Saúde
Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos

O Brasil está prestes a ter uma vacina contra a covid totalmente nacional. O país publicou o primeiro artigo científico sobre os resultados dos testes de segurança da vacina SpiN-TEC que mostram que o imunizante é seguro. A vacina avança agora para a fase final de estudos clínicos. A expectativa é que até o início de 2027, ela possa estar disponível para a população.
A vacina foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Nos testes conduzidos, de acordo com o pesquisador e coordenador do CT-Vacinas, Ricardo Gazzinelli, a SpiN-TEC mostrou ter inclusive menos efeitos colaterais do que a vacina da norte-americana Pfizer.
“Concluímos que a vacina se mostrou imunogênica, ou seja, capaz de induzir a resposta imune em humano. O estudo de segurança foi ampliado e ela manteve esse perfil, na verdade foi até um pouco mais, induziu menos efeitos colaterais do que a vacina que nós usamos, que é da Pfizer”, diz o pesquisador.
A SpiN-TEC adota estratégia inovadora, a imunidade celular. Isso significa que ela prepara as células para que não sejam infectadas. Caso a infecção ocorra, a vacina capacita o sistema imunológico a atacar apenas as células atingidas, que são destruídas. Essa abordagem mostrou-se mais eficaz contra variantes da covid-19 nos ensaios em animais e em dados preliminares em humanos.
Testes clínicos
Ao todo, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) investiu R$ 140 milhões no desenvolvimento da vacina, por meio da RedeVírus, apoiando todas as etapas de testes, desde os ensaios pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3.
A fase 1 do estudo contou com 36 voluntários, de 18 a 54 anos, e teve como objetivo avaliar a segurança do imunizante em diferentes dosagens. Já a fase 2 contou com 320 voluntários. Agora, os pesquisadores aguardam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a fase 3, com estimativa de 5,3 mil voluntários de todas as regiões do Brasil.
De acordo com Gazzinelli, esse é também um marco para o Brasil. O país, segundo o pesquisador tem “um ecossistema de vacinas quase completo”, com pesquisas em universidades, fábricas de produção de vacinas e distribuição dos imunizantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O que nós não temos é exatamente essa transposição da universidade para o ensaio clínico, né? Não temos exemplo disso feito no Brasil. Os ensaios clínicos normalmente são com produtos vindo de fora. Ideias, vacinas idealizadas fora. E esse foi um exemplo de uma vacina idealizada no Brasil e levada para os ensaios clínicos”, explica.
Gazzinelli destaca que esse é um passo importante inclusive para outras pesquisas. “Eu acho que isso agrega uma expertise que nós não tínhamos e também um aspecto muito importante não só na área de inovação tecnológica de vacinas, mas para outros insumos da área de saúde”, diz .
Caso seja aprovada em todas as fases do estudo, a expectativa, de acordo com o pesquisador, é que a vacina brasileira possa ser disponibilizada no SUS até o início de 2027.
Outras vacinas
O CT-Vacinas é um centro de pesquisas em biotecnologia criado em 2016, como resultado da parceria entre a UFMG, o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Atualmente, reúne cerca de 120 pesquisadores, estudantes e técnicos.
“O MCTI observou, durante a pandemia, que o Brasil não tinha uma autonomia, não tinha soberania para desenvolver vacinas. Eu digo que um dos grandes legados desse programa além, obviamente, da vacina contra covid, é que aprendemos o caminho de levar uma vacina para a Anvisa e fazer o teste clínico”, diz Gazzinelli.
Além da pesquisa sobre covid, o centro trabalha no desenvolvimento de vacinas contra outras doenças, como malária, leishmaniose, chagas e monkeypox.
O pesquisador e coordenador do CT-Vacinas reforça: “Nós sabemos que vacinas realmente protegem. Evitam, inclusive, a mortalidade. De novo, quanto mais gente vacinado, mais protegida está a população”.
Agencia Brasil
Geral
Dezembro Vermelho: Informação, cuidado e parceria que fazem a diferença em Presidente Kennedy

O “Dezembro Vermelho” é um convite para falar sobre prevenção, cuidado e saúde com mais naturalidade. E foi com esse espírito que a Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve junto aos colaboradores do Porto Central em uma manhã dedicada à conscientização e acolhimento.
A ação levou informação de forma clara e acessível, reforçando a importância da prevenção às ISTs e da testagem regular. O Ministério da Saúde lembra que o diagnóstico precoce permite tratamento imediato — totalmente gratuito pelo SUS — garantindo mais qualidade de vida e quebrando barreiras de estigma e desinformação.
Além das orientações, os colaboradores puderam colocar a saúde em dia com atualizações de vacinação, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além do exame de PSA e informações sobre cuidados voltados à saúde do homem.
A parceria entre a Prefeitura e o Porto Central mostra como ações conjuntas fortalecem a consciência coletiva e promovem um ambiente de trabalho mais seguro, informado e acolhedor.
Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade e amor consigo mesmo — e ninguém precisa fazer isso sozinho.
Cidades
Cariacica: tratamento de canal, cirurgias e próteses: Centro de Especialidades Odontológicas oferece serviços gratuitos para moradores

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Cariacica tem ampliado o acesso a tratamentos odontológicos gratuitos e já realizou 3.681 atendimentos entre janeiro e novembro deste ano. Ao todo, foram realizados mais de 31 mil atendimentos odontológicos incluindo os oferecidos pela Unidades Básicas de Saúde (UBS), que vão desde procedimentos de rotina, como restaurações e limpezas.
O CEO oferece procedimentos como tratamento de canal, cirurgias, próteses, atendimento para pacientes com necessidades especiais, periodontia e odontopediatria. Para ser atendido, o paciente passa antes pelo dentista UBS, que faz o encaminhamento quando identifica necessidade de atendimento especializado.
O local conta com cinco consultórios e equipes formadas por três endodontistas, dois periodontistas, um odontopediatra, um especialista em pacientes com necessidades especiais, um protésista e dois cirurgiões bucomaxilofaciais, um deles recém-convocado por concurso. O agendamento dos procedimentos especializados é feito pela Coordenação de Saúde Bucal, que organiza as demandas por ordem e critérios de prioridade.

A aposentada Lúcia de Paula Ramos Rosa, moradora de Sotelândia, está em tratamento de canal após encaminhamento feito pela unidade do bairro. Ela elogiou o serviço. “É fundamental ter esse tipo de atendimento gratuito, porque é um tratamento caro. Estou muito feliz por ter conseguido iniciar meu tratamento”, disse.

O secretário de Saúde de Cariacica, Renan Poton, afirmou que o município tem ampliado a rede de cuidados odontológicos. “Estamos fortalecendo a saúde bucal com serviços que vão do atendimento básico às especialidades, garantindo mais acesso e resolutividade para a população”, disse.
A coordenadora de saúde bucal, Mércia Rita Schmitd, destacou o impacto do CEO na rede municipal. “O Centro de Especialidades completa o trabalho das Unidades de Saúde e assegura que cada paciente receba o tratamento adequado. É um avanço importante para o município”, afirmou.
Além dos atendimentos de especialidades, o município mantém o programa Cariacica Sorrindo Mais, realizado em conjunto com o Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto promove ações educativas, supervisão da escovação diária, entrega de kits de higiene bucal e atendimentos clínicos para alunos da rede municipal.
Agendamento
Para marcação de consultas odontológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os moradores contam com agendamento on-line no site minhasaude.cariacica.es.gov.br, sempre a partir do dia 25 de cada mês, às 14 horas. Para dezembro, cerca de 835 vagas serão disponibilizadas.
Fonte: SemCom/PMC – Texto: Vinícius Nascimento – Foto: Mariana Santos e Jackeline Gomes
Cidades
Prefeitura de Linhares entrega nova unidade de saúde do bairro Santa Cruz

A Prefeitura de Linhares segue ampliando e qualificando a infraestrutura da Atenção Primária à Saúde (APS). Nessa segunda-feira (1.o.), foi inaugurada a Unidade de Saúde da Família Pedro Felipe Santiago, no bairro Santa Cruz. É a primeira unidade de saúde entregue nos 11 meses de gestão do prefeito Lucas Scaramussa.
Outras cinco unidades de saúde estão em construção no Município: Interlagos; Baixo Quartel; Chapadão das Palminhas, Bebedouro e Movelar.
O prefeito destaca que esta é uma obra muito aguardada e que trará dignidade às famílias do bairro que serão beneficiadas. Ela informou que os profissionais que vão atuar no espaço foram treinados para atender às necessidades dos pacientes de maneira humanizada e acolhedora, garantindo um atendimento de qualidade.
“Trazer saúde para mais perto da população é uma forma de levar mais dignidade e respeito aos moradores. Temos uma Prefeitura equilibrada e que tem capacidade de investimento e de realizar sonhos. Esta nova unidade de saúde entregue em apenas 11 meses de gestão é prova de que nosso governo é para todos. A saúde sempre terá prioridade”, afirmou o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa.
Com investimento de R$ 2,7 milhões, a nova UBS vai atender aos moradores do bairro e de toda a região, incluindo os residenciais Jocafe I e Jocafe II. A nova unidade tem capacidade de atender 8 mil pacientes com consultas médicas por mês e outros 12 mil pacientes odontológicos mensalmente.
A Unidade de Saúde do bairro Santa Cruz entregue nesta segunda-feira também possui uma farmácia com cobertura de mais de 95% dos medicamentos preconizados pelo Ministério da Saúde.
“A expansão da Atenção Primária à Saúde é uma prioridade da Prefeitura de Linhares. A inauguração desta unidade de saúde no Santa Cruz reforça nosso compromisso com um atendimento mais próximo, humanizado e eficiente. A USF do Santa Cruz trará mais estrutura e qualidade para os serviços de saúde, garantindo que a população tenha acesso rápido e resolutivo aos cuidados essenciais. Seguimos investindo na melhoria da rede pública, porque sabemos que fortalecer a Atenção Primária é garantir mais prevenção, mais qualidade de vida e mais saúde para todos os linharenses”, destacou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim.
A nova unidade de saúde do bairro é uma das maiores estruturas disponíveis do município, com seis consultórios médicos e três odontológicos, farmácia, salas de medicação, de vacinação, de curativos, de coleta, de atendimento de enfermagem, além de um auditório com capacidade para 70 lugares.
A babá Sirlene da Silva disse que a inauguração da nova unidade de saúde do bairro, mais perto de casa, vai facilitar a sua vida já que antes ela tinha que sair do bairro duas horas antes da consulta do filho.
“Moro no bairro Santa Cruz há 8 anos. Pra conseguir um atendimento médico pro meu filho precisava sair de casa duas horas antes do horário da consulta para chegar à outra unidade, em outro bairro. Essa unidade vai poupar meu tempo e dinheiro”, disse.
Ozelita Rosa, que é aposentada, também comemorou a inauguração da unidade de saúde. “Sou moradora do Jocafe e vou conseguir meus exames pertinho de casa. Isso é muito bom, estou muito feliz”, concluiu.
-

Cidades1 dia atrás2ª Corrida Itapemirim 6K acontece em 4 de janeiro e abre a programação esportiva do verão 2026
-

Esporte1 dia atrásFlamengo derrota Ceará e coroa ano mágico com título Brasileiro
-

Geral1 dia atrásTrês anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’
-

Segurança1 dia atrásOnze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios
-

Tecnologia1 dia atrás8 filmes com muito tiro para assistir na Netflix
-

Cidades1 dia atrásAção pela Cidadania terá serviços de saúde e lazer no sábado (06)
-

Negócios1 dia atrásRecorde de Ocupação: 1 em Cada 4 Idosos Trabalhava em 2024
-

Geral24 horas atrásDezembro Vermelho: Informação, cuidado e parceria que fazem a diferença em Presidente Kennedy






















