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Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil

Em audiência pública em Brasília (DF), nesta quarta-feira (22), pesquisadores e membros de organizações da sociedade civil manifestaram contrariedade às novas políticas da empresa Meta, que alteraram as formas de moderação e que até permitem a publicação de conteúdos preconceituosos. Representantes das plataformas digitais foram convidados, mas não compareceram. A companhia controla as redes Facebook, Instagram e Whatsapp. 
Na audiência pública, realizada pela Advocacia-Geral da União (AGU), os pesquisadores chamaram atenção para o fato que essas políticas aumentam as dificuldades de grupos já vulnerabilizados. A professora Rose Marie Santini, diretora do laboratório de estudos de internet da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou que as decisões da empresa de remodelar programas de checagem de fatos e relaxar os trabalhos de moderação sobre a formação de discursos de ódio representam ameaça à sociedade.
Para ela, uma mudança muito significativa anunciada pelo presidente da Meta, Mark Zuckerberg, foi sobre as alterações dos algoritmos, ao decidir quais vozes serão divulgadas e silenciadas. “Esses algoritmos, programados pela curadoria e moderação de conteúdo, operam sem nenhuma transparência sobre a realidade e sobre seus critérios. Não sabemos quais conteúdos são efetivamente moderados”, ponderou.
A professora afirma que a divulgação dos critérios de moderação demonstrou “graves inconsistências”. “Essa opacidade mina a confiança pública na real preocupação da empresa com a liberdade de expressão. Afinal, a liberdade só é efetiva quando acompanhada de transparência”, argumentou.
Para a pesquisadora, esse tipo de moderação permite que se dê liberdade somente às pessoas escolhidas pela empresa. “O discurso das empresas induz a um entendimento de que a censura só poderia vir do Estado. Contudo, na realidade atual, as plataformas digitais se constituem como a principal estrutura de censura dos usuários na internet”.
Ela entende que essas grandes plataformas detêm mais informações sobre seus usuários do que qualquer Estado tem de seus cidadãos. “(As empresas) Usam dados das pessoas, inclusive os sensíveis, para distribuir anúncios personalizados, independente se são legítimos ou não, se contêm crimes de qualquer ordem ou se colocam os usuários em risco”.

Audiência Pública AGU: Política de Moderação de Conteúdo – Plataformas Digitais – Renato Menezes/AscomAGU
Conteúdos sexistas
A professora de direito Beatriz Kira, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, avaliou que a prioridade e o engajamento dos algoritmos das plataformas contribuem para a disseminação de conteúdos sexistas e misóginos que não conseguiriam o mesmo impacto não fosse pela internet. “Tecnologias emergentes com inteligência artificial generativa geraram esse cenário, facilitando novas formas de violência”.
Ela cita a divulgação de conteúdos íntimos, como deep nudes, que evidenciam o uso estratégico da necrologia para reforçar a violência de gênero no âmbito político. “Nesse contexto, mudanças recentes nas políticas de discurso de ódio e a reivindicação do sistema de automatização de organização de conteúdo são profundamente preocupantes. Essas mudanças evidenciam a necessidade urgente de um papel mais ativo do Estado na regulação das plataformas digitais”.
Atenção às crianças
O diretor de políticas e direitos das crianças do Instituto Alana, Pedro Hartung, ressaltou que a moderação de conteúdo por parte das plataformas para a proteção de crianças e prevenção de violências não é só uma necessidade, mas também um dever constitucional. “No caso das crianças, já temos a legislação para basear ações de responsabilização objetiva por conduta própria ou ação por omissão das plataformas”, defendeu.
Hartung contextualizou que 93% de crianças e adolescentes usam a internet no Brasil, 71%, o WhatsApp, além de uma expressiva participação no Instagram e TikTok. “Essa é uma internet que não é uma praça pública, mas sim um shopping, que busca por uma economia da atenção, a exploração comercial das crianças”, explicou.
Ele exemplificou que, como parte desse conteúdo prejudicial, houve no Brasil os ataques nas escolas principalmente no ano de 2023. Ele cita que uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiu avaliar a influência do mundo on-line na radicalização desses adolescentes. “É importantíssimo, para a gente, olhar para a moderação de conduta nas plataformas”.
Outro tema que preocupa em relação à infância, segundo Hartung, é o impacto significativo das publicidades e também do crescimento do trabalho infantil artístico nas redes. “É importante ressaltar que a culpa não pode ser colocada exclusivamente em cima das famílias, mas em empresas”.
Violência contra homossexuais
O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, Victor De Wolf, também participou da audiência pública, manifestou que a política de monitoramento da Meta já era equivocada e intolerante. “A gente já vê graves crimes de ódio acontecendo, violações, calúnias e golpes. A nossa comunidade não é incomum”.
No texto da Meta, que aponta uma nova política de moderação, há textualmente a informação que haveria permissão para relacionar doença mental a questões de gênero ou orientação sexual.
“Ainda somos um país que mais persegue a comunidade LGBT, e principalmente travestis e transexuais no mundo. Nós ainda somos o país com mais assassina em qualquer relação de direitos”, contextualizou. Para ele, é necessário que a justiça faça o papel de responsabilizar redes que violem os direitos dos cidadãos. “A anarquia digital proposta por esse grupo de empresários, na verdade, nada mais é do que uma ditadura”, disse.
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PCD pode comprar motos com isenção de impostos?

A liberdade de ir e vir é um direito fundamental, e para muitos brasileiros ela tem duas rodas. Quando falamos em isenção de impostos para Pessoas com Deficiência (PCD), o foco quase sempre cai sobre os automóveis. Mas e quem prefere a agilidade, a economia ou a paixão pelas motocicletas? Será que a legislação também abraça os motociclistas?
A resposta não é tão simples quanto “sim” ou “não”, pois envolve uma mistura de leis federais em tramitação, regras estaduais e muita burocracia. No entanto, o cenário tem mudado para incluir cada vez mais condutores nesse benefício, garantindo que a mobilidade acessível não se restrinja apenas aos carros.
PCD pode comprar motos com isenção de impostos?
A resposta curta é: sim, é possível, mas o caminho é mais sinuoso do que para a compra de carros. Diferente dos automóveis, onde a legislação é vasta e consolidada há anos, a isenção para motos ainda enfrenta batalhas legislativas para se tornar um direito automático e federal em todas as esferas.

O principal ponto de atenção é o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Embora a Lei 8.989/95 foque originalmente em automóveis, houve isenção de IPI nas motos para mototaxistas e pessoas com deficiência aprovada na CAS (Comissão de Assuntos Sociais do Senado). Esse movimento legislativo foi um passo crucial para reconhecer que a motocicleta não é apenas lazer, mas uma ferramenta essencial de transporte e trabalho para muitos.
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Além da questão federal do IPI, existe o IPVA, que é um imposto estadual. Em muitos estados, como São Paulo, a isenção do IPVA para motos é viável se o veículo for devidamente adaptado às necessidades do condutor ou se a deficiência se enquadrar nas regras da Secretaria da Fazenda local.
Confira os documentos necessários
Para quem busca esse direito, a regra de ouro é a informação. Não basta apenas ter a CNH especial, é preciso também um laudo médico atualizado e seguir um rito burocrático específico. Se você quer entender detalhadamente o passo a passo e os documentos necessários, vale a pena entrar em contato com o Detran do seu estado para entender quais os requisitos conforme a legislação estadual.
O protagonista é o laudo médico, que precisa ser emitido por prestadores de serviço público de saúde (SUS) ou clínicas credenciadas ao Detran, contendo a descrição detalhada da deficiência e o respectivo código CID. Em paralelo, é indispensável apresentar a CNH Especial, onde constam as observações sobre a obrigatoriedade de adaptações na moto ou restrições do condutor.

Para completar a lista, prepare-se para emitir as Certidões Negativas de Débitos (que comprovam a ausência de pendências financeiras com a Receita Federal e com o estado) e preencher os formulários específicos de requerimento no sistema Sisen e na Secretaria da Fazenda local.
Portanto, se você é PCD e sonha com uma moto zero quilômetro na garagem pagando menos, a recomendação é consultar um despachante especializado ou o Detran do seu estado. O direito existe, mas exige paciência para ser conquistado.
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A identidade do chupacabra foi desvendada! Veja como ele se parece

O lendário chupacabra, uma criatura misteriosa que, segundo a lenda urbana, ataca animais de criação para sugar seu sangue. Essa história aterrorizou a imaginação popular desde seus primeiros relatos em Porto Rico, em meados da década de 1990. As histórias e supostos avistamentos se espalharam rapidamente por toda a América Latina, Estados Unidos e até outros continentes, criando uma verdadeira lenda.
Mas, a ciência pode explicar até mesmo o que é o chupacabra, e a resposta pode te surpreender.
Chupacabra realmente existe? Veja o que os cientistas têm a dizer
Apesar dos relatos de avistamentos, os cientistas têm uma explicação bem fundamentada: o que as pessoas viram e chamaram de chupacabra são, na maioria dos casos, canídeos selvagens, como coiotes e cães, sofrendo de uma condição de pele extrema: a sarna sarcóptica.
O especialista em doenças de animais selvagens, Kevin Keel, afirmou à National Geographic que, ao analisar imagens de supostas carcaças de chupacabras, ele as identifica claramente como coiotes. Keel, que trabalha com Patologia Veterinária, focando em doenças que afetam a vida selvagem, descreveu esses animais como “um péssimo exemplo de coiote”, pois sua aparência estava muito alterada pela doença, o que justifica a confusão.

O ácaro que “criou” um monstro
Barry OConnor, um entomologista da Universidade de Michigan, estudou o parasita causador da sarna, o Sarcoptes scabiei. OConnor explica à National Geographic que a doença transforma a aparência dos animais de forma tão dramática que a confusão é compreensível.
O parasita provoca a escabiose, uma enfermidade dermatológica dolorosa causada por ácaros, que resulta na queda de pelo (alopecia) e no enrugamento da pele, além de crostas, fazendo com que o animal se pareça com um monstro desgrenhado e doentio.
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O pesquisador Benjamin Radford, do Comitê para a Investigação Cética (CSI), que se dedica a estudar fenômenos misteriosos, também chegou à mesma conclusão após analisar amostras de DNA de animais mortos no Texas e em outros estados.
Os exames comprovaram que as carcaças eram de coiotes, cachorros e outros animais, mas não de uma criatura desconhecida. Radford explica que a sarna sarcóptica transforma a aparência dos predadores comuns, fazendo com que sejam confundidos com o monstro.

A sarna sarcóptica é uma doença comum em canídeos selvagens, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. canis, e é um tema de estudo importante na Medicina Veterinária devido ao seu caráter parasitário e debilitante. A doença é caracterizada por intensa coceira e lesões na pele, conforme detalhado em artigos e periódicos da área.
Por que o nome “chupacabra”?
A lenda se popularizou porque os animais doentes, debilitados pela sarna, podem ter mais dificuldade em caçar e, por isso, atacam presas mais fáceis, como o gado doméstico, o que reforça o mito do “sugador de cabras”.
Afinal, a identidade do chupacabra foi desvendada: não é um alienígena, nem um demônio, mas sim um animal comum, vítima de uma doença de pele grave que o transforma em uma figura que pode ser assustadora para nós. O resto, é lenda.
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8 atores que mais morreram em filmes e séries

Morrer nas telas é quase um ofício para alguns atores. Embora o britânico Sean Bean tenha virado meme por isso, ele está longe de ser o líder neste quesito. Quando o assunto é atores que mais morreram em filmes e séries, outros nomes acumulam nos currículos, finais ainda mais sangrentos, brutais, poéticos ou simplesmente inevitáveis.
Assim, seja por escolhas de carreira, tipo físico, presença dramática ou simples coincidência, os atores que mais morreram em filmes e séries, são artistas que conquistaram o público e transformaram a arte de morrer na ficção em uma marca registrada.
8 atores que mais morreram em filmes e séries
Entre monstros, vilões e anti-heróis, alguns atores são verdadeiros especialistas em interpretar personagens fadados a um fim trágico. Portanto, nesta lista, você vai conhecer os 8 atores que mais morreram em filmes e séries.
Como os números variam muito entre as fontes consultadas, optamos, então, por utilizar os dados mais recorrentes em rankings especializados.
Christopher Lee (70 mortes)

Segundo levantamentos gerais, Christopher Lee encabeça essa lista. Ao longo da carreira, acumulou cerca de 70 mortes, sendo 61 delas reconhecidas pelo Guinness Book. O britânico, eternizou figuras como Drácula nos filmes da Hammer, além de ter vivido Saruman (“O Senhor dos Anéis“) e Conde Dooku (“Star Wars“). Assim, sua presença sombria e voz imponente o transformaram em um mestre do adeus em cena, consolidando seu nome entre os atores que mais morreram em filmes da história do cinema.
Danny Trejo (65 mortes)

Por muitos, Danny Trejo é visto como o verdadeiro campeão de mortes na ficção. O ator de visual inconfundível acumula incríveis 65 mortes nas telas. De ex-presidiário a astro de ação, ele construiu uma carreira repleta de personagens durões que quase sempre enfrentam finais brutais. Em “Um Drink no Inferno“, “Anaconda“ e “Machete“, ele morre de forma tão sangrenta quanto icônica, sendo, portanto, sua presença obrigatória em qualquer ranking dos atores que mais morreram em filmes de ação e terror.
Vincent Price (48 mortes)

Conhecido em massa por quem aprecia o horror clássico, Vincent Price foi o rosto das tragédias góticas do cinema. Ao todo, contabiliza 48 mortes em filmes e séries, quase sempre envoltas por uma atmosfera sombria. Assim, sua voz única e atuação teatral marcaram obras como “O Abominável Dr. Phibes“, “A Casa dos Maus Espíritos” e “Edward Mãos de Tesoura“. Vincent sabia morrer com classe e, por isso, continua sendo uma referência de estilo e presença cênica mesmo décadas após sua morte.
Dennis Hopper (48 mortes)

Ícone do cinema marginal, Dennis Hopper era um mestre em interpretar personagens que flertavam com o caos e a destruição. Foram 48 mortes contabilizadas, em papéis que iam de criminosos perturbados a vilões explosivos. Aliás, em “Apocalypse Now“ e “Velocidade Máxima“, ele entregou performances intensas e quase sempre condenadas a finais trágicos. Hopper, além disso, é lembrado como um dos grandes rebeldes de Hollywood e, inevitavelmente, um dos que mais colecionaram mortes na ficção.
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John Hurt (43 mortes)

John Hurt é dono de uma das mortes mais emblemáticas do cinema, o estouro de peito em “Alien – O Oitavo Passageiro“. Mas essa foi apenas uma entre as 43 vezes em que morreu nas telas. Aliás, o ator também se despediu em “1984“, “O Homem Elefante” e “V de Vingança“, com atuações cheias de sensibilidade. Dessa forma, Hurt elevou o ato de morrer em cena a uma forma de arte, sendo sempre lembrado como um dos atores que mais morreram em filmes e séries com emoção e profundidade.
Boris Karloff (42 mortes)

Quando se pensa em terror clássico, é impossível não lembrar de Boris Karloff e de quantas vezes ele morreu. O ator soma 42 mortes registradas, a maioria delas em produções sombrias que definiram o gênero de horror. Ele deu vida ao monstro de “Frankenstein“, mas também se destacou em “A Múmia“ e “O Gato Preto“. Karloff é um símbolo eterno do cinema de terror, afinal, seu legado permanece vivo mesmo depois de tantas despedidas na tela.
Lance Henriksen (41 mortes)

Se há um rosto que simboliza o fim trágico em mundos distópicos, é o de Lance Henriksen. O ator soma 41 mortes na ficção, muitas delas em produções como “Alien 3“, “O Exterminador do Futuro“ e diversos thrillers de suspense. Henriksen carrega no olhar a exaustão de quem já enfrentou monstros, máquinas e o próprio destino, firmando-se, então, como uma lenda discreta entre os artistas mais recorrentes em cenas de morte no cinema e na TV.
Sean Bean (25 mortes)

Impossível deixá-lo de fora dessa lista. Sean Bean virou meme por morrer tanto e, tão bem, em filmes e séries. São cerca de 25 mortes em sua filmografia, e embora não lidere o ranking de atores que mais morreram em filmes e séries, é definitivamente o mais lembrado. Ele se despediu em grandes momentos como Boromir em “O Senhor dos Anéis“, Ned Stark em “Game of Thrones“ e Alec Trevelyan em “007 – GoldenEye“. Por isso, mesmo sem ocupar o topo, Bean conquistou uma reputação que o manterá para sempre entre os atores que mais morreram em filmes e séries.
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