Ligue-se a nós

Segurança

Espírito Santo registra redução no número de mortes no trânsito

Redação Informe ES

Publicado

no

O Espírito Santo registrou uma queda de 6,6% no número de mortes no trânsito no primeiro semestre de 2025. O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), junto com as demais forças de segurança pública e viária, trabalha de forma integrada em prol da redução do número de sinistros de trânsito e de mortes nas vias do Estado.  

De janeiro a junho de 2025, foram registradas 450 mortes no trânsito capixaba. Enquanto em 2024, foram 482 vidas perdidas em sinistros de trânsito. O dado representa 32 vidas preservadas na comparação com o mesmo período de 2024.  

Desde o início deste ano, o Detran|ES vem intensificando as ações de fiscalização de trânsito, especialmente do Comitê Integrado de Fiscalização Força Pela Vida, e as atividades de educação promovidas em todo o Estado.   

De janeiro a maio de 2025, os agentes de trânsito do Detran|ES realizaram 118 operações de fiscalização para promover a segurança e combater o desrespeito às regras de trânsito no Estado. As blitzes têm como foco principal o combate à mistura de bebida e direção, fiscalização de motocicletas, transporte escolar, transporte clandestino, entre outras temáticas para garantir a segurança nas vias.  

Anúncio

A equipe de educação para o trânsito do Detran|ES realizou 138 ações de conscientização para a adoção de comportamentos seguros no trânsito em abordagens nas vias e atividades em escolas e empresas de todo o Estado, sensibilizando 42.287 pessoas no primeiro semestre deste ano.  

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforça que o número ainda é alto, mas cada vida preservada é importante. Ele destaca o empenho do Governo do Estado e das forças de segurança pública e viária para mudar o cenário do trânsito no Estado.  

“Cada redução é muito importante porque esses números significam vidas que foram salvas. Nós viemos de um aumento nos registros de mortes no trânsito nos últimos anos e essa redução que vemos agora é fruto de um grande esforço. Nós temos aumentado significativamente as ações de fiscalização e de educação para que esses resultados possam ter o retorno que estamos verificando nos números. Então, essa redução é resultado também de uma grande mobilização do Detran, das forças de segurança viária do Estado, federais e dos munícipios contra esse grave crescimento dos índices com mais ações no sentido de fazer uma contenção”, explicou Givaldo Vieira.  

Ele destaca ainda a importância da mudança de comportamento para reduzir as mortes no trânsito. “O esforço que o governador Renato Casagrande vem fazendo ao longo dos últimos anos levou a uma redução histórica dos homicídios dolosos, o que acabou colocando em evidência maior esse drama que nós vivemos, que é o drama da morte no trânsito. Isso nos coloca um desafio muito grande porque, diferente do crime onde se combate ação de grupos criminosos, no caso do trânsito, a gente está lidando com o comportamento de pessoas que assumem o risco de provocar um sinistro ou ter o resultado de uma morte dela própria ou de outras pessoas no trânsito. São comportamentos como conduzir veículos falando ao celular, fazer ultrapassagens ou conversões em local proibido, passar por semáforo vermelho, exceder a velocidade, usar o álcool e conduzir o veículo que têm resultado na perda de vidas e em um número muito grande de feridos”, alerta Vieira.  

Anúncio

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, reforça a importância das ações para reduzir as mortes no trânsito. “A redução da letalidade no trânsito se tornou uma prioridade na gestão do governador Renato Casagrande e temos conseguido alcançar esse objetivo, com ações integradas, acompanhamento e monitoramento de dados, e operações de fiscalização. Não podemos tolerar que a imprudência gere perda de vidas em nossas vias. Aquele condutor que insistir em desobedecer a lei e misturar álcool com direção será alcançado pelas nossas equipes. Seguimos fortes no caminho da redução de homicídios e também de óbitos no trânsito”, disse Damasceno. 

Dados 

Os dados do Observatório de Trânsito do Espírito Santo mostram que, de janeiro a junho de 2025, houve uma redução de 6,6% nas mortes no trânsito no Estado. Foram 450 vítimas fatais contra 482 no mesmo período de 2024.  

As mortes de motociclistas tiveram uma redução de 5,9%, indo de 237 vítimas no primeiro semestre de 2024 para 223 óbitos em 2025. Ainda assim, os condutores, caronas ou sinistros envolvendo motocicletas representam 49,45% do total de vítimas fatais no Estado. 

Anúncio

As mortes de ciclistas subiram 36,8%, com 26 óbitos de janeiro a junho de 2025, e 19 no primeiro semestre de 2024. O aumento também foi registrado nas mortes por atropelamento, que subiram 2,9%, passando de 70 óbitos nos seis primeiros meses de 2024 para 72 no mesmo período de 2025. 

Os dados mostram que 73% dos óbitos foram registrados em municípios do interior do Estado e 27% na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).  

Apesar da redução das mortes no Estado, a Região Metropolitana da Grande Vitória teve um aumento de 2,54% no número de óbitos. O dado foi impactado pela elevação de 50% das mortes no município da Serra e de 27,78% em Cariacica. As demais regiões do Estado apresentaram redução nas mortes, com destaque para as regiões Noroeste (-35,58%) e Serrana (-32,29%). 

O Detran|ES explica que a metodologia utilizada considerou os dados de vítimas fatais fechados até o dia 1º de julho. O Sistema de Registro de Óbitos é atualizado a cada seis horas e os registros de ocorrências com vítimas fatais podem ser requalificados. A qualificação da vítima é, geralmente, realizada pelo Instituto Médico Legal (IML), podendo ocorrer em até 90 dias após o sinistro de trânsito. No entanto, há casos em que vítimas hospitalizadas por períodos mais longos evoluem a óbito após esse prazo, sendo contabilizados, posteriormente, com base na data do sinistro. 

Anúncio

Menos sinistros de trânsito 

Assim com a redução do número de mortes no trânsito, o Estado também apresentou uma redução importante no número de sinistros de trânsito, que caíram de 25.880 no primeiro semestre de 2024 para 20.131 neste ano. O total de sinistros com vítimas fatais foram de 454, nos seis primeiros meses de 2024, para 438, neste ano. 

Os sinistros com vítimas parciais reduziram de 6.355 no primeiro semestre de 2024 para 3.046 no mesmo período deste ano. 

Comitê Integrado 

Anúncio

Em atenção aos dados de mortes no trânsito, que superaram os registros de homicídios pela primeira vez na série histórica registrada pela Sesp, o Governo do Estado instituiu uma série de ações e iniciativas. Entre elas, está a criação de um Comitê Permanente de Preservação da Vida no Trânsito, coordenado pela Sesp e responsável por analisar as características dos sinistros de trânsito, planejar e realizar ações com foco na redução dos óbitos. 

O grupo produz relatórios detalhados e se reúne periodicamente para avaliar os registros e analisar, individualmente, cada caso, conduzindo as estratégias para a redução de incidentes e preservação de vidas no trânsito. O comitê se baseia na mesma estratégia do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que tem gerado importantes resultados na redução de homicídios e alcançado recordes históricos.       

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação do Detran|ES 

Anúncio

Zu Coelho / Fabricia Borges 

imprensa@detran.es.gov.br 

Cidades

Serra registra a menor quantidade de homicídios da série histórica entre janeiro e maio de 2025

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra alcançou, em 2025, o menor número de homicídios dolosos da série histórica: segundo dados oficiais, foram registrados 32 casos entre janeiro e maio. Para efeito de comparação, em 2003, ano em que o município atingiu o pico nesse mesmo período, o número chegou a 204. A queda atual representa uma redução de aproximadamente 84% em relação ao pico.

Desde o fim de 2010, a cidade passa por uma trajetória de queda consolidada no número de homicídios, após mais de uma década com altas taxas. A Serra vem registrando sucessivas quedas, chegando ao atual número de 32 homicídios em 2025, o menor desde o início da série analisada em 1996.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, argumenta que o resultado é um marco importante para a segurança da Serra. “O resultado é fruto do trabalho incansável das forças policiais, do Ministério Público e do Poder Judiciário, associado ao empenho das nossas Secretarias Municipais, atuando nos territórios mais vulneráveis. A segurança pública tem sido tratada com muita responsabilidade. A tolerância é zero contra o crime e contra o criminoso”, afirma.

Os dados foram apresentados no encontro mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra e estão disponíveis no Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP).

Fonte: Secom-PMS Texto: Jonathas Gomes – Foto: Gabriel Barroso

Anúncio
Continuar Lendo

Segurança

Governo do Estado vai implantar Totens de Segurança blindados e com inteligência artificial na Grande Vitória

Redação Informe ES

Publicado

no

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), importantes investimentos na área de Segurança Pública. O primeiro é a instalação de 40 Totens de Segurança na Região Metropolitana da Grande Vitória e o segundo é a ampliação da tecnologia de Reconhecimento Facial, que passará a operar nos dez terminais rodoviários que compõem o Sistema Transcol e em 500 ônibus da frota.

Ambos projetos são executados por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Com eles, o Governo do Estado dá mais um importante passo na modernização da Segurança Pública do Espírito Santo, associando tecnologia de ponta com trabalho policial, prevenção, cidadania e combate à violência.

São novos investimentos que produzem resultados, pois se conectam com a nossa plataforma do Cerco Inteligente. São ferramentas para trazer mais segurança para as pessoas que transitam nessas regiões e utilizam o transporte público. Os totens farão a análise dos locais com reconhecimento facial e da placa de veículos, além do botão de segurança à disposição do cidadão que poderá falar diretamente com o Ciodes. As 500 câmeras já estão instaladas e em funcionamento nos ônibus do Sistema Transcol”, afirmou o governador.

Casagrande destacou que o sistema nos coletivos passou pela fase de testes e agora estão aptas a fazer o reconhecimento facial de passageiros e deve auxiliar na redução de delitos no Transcol. “Se alguém cometer algum crime, nossas equipes buscam a cena e se essa pessoa tiver na base de dados, essa pessoa será identificada. A base de dados fica em constante construção. Os dados do sistema da nova carteira de identidade, de pessoas com carteira de motorista e também dos colhidos no sistema carcerário estão nessa base de dados.”

Anúncio

Os novos Totens de Segurança têm o objetivo de aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio. O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos provenientes do Tesouro Estadual.

São estruturas robustas e imponentes, com quatro metros de altura, voltadas ao monitoramento urbano inteligente. São equipados com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.

A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.

O sistema será totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do Governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190), fortalecendo a prevenção e a redução da criminalidade e da violência, funcionando como pontos de vigilância ativos, ampliando a presença das forças de segurança nos espaços públicos e aprimorando a resposta a situações de risco.

Anúncio

Os Totens vão dispor de botão de comunicação, por meio do qual qualquer cidadão poderá falar com o Ciodes 190 e se comunicar com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, contribuindo para a inibição da prática de crimes e acelerando a resposta em caso de emergência.

Além dos 40 totens, será implantada uma Central de Monitoramento no Ciodes 190, que funcionará ininterruptamente, para acompanhar os dispositivos em tempo real e operar a comunicação com a população.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que desde 2019 o Governo do Estado tem trabalhado para levar a Segurança Pública do Espírito Santo ao destaque no cenário nacional.

Com mais este robusto investimento, o Espírito Santo avança em direção à segurança da população e na redução da criminalidade. Hoje, já colhemos frutos dos investimentos realizados pela Gestão Casagrande desde 2019. O Estado tem o menor número de homicídios em 28 anos, crimes patrimoniais estão em redução, organizações criminosas estão sendo desarticuladas”, explicou o secretário.

Anúncio

Damasceno prosseguiu, destacando a importância dos Totens de Segurança: “Os totens são mais uma etapa deste trabalho, e o objetivo é que eles ampliem a presença do Estado, reforçando a sensação de segurança da população, inibindo delitos e possibilitando respostas mais rápidas em casos de emergência, além de apoio investigativo e preventivo, com base em dados.”

A experiência de outros estados brasileiros demonstra o impacto direto dos Totens de Segurança na melhoria da qualidade de vida da população. Em municípios paulistas como Cotia e Diadema, os equipamentos contribuíram para uma redução de 96% em furtos, invasões e vandalismos em frente às escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.

No estado de Rondônia, foi registrada diminuição nos casos de latrocínio, roubos a comércios e residências, e feminicídios. Já no Pará, os homicídios caíram 67%, atingindo em abril de 2024 o menor número de casos desde 2010.

Ao todo, foram selecionados pelas forças de segurança, com base nas estatísticas criminais, 50 pontos de possível instalação dos totens, sendo que o contrato é para instalação de 40 equipamentos. Em caso de qualquer problema técnico, ou impossibilidade em algum local, outras opções já estão elencadas para que a tecnologia seja fixada.

Anúncio

É com base numa experiência testada e comprovada que a gente está fazendo efetivamente esse investimento. Experiência para que a gente possa ampliar a capacidade de efetividade em nossa segurança pública. Os números comprovam as quedas nos índices de crimes. Estamos dando um passo seguro. Essa é uma estratégia de inteligência para aumentar a presença e a capacidade de respostas. Respostas rápidas para ampliar a percepção de segurança às famílias capixabas”, comentou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Os pontos são:

Vitória – Parque Moscoso
Vitória – Praça Costa Pereira – Centro de Vitória
Vitória – Praça Princesa Isabel – Centro
Vitória – Praça do Papa
Vitória – Enseada do Suá – Frente ao Shopping Vitória
Vitória – Enseada do Suá – Atrás do Shopping Vitória
Vitória – Reta da Penha – Próximo ao Boulevard e Centro da Praia
Vitória – Praça dos Namorados
Vitória – Triângulo das Bermudas
Vitória – Ponte Ayrton Senna
Vitória – Praça de Itararé
Vitória – Reta da Penha – próximo à Findes
Vitória – Praia de Camburi
Vitória – UFES – saída Jardim da Penha
Vitória – Praia de Camburi – próximo as arenas de shows
Vitória – Jardim Camburi – Praia de Camburi
Vitória – Parque da Vale

Viana – Marcílio de Noronha – Praça
Viana – Centro de Viana

Anúncio

Serra – Terminal de Carapina
Serra – Jardim Limoeiro
Serra – Praça de Novo Horizonte
Serra – Laranjeiras – Av. Central com Norte Sul
Serra – Parque Residencial Laranjeiras
Serra – próximo ao Shopping Montserrat – Laranjeiras
Serra – Serra-Sede
Serra – Manguinhos
Serra – Jacaraípe

Vila Velha – Cobilândia
Vila Velha – Glória 1 -Av. Jerônimo Monteiro
Vila Velha – Glória 2
Vila Velha – Praça Duque de Caxias
Vila Velha – Prainha
Vila Velha – Praia da Costa – Final
Vila Velha – Itapuã – Av. Resplendor
Vila Velha – Itapuã – Orla
Vila Velha – Itapuã – Jair de Andrade
Vila Velha – Ao Lado do Shopping Vila Velha e UVV
Vila Velha – Praça de Coqueiral
Vila Velha – Praça do Ciclista
Vila Velha – Praça de Gaivotas
Vila Velha – Terminal Itaparica/Rodoviária

Cariacica – Ceasa – Vila Capixaba
Cariacica – Avenida Expedito Garcia
Cariacica – Avenida Expedito Garcia _ponto 2
Cariacica – Mercado Municipal Cariacica
Cariacica – Jardim América

Guarapari – Divisa da Areia Preta e Castanheiras
Guarapari – Centro Muquiçaba
Guarapari – Praia do Morro 

Anúncio

Modernização da Mobilidade a Serviço da Segurança

Como parte do processo de modernização do sistema de transporte público, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), em parceria com a Sesp e o apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros de Espírito Santo (Ceturb-ES) e do GVBus, está ampliando as ações de segurança nos terminais e nos coletivos da região metropolitana da Grande Vitória.

Os terminais já contam com câmeras de videomonitoramento, mas agora passam a receber um sistema mais inteligente, com tecnologia de biometria facial. Essa inovação permite aprimorar a identificação de pessoas e ocorrências, fortalecendo a prevenção e o combate ao crime. Já foram instaladas 500 câmeras nos coletivos e os primeiros resultados são considerados satisfatórios pela Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo monitoramento e análise das imagens.

Além dos novos equipamentos, a iniciativa envolve a adoção de softwares específicos e a adequação da infraestrutura necessária para integrar a mobilidade urbana ao sistema de segurança pública — uma medida que reforça o compromisso do Governo do Estado em oferecer um transporte coletivo cada vez mais seguro, moderno e eficiente.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Anúncio

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
comunicasespes@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

Continuar Lendo

Geral

Espírito Santo encerra abril com recorde histórico e menor marca de homicídios desde 1996

Redação Informe ES

Publicado

no

O Espírito Santo registrou 253 homicídios dolosos nos quatro primeiros meses de 2025. O número representa uma redução de 21% com relação a 2024, que registrou 320 casos e era, até então, o melhor resultado desde 1996. Com isso, 2025 passa a ocupar a posição de menor número de homicídios dos últimos 29 anos. Apenas no mês de abril, o Espírito Santo registrou 52 homicídios, contra 89 em 2024.

Com este resultado, o mês de abril de 2025 não só supera abril de 2024 como se torna o segundo mês com o menor número de homicídios em 29 anos, considerando todos os meses de todos os anos.  O desempenho reflete uma trajetória consistente de redução da violência letal no estado, fruto das ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado desde 2019, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

“Estamos no caminho certo, reduzindo homicídios mais uma vez. Nesse primeiro quadrimestre, reduzimos o índice em 21%, mostrando que, com o trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e a dedicação das nossas forças de segurança, estamos alcançando nossos objetivos. Ainda temos muito desafios, mas toda conquista deve ser comemorada”, disse o governador Renato Casagrande.

A realização de concursos para recomposição de efetivo, aliada à aquisição de novos equipamentos, armamentos e viaturas e o robustecimento do parque tecnológico que trouxeram os processos investigativos para o século XXI fazem do Espírito Santo um destaque nacional na redução de homicídios.

“Seria impossível manter esta curva de redução por tanto tempo sem a atenção que o nosso governador dedica à área de Segurança Pública. É ele quem conduz pessoalmente este trabalho e o resultado é este que vemos hoje: capixabas mais seguros. Hoje temos uma polícia tecnológica, com recursos que nos colocam em posição de enfrentar e coibir a criminalidade violenta de forma eficaz. Este trabalho é contínuo e planejado, portanto, continuamos trabalhando diariamente com certeza que este é o caminho. O Espírito Santo é o Brasil que dá certo”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

Outro marco relevante é a redução da taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Em 2009, o Espírito Santo enfrentava uma taxa alarmante de 58,3 homicídios por 100 mil habitantes, uma das maiores do País à época. Em 2025, o estado rompeu uma barreira histórica: a taxa parcial calculada para o primeiro quadrimestre aponta para 18,5 homicídios por 100 mil habitantes, um novo patamar que consolida o avanço das políticas públicas de prevenção à violência.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, destacou os motivos que levam o Espírito Santo a indicadores tão promissores na Segurança Pública. “Esses resultados são frutos da atuação conjunta e eficaz das nossas forças policiais, mas também de muito planejamento e organização da máquina pública. Um processo liderado pelo governador e que nos permite realizar investimentos robustos na infraestrutura, no aparelhamento e recomposição do nosso efetivo e em tecnologia, ampliando o tempo de resposta das nossas polícias e garantindo, cada dia mais, a melhoria da segurança pública capixaba”, afirmou.

Duboc prosseguiu: “Além disso, o avanço nos resultados também está diretamente relacionado às ações do eixo de proteção social do Programa Estado Presente, que vem sendo estruturado a partir da compreensão das condicionantes de vulnerabilidade de jovens em territórios conflagrados. A partir desse diagnóstico, temos implementado políticas integradas de prevenção à violência, fortalecimento da rede de proteção e ampliação das oportunidades para a juventude, com foco na transformação de realidades e na construção de um futuro mais seguro e justo para todos.”

Redução por regiões

Todas as cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) apresentaram redução nos registros de homicídios no mês de abril:

  • Região Metropolitana: 26 homicídios em abril (contra 47 em 2024). No acumulado do ano, a região soma 117 homicídios, 26% a menos que os 158 de 2024.
  • Região Norte: 9 homicídios em abril (contra 10 em abril de 2024). No acumulado, são 57 casos, contra 62 registros no mesmo período de 2024, uma redução de 8,1%. Destaque para Linhares, com 3 homicídios no mês.
  • Região Sul: 3 homicídios em abril (contra 6 em abril de 2024). No acumulado do quadrimestre foram 24 homicídios, contra 33 no mesmo período de 2024 — redução de 27,3%. Alegre, Itapemirim e Anchieta não registraram nenhum homicídio no mês.
  • Região Noroeste: 11 homicídios em abril, contra 17 no mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, são 44 casos, contra 47 em 2024 – redução de 6,4%. Colatina também não teve registros em abril.
  • Região Serrana: 3 homicídios em abril (contra 9 em abril de 2024). No quadrimestre, 11 casos, contra 20 no ano anterior — queda expressiva de 45%. Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá zeraram os registros de homicídio em abril.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados