Segurança Pública
Disque Denúncia 181 passa a receber denúncias por WhatsApp

A revolução tecnológica na Segurança Pública Capixaba chegou ao Disque Denúncia 181 do Espírito Santo, o canal de denúncias anônimas mais eficiente do Brasil. Agora, cidadãos que desejarem contribuir com o trabalho da polícia sem serem identificados podem enviar informações por meio do WhatsApp.
A novidade foi apresentada em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (18). O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, falou sobre a importância da atualização tecnológica no combate à criminalidade.
“O Disque Denúncia 181 já é uma das nossas mais importantes ferramentas, que possibilita a participação de qualquer cidadão na construção de um Espírito Santo mais seguro. Agora, com este novo canal, o Disque Denúncia acompanha a evolução da sociedade, amplia o acesso dos cidadãos e continua sendo um serviço seguro, de sigilo garantido e resolutividade inquestionável”, afirmou.
O número do WhatsApp do Disque Denúncia 181 é 27 99253-8181. Ao mandar um “oi’ para o canal, o cidadão é atendido pela Duda, a Inteligência Artificial do Disque Denúncia, que tem um script pré-desenvolvido, semelhante ao do site. Basta seguir o passo a passo, respondendo às perguntas e enviando as informações, até a finalização da denúncia.
Cada incidente tem um script próprio, e a inteligência artificial fará as perguntas conforme o tipo de crime indicado pelo cidadão. Pelo canal ainda é possível anexar fotos, vídeos, documentos e arquivos de áudio relacionados ao fato. Após a finalização da denúncia, as informações são compiladas em um documento e encaminhadas à unidade policial competente para a apuração do fato.
O sistema não aceita chamadas de vídeo, nem ligações. Nos dois casos, a chamada é bloqueada. Além disso, o robô não reconhece respostas por áudio, sendo necessário responder aos comandos conforme as instruções da conversa, e enviar as informações por escrito. É importante lembrar que o Disque Denúncia 181 é um canal para envio de informações que serão investigadas. Se o cidadão estiver presenciando um crime e precisar de atendimento imediato, o correto é ligar para o Ciodes 190.
O atendimento é totalmente digital, sem qualquer interação humana. Isso significa que desde a primeira mensagem até o envio da denúncia para a polícia, nenhuma pessoa terá contato com as mensagens, nem terá acesso às informações. Os recursos de criptografia, de segurança digital e o uso de Inteligência Artificial garantem que o usuário do sistema tenha sua identidade totalmente preservada, sendo impossível identificá-lo.
“Podemos explicar o sistema como se as informações estivessem caminhando por um corredor. A cada avanço, uma porta se fecha, impedindo que os dados retornem ou sejam rastreados. O recebimento da denúncia é feito por um robô, que conduz a conversa para preencher um formulário. Esse formulário e os anexos vão do robô direto para a nossa base de dados, que é inacessível e, daí, encaminhados para a unidade policial. Só então, pessoas terão contato com as informações da denúncia”, explicou o gerente do Disque Denúncia 181 do Espírito Santo, delegado Paulo Expedicto Amaral.
O gerente explicou, também, que os recursos de segurança digital são semelhantes aos já aplicados no site do Disque Denúncia 181, em funcionamento desde 2018 e, atualmente, responsável pelo recebimento de cerca de 20% do total de denúncias.
A quantidade de registros aumenta ano após ano, o que demonstra que a população confia no Disque Denúncia 181 e se sente confortável para enviar informações que ajudem no trabalho da polícia. Em 2024, o serviço alcançou a marca de 85.260 denúncias recebidas, se consolidando como o canal de denúncias anônimas mais acessado do Brasil.
Com o WhatsApp, o Disque Denúncia 181 passa a conter com três canais para o envio de denúncias anônimas:
– Pelo telefone, basta discar 181
– Pelo computador, basta acessar https://disquedenuncia181.es.gov.br/
– Pelo celular, basta mandar um “oi” para 27 99253-8181
Todos os canais do Disque Denúncia 181 são seguros e garantem o anonimato do denunciante. O serviço de denúncias anônimas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) completa 24 anos em 2025 e já se consolidou como uma importante ferramenta de participação popular na elucidação de crimes e combate à violência.
Além dos canais de denúncia, o Disque Denúncia 181 mantém em seu site o Portal de Pessoas Desaparecidas, iniciativa pioneira no Brasil, criada para divulgar casos de desaparecimento e receber informações que auxiliem na localização de pessoas desaparecidas.
O portal disponibiliza informações em tempo real, permite o envio de fotos, vídeos e arquivos, amplia a participação cidadã nas buscas e está integrado aos registros de ocorrência presenciais e on-line, à Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas e a outros órgãos de segurança pública. A ferramenta também atua como base de dados estratégica para análises e formulação de políticas públicas.
O Disque Denúncia 181 também funciona como canal oficial do Estado para divulgação de Procurados Foragidos, permitindo que a população colabore de forma segura e anônima com a localização de indivíduos com mandados de prisão em aberto.
Fonte: Governo do ES
Segurança Pública
Operação Verão 2025/26 contará com reforço de 1.200 agentes de segurança por dia

O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, divulgou, nesta sexta-feira (19), o planejamento do Governo do Estado para a Operação Verão 2025/26 no Espírito Santo. A ação se estenderá de 26/12/2025 a 22/02/2026, ampliando a presença policial em 27 municípios capixabas, de todas as regiões, com o objetivo de garantir a ordem pública e a paz social, especialmente nos balneários e pontos turísticos.
Em entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o vice-governador explicou os critérios e objetivos da operação.
“Estado Presente com integração, inteligência e investimentos. Há expectativa da chegada de um milhão e meio de turistas em nosso estado, somando a movimentação interna de capixabas para o litoral e para regiões de descanso, lazer e aventura no interior. Vamos direcionar um trabalho integrado das forças de segurança estadual, federal e municipais, especialmente nas cidades com a maior concentração populacional durante o verão. Prevenção e velocidade no poder de resposta para garantir segurança, atendimento e apoio a quem mora ou visita o Espírito Santo”, afirmou Ricardo Ferraço.
A Operação Verão também abrange planejamentos específicos para os grandes eventos previstos para o período, tais como Réveillon, Carnaval de Vitória, Carnaval oficial, blocos de Carnaval e festas municipais. Desta forma, os reforços de efetivo e direcionamento de recursos levará em consideração as especificidades de cada demanda, dentro do período da Operação.
Uma média de 1.200 agentes das forças de segurança serão empenhados por dia durante a Operação Verão, que integra as Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e do Turismo (Setur), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Capitania dos Portos do Espírito Santo, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e prefeituras municipais.
O secretário da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, pontuou que a integração promovida pela Operação Verão já é uma tradição e tem contribuído para consolidar o Espírito Santo como destino para turistas de todo o Brasil. “As pessoas buscam nosso Estado porque aqui encontram um lugar lindíssimo, acolhedor, repleto de atrativos e, principalmente, seguro. Todos os órgãos aqui representados trabalham juntos, para garantir a tranquilidade não só dos visitantes, mas também dos capixabas, promovendo um Verão seguro”, disse.
Uma grande novidade na Operação Verão deste ano é a integração de tecnologias aplicadas à Segurança Pública. O Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Sesp vai operar em apoio às equipes operacionais, processando todas as informações coletadas por meio do Parque Tecnológico do Governo do Estado.
Os dados obtidos por meio dos Totens de Segurança, Cerco Inteligente do Estado, câmeras com reconhecimento facial, drones das forças de segurança, imageador térmico do NOTAer e câmeras corporais das Polícias Civil e Militar poderão convergir para a central de processamento do NIR e auxiliar nas operações em campo.
As equipes operacionais atuarão de forma integrada. A PMES será responsável por operações de saturação, pontos de bloqueio, abordagens a pessoas e veículos, além de fiscalizações de trânsito em conjunto com o Detran|ES e outros órgãos. A Polícia Civil vai abrir três Postos de Atendimento ao Cidadão, que funcionarão nos Distritos Policiais de Jacaraípe, Conceição da Barra e Praia Grande, reforçará as equipes dos plantões das Delegacias Regionais e da Central de Teleflagrante e realizará operações de saturação e das delegacias especializadas.
O Corpo de Bombeiros Militar vai deflagrar a Operação Balneários, que reforça a presença no litoral e balneários do interior com maior fluxo de banhistas, buscando a prevenção e salvamento aquático, evitando afogamentos. Este trabalho é realizado anualmente, em conjunto com os guarda-vidas das prefeituras. Também será atribuição do Corpo de Bombeiros atuar em unidades de conservação e fiscalizar e coibir a realização de eventos clandestinos.
A Polícia Científica vai reforçar equipes nos plantões regionais, desempenhando as funções de Serviço Médico Legal, Perícias Criminais e exames complementares. O NOTAer dará apoio aéreo realizando patrulhamento preventivo e prestando atendimento em emergências policiais e aeromédicas. O Detran|ES providenciará o reforço no serviço de remoção, com recebimento nos pátios 24 horas, promoverá ações educativas e ações integradas do Programa Força Pela Vida, em conjunto com os demais órgãos.
A Capitania dos Portos tem como atribuição realizar abordagens e fiscalizações das normas de segurança da navegação, além de ações preventivas e educativas. Já a Polícia Rodoviária Federal vai realizar a Operação Rodovida nas Rodovias Federais que cortam o Estado, com ênfase nas datas de maior movimento, como Natal, Ano Novo, Carnaval e saída e retorno de férias escolares.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
-

Geral2 dias atrásPilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro
-

Negócios1 dia atrásCEOs Indicam Seus Livros Preferidos do Ano
-

Cidades23 horas atrásDia do Serrano: show com João Bosco e Vinícius é a grande atração nacional da Festa de São Benedito na Serra
-

Geral2 dias atrásGoverno do Estado lança o Portal Único do Rio Doce
-

Negócios6 horas atrásAntes de Traçar Metas para 2026, Faça Esta Autorreflexão
-

Tecnologia6 horas atrás10 animes shounen para assistir no Prime Video
-

Geral35 minutos atrásBolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral






















