Política
Delegada Gracimeri é escolhida para ser vice-prefeita de Weverson Meireles
Neste sábado, em um evento que reuniu importantes lideranças políticas, foi anunciado que a Delegada Gracimeri Gaviorno será a vice-prefeita na chapa de Weverson. O encontro contou com a presença de influentes figuras, como o Vice-Governador Ricardo Ferraço, o Prefeito Sergio Vidigal, o Deputado Estadual Alexandre Xambinho, a ex-vice-prefeita e presidente do PSB Serra Marcia Lamas, o ex-deputado e presidente do MDB Serra Dr. Luiz Carlos Moreira, além dos presidentes municipais do União Brasil e Rede.
Durante o evento, Weverson também nomeou o deputado Xambinho como coordenador geral da campanha. A escolha de Gracimeri Gaviorno como vice-prefeita foi uma clara declaração de empoderamento feminino e de compromisso com o combate à violência contra as mulheres, um tema central no discurso dos candidatos.
Weverson destacou a alarmante situação dos índices de violência contra a mulher, afirmando que somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 11 mil casos de violência contra a mulher no Espírito Santo.
“Nossa missão é dar continuidade às políticas públicas já estabelecidas e, com a experiência da Delegada Gracimeri no combate à violência, enfrentar todo e qualquer tipo de homem que se levanta contra uma mulher”, declarou Weverson.
A Delegada Gracimeri, por sua vez, trouxe à tona a gravidade da situação do feminicídio no estado, mencionando que 26 mulheres já foram vítimas este ano. Ela afirmou: “Ao aceitar o convite para ser pré-candidata a vice-prefeita ao lado de Weverson, trago não apenas minha experiência de anos no serviço público, mas também uma missão clara de fortalecer a luta contra os abusadores de mulheres e promover o empoderamento feminino.”
Gracimeri enfatizou a importância de garantir que as lideranças políticas respeitem os direitos de todos, independente de gênero. “É fundamental que pessoas com histórico de violência não tenham a oportunidade de representar ou tomar decisões pelo povo. Ao lado de Weverson, com o apoio da população da Serra, me comprometo a trabalhar dia e noite para criar políticas que combatam os abusos contra as mulheres e promovam a igualdade e o respeito que todo ser humano merece.”
Ela concluiu seu discurso citando Martin Luther King:
“Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos ainda a conviver como irmãos… eu decidi ficar com o amor. O ódio é um fardo muito grande para suportar.” E completou: “Eu me identifiquei com esta campanha porque é a campanha do amor. Vidigal, Weverson e eu queremos construir e não destruir. Queremos enaltecer pessoas, não destruí-las com narrativas falsas.”
O evento foi marcado por um forte apelo à paz e ao respeito, refletindo o compromisso de Weverson e Gracimeri com uma gestão baseada na construção de uma Serra cada vez melhor para todos.
Política
Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México
Após atraso por problemas na aeronave, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, nesta quarta-feira (2), em Brasília da sua viagem ao México, onde participou da posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. O avião trazendo a comitiva pousou às 10h12 na Base Aérea de Brasília.
“O voo foi tranquilo e sem nenhuma intercorrência”, informou a Presidência. Lula foi direto para a residência oficial, no Palácio da Alvorada, e não tem compromissos oficiais previstos para hoje.
O embarque no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, na Cidade do México, ocorreu às 14h10 (horário local; 17h10, no horário de Brasília). Após a decolagem, a aeronave VC-1 da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou um problema técnico e, sem detalhar o incidente, a FAB informou que os procedimentos de segurança foram adotados e os pilotos aguardariam o consumo de combustível necessário para que a avião retornasse ao aeroporto da capital mexicana.
Após cinco horas no ar, Lula e sua comitiva pousaram em segurança às 22h16. Na madrugada desta quarta-feira, todos embarcaram em outra aeronave da FAB em direção à Brasília.
A FAB ainda não divulgou a causa do problema técnico da aeronave presidencial, um Airbus A329CJ.
No México, além da cerimônia de posse de Sheinbaum, Lula teve reunião bilateral com a nova presidente e participou de um fórum com empresários brasileiros e mexicanos.
Edição: Valéria Aguiar
Política
Ex-prefeito Audifax ignora Carta Compromisso com a Educação da Serra
Na última quinta-feira, 26 de setembro, o Conselho Municipal de Educação da Serra organizou uma reunião extraordinária em parceria com o Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O objetivo foi o de engajar os candidatos à prefeitura na assinatura da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2024, reforçando a importância de uma educação pública de qualidade.
Candidatos como Weverson Meireles (PDT), Wylson Zon (Novo), Roberto Carlos (PT) e Pablo Muribeca (Republicanos) participaram da assinatura e reafirmaram seu compromisso com a educação no município.
O candidato Weverson destacou que, se eleito, dará prioridade à implementação do Plano Municipal de Educação e à valorização dos profissionais da área.
Entretanto, o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) e o candidato Igor Elson (PL) foram convidados, mas não compareceram na assinatura. A ausência de Audifax, em especial, foi notada, visto que ele já foi prefeito. Ele ignorou a Carta Compromisso, não dando importância a um tema estratégico para o futuro da educação na Serra.
O espaço do InformeES segue livre ao candidato, caso queira se manifestar. Email: contato@informees.com.br
Da Redação Por: Jornalista Mara Mulullo
Política
Eleições municipais não terão voto em trânsito
Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa será em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo.
Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta em duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.
Como justificar
No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TRE) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições. Nesse caso, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral de sua localidade.
Data limite para justificar
Ausência 1° turno: 5 de dezembro de 2024
Ausência no 2º turno: 7 de janeiro de 2025
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android.
Ao acessar o e-título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.
Punição
O eleitor que não votar e deixar de justificar por três vezes consecutivas pode ter o título suspenso ou cancelado.
A medida cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.
Agencia Brasil
- Política2 dias atrás
Ex-prefeito Audifax ignora Carta Compromisso com a Educação da Serra
- Eleições 20242 dias atrás
André Lopes tem se consolidado como uma forte liderança na política de Cariacica
- Tecnologia3 dias atrás
Arquivo ou pasta não quer ser excluído? Veja o que fazer
- Eleições 20243 dias atrás
Eleitor tem 60 dias para justificar ausência: veja como fazer
- Política2 dias atrás
Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México
- Internacional3 dias atrás
Irã lança mísseis contra Israel; governo israelense entra em alerta
- Fé2 dias atrás
Filme cristão “A Forja” lidera ranking de bilheteria no Brasil
- Tecnologia2 dias atrás
O que a tecnologia reserva para nossa saúde bucal? Descubra