Ligue-se a nós

Segurança Pública

Disque Denúncia 181 passa a receber denúncias por WhatsApp

Redação Informe ES

Publicado

no

A revolução tecnológica na Segurança Pública Capixaba chegou ao Disque Denúncia 181 do Espírito Santo, o canal de denúncias anônimas mais eficiente do Brasil. Agora, cidadãos que desejarem contribuir com o trabalho da polícia sem serem identificados podem enviar informações por meio do WhatsApp.

A novidade foi apresentada em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (18). O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, falou sobre a importância da atualização tecnológica no combate à criminalidade.

“O Disque Denúncia 181 já é uma das nossas mais importantes ferramentas, que possibilita a participação de qualquer cidadão na construção de um Espírito Santo mais seguro. Agora, com este novo canal, o Disque Denúncia acompanha a evolução da sociedade, amplia o acesso dos cidadãos e continua sendo um serviço seguro, de sigilo garantido e resolutividade inquestionável”, afirmou. 

O número do WhatsApp do Disque Denúncia 181 é 27 99253-8181.  Ao mandar um “oi’ para o canal, o cidadão é atendido pela Duda, a Inteligência Artificial do Disque Denúncia, que tem um script pré-desenvolvido, semelhante ao do site. Basta seguir o passo a passo, respondendo às perguntas e enviando as informações, até a finalização da denúncia.

Anúncio

Cada incidente tem um script próprio, e a inteligência artificial fará as perguntas conforme o tipo de crime indicado pelo cidadão. Pelo canal ainda é possível anexar fotos, vídeos, documentos e arquivos de áudio relacionados ao fato. Após a finalização da denúncia, as informações são compiladas em um documento e encaminhadas à unidade policial competente para a apuração do fato.

O sistema não aceita chamadas de vídeo, nem ligações. Nos dois casos, a chamada é bloqueada. Além disso, o robô não reconhece respostas por áudio, sendo necessário responder aos comandos conforme as instruções da conversa, e enviar as informações por escrito. É importante lembrar que o Disque Denúncia 181 é um canal para envio de informações que serão investigadas. Se o cidadão estiver presenciando um crime e precisar de atendimento imediato, o correto é ligar para o Ciodes 190. 

O atendimento é totalmente digital, sem qualquer interação humana. Isso significa que desde a primeira mensagem até o envio da denúncia para a polícia, nenhuma pessoa terá contato com as mensagens, nem terá acesso às informações. Os recursos de criptografia, de segurança digital e o uso de Inteligência Artificial garantem que o usuário do sistema tenha sua identidade totalmente preservada, sendo impossível identificá-lo.

“Podemos explicar o sistema como se as informações estivessem caminhando por um corredor. A cada avanço, uma porta se fecha, impedindo que os dados retornem ou sejam rastreados. O recebimento da denúncia é feito por um robô, que conduz a conversa para preencher um formulário. Esse formulário e os anexos vão do robô direto para a nossa base de dados, que é inacessível e, daí, encaminhados para a unidade policial. Só então, pessoas terão contato com as informações da denúncia”, explicou o gerente do Disque Denúncia 181 do Espírito Santo, delegado Paulo Expedicto Amaral.

Anúncio

O gerente explicou, também, que os recursos de segurança digital são semelhantes aos já aplicados no site do Disque Denúncia 181, em funcionamento desde 2018 e, atualmente, responsável pelo recebimento de cerca de 20% do total de denúncias. 

A quantidade de registros aumenta ano após ano, o que demonstra que a população confia no Disque Denúncia 181 e se sente confortável para enviar informações que ajudem no trabalho da polícia. Em 2024, o serviço alcançou a marca de 85.260 denúncias recebidas, se consolidando como o canal de denúncias anônimas mais acessado do Brasil.

Com o WhatsApp, o Disque Denúncia 181 passa a conter com três canais para o envio de denúncias anônimas:

– Pelo telefone, basta discar 181

Anúncio

– Pelo computador, basta acessar https://disquedenuncia181.es.gov.br/

– Pelo celular, basta mandar um “oi” para 27 99253-8181

Todos os canais do Disque Denúncia 181 são seguros e garantem o anonimato do denunciante. O serviço de denúncias anônimas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) completa 24 anos em 2025 e já se consolidou como uma importante ferramenta de participação popular na elucidação de crimes e combate à violência. 

Além dos canais de denúncia, o Disque Denúncia 181 mantém em seu site o Portal de Pessoas Desaparecidas, iniciativa pioneira no Brasil, criada para divulgar casos de desaparecimento e receber informações que auxiliem na localização de pessoas desaparecidas.

Anúncio

O portal disponibiliza informações em tempo real, permite o envio de fotos, vídeos e arquivos, amplia a participação cidadã nas buscas e está integrado aos registros de ocorrência presenciais e on-line, à Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas e a outros órgãos de segurança pública. A ferramenta também atua como base de dados estratégica para análises e formulação de políticas públicas.

O Disque Denúncia 181 também funciona como canal oficial do Estado para divulgação de Procurados Foragidos, permitindo que a população colabore de forma segura e anônima com a localização de indivíduos com mandados de prisão em aberto.

Fonte: Governo do ES

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança Pública

Espírito Santo alcança marca de 600 presos com uso de reconhecimento facial

Redação Informe ES

Publicado

no

O Espírito Santo alcançou, nesta terça-feira (13), a marca de 600 pessoas presas por meio da tecnologia de reconhecimento facial, utilizada em câmeras de videomonitoramento integradas às forças de segurança. O resultado representa mais um avanço do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que tem investido de forma contínua em tecnologia e inteligência para o enfrentamento da criminalidade.

A prisão de número 600 foi realizada na Rodoviária de Vitória, em uma ação conjunta entre o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Guarda Civil Municipal de Vitória. O indivíduo detido possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo e foi identificado após passar por uma das câmeras com reconhecimento facial instaladas no local.

Desde junho de 2024, o sistema já contabilizava 599 prisões, número que foi atualizado com a ocorrência registrada nesta terça-feira, consolidando a eficiência da tecnologia como ferramenta estratégica de segurança pública.

“A tecnologia tem nos ajudado a tornar o Espírito Santo um estado cada vez mais seguro. As câmeras de reconhecimento facial são fundamentais para identificarmos e retirarmos do convívio da sociedade pessoas procuradas que viviam, até então, livremente. Vamos continuar investindo fortemente em tecnologia e mostrar ao capixaba que segurança pública se faz a longo prazo, com continuidade de programas, ideias e investimentos. É nesse caminho de boas políticas públicas que precisamos seguir para continuar avançando”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Anúncio

O vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, enfatizou que o combate à criminalidade é permanente no Espírito Santo. “Aqui não passamos a mão na cabeça de bandido. Segurança pública se faz com preparo, integração, inteligência e investimentos. A tecnologia está a serviço da sociedade para proteger as famílias capixabas. Com estratégia e firmeza, o Programa Estado Presente evolui e os resultados aparecem”, pontuou.

Ricardo Ferraço acrescentou que a marca alcançada reflete a consolidação do uso da tecnologia no dia a dia das forças de segurança. “Esse é um resultado expressivo a partir da implantação do reconhecimento facial em centenas de câmeras. Nosso sistema está cada vez mais eficiente e, com as forças de segurança empenhadas, equipadas e valorizadas, seguimos firmes no trabalho de tornar o Espírito Santo um estado cada vez mais seguro”, completou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou os investimentos realizados em tecnologia, que vão além das câmeras e integram um ecossistema coordenado pelo NIR, gerando resultados diários para as forças de segurança.

“Em menos de dois anos de atividade, já conseguimos capturar 600 pessoas com mandados de prisão em aberto que estavam em dívida com a sociedade. É um marco que precisa ser comemorado e amplamente divulgado à população. É o retorno para o contribuinte, que hoje conta com terminais mais seguros, ônibus mais seguros e vias mais seguras, com os totens de segurança e as câmeras do Cerco Inteligente. Para isso trabalhamos todos os dias”, explicou Damasceno.

Anúncio

Atualmente, o Estado conta com 40 totens de segurança ativos, 1.468 câmeras de cerco inteligente e um sistema robusto de monitoramento que já possibilitou a apreensão de 1.808 veículos desde agosto de 2022. Os resultados por ano foram: 177 apreensões em 2022, 657 em 2023, 523 em 2024, 439 em 2025 e 12 em 2026, até o momento.

As prisões realizadas por meio do reconhecimento facial abrangem crimes como pensão alimentícia (152), tráfico de drogas (125), roubo (113), homicídio (79), furto (27) e estupro (24). Do total de capturas, 371 foram efetuadas pela Polícia Militar, 186 pela Subsecretaria de Inteligência da Sesp, além de ações realizadas pelas guardas municipais de Vitória, Cariacica e Vila Velha.

O uso dos totens de segurança também apresenta resultados expressivos. Desde o início da operação, em agosto de 2025, foram registrados 1.408 acionamentos pelo botão do usuário, 38 ocorrências geradas por iniciativa do operador e 568 ocorrências formalmente registradas.

Os números reforçam o compromisso do Governo do Estado com a inovação e a integração entre as forças de segurança, ampliando a presença do Estado nos espaços públicos e garantindo mais proteção à população capixaba por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Anúncio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Serra fecha 2025 com menor número de homicídios em 30 anos

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra encerrou o ano de 2025 com o menor número de homicídios das últimas três décadas. Dados oficiais consolidados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que a cidade registrou 101 homicídios entre janeiro e dezembro, o menor número desde que o levantamento começou a ser realizado, em 1996.

A redução representa uma queda de 16,5% em comparação ao ano de 2024, quando 121 crimes contra a vida foram registrados. Na comparação com o ano de 2002, quando foi a cidade atingiu o pico de homicídios da série – com 434 casos – a redução foi de 76,7%.

“É o resultado de um trabalho contínuo, com planejamento, integração das forças de segurança, inteligência e presença do poder público nos territórios. Seguimos avançando com responsabilidade, porque cada vida importa e segurança se constrói todos os dias”, destaca o prefeito Weverson Meireles.

O prefeito também destacou que o resultado é fruto de um trabalho de longo prazo, inciado na gestão Sérgio Vidigal.

“Esse avanço também é fruto da base sólida construída na gestão do prefeito Sergio Vidigal, que estruturou políticas importantes para a segurança pública da cidade. Damos continuidade a esse trabalho, aprimorando as ações e mantendo o foco no que realmente importa: proteger as pessoas”, ressalta.

Um dos destaques do ano foi o período entre 12 de novembro e 9 de dezembro, quando a cidade alcançou a marca de 26 dias consecutivos sem nenhum registro de crime contra a vida. 

Anúncio

Feminicídios

Outro dado positivo do balanço anual foi a queda nos feminicídios, que apresentaram uma redução de 20%, passando de cinco casos em 2024 para quatro em 2025.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, reforçou que essas reduções são fruto de um trabalho que une inteligência e presença territorial. 

Este marco histórico, o melhor resultado em quase três décadas, assim como a redução dos feminicídios, não é fruto do acaso, mas sim da integração total entre as forças. O trabalho que nós estamos realizando na Secretaria de Defesa Social (Sedes) tem como pilar a valorização e o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal, que atua com dedicação incansável na ponta, garantindo a proteção do cidadão serrano. Somamos o empenho da GCM ao diálogo constante com as polícias, o Ministério Público e o Judiciário, provando que, com método e responsabilidade, é possível retomar a paz nos territórios. Seguimos com diretrizes claras: inteligência, presença e tolerância zero contra o crime.”

Gracimeri também destaca que essa eficiência também se reflete na proteção à vida das mulheres. 

Anúncio

“Neste ano tivermos a criação da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Seppom, que une o braço operacional da GCM ao acolhimento especializado para garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas e vidas sejam salvas”, finaliza.

Fonte: Secom/PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Gabriel Barroso

Continuar Lendo

Segurança Pública

Espírito Santo encerra 2025 com 796 homicídios e alcança menor patamar da história

Redação Informe ES

Publicado

no

Em 2025, o Espírito Santo alcançou uma marca histórica na redução dos homicídios. O estado registrou 796 homicídios dolosos, o menor patamar desde 1996, quando o dado começou a ser contabilizado. É a primeira vez, em 29 anos, que o estado termina o ano com menos de 800 assassinatos. A comparação com o ano de 2024 – até então o melhor da série histórica – revela uma queda de 6,8%, representando 58 vidas poupadas no intervalo de doze meses e demonstra que o estado vem conseguindo manter uma trajetória de queda consistente, consolidando o ano de 2025 como o melhor resultado em quase três décadas.

O governador do Estado, Renato Casagrande, comentou os resultados. “Registramos, mais uma vez, uma redução histórica no número de homicídios no Espírito Santo. Não há motivo para comemorar enquanto vidas são perdidas, mas reconheço o resultado do trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que demonstra que estamos no caminho certo. Essa redução nos homicídios reforça a responsabilidade que tenho de não medir esforços. Vou continuar investindo em inteligência, na integração entre políticas públicas e segurança e valorizando nossos profissionais.”

“O trabalho para fazer do nosso Espírito Santo um estado cada vez mais seguro segue sem trégua. Programa Estado Presente. Graças ao esforço das nossas Forças de Segurança, da maior recomposição dos efetivos das nossas polícias, dos elevados investimentos em tecnologia e de atuação integrada, encerramos 2025 com a menor taxa de homicídios dos últimos 29 anos. Segurança Pública é uma obra inacabada e seguimos firmes na luta, sem trégua à criminalidade. Com trabalho duro vamos em frente, estamos no caminho certo”, disse o vice-governador do Estado e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço.

Na análise por regiões, destaca-se Região Sul, que registrou uma queda de 33,3% nos homicídios, atingindo o melhor resultado de sua história com 58 ocorrências. A Região Serrana e a Região Noroeste também apresentaram reduções expressivas, com quedas de 25,4% e 12,6%, respectivamente.

A Região Metropolitana, historicamente a área com maior concentração de crimes devido à densidade populacional, alcançou em 2025 o melhor resultado de sua série histórica, com 395 homicídios registrados contra 403 em 2024, uma redução de 2%.

Anúncio

Em 2025, dez municípios capixabas não tiveram nenhum registro de homicídio e alguns chegaram a superar a marca de três anos. Dores do Rio Preto lidera este ranking com 1.324 dias de paz, seguido por Iconha com 1.109 dias. Vila Pavão também se destaca com mais de dois anos (784 dias) sem ocorrência.

A redução da letalidade feminina também atingiu níveis recordes. Com 75 homicídios de mulheres em 2025, o estado alcançou o menor número da série histórica iniciada em 1996. No que tange aos feminicídios, a queda de 15,4% em relação a 2024 (passando de 39 para 33 casos) representa o menor índice desde que o indicador passou a ser monitorado especificamente em 2017. Estes resultados refletem o impacto positivo das políticas de proteção à mulher e da repressão aos crimes de gênero que passaram a integrar os eixos de atuação do Estado Presente em Defesa da Vida, por meio do Programa Mulher Viva +.

“Este é o resultado de um trabalho intenso e constante, que reúne investimentos robustos do Governo do Estado, implantação de tecnologias de ponta e o empenho de cada servidor e servidora que fazem a Segurança Pública diariamente. Alcançamos a meta de 2025, e já estamos trabalhando para que 2026 também seja de êxito”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

Redução nos Crimes Contra o Patrimônio

Anúncio

Os roubos e furtos apresentam redução generalizada no Espírito Santo. Em 2025, o roubo e furto de veículos caiu 13,8%, com 850 unidades a menos subtraídas em comparação a 2024. No caso dos celulares, a redução foi de 15,3%, totalizando 3.194 aparelhos a menos que foram alvo de criminosos.

Um dado de destaque absoluto é a redução dos roubos no transporte coletivo, que despencaram 56,9%, passando de 1.656 registros em 2024 para 716 em 2025. Esse resultado é atribuído ao policiamento nos terminais e à integração de sistemas de videomonitoramento nos terminais e dentro dos coletivos.

Investimentos e trabalho contínuo

A trajetória do Espírito Santo nas últimas décadas foi marcada por desafios profundos, chegando a estar entre os estados mais violentos do país. No entanto, a implementação contínua e o aprimoramento do Programa Estado Presente em Defesa da Vida transformaram essa realidade. Através de uma gestão baseada em evidências, integração entre as forças policiais e o uso intensivo de tecnologias de última geração, o estado alcançou patamares de redução da criminalidade violenta que pareciam inalcançáveis.

Anúncio

Em 2025, o Estado consolidou  o uso de recursos tecnológicos voltados para a Segurança Pública, construindo um ecossistema que integra soluções de vigilância inteligente e infraestrutura de ponta. Atualmente, este sistema conta com 40 Totens de Segurança e 1.468 câmeras do Cerco Inteligente, integrados ao Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR). Com recursos de reconhecimento facial e leitura de dados, os equipamentos viabilizaram a prisão de 568 pessoas com mandados de prisão em aberto e a apreensão de 1.795 veículos. Os Totens já foram acionados por populares mais de 1.200 vezes e geraram o registro de 510 ocorrências policiais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com 

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados