Tecnologia
Quais os carros com ADAS mais baratos no Brasil em 2024?

O sistema de segurança ADAS, embora tenha começado em veículos mais caros, está gradualmente se tornando mais acessível e já é possível encontrar carros mais baratos com ADAS. Ele já está disponível em alguns carros de segmentos mais econômicos, embora as versões completas com recursos avançados (como piloto automático adaptativo ou reconhecimento de sinais) ainda sejam mais comuns em modelos de médio e alto custo.
Se você não está acostumado com o termo ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), é porque essa nomenclatura começou a ser amplamente utilizada no setor automotivo nos anos 2000, à medida que os fabricantes introduziam sistemas de assistência mais sofisticados. Antes disso, os recursos que hoje integram o ADAS eram frequentemente chamados de forma individual ou categorizados como sistemas de segurança passiva e ativa.
O conceito de ADAS se firmou na indústria no início dos anos 2010, quando empresas como Tesla, Mercedes-Benz e Volvo começaram a lançar veículos com pacotes de assistência ao motorista integrados. O avanço de sensores, câmeras e software possibilitou a comunicação entre vários sistemas, levando à integração desses recursos sob um único termo. Sendo assim, hoje, o termo ADAS é amplamente aceito, representando um grupo de tecnologias voltadas à segurança e à automação parcial.
Leia mais:
- Sistema ADAS: o que é e como funciona?
- Airbags protegem após um ou vários capotamentos?
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7 carros mais baratos com ADAS
Em 2024, alguns dos carros considerados mais baratos com sistemas ADAS no Brasil incluem modelos com pacotes de segurança avançados. É importante deixar claro que no mercado automotivo brasileiro, mais barato não significa necessariamente um preço acessível. E que, entre os modelos listados, nem todos oferecem um pacote de segurança tão completo em função do preço.
Dito isso, confira a seguir as opções de veículos que se destacam nesta categoria.
Hyundai HB20 Sense Plus

É uma das versões mais acessíveis do hatch compacto e conta com alguns sistemas de segurança que podem ser associados a recursos básicos do conceito de ADAS. No entanto, é importante observar que não oferece todos os sistemas mais avançados presentes em veículos de segmentos superiores.
Recursos de assistência presentes no HB20 Sense Plus:
- Controle de estabilidade e tração que ajuda a manter o veículo estável em situações de derrapagem ou perda de aderência.
- Assistente de partida em rampa para facilitar arrancadas em inclinações, evitando o recuo do carro.
- Controle de cruzeiro (piloto automático) mantém uma velocidade constante definida pelo motorista, útil em viagens.
- Seis airbags, incluindo airbags laterais e de cortina, que complementam os sistemas de proteção passiva.
Fique atento porque, embora tenha bons recursos para um modelo básico, o HB20 Sense Plus não inclui sistemas como:
- Frenagem autônoma de emergência.
- Alerta de ponto cego.
- Assistente de manutenção em faixa.
- Controle adaptativo de cruzeiro.
Esses itens estão disponíveis em versões superiores do HB20, como o próximo item da lista. O modelo tem preço médio de R$ 87.000*.
Hyundai HB20 Platinum Safety TGDI AT

Uma das versões mais completas da linha HB20 2024, equipada com o pacote Smartsense, que inclui diversas tecnologias avançadas de assistência ao motorista (ADAS). Entre os recursos disponíveis, estão:
- Frenagem autônoma de emergência (AEB) que detecta obstáculos e aplica os freios automaticamente para evitar colisões.
- Assistente de permanência e centralização em faixa (LKA) para manter o veículo na faixa de rodagem e alerta o motorista em caso de desvio.
- Farol alto adaptativo (HBA) que ajusta automaticamente o farol alto para evitar ofuscamento de outros motoristas.
- Detector de fadiga: para alertar o motorista ao identificar sinais de cansaço.
Outros destaques:
- Motor 1.0 TGDI turbo de 120 cv com câmbio automático de 6 marchas.
- Bancos de couro com acabamento premium.
- Central multimídia com tela de 8 polegadas e conectividade Android Auto/Apple CarPlay.
- Rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas.
- Sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.
O preço do HB20 Platinum Safety TGDI AT é de aproximadamente R$ 114.590*, variando conforme a região e pacotes opcionais.
Peugeot 208 Griffe 1.6 AT

Esse modelo da Peugeot é uma das versões mais completas da linha, incluindo o pacote ADAS como padrão. Oferece tecnologias avançadas, como alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga e faróis altos automáticos.
No Brasil, o preço do Peugeot 208 Griffe Turbo 1.0 CVT é de R$ 116.490* no mercado convencional. Para o público PCD, após isenções e bônus de fábrica, o preço pode ser reduzido para cerca de R$ 97.633*.
Além disso, o modelo apresenta outros itens premium, como teto panorâmico, central multimídia com tela de 10,3 polegadas, i-Cockpit 3D, bancos em couro, ar-condicionado digital, câmera de ré e chave presencial, entre outros.
Fiat Pulse Impetus

O Fiat Pulse Impetus, versão topo de linha do SUV compacto da Fiat, é equipado com o pacote completo de ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Isso inclui recursos como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e comutação automática do farol alto, itens que elevam a segurança e o conforto na direção.
Outros destaques desta versão incluem bancos revestidos em couro, volante com ajustes de altura e profundidade, ar-condicionado digital, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pressão dos pneus e central multimídia com tela de 10,1 polegadas. Ele também oferece rodas diamantadas de 17 polegadas e acabamentos exclusivos.
O preço do Fiat Pulse Impetus 2024 gira em torno de R$ 123.490*. Há ainda opções de pacotes adicionais, como o Fiat Connect/Me, que adiciona conectividade avançada e GPS integrado, disponível por cerca de R$ 2.650.
Volkswagen Virtus Highline

Modelo equipado com ADAS que oferece uma ampla gama de recursos voltados para segurança e conforto. Entre as tecnologias disponíveis, estão o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), que ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura do veículo à frente, e o AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), que ajuda a evitar colisões. Outros itens incluem o Detector de Fadiga, o Sistema de Frenagem Pós-Colisão, e o exclusivo sistema XDS+, que otimiza a estabilidade em curvas.
O modelo vem com 6 airbags, painel digital, central multimídia avançada, além de um motor 1.0 TSI, proporcionando boas retomadas e eficiência no consumo de combustível. O preço sugerido do Virtus Highline em 2024 gira em torno de R$ 139.990*.
Chevrolet Onix Premier

Versão topo de linha do modelo que oferece um pacote de tecnologias de assistência ao motorista com funcionalidades como:
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de ponto cego;
- Assistente de estacionamento semiautomático;
- Sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais;
- Alerta de pedestre e de colisão traseira;
- Alerta de distância para o veículo à frente.
Além disso, o Onix Premier conta com itens de conforto e acabamento premium, como bancos de couro, ar-condicionado digital automático, carregador de celular por indução e câmera de ré com visão panorâmica.
O preço sugerido para o Onix Premier com todos os equipamentos de segurança e tecnologia gira em torno de R$ 119.790*. Ele vem equipado com motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio automático de seis marchas, entregando um bom equilíbrio entre performance e eficiência.
Volkswagen Polo Comfortline 2024

É uma versão intermediária do modelo, equipada com motor 1.0 turbo (TSI) e câmbio automático de seis marchas. Ele oferece recursos como controle de cruzeiro (piloto automático), ar-condicionado digital com saídas para os bancos traseiros, sistema keyless com partida por botão, rodas de liga leve de 15 polegadas, painel digital de 8 polegadas e acabamento interno refinado, incluindo detalhes em couro no volante e na manopla de câmbio.
Quanto aos sistemas ADAS, a versão Comfortline conta com funcionalidades de assistência à condução, como controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), Hill Hold Control (assistente de partida em rampa), sensores de estacionamento traseiros e frenagem automática pós-colisão. No entanto, não há menção a recursos avançados como piloto automático adaptativo ou frenagem autônoma de emergência nesta versão. O preço inicial é de R$ 110.990* na tabela oficial.
*Preços pesquisados em novembro de 2024, sujeitos à variação.
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Cidades
Cariacica inicia disparo de mensagem para confirmação de consultas e exames na segunda-feira (24)

A partir da próxima segunda-feira (24), os moradores de Cariacica passarão a contar com mais tecnologia e agilidade no acompanhamento de consultas e exames da rede municipal de saúde. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), dará início ao envio de mensagens via WhatsApp para informar a marcação dos agendamentos e solicitar a confirmação prévia dos pacientes.
Com a novidade, o usuário receberá uma mensagem assim que a consulta ou exame for marcado no sistema. Além disso, dois dias antes do atendimento, o paciente receberá outra mensagem pedindo a confirmação de presença.
“Muitas vagas acabam sendo desperdiçadas por falta de confirmação, e agora teremos mais controle e agilidade. É uma forma de garantir que as consultas cheguem a quem realmente precisa, além de facilitar a vida do cidadão”, destacou o secretário de Saúde, Renan Poton.
A Semus reforça que nenhum dado pessoal será solicitado durante o processo. O único objetivo da mensagem é permitir que o usuário confirme ou cancele o atendimento, evitando faltas que acabam prejudicando o fluxo de atendimentos na rede.
Veja o modelo da mensagem:
Olá (NOME DO PACIENTE), aqui é da Secretaria Municipal de Saúde. Informamos que a sua solicitação de GRUPO – PATOLOGIA CLINICA (EXAMES DE LABORATORIO)
foi agendada para o dia xx/xx/xxxx às 07:01 no(a) US DARIO PAIVA – SAO GERALDO.
Quando chegar no estabelecimento de saúde informe o seguinte código na recepção: CÓDIGO.Clique no link https://cariacica.celk.com.br/rest/agenda para acessar o comprovante de agendamento completo.
Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais orientações ligue para (27) 3354-5630.
Caso não for comparecer na data agendada clique no botão abaixo para cancelar o agendamento.
Fonte: SemCom-PMC – Texto: Mariana Santos – Foto: Divulgação IA
Tecnologia
Bolha da IA perde fôlego: investidores questionam se os custos valem o risco

A corrida global por inteligência artificial (IA) levou empresas a avaliações trilionárias e a promessas de ganhos enormes em produtividade. Mas, nas últimas semanas, o otimismo mudou de tom.
Segundo Alex Dryden, candidato a Doutorado em Economia na Universidade de Londres (Inglaterra), em artigo no The Conversation, o clima mudou rapidamente. “Estamos entrando em uma fase em que a euforia começa a colidir com a realidade econômica”, afirma.
Executivos e investidores agora questionam se os enormes custos para construir e operar sistemas de IA serão compensados por receitas futuras.

Sundar Pichai, CEO do Google, falou em “irracionalidade” no ritmo de crescimento. Ao mesmo tempo, mercados acionários e criptomoedas recuaram, refletindo a pressão sobre empresas de tecnologia que vinham sendo precificadas como se a demanda por IA fosse ilimitada.
Quando a euforia encontra os fundamentos
- Dryden lembra que bolhas tecnológicas já aconteceram: a internet nos anos 2000 e picos durante a pandemia de Covid-19.
- “A tecnologia é real, mas a capacidade de transformá-la em lucros duradouros nem sempre acompanha o entusiasmo”, diz.
- Hoje, investidores presumem adoção rápida e receitas de alta margem, mas modelos de negócio e custos operacionais continuam incertos e caros.
Leia mais:
- IA promete maior eficiência no trabalho, mas prejudica o pensamento crítico
- Como a IA generativa está mudando a forma de pensar
- IA está se tornando mais inteligente e egoísta, aponta estudo

Investimentos vão frear o ímpeto quando se fala de IA?
O fim desse ciclo talvez venha de dentro: lucros fracos em uma gigante (como Nvidia ou Intel), excesso de oferta de chips ou uma desaceleração no avanço dos modelos poderia provocar reavaliações abruptas.
Se isso ocorrer, fabricantes de chips e provedores de nuvem seriam os mais atingidos e grandes projetos de infraestrutura poderiam ser reduzidos ou adiados.
Dryden conclui que uma correção não extinguiria a IA, mas levaria o setor a amadurecer — priorizando aplicações práticas e eficiência financeira em vez de expectativas especulativas.

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Tecnologia
Qual a diferença entre lhamas e alpacas? Veja como reconhecer cada uma

É fácil confundir lhamas e alpacas: ambas são mamíferos de pescoço longo, pelagem farta e vida em rebanho. Mas, apesar da aparência similar, elas não são a mesma coisa.
As duas espécies pertencem à família dos camelídeos e têm origem comum nas Américas, mas foram selecionadas para funções diferentes ao longo da história, como explicaram a fazendeira Rebecca Gill, da Cotton Creek Farms, e o veterinário David Anderson, da Universidade do Tennessee, ao site Live Science.
Segundo Anderson, lhamas (Lama glama) e alpacas (Lama pacos ou Vicugna pacos) descendem de ancestrais que surgiram no oeste da América do Norte.
Durante a última Era do Gelo, quando o continente ainda se conectava à Ásia pela ponte de terra de Bering, esses animais se espalharam tanto para o Velho Mundo – dando origem aos camelos de uma e duas corcovas – quanto para a América Central e do Sul, onde evoluíram para lhamas, alpacas e seus parentes selvagens, guanacos e vicuñas.
Anderson lembra que, do ponto de vista evolutivo, é quase uma “volta para casa” ver lhamas e alpacas hoje nos Estados Unidos, já que o grupo surgiu ali antes de migrar.

Diferenças entre lhama e alpaca: tamanho, pelagem e comportamento
- Lhama é bem maior: chega ao dobro do peso da alpaca.
- Orelha e focinho têm formatos diferentes em cada espécie.
- Pelagem da alpaca é mais fina e macia, ideal para tecidos.
- Lhama é mais protetora, enquanto a alpaca tende a ser mais tímida.
- Cada uma foi domesticada com um foco: carga (lhama) e fibra têxtil (alpaca).
Na prática, a primeira pista é o tamanho. De acordo com dados citados pela Rutgers University, a lhama pesa entre 130 e 200 quilos e mede cerca de 1,15 metro de altura na região do dorso (a cernelha). Já a alpaca costuma ficar entre 45 e 80 quilos, com cerca de 90 centímetros na cernelha. Como resume Rebecca Gill, “mesmo a maior alpaca não chega perto de uma lhama em tamanho”.
A cabeça também entrega quem é quem.
Alpacas têm orelhas menores, em formato de gota (ou pera) e focinho mais curto. Já lhamas exibem orelhas mais longas, curvadas como bananas, e rosto mais alongado.

Na pelagem, a diferença é de textura. Em geral, a fibra da alpaca é mais fina, sedosa e uniforme, muito valorizada na indústria têxtil por ser macia e bem quente. A lhama, por sua vez, costuma ter pelo mais grosso e áspero, embora haja variações individuais em ambas as espécies.
Por isso, como explica Gill, a lã de alpaca é preferida para roupas de contato direto com a pele, enquanto a fibra de lhama é menos usada nesse tipo de peça.
Origem, uso e temperamento de lhamas e alpacas
Estudos recentes sugerem que as lhamas foram domesticadas a partir do guanaco, e as alpacas, a partir da vicuña, num processo iniciado há cerca de 6 mil a 7 mil anos na região andina, segundo pesquisas citadas por Anderson e pelo Live Science. Ainda há debate sobre detalhes dessa origem, mas a distinção geral é aceita pela comunidade científica.
Historicamente, as funções foram bem divididas:
Por ser mais robusta, a lhama foi amplamente usada como animal de carga pelos povos andinos, incluindo os incas. Ela aguenta transportar peso em longas distâncias e em terrenos íngremes. Além disso, o esterco de lhama foi utilizado como fertilizante, ajudando a sustentar a agricultura em altas altitudes.

A alpaca foi selecionada principalmente pela qualidade da fibra, que é descrita por criadores como “luxuosa” e “extremamente quente”. Esse material é base de ponchos, mantas, roupas térmicas e outros itens têxteis tradicionais da região andina.
O comportamento também ajuda a diferenciar. Gill observa que as lhamas tendem a ser mais vigilantes e protetoras, reagindo de forma mais firme a ameaças: se necessário, encaram o perigo. As alpacas, ao contrário, costumam ser mais tímidas e “boazinhas”, preferindo se afastar quando algo as incomoda. Anderson completa dizendo que, diante de um risco, a alpaca tende a evitar o confronto, enquanto a lhama pode se colocar entre o rebanho e a ameaça.
Apesar dessas nuances, ambos ressaltam que lhamas e alpacas são animais inteligentes e treináveis, frequentemente surpreendendo visitantes de fazendas pela docilidade e pela capacidade de aprender comandos.
O que isso significa na prática para quem convive com esses animais
Para quem vê apenas fotos nas redes sociais, lhamas e alpacas podem parecer versões diferentes do mesmo bicho fofinho. Mas, na prática:
- quem precisa de animal de carga, vigilante e robusto tende a optar pela lhama;
- quem busca fibra têxtil de alto valor e toque suave aposta na alpaca;
- em manejo de rebanho, lhamas podem atuar como animais de proteção, enquanto alpacas são mais voltadas à produção de fibra.
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