Tecnologia
Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil

Em audiência pública em Brasília (DF), nesta quarta-feira (22), pesquisadores e membros de organizações da sociedade civil manifestaram contrariedade às novas políticas da empresa Meta, que alteraram as formas de moderação e que até permitem a publicação de conteúdos preconceituosos. Representantes das plataformas digitais foram convidados, mas não compareceram. A companhia controla as redes Facebook, Instagram e Whatsapp. 
Na audiência pública, realizada pela Advocacia-Geral da União (AGU), os pesquisadores chamaram atenção para o fato que essas políticas aumentam as dificuldades de grupos já vulnerabilizados. A professora Rose Marie Santini, diretora do laboratório de estudos de internet da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou que as decisões da empresa de remodelar programas de checagem de fatos e relaxar os trabalhos de moderação sobre a formação de discursos de ódio representam ameaça à sociedade.
Para ela, uma mudança muito significativa anunciada pelo presidente da Meta, Mark Zuckerberg, foi sobre as alterações dos algoritmos, ao decidir quais vozes serão divulgadas e silenciadas. “Esses algoritmos, programados pela curadoria e moderação de conteúdo, operam sem nenhuma transparência sobre a realidade e sobre seus critérios. Não sabemos quais conteúdos são efetivamente moderados”, ponderou.
A professora afirma que a divulgação dos critérios de moderação demonstrou “graves inconsistências”. “Essa opacidade mina a confiança pública na real preocupação da empresa com a liberdade de expressão. Afinal, a liberdade só é efetiva quando acompanhada de transparência”, argumentou.
Para a pesquisadora, esse tipo de moderação permite que se dê liberdade somente às pessoas escolhidas pela empresa. “O discurso das empresas induz a um entendimento de que a censura só poderia vir do Estado. Contudo, na realidade atual, as plataformas digitais se constituem como a principal estrutura de censura dos usuários na internet”.
Ela entende que essas grandes plataformas detêm mais informações sobre seus usuários do que qualquer Estado tem de seus cidadãos. “(As empresas) Usam dados das pessoas, inclusive os sensíveis, para distribuir anúncios personalizados, independente se são legítimos ou não, se contêm crimes de qualquer ordem ou se colocam os usuários em risco”.

Audiência Pública AGU: Política de Moderação de Conteúdo – Plataformas Digitais – Renato Menezes/AscomAGU
Conteúdos sexistas
A professora de direito Beatriz Kira, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, avaliou que a prioridade e o engajamento dos algoritmos das plataformas contribuem para a disseminação de conteúdos sexistas e misóginos que não conseguiriam o mesmo impacto não fosse pela internet. “Tecnologias emergentes com inteligência artificial generativa geraram esse cenário, facilitando novas formas de violência”.
Ela cita a divulgação de conteúdos íntimos, como deep nudes, que evidenciam o uso estratégico da necrologia para reforçar a violência de gênero no âmbito político. “Nesse contexto, mudanças recentes nas políticas de discurso de ódio e a reivindicação do sistema de automatização de organização de conteúdo são profundamente preocupantes. Essas mudanças evidenciam a necessidade urgente de um papel mais ativo do Estado na regulação das plataformas digitais”.
Atenção às crianças
O diretor de políticas e direitos das crianças do Instituto Alana, Pedro Hartung, ressaltou que a moderação de conteúdo por parte das plataformas para a proteção de crianças e prevenção de violências não é só uma necessidade, mas também um dever constitucional. “No caso das crianças, já temos a legislação para basear ações de responsabilização objetiva por conduta própria ou ação por omissão das plataformas”, defendeu.
Hartung contextualizou que 93% de crianças e adolescentes usam a internet no Brasil, 71%, o WhatsApp, além de uma expressiva participação no Instagram e TikTok. “Essa é uma internet que não é uma praça pública, mas sim um shopping, que busca por uma economia da atenção, a exploração comercial das crianças”, explicou.
Ele exemplificou que, como parte desse conteúdo prejudicial, houve no Brasil os ataques nas escolas principalmente no ano de 2023. Ele cita que uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu avaliar a influência do mundo on-line na radicalização desses adolescentes. “É importantíssimo, para a gente, olhar para a moderação de conduta nas plataformas”.
Outro tema que preocupa em relação à infância, segundo Hartung, é o impacto significativo das publicidades e também do crescimento do trabalho infantil artístico nas redes. “É importante ressaltar que a culpa não pode ser colocada exclusivamente em cima das famílias, mas em empresas”.
Violência contra homossexuais
O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, Victor De Wolf, também participou da audiência pública, manifestou que a política de monitoramento da Meta já era equivocada e intolerante. “A gente já vê graves crimes de ódio acontecendo, violações, calúnias e golpes. A nossa comunidade não é incomum”.
No texto da Meta, que aponta uma nova política de moderação, há textualmente a informação que haveria permissão para relacionar doença mental a questões de gênero ou orientação sexual.
“Ainda somos um país que mais persegue a comunidade LGBT, e principalmente travestis e transexuais no mundo. Nós ainda somos o país com mais assassina em qualquer relação de direitos”, contextualizou. Para ele, é necessário que a justiça faça o papel de responsabilizar redes que violem os direitos dos cidadãos. “A anarquia digital proposta por esse grupo de empresários, na verdade, nada mais é do que uma ditadura”, disse.
Tecnologia
Quer comprar um fone Bluetooth? Veja por que ele pode não ser o melhor para você

Os fones de ouvido Bluetooth revolucionaram a forma como ouvimos música e nos conectamos com nossos dispositivos. Com sua praticidade e design sem fios, eles oferecem uma experiência mais confortável e livre, seja durante atividades físicas ou no dia a dia.
Lançados inicialmente em 2004, os fones Bluetooth enfrentaram resistência do público, principalmente devido à qualidade de áudio inferior e ao design que não agradava a todos. A tecnologia estava em seus estágios iniciais, e a compressão de áudio dificultava a experiência para os mais exigentes em termos de som. No entanto, a inovação não parou por aí.
2 motivos para não comprar um fone Bluetooth
Ao longo do tempo, os fones Bluetooth evoluíram, com melhorias significativas na qualidade de áudio. O lançamento do aptX em 2009, por exemplo, trouxe uma nova onda de áudio de alta qualidade, quase comparável ao som de um CD (16 bits/44,1 kHz).
Isso não só atendeu aos usuários casuais, mas também conquistou alguns amantes de música, fazendo com que a tecnologia se tornasse mais confiável e acessível para diferentes públicos. Ainda assim, embora os fones de ouvido Bluetooth tenham melhorado muito ao longo dos anos, ainda há limitações em termos de qualidade de áudio em comparação com modelos com fio.
Leia também:
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1. Fones com fio performam melhor

Os codecs de áudio Bluetooth, como SBC, AAC, aptX e LDAC, são responsáveis por otimizar a transmissão de áudio sem fio para fones de ouvido e alto-falantes. Eles ajustam parâmetros como taxa de bits e compressão, impactando a qualidade do som e o consumo de energia. Marcas como Sony e Qualcomm criaram seus próprios codecs, o LDAC e aptX respectivamente, oferecendo melhor qualidade.
Apesar das melhorias, os codecs Bluetooth ainda não conseguem alcançar a qualidade do áudio com fio devido à limitação de largura de banda. As soluções citadas acima, como aptX HD e LDAC 990 kbps, chegam perto, mas não substituem a fidelidade de uma conexão direta. É importante mencionar também que, mesmo com a tecnologia de áudio de ponta de alguns fones Bluetooth, para que esta funcione sem perda de qualidade, tanto o fone quanto o dispositivo conectado precisam ser compatíveis.
Para quem busca qualidade de som impecável, fones de ouvido com fio continuam sendo a melhor opção. Enquanto o Bluetooth é perfeito para a maioria dos usuários que procuram praticidade e não exigem qualidade de áudio máxima, já ele ainda não é capaz de reproduzir toda a riqueza sonora de um CD.
Sendo assim, para ouvir música com fidelidade e detalhes, ainda é preciso recorrer a opções com fio. No entanto, vale ressaltar que a maioria das pessoas não percebe tanta diferença na qualidade, especialmente em ambientes barulhentos ou para quem tem mais de 24 anos ou sofre de perda auditiva.
2. O cancelamento de ruído pode atrapalhar a qualidade de som

O cancelamento de ruído ativo (ANC) é uma tecnologia presente nos fones de ouvido que proporciona um isolamento acústico aprimorado, sendo ideal para ambientes barulhentos. Como o termo “ativo” sugere, esse recurso envolve um processamento que elimina os sons indesejados.
A tecnologia utiliza “ondas sonoras inversas” para neutralizar os ruídos externos, criando uma sensação de silêncio e permitindo que o áudio em reprodução se sobressaia. A funcionalidade é possível graças a microfones posicionados nas áreas externas dos fones.
Em outras palavras, os fones de ouvido com cancelamento de ruído são desenvolvidos para oferecer uma experiência sonora mais imersiva, removendo os sons externos. Isso possibilita que você aproveite suas músicas, filmes e podcasts em volumes mais baixos, o que pode ser mais confortável para os ouvidos.
Entretanto, a tecnologia ANC pode afetar a qualidade do som dos fones. Alguns usuários afirmam que a ANC pode modificar sutilmente o perfil do som, fazendo com que ele pareça menos natural em relação aos fones de ouvido convencionais.
No fim, tudo depende da qualidade do fone

Em termos de qualidade de som, os fones de ouvido — seja Bluetooth ou com fio — podem apresentar grandes variações conforme a marca, o modelo e o preço. Os modelos de última geração podem proporcionar uma qualidade de som excepcional, com graves ricos e médios e agudos nítidos.
Componentes como os drivers, ou transdutores, são essenciais dos fones de ouvido, responsáveis por transformar sinais elétricos em som audível. Em essência, eles funcionam de maneira semelhante a pequenos alto-falantes, gerando vibrações que conduzem o som diretamente para o canal auditivo. O tamanho do driver ou o número de drivers não são determinantes para uma qualidade sonora superior nos fones de ouvido. Aspectos como a qualidade de construção e os materiais utilizados têm um impacto muito maior nesse sentido.
Outro elemento importante é o áudio espacial, tecnologia que proporciona uma experiência sonora tridimensional. Ao contrário do áudio estéreo tradicional, que transmite o som apenas dos lados esquerdo e direito, ele permite que você sinta os sons vindo de todas as direções, criando a sensação de estar no centro da ação. Isso é possível através de algoritmos que simulam o comportamento do som no mundo real, ajustando-se à movimentação da sua cabeça e às características do ambiente ao seu redor. O resultado é uma experiência sonora mais imersiva e realista.
No final das contas, a escolha entre fones de ouvido Bluetooth ou com fio depende das suas preferências e demandas pessoais. Você prioriza a praticidade e a liberdade de movimento ou está disposto a abrir mão disso em prol de uma qualidade de som superior?
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Tecnologia
Eve, da Embraer, faz primeiro voo do protótipo de “carro voador”

A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, realizou em Gavião Peixoto, no interior paulista, o primeiro voo do protótipo em escala real de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O voo, não tripulado, ocorreu na última sexta-feira (19).
De acordo com a empresa, foram testados com sucesso a integração de sistemas essenciais da aeronave, como o conceito de fly-by-wire (sistema de controle de voo por computador) de quinta geração e os rotores dedicados exclusivamente ao voo vertical.
No voo, a aeronave fez o chamado hover flight, quando o equipamento permanece imóvel no ar sobre um ponto fixo no solo, mantendo altitude e posição constantes, exigindo precisão de controle para equilibrar sustentação e peso.
A partir de agora, a Eve irá expandir gradualmente os testes até atingir, com a aeronave, voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight) durante o ano de 2026.
“O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos. Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada, aumentando para centenas de voos ao longo de 2026 e construindo o conhecimento necessário para a certificação de tipo”, destacou o Chief Technology Officer da Eve, Luiz Valentini.
De acordo com o Chief Product Officer da empresa, Jorge Bittercourt, o voo mostra confiabilidade, eficiência e simplicidade da aeronave.
“Validamos elementos críticos, desde nossa arquitetura de rotores sustentadores até a mecânica de voo da aeronave, e agora seguimos para a fase de testes em voo com foco em evoluir a maturidade do produto”.
Financiamento
O projeto da aeronave conta com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento à inovação do governo federal, no âmbito da chamada Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável, e já recebeu cerca de R$ 37 milhões em subvenção econômica.
De acordo com o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o projeto posiciona o Brasil na vanguarda da mobilidade aérea urbana. “Este voo inaugural materializa a estratégia brasileira de liderar a transição global para a aviação sustentável, com tecnologias de fronteira como propulsão elétrica e inteligência artificial”.
Tecnologia
Por que o som muda quando você acelera um vídeo?
Quando você acelera um vídeo, o áudio que acompanha também é reproduzido mais rapidamente do que foi originalmente gravado. Além disso, há uma mudança no som que existe no conteúdo audiovisual. A seguir, veja o motivo para que isso aconteça.
Por que a altura ou tom muda ao acelerar o vídeo?
O que ouvimos como “altura” ou “tom” do som depende de uma propriedade física da onda sonora chamada frequência, que é o número de vibrações por segundo (medido em Hertz). Sons com frequências maiores são percebidos como mais agudos, enquanto frequências menores produzem sons mais graves. Essa relação entre frequência e tom é um princípio básico da física do som.
Leia mais:
- Como equalizar fone de ouvido? [Guia prático]
- Físico usa raios-X para recuperar gravações antigas de música
- Qual é a velocidade do som em diferentes meios?
De acordo com a revista BBC Science Focus, o som é formado por ondas mecânicas que se propagam pelo ar como variações de pressão. Quando você reproduz esse som mais rápido, sem aplicar nenhuma correção, os ciclos dessas ondas ocorrem em um espaço de tempo mais curto. Isso significa que mais ciclos por segundo chegam ao ouvido do que aconteceria na velocidade normal, o que eleva a frequência das ondas e faz com que o som pareça mais agudo.

Esse efeito não é um artefato exclusivo do mundo digital: em equipamentos analógicos, como fitas magnéticas ou discos de vinil, o mesmo princípio se aplicava. Ao girar uma fita ou disco mais rápido, os sons eram comprimidos no tempo e a frequência de todas as notas aumentava de forma proporcional, alterando o tom.

A revista também dá o exemplo de trompetistas, que gravam em metade da velocidade para que, ao reproduzir na velocidade certa, fique como se as notas estivessem mais agudas.
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