Ligue-se a nós

Tecnologia

Os 10 melhores filmes com Denzel Washington na Netflix e outros streamings

Redação Informe ES

Publicado

no

Com uma carreira respeitada e premiada, Denzel Washington é amplamente considerado um dos maiores atores de sua geração. Prestigiado no teatro e no cinema, Denzel já recebeu dois Oscars, três Globos de Ouro, um Screen Actors Guild Award e um Tony Award. 

Com uma filmografia extensa, marcada por sucessos de público e crítica, Denzel brilhou em papéis de drama, suspense, ação e ficção científica. 

Que tal explorar um pouco mais a carreira desse grande ator? A seguir, selecionamos os 10 melhores filmes com Denzel Washington disponíveis nos principais serviços de streaming, como a Netflix.

Gladiator 2 (2024) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Denzel Washington: melhores filmes para ver online

  • Tempo de Glória (1989)
  • O Gângster (2007)
  • Chamas da Vingança (2004)
  • Déjà Vu (2006)
  • Jogada Decisiva (1998)
  • O Voo (2012)
  • Dia de Treinamento (2001)
  • Malcolm X (1992)
  • Hurricane – O Furacão (1999)
  • Filadélfia (1993)

Tempo de Glória (1989)

Glory (1989) / Credito: Tri-Star Pictures (divulgação)

O drama de guerra “Tempo de Glória” deu a Denzel Washington seu primeiro Oscar. O enredo acompanha um dos primeiros regimentos afro-americanos do Exército da União na Guerra Civil Americana. 

Matthew Broderick protagoniza como o coronel Robert Gould Shaw, figura real e comandante do regimento. 

Anúncio

Denzel Washington atua como um dos membros do regimento e foi elogiado por sua performance, recebendo o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O elenco também conta com Cary Elwes e Morgan Freeman.

  • Onde assistir: Netflix

Leia mais:

  • 10 filmes de animações assustadores para assistir nos streamings
  • 7 melhores filmes com Kate Beckinsale para assistir na Netflix e outros streamings
  • Os 10 melhores filmes do diretor Ridley Scott disponíveis nos streamings

O Gângster (2007)

American Gangster (2007) / Credito: Universal Pictures (divulgação)

Dirigido por Ridley Scott, “O Gângster” é um filme vagamente baseado em fatos reais.

Denzel Washington interpreta Frank Lucas, um traficante que constroi um império de drogas na Nova York dos anos 1970. Frank contrabandeava heroína para os EUA em aviões que retornavam da Guerra do Vietnã. 

O elenco também conta com Russell Crowe no papel do policial Richie Roberts.

  • Onde assistir: Netflix e Telecine

Chamas da Vingança (2004)

Man on Fire (2004) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Thriller de ação dirigido por Tony Scott, “Chamas da Vingança” é baseado em um romance de A.J. Quinnell.

Denzel Washington interpreta um ex-agente da CIA alcoólatra e atormentado pelo passado, que aceita trabalhar como guarda-costas no México. 

Anúncio

Quando a menina que ele protege (Dakota Fanning), com quem construiu um forte laço paternal, é sequestrada, ele inicia uma busca implacável por vingança.

  • Onde assistir: Disney+

Déjà Vu (2006)

Déjà Vu (2006) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

Mais um filme da parceria entre Tony Scott e Denzel Washington, “Déjà Vu” combina elementos de ficção científica, suspense e ação.

Denzel Washington interpreta um agente federal que investiga a explosão de uma balsa em Nova Orleans. 

Durante a investigação, ele descobre uma tecnologia experimental que permite viajar no tempo para impedir o ataque e salvar uma mulher por quem se apaixona.

  • Onde assistir: Disney+

Jogada Decisiva (1998)

He Got Game (1998) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

Dirigido por Spike Lee, “Jogada Decisiva” é um drama que explora o mundo do basquete e temas sociais complexos. Denzel Washington estrela o filme ao lado do ex-astro do basquete Ray Allen. 

Denzel interpreta Jake, um homem preso por matar sua esposa, que recebe a chance de reduzir sua pena. 

Anúncio

Ele ganha liberdade condicional para tentar convencer seu filho (Allen), um promissor jogador de basquete, a estudar e jogar na Universidade do Estado. O elenco ainda inclui Rosario Dawson, Milla Jovovich e John Turturro.

  • Onde assistir: Disney+

O Voo (2012)

Flight (2012) / Credito: Paramount Pictures (divulgação)

Com direção de Robert Zemeckis, “O Voo” obteve sucesso tanto de crítica quanto de público. Denzel Washington interpreta um piloto que realiza um pouso de emergência após uma falha mecânica, salvando quase todos os passageiros a bordo. 

No entanto, uma investigação subsequente revela que ele estava sob efeito de álcool e drogas, colocando sua heroica reputação em xeque.

  • Onde assistir: Telecine

Dia de Treinamento (2001)

Training Day (2001) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Foi o thriller criminal “Dia de Treinamento” que rendeu a Denzel Washington seu segundo Oscar, desta vez como Melhor Ator. Denzel contracena com Ethan Hawke, que também foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante. 

Na trama, o novato policial Jake (Hawke) passa um dia de treinamento com o experiente detetive Alonzo (Washington). No entanto, Jake testemunha as práticas corruptas e os abusos de poder cometidos por Alonzo.

  • Onde assistir: Max

Malcolm X (1992)

Malcolm X (1992) / Crédito: Largo International (divulgação)

Uma das parcerias mais aclamadas entre o cineasta Spike Lee e Denzel Washington é a cinebiografia “Malcolm X”. Denzel interpreta o ativista Malcolm X, um dos líderes mais influentes e controversos do movimento negro nos Estados Unidos. 

Por sua atuação, Denzel Washington recebeu grande reconhecimento, prêmios e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Anúncio
  • Onde assistir: Looke

Hurricane – O Furacão (1999)

The Hurricane (1999) / Credito: Universal Pictures (divulgação)

Dirigido por Norman Jewison, “Hurricane – O Furacão” é um drama biográfico que recebeu elogios da crítica, especialmente pela atuação de Denzel Washington. 

Denzel interpreta Rubin Carter, o ex-boxeador peso médio conhecido como “The Hurricane,” condenado injustamente por um triplo assassinato em 1966. 

Por essa atuação, Denzel foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme Dramático e indicado ao Oscar.

  • Onde assistir: Disney+

Filadélfia (1993)

Philadelphia (1993) / Crédito: TriStar Pictures (divulgação)

Dirigido por Jonathan Demme (“O Silêncio dos Inocentes”), “Filadélfia” é um drama aclamado que aborda temas como HIV/AIDS e homofobia. Tom Hanks, que venceu o Oscar de Melhor Ator por sua atuação, e Denzel Washington estrelam o filme. 

Na trama, o advogado Andrew (Hanks) é demitido após seus chefes descobrirem que ele é homossexual e portador do vírus HIV. Após muita busca, Andrew encontra ajuda em um advogado relutante e inicialmente preconceituoso (Washington).

  • Onde assistir: Max

O post Os 10 melhores filmes com Denzel Washington na Netflix e outros streamings apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

Como as formigas se comunicam? Entenda o complexo sistema social desses insetos

Redação Informe ES

Publicado

no

Certamente você já percebeu como as formigas são organizadas, seja na construção dos formigueiros ou nas filas perfeitas que formam para transportar alimento. Mas como elas conseguem manter uma coordenação tão precisa?

As formigas se comunicam por meio de sinais químicos, táteis e sonoros. Esses códigos permitem orientar movimentos, dividir tarefas e garantir o funcionamento da colônia. Neste artigo, explicamos como esse processo acontece.

Como as formigas se comunicam?

As formigas estão ajudando umas às outras a carregar folhas para fazer seu ninho. / Crédito: Bigzumi (Shutterstock/reprodução)

Pesquisas em entomologia, ecologia e biologia evolutiva mostram que as formigas combinam três tipos de sinais: feromônios, sons e toques. Cada um cumpre um papel específico no dia a dia da colônia e contribui para a eficiência desse sistema social.

A comunicação química é a mais importante. Os feromônios orientam praticamente tudo, da busca por alimento à defesa contra intrusos. Essas substâncias funcionam como mensagens rápidas e precisas, capazes de alinhar o comportamento de milhares de indivíduos ao mesmo tempo.

Feromônios: a linguagem química das formigas

Os feromônios são substâncias químicas que as formigas liberam por glândulas especializadas, como as glândulas de Dufour (responsáveis por produzir compostos usados em trilhas e sinalização), glândulas venenosas e estruturas localizadas no pigídio ou no reto. Eles funcionam como mensagens invisíveis que se espalham pelo ambiente e outras formigas captam pelas antenas.

Anúncio
formigas
(Imagem: RHJ / iStock)

Esses sinais provocam respostas rápidas, como fuga ou ataque, e também efeitos duradouros, como alterações fisiológicas em operárias e rainhas. Pesquisas em fisiologia de insetos mostram que a vida social das formigas só evoluiu graças à eficiência dessa linguagem química.

Feromônio de alarme

O feromônio de alarme é altamente volátil. Ele se espalha rapidamente pelo ar e provoca reação imediata nas operárias. Quando detectam o sinal, as formigas aceleram os movimentos, abrem as mandíbulas e recrutam companheiras para defender o ninho.

Estudos químicos indicam que esse feromônio costuma ser formado por heptanonas e octanonas, armazenadas nas glândulas mandibulares. Esse mecanismo também aparece em outros insetos sociais, como abelhas e vespas.

Formigas enfileiradas caminhando ordenadamente na madeira, com efeito de vinheta. / Crédito: AisPict (Shutterstock/reprodução)

Feromônio de trilha e de recrutamento

Quando uma formiga forrageira (responsável por sair do ninho para buscar alimento para a colônia) encontra alimento, ela deposita no solo um feromônio que indica o caminho até a fonte. As outras formigas seguem esse rastro e reforçam a trilha com novas marcações.

Por isso, rotas eficientes se tornam mais fortes e movimentadas. Quando o alimento acaba, nenhuma formiga renova o sinal químico e a trilha perde força até desaparecer.

Feromônios territoriais

Os feromônios territoriais servem para marcar áreas e evitar confrontos entre colônias rivais. Cada formigueiro possui uma assinatura química própria. Essa marca permite que as operárias reconheçam intrusas com rapidez e protejam recursos importantes, como alimento e locais de nidificação.

Anúncio
Imagem: Dany Buffat/Universidade de Lausanne

Leia mais:

  • 6 animais que foram obrigados a se adaptar aos centros urbanos
  • 8 animais selvagens que são mais “dóceis” do que você imagina
  • Primeira fêmea de furão clonada do mundo acaba de ter filhotes

Feromônio de reconhecimento individual

Além de identificar colônias, as formigas também distinguem indivíduos. A composição química presente na cutícula permite reconhecer companheiras de ninho e formas sexuadas. Esse processo garante que o trabalho seja dividido de maneira eficiente e impede que insetos intrusos se passem por membros da colônia.

Feromônio da rainha

A rainha produz substâncias químicas que regulam o comportamento e o desenvolvimento das operárias. Quando ela deixa de liberar certos compostos, a colônia interpreta que é hora de produzir novas rainhas. Estudos de biologia social indicam que esses sinais mantêm a ordem e garantem a continuidade da reprodução, reduzindo disputas internas.

FORMIGA
Insetos. Imagem: Henrik Larsson/Shutterstock

Feromônios de agregação e de marcação de folhas

Algumas espécies usam feromônios para indicar fontes de alimento ou locais seguros para novos ninhos, o que atrai mais indivíduos. Formigas-cortadeiras, como Atta cephalotes, também marcam folhas recém-cortadas para facilitar o transporte. 

Feromônios sexuais

Utilizados durante o período reprodutivo, esses sinais atraem parceiros para cópula. Inicialmente se acreditava que apenas as fêmeas produziam feromônios sexuais, mas pesquisas recentes mostram que machos também emitem sinais específicos.

Outras formas de comunicação

Formigas operárias desta espécie podem se tornar “pseudorrainhas” ganhando um duelo depois que a rainha da colônia morre. Imagem: Hua Yan/NYU

Sons: a estridulação

Mesmo que o som não seja perceptível para nós, as formigas produzem ruídos por estridulação, friccionando partes do abdômen ou das mandíbulas. Esses sons ajudam na coordenação interna, no alerta e na interação com outras espécies. As operárias captam esses sinais por receptores sensoriais presentes nas patas.

Toque: antenas e trofalaxia

O toque é outro elemento essencial na comunicação. As formigas encostam antenas umas nas outras para identificar odores e transmitir informações. Já a trofalaxia, que consiste na troca de alimento boca a boca, distribui nutrientes e feromônios. Esse ato mantém a colônia informada e reforça a organização dos grupos de trabalho.

O post Como as formigas se comunicam? Entenda o complexo sistema social desses insetos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Anúncio

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Cidades

Cariacica inicia disparo de mensagem para confirmação de consultas e exames na segunda-feira (24)

Redação Informe ES

Publicado

no

A partir da próxima segunda-feira (24), os moradores de Cariacica passarão a contar com mais tecnologia e agilidade no acompanhamento de consultas e exames da rede municipal de saúde. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), dará início ao envio de mensagens via WhatsApp para informar a marcação dos agendamentos e solicitar a confirmação prévia dos pacientes. 

Com a novidade, o usuário receberá uma mensagem assim que a consulta ou exame for marcado no sistema. Além disso, dois dias antes do atendimento, o paciente receberá outra mensagem pedindo a confirmação de presença.

“Muitas vagas acabam sendo desperdiçadas por falta de confirmação, e agora teremos mais controle e agilidade. É uma forma de garantir que as consultas cheguem a quem realmente precisa, além de facilitar a vida do cidadão”, destacou o secretário de Saúde, Renan Poton.

A Semus reforça que nenhum dado pessoal será solicitado durante o processo. O único objetivo da mensagem é permitir que o usuário confirme ou cancele o atendimento, evitando faltas que acabam prejudicando o fluxo de atendimentos na rede.

Anúncio

Veja o modelo da mensagem:

Olá (NOME DO PACIENTE), aqui é da Secretaria Municipal de Saúde. Informamos que a sua solicitação de GRUPO – PATOLOGIA CLINICA (EXAMES DE LABORATORIO) 
foi agendada para o dia xx/xx/xxxx às 07:01 no(a) US DARIO PAIVA – SAO GERALDO. 
Quando chegar no estabelecimento de saúde informe o seguinte código na recepção: CÓDIGO.

Clique no link https://cariacica.celk.com.br/rest/agenda para acessar o comprovante de agendamento completo.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais orientações ligue para (27) 3354-5630.

Caso não for comparecer na data agendada clique no botão abaixo para cancelar o agendamento.

Anúncio

Fonte: SemCom-PMC –  Texto: Mariana Santos   –  Foto: Divulgação IA

Continuar Lendo

Tecnologia

Bolha da IA perde fôlego: investidores questionam se os custos valem o risco

Redação Informe ES

Publicado

no

A corrida global por inteligência artificial (IA) levou empresas a avaliações trilionárias e a promessas de ganhos enormes em produtividade. Mas, nas últimas semanas, o otimismo mudou de tom.

Segundo Alex Dryden, candidato a Doutorado em Economia na Universidade de Londres (Inglaterra), em artigo no The Conversation, o clima mudou rapidamente. “Estamos entrando em uma fase em que a euforia começa a colidir com a realidade econômica”, afirma.

Executivos e investidores agora questionam se os enormes custos para construir e operar sistemas de IA serão compensados por receitas futuras.

Anúncio

inteligência artificial
Setor de IA enfrenta seu primeiro grande teste (Imagem: WANAN YOSSINGKUM/iStock)

Sundar Pichai, CEO do Google, falou em “irracionalidade” no ritmo de crescimento. Ao mesmo tempo, mercados acionários e criptomoedas recuaram, refletindo a pressão sobre empresas de tecnologia que vinham sendo precificadas como se a demanda por IA fosse ilimitada.

Quando a euforia encontra os fundamentos

  • Dryden lembra que bolhas tecnológicas já aconteceram: a internet nos anos 2000 e picos durante a pandemia de Covid-19.
  • “A tecnologia é real, mas a capacidade de transformá-la em lucros duradouros nem sempre acompanha o entusiasmo”, diz.
  • Hoje, investidores presumem adoção rápida e receitas de alta margem, mas modelos de negócio e custos operacionais continuam incertos e caros.

Leia mais:

  • IA promete maior eficiência no trabalho, mas prejudica o pensamento crítico
  • Como a IA generativa está mudando a forma de pensar
  • IA está se tornando mais inteligente e egoísta, aponta estudo
Queda das ações de tecnologia e críticas de CEOs reacendem o debate sobre o real valor econômico dos modelos avançados (Imagem: Suri Studio/Shutterstock)

Investimentos vão frear o ímpeto quando se fala de IA?

O fim desse ciclo talvez venha de dentro: lucros fracos em uma gigante (como Nvidia ou Intel), excesso de oferta de chips ou uma desaceleração no avanço dos modelos poderia provocar reavaliações abruptas.

Se isso ocorrer, fabricantes de chips e provedores de nuvem seriam os mais atingidos e grandes projetos de infraestrutura poderiam ser reduzidos ou adiados.

Dryden conclui que uma correção não extinguiria a IA, mas levaria o setor a amadurecer — priorizando aplicações práticas e eficiência financeira em vez de expectativas especulativas.

Ilustração de inteligência artificial em chip
Custos operacionais gigantes e dúvidas sobre demanda colocam pressão sobre empresas e investidores (Imagem: dee karen/Shutterstock)

O post Bolha da IA perde fôlego: investidores questionam se os custos valem o risco apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados