Ligue-se a nós

Segurança

Eugênio Ricas é convidado para a Interpol e deixa a Secretaria de Segurança do ES

Redação Informe ES

Publicado

no

Leonardo Geraldo Baeta Damasceno: atualmente está como Subsecretário de Estado de Inteligência.

É Delegado de Polícia Federal, Bacharel em Direito pela UFMG em 2000, pós-graduado em Direito Público e Processual Público em 2005 e em Ciências Penais em 2008.

O delegado Damasceno tem diversos outros cursos de aperfeiçoamento, com destaque para: Curso Básico de Inteligência na Escola de Inteligência da Abin, Curso de Ferramentas de Análise i2 na ANP/PF, Curso de Gestão de Operações de Inteligência Policial na ANP/PF, Curso de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro na COPEI/Receita Federal,
Grotius Express no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional/MJ, The Reid Technique of Interviewing and Interrogation and Advanced Course na John E. Reid and Associates Inc., Leadership Forum no FBI, entre outros.

Ao longo da carreira exerceu diversas chefias e encargos na Polícia Federal no Espírito Santo, sendo os mais recentes os seguintes: chefe do Núcleo de Inteligência Policial, chefe do Núcleo de Polícia Marítima, coordenador do Grupo de Repressão a Crimes Financeiros, chefe da Delegacia de Repressão a Drogas, chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, chefe da Delegacia Regional Executiva e Superintendente Regional da PF/ES interino.

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Criação de Batalhão da Polícia Militar em Marataízes mobiliza sul do estado

Redação Informe ES

Publicado

no

A implantação do Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Marataízes mobilizou moradores, membros da força de segurança e gestores públicos do sul do estado. Mais de 200 pessoas participaram, na noite de quinta-feira (13), de audiência pública da Comissão de Segurança. O Salão do Tribunal do Júri da Comarca do município ficou lotado e até um telão foi usado para transmitir o debate para quem ficou do lado de fora.

A proposta para transformar a atual 9ª Companhia (Cia.) Independente em BPM é alvo da Indicação Parlamentar 85/2025, iniciativa do deputado Coronel Weliton (PRD) já aprovada pelo Plenário e encaminhada ao governo do Estado.

Um efetivo de 138 policiais é responsável hoje pelo atendimento de uma extensa área de 1.480,3 quilômetros quadrados que abrange os municípios de Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul, cuja população somada ultrapassa 106 mil. A expectativa é, com a criação do 15º Batalhão da PM capixaba, melhorar as condições de segurança na região com policiamento ostensivo.

O comandante da 9ª Cia., major Nério Pereira da Silva Filho, estima “aumento da capacidade de gerir a unidade como um grupo de gestão muito maior do que tem hoje e, com certeza, a possibilidade de melhores resultados do que aqueles alcançados”. Para isso é previsto maior efetivo, aumento do número de viaturas, do aparato técnico da unidade, além da estrutura física.

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (União), explicou que, para a criação do batalhão, é necessário que o Executivo encaminhe uma proposta de lei específica. Segundo ele, tão logo o projeto chegue à Casa, será votado pelo Plenário.

Anúncio

Marcelo ponderou que, para a medida se efetivar, alguns desafios precisam ser enfrentados. Como exemplo citou a necessidade de uma reforma na PM “para que a polícia possa ser oxigenada, garantindo principalmente a estabilidade dos policiais, das suas promoções”.

“O papel da Assembleia não é executar a política pública, é provocar para que ela aconteça”, disse, destacando o peso da audiência pública realizada pelo Poder Legislativo para escutar as demandas da população.

Preocupações com a segurança

O presidente elencou que uma das maiores preocupações é com a segurança na divisa do Espírito Santo, no caso o município de Presidente Kennedy, com o Rio de Janeiro. A cidade, localizada no extremo sul capixaba, vem recebendo investimentos importantes, como a construção do Porto Central, trazendo aumento da população e das demandas de segurança pública.

Conforme major Nério, “a vasta área territorial (de Presidente Kennedy) facilita a circulação de substâncias ilícitas e o deslocamento de criminosos entre os estado, além da área costeira, que facilita o transporte de ilícitos em embarcações”.

Anúncio

”Temos dois policiais militares trabalhando por dia em um município com uma extensão territorial de 594 quilômetros quadrados. (…) O centro urbano é pequeno, mas temos uma área rural enorme”, disse o prefeito interino de Presidente Kennedy, Fabio Feliciano de Oliveira (PSB).

Já em relação a Rio Novo do Sul, que tem 11.069 habitantes, a preocupação maior é quanto à segurança de produtores rurais, sobretudo de café, que se encontram em regiões afastadas da sede do município. O major explicou que a BR-101, que corta a região, vem sendo utilizada para “transporte ilegal de mercadorias e substâncias ilícitas”.

O superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Faustino Antunes Simões Filho, destacou a redução de homicídios no Espírito Santo, “menos 900 em 2024”, e atribuiu o resultado ao programa Estado Presente. Também apresentou um balanço de crimes contra a vida e o patrimônio registrados no primeiro bimestre de 2025. Faustino representou, na reunião, o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda.

Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Segurança, deputado Danilo Bahiense (PL), disse que será elaborado um relatório, a ser apresentado ao colegiado e depois encaminhado às autoridades competentes.

Fonte: Ales – Por: Angèle Murad, com edição de Marcos Bonn – Foto: Anna Salles

Anúncio

Continuar Lendo

Segurança

Espírito Santo encerra fevereiro com menor patamar de homicídios em 29 anos

Redação Informe ES

Publicado

no

O Espírito Santo encerrou fevereiro com o menor número de homicídios dolosos dos últimos 29 anos. Foram 67 registros em fevereiro de 2025, contra 71 em fevereiro de 2024, o que representa uma queda de cerca de 5,7%. Com isto, o Estado também alcança o menor patamar de homicídios para o primeiro bimestre, totalizando 136 casos, em 2025 contra 140, em 2024. 

A redução é resultado do trabalho integrado entre Forças de Segurança e outros órgãos, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. “Temos trabalhado arduamente para alçar o Espírito Santo a uma posição de destaque nacional no tema redução de homicídios. O trabalho é diário, analisando as particularidades de cada região e definindo estratégias de combate à criminalidade violenta e preservação da vida. Manter a curva de redução mês após mês nos mostra que este é o caminho certo a seguir”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno. 

Ao analisar os dados do bimestre por regiões, destaca-se o resultado da Região Serrana, com queda de 33% nos registros (4 homicídios em 2025 contra 6 em 2024). A Região Sul reduziu os homicídios em 9% (de 12 em 2024 para 11 em 2025) e na Região Norte a retração foi de 8,1% (de 37 ocorrências em 2024 para 34 em 2025).  A Região Metropolitana registrou queda de 16%. As atenções das Forças de Segurança se voltam para a Região Noroeste, a única com aumento nos casos de homicídios em fevereiro. Para que esta região alcance os mesmos patamares de redução do restante do Estado, ações específicas com foco no combate à criminalidade violenta estão em andamento. 

Feminicídios 

Anúncio

As mortes de mulheres em decorrência de violência de gênero registraram queda em fevereiro. Neste mês, o Espírito Santo registrou dois feminicídios, contra quatro casos em fevereiro de 2024. Considerando o bimestre, 2025 soma, até o momento, sete feminicídios, contra seis em 2024. Desde o início do ano, ações dedicadas à repressão à violência doméstica e familiar têm sido adotadas pelos órgãos de segurança com o objetivo de refrear este mal que atinge a sociedade. 

“Este é um tipo de crime que nos choca, pois é absurdamente cruel. O feminicídio é o último patamar de violência que pode ser cometido contra uma mulher, geralmente precedido de outras ações violentas de homens que não entendem o que é respeito à vida e à dignidade. Temos empenhado esforços na investigação de crimes oriundos de violência doméstica e familiar, realizado as visitas tranquilizadoras da Patrulha Maria da Penha, e planejado ações contundentes. E continuaremos trabalhando, para pôr fim a este crime bárbaro e inaceitável”, pontuou Damasceno.

Uma das ações foi o treinamento, realizado nesta semana na Sesp, para aprimorar o fluxo de denúncias recebidas por meio do Disque Denúncia 181. Ao todo, 63 policiais civis receberam capacitação para receber, tratar e averiguar denúncias anônimas relatando violência doméstica, que podem ser cruciais para a preservação de vidas. Além disso, já está em andamento a Operação Maria’s, deflagrada pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) anualmente no mês de março, com o objetivo de reprimir e prevenir crimes de violência doméstica. Em Guarapari, ações de busca já resultaram na prisão de cinco homens autores de violência contra a mulher. 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Segurança

Governo do Estado entrega viaturas e estrutura de treinamento para reforçar a PCES

Redação Informe ES

Publicado

no

Como parte do programa de modernização da Polícias dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, o Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (06), na Chefatura de Polícia de Civil do Espírito Santo, em Vitória, importantes investimentos destinados à Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). A cerimônia marcou a entrega de viaturas caracterizadas e a inauguração do novo Estande de Tiro Indoor, iniciativas que visam aprimorar as condições de trabalho e reforçar a eficiência das forças de segurança pública. 

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve presente no evento para realizar a entrega dos equipamentos e destacou a continuidade dos investimentos do Governo do Estado na segurança pública.

“Hoje estamos fazendo entregas com recursos do Governo do Estado e também com uma emenda de bancada. Estamos entregando dois estandes de tiros, quarenta viaturas, armas diversas e modernas, entre outros equipamentos. É um investimento que fazemos de forma permanente, para fortalecer a segurança pública. É bom poder começar o ano já apresentando esses investimentos, mas também agradecendo a todos os policiais, porque tivemos o melhor ano da história do Espírito Santo em termos de homicídios. Também reduzimos praticamente todos os tipos de delitos contra o patrimônio. É uma conquista importante, fruto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e fruto também das estratégias adotadas pelos profissionais de segurança pública, que nos têm permitido reduzir os homicídios”, disse o governador.

O Espírito Santo finalizou 2024 com uma redução de 12,8% dos homicídios, em relação ao ano anterior. O resultado é o melhor desde 1996, início da série histórica, e primeira vez que o Estado registra menos de 900 casos em um ano. Casagrande prosseguiu: “nós temos desafios enormes, especialmente em relação ao crime contra as mulheres. Nosso esforço é o esforço de fortalecimento da polícia civil, da polícia militar, da polícia científica, para continuar enfrentando e vencendo os desafios que a gente tem. E o desafio de 2025 é ainda maior, considerando a grande redução que tivemos no ano passado”.

As entregas realizadas nesta segunda-feira (06), totalizam R$ 15.725.604,10 de investimento, que contemplaram a aquisição de 200 carabinas Arad, 500 coletes balísticos, 400 pistolas Glock, 2 mil mochilas táticas, 40 viaturas Ford Ranger, além de um novo Estande de Tiro Indoor.

Anúncio

As pistolas Glock, as carabinas Arad, e as viaturas ranger, vão reforçar a eficácia das operações. O Estande de Tiro Indoor, será fundamental para o treinamento das equipes. As mochilas táticas e os coletes balísticos visam reforçar a segurança dos profissionais no desempenho de suas funções. Além disso, a PCES recebeu viaturas adicionais, adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FESP) e por meio de emenda parlamentar.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o impacto dos investimentos para a Polícia Civil: “Os investimentos são robustos para a nossa Polícia Civil, que agora passa a contar com um novo estande para treinamento de tiros, novas viaturas, armamento de última geração, para o combate ao crime em território capixaba. Mais uma entrega para a Segurança Pública, dentro do programa Estado Presente, com apoio ainda da nossa bancada federal, além de recursos do fundo. Cada centavo investido faz com que a nossa polícia judiciária, aquela que tem a missão investigativa, dê cada vez mais resultados e diminua a impunidade em nosso Estado”.

O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, ressaltou a importância dos investimentos realizados em 2024 pelo Governo do Estado, por meio do programa Estado Presente em Defesa da Vida: “O Governo do Estado realizou grandes investimentos na Polícia Civil, especialmente em tecnologia e inteligência. A entrega de viaturas, armas e coletes é uma pequena amostra desses avanços, que beneficiaram diretamente nossos policiais e, como resultado, a sociedade capixaba, que presenciou uma redução significativa nos índices de criminalidade em nosso Estado.”

As entregas:

Anúncio

As 400 pistolas Glock, no valor total de R$ 986.024,00, são armas consagradas internacionalmente, escolhidas pela sua confiabilidade e durabilidade. A aquisição de 200 carabinas modelo Arad, com investimento de R$ 2.396.412,57, visa aumentar a capacidade de enfrentamento da PCES nas delegacias especializadas de todo o estado.

Em relação à frota, foram entregues 40 viaturas Ford Ranger 0 km, com um investimento de R$ 10.472.720,00, que irão reforçar a mobilidade e agilidade das operações da PCES em todo o estado.

Outro destaque é a entrega do Estande de Tiro Indoor, que foi concluído em 2023 após 9 meses de execução. Com um investimento de R$ 2.132.376,53, a nova estrutura proporciona um ambiente ideal para o treinamento tático e estratégico das equipes policiais, com uma área de 208, 24 metros quadrados.

Além disso, foram adquiridas 2 mil mochilas táticas, no valor de R$ 1.512.840,00, e 500 coletes balísticos dissimulados, que proporcionam maior segurança aos policiais em situações de risco elevado, somando R$ 696.000,00.

Anúncio

Por fim, a Polícia Civil também recebeu viaturas adicionais, como uma van caracterizada e quatro viaturas blindadas, recursos provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FESP), com objetivo de fortalecer a estrutura e a segurança das instituições.

Ainda em relação à frota, foram entregues três viaturas caracterizadas, marca Mitsubishi, modelo L200, destinadas aos projetos prioritários da PCES: Homem Que É Homem (DIV-DEAM), Papo de Responsa (Acadepol) e Agente Canino (Core). Essas viaturas foram adquiridas com recursos federais por meio do Convênio Ministério da Justiça e Segurança Pública, viabilizado pela Emenda de Bancada do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados