou executivo. Embora nenhum líder empresarial possa parar imediatamente os eventos climáticos extremos, eles podem proteger seus funcionários e se adaptar aos riscos de saúde relacionados ao calor, incorporando resiliência climática em cada plano de negócios.
Segundo uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers, apenas 17% dos CEOs implementaram estratégias para proteger seus funcionários.
A questão não é se os CEOs sentirão os efeitos das mudanças climáticas, mas quando e quão rapidamente serão motivados a agir para enfrentá-los.
A seguir, veja 5 medidas sensatas que líderes podem adotar para ajudar seus funcionários no clima de calor extremo:
- Informe-se sobre o que torna um ambiente de trabalho perigosamente quente. Os empregos e as condições de trabalho variam amplamente, e os riscos nem sempre são óbvios só de olhar para um termômetro. A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) tem muitas informações sobre como avaliar e reduzir os perigos do calor.
- Tome medidas práticas de agendamento para tornar todos os trabalhos mais seguros. Permita intervalos mais frequentes e mais longos. Se possível, inicie os turnos mais cedo ou mais tarde no dia.
- Garanta que os trabalhadores — especialmente os novatos — tenham o que precisam para se proteger: uniformes leves ou códigos de vestimenta da empresa que permitam roupas confortáveis para o clima quente, fácil acesso a sombra e bastante água e bebidas energéticas refrescantes para manter a hidratação.
- Busque treinamento para executivos e funcionários para que entendam os sinais e sintomas do estresse térmico e da doença relacionada ao calor, além de como prestar os primeiros socorros.
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Negócios
Como o Budismo Guia a Liderança do CEO da WEG

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Uma das companhias de capital aberto mais valiosas do Brasil, com fábricas em 18 países, 47 mil funcionários, cerca de dois terços de sua receita oriunda do exterior e que adquire empresas dia sim, dia não – só no ano passado, a estadunidense Regal Rexnord, a turca Volt e a brasileira Reivax – parece ser uma empresa “nervosa”, não? Nada melhor, então, do que promover a CEO seu oposto: um executivo budista.
Foi o que fez a catarinense WEG, que cresceu fabricando motores industriais e cada vez mais imerge no mercado de energia, produzindo equipamentos para geração, transmissão e distribuição. Em 2024, mesmo ano da ascensão a CEO do paulista Alberto Kuba, que está na lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025, a WEG faturou R$ 38 bilhões.
Kuba, 45 anos, foi forjado na WEG. De estagiário em 2001, tornou-se superintendente de vendas e de novos negócios; passou uma década na China em posições diversas e ainda dois anos nos EUA. É o segundo CEO da história da WEG sem relação com as famílias dos fundadores.
“O budismo me ajuda a manter a serenidade diante da pressão. Isso se traduz em tomar decisões equilibradas, sem perder de vista os objetivos da empresa”, diz. Para ele, comandar um conglomerado como a WEG não exige agressividade, mas firmeza, o que também significa ter “clareza, consistência e responsabilidade”.
“A agilidade para ouvir o cliente e ajustar rapidamente processos faz toda a diferença.”
Alberto Kuba
Se os números históricos de 2024 (lucro líquido de R$ 6,04 bi e margem Ebtida de 22,4%) não podem ser inteiramente creditados a ele, os últimos resultados divulgados, os do segundo trimestre de 2025, são muito consistentes, notadamente em um momento em que o “oil addict” Donald Trump desfaz acordos pró-energia limpa. “Seguimos firmes no investimento não só em energia sustentável, mas na transição energética como um todo. Acreditamos que essa é uma tendência irreversível. Ajustamos o ritmo em determinados mercados, mas o direcionamento estratégico permanece inalterado.”
A visão de longo prazo da WEG, refletida até mesmo na promoção de pratas da casa, como Kuba, faz com que o CEO não perca noites de sono com a desvalorização de cerca de 30% dos papéis da empresa na B3 neste ano. “Isso não reflete a solidez da empresa. Muitas vezes, movimentos de mercado estão ligados a fatores macroeconômicos, não à performance operacional. Seguimos com crescimento internacional, margens saudáveis e geração de caixa sólida. Isso nos dá confiança de que o mercado reconhecerá esse valor no médio e longo prazo.”
Na China e nos demais mercados “muito competitivos” por onde passou, Kuba aprendeu a “importância da adaptação cultural e da velocidade de execução”. “A agilidade para ouvir o cliente e ajustar rapidamente processos faz toda a diferença. Levo essa mentalidade em todas as decisões estratégicas.”
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Menopausa no Trabalho: Como Líderes Podem Oferecer Apoio

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Até 2030, 1,2 bilhão de mulheres estarão na menopausa ou pós-menopausa, com 47 milhões entrando anualmente nesse período. No Brasil, cerca de 30 milhões de mulheres vivem essa fase. Entre as que estão no mercado de trabalho, 74% enfrentam ou já enfrentaram desafios físicos e emocionais em silêncio, com medo de discriminação ou demissão, segundo levantamento do Talenses Group.
A consultoria americana Frost & Sullivan estima que a falta de informação e apoio às mulheres nessa fase gera perdas globais de produtividade superiores a US$ 150 bilhões (R$ 815,7 bilhões) por ano.
À medida que milhões de mulheres enfrentam as mudanças físicas e emocionais da menopausa, cresce a demanda para que os ambientes de trabalho se tornem mais acolhedores. A mensagem é clara: a menopausa não é apenas uma experiência pessoal, é também uma questão que envolve o ambiente profissional. “Não há exigência específica para que os empregadores acomodem os sintomas da menopausa de um funcionário”, afirma a americana Emily Gold Waldman, professora de direito trabalhista na Pace University e coautora do livro “Menstruation Matters”. O mesmo vale para o Brasil.
Mesmo sem obrigação legal, empresas ao redor do mundo passam a adotar medidas para ajudar as funcionárias a lidar com sintomas como ondas de calor, confusão mental e distúrbios do sono. Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que mulheres que buscaram atendimento médico para sintomas relacionados à menopausa estavam ganhando, em média, 10% menos quatro anos depois. Muitas reduziram a jornada ou deixaram o trabalho.
Neste Dia Mundial da Menopausa, veja o que as empresas podem fazer sobre o tema
1. Normalizar a conversa
Segundo um estudo do Bank of America, 80% das mulheres sentem que a menopausa é “algo pessoal demais para ser discutido no trabalho”. Os empregadores devem incentivar um diálogo aberto, oferecer educação para reduzir o estigma e criar uma cultura aberta e acolhedora. Mulheres em posições de liderança podem compartilhar suas próprias experiências com a menopausa, enquanto profissionais podem criar grupos de apoio próprios.
Algumas empresas, incluindo Nvidia e Genentech, desenvolveram programas de suporte à menopausa que incluem informações e consultas médicas especializadas.
2. Oferecer ambientes acolhedores
Os empregadores devem fornecer ambientes com melhor ventilação, espaços com temperatura controlada e uniformes respiráveis para ajudar a aliviar os sintomas, especialmente para profissionais que trabalham em fábricas.
3. Treinar gestores e profissionais de RH
Para garantir que os líderes compreendam a menopausa, as empresas podem oferecer treinamentos e assegurar que recursos estejam disponíveis nos departamentos de RH.
4. Proteger dados de saúde
Empregadores podem usar aplicativos para ajudar as profissionais a gerenciar sintomas, mas com cautela. “Aplicativos geralmente coletam informações de saúde sensíveis que podem estar vulneráveis”, alerta Bridget Crawford, professora de direito na Pace University e coautora do livro “Menstruation Matters. “Os funcionários precisam ter certeza de que seus dados estarão seguros.”
À medida que a menopausa se torna mais visível, o ambiente de trabalho também precisa evoluir. Em última medida, apoiar mulheres na menopausa não é apenas ética, é uma estratégia econômica inteligente.
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Nestlé Vai Cortar 16.000 Empregos, Diz CEO

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A Nestlé cortará 16.000 empregos, disse o novo CEO Philipp Navratil nesta quinta-feira (16), à medida que a maior empresa de alimentos embalados do mundo busca cortar custos e reconquistar a confiança dos investidores.
A redução representa 5,8% dos cerca de 277.000 trabalhadores da Nestlé. Navratil disse que a Nestlé aumentou sua meta de redução de custos para 3 bilhões de francos suíços em comparação com 2,5 bilhões de francos até o final de 2027.
“O mundo está mudando, e a Nestlé precisa mudar mais rápido”, disse Navratil.
A Nestlé, cujas ações saltaram cerca de 8% no início do pregão, passou por um período sem precedentes de turbulência administrativa, com Navratil substituindo Laurent Freixe, que foi demitido em setembro do cargo de presidente-executivo por causa de um relacionamento não revelado com um subordinado direto.
Já o chair Paul Bulcke deixou o cargo de forma antecipada para dar lugar ao ex-executivo da Inditex, Pablo Isla, duas semanas depois.
Navratil disse que o corte de 12.000 empregos administrativos nos próximos dois anos, além de uma redução adicional de 4.000 funcionários como parte das iniciativas em andamento na produção e na cadeia de suprimentos, faz parte de um esforço para aumentar a eficiência.
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