Tecnologia
Quais os carros com ADAS mais baratos no Brasil em 2024?

O sistema de segurança ADAS, embora tenha começado em veículos mais caros, está gradualmente se tornando mais acessível e já é possível encontrar carros mais baratos com ADAS. Ele já está disponível em alguns carros de segmentos mais econômicos, embora as versões completas com recursos avançados (como piloto automático adaptativo ou reconhecimento de sinais) ainda sejam mais comuns em modelos de médio e alto custo.
Se você não está acostumado com o termo ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), é porque essa nomenclatura começou a ser amplamente utilizada no setor automotivo nos anos 2000, à medida que os fabricantes introduziam sistemas de assistência mais sofisticados. Antes disso, os recursos que hoje integram o ADAS eram frequentemente chamados de forma individual ou categorizados como sistemas de segurança passiva e ativa.
O conceito de ADAS se firmou na indústria no início dos anos 2010, quando empresas como Tesla, Mercedes-Benz e Volvo começaram a lançar veículos com pacotes de assistência ao motorista integrados. O avanço de sensores, câmeras e software possibilitou a comunicação entre vários sistemas, levando à integração desses recursos sob um único termo. Sendo assim, hoje, o termo ADAS é amplamente aceito, representando um grupo de tecnologias voltadas à segurança e à automação parcial.
Leia mais:
- Sistema ADAS: o que é e como funciona?
- Airbags protegem após um ou vários capotamentos?
- Tecnologia ADAS poderia salvar 250 mil vidas até 2053 no trânsito, estima estudo
7 carros mais baratos com ADAS
Em 2024, alguns dos carros considerados mais baratos com sistemas ADAS no Brasil incluem modelos com pacotes de segurança avançados. É importante deixar claro que no mercado automotivo brasileiro, mais barato não significa necessariamente um preço acessível. E que, entre os modelos listados, nem todos oferecem um pacote de segurança tão completo em função do preço.
Dito isso, confira a seguir as opções de veículos que se destacam nesta categoria.
Hyundai HB20 Sense Plus

É uma das versões mais acessíveis do hatch compacto e conta com alguns sistemas de segurança que podem ser associados a recursos básicos do conceito de ADAS. No entanto, é importante observar que não oferece todos os sistemas mais avançados presentes em veículos de segmentos superiores.
Recursos de assistência presentes no HB20 Sense Plus:
- Controle de estabilidade e tração que ajuda a manter o veículo estável em situações de derrapagem ou perda de aderência.
- Assistente de partida em rampa para facilitar arrancadas em inclinações, evitando o recuo do carro.
- Controle de cruzeiro (piloto automático) mantém uma velocidade constante definida pelo motorista, útil em viagens.
- Seis airbags, incluindo airbags laterais e de cortina, que complementam os sistemas de proteção passiva.
Fique atento porque, embora tenha bons recursos para um modelo básico, o HB20 Sense Plus não inclui sistemas como:
- Frenagem autônoma de emergência.
- Alerta de ponto cego.
- Assistente de manutenção em faixa.
- Controle adaptativo de cruzeiro.
Esses itens estão disponíveis em versões superiores do HB20, como o próximo item da lista. O modelo tem preço médio de R$ 87.000*.
Hyundai HB20 Platinum Safety TGDI AT

Uma das versões mais completas da linha HB20 2024, equipada com o pacote Smartsense, que inclui diversas tecnologias avançadas de assistência ao motorista (ADAS). Entre os recursos disponíveis, estão:
- Frenagem autônoma de emergência (AEB) que detecta obstáculos e aplica os freios automaticamente para evitar colisões.
- Assistente de permanência e centralização em faixa (LKA) para manter o veículo na faixa de rodagem e alerta o motorista em caso de desvio.
- Farol alto adaptativo (HBA) que ajusta automaticamente o farol alto para evitar ofuscamento de outros motoristas.
- Detector de fadiga: para alertar o motorista ao identificar sinais de cansaço.
Outros destaques:
- Motor 1.0 TGDI turbo de 120 cv com câmbio automático de 6 marchas.
- Bancos de couro com acabamento premium.
- Central multimídia com tela de 8 polegadas e conectividade Android Auto/Apple CarPlay.
- Rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas.
- Sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.
O preço do HB20 Platinum Safety TGDI AT é de aproximadamente R$ 114.590*, variando conforme a região e pacotes opcionais.
Peugeot 208 Griffe 1.6 AT

Esse modelo da Peugeot é uma das versões mais completas da linha, incluindo o pacote ADAS como padrão. Oferece tecnologias avançadas, como alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga e faróis altos automáticos.
No Brasil, o preço do Peugeot 208 Griffe Turbo 1.0 CVT é de R$ 116.490* no mercado convencional. Para o público PCD, após isenções e bônus de fábrica, o preço pode ser reduzido para cerca de R$ 97.633*.
Além disso, o modelo apresenta outros itens premium, como teto panorâmico, central multimídia com tela de 10,3 polegadas, i-Cockpit 3D, bancos em couro, ar-condicionado digital, câmera de ré e chave presencial, entre outros.
Fiat Pulse Impetus

O Fiat Pulse Impetus, versão topo de linha do SUV compacto da Fiat, é equipado com o pacote completo de ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Isso inclui recursos como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e comutação automática do farol alto, itens que elevam a segurança e o conforto na direção.
Outros destaques desta versão incluem bancos revestidos em couro, volante com ajustes de altura e profundidade, ar-condicionado digital, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pressão dos pneus e central multimídia com tela de 10,1 polegadas. Ele também oferece rodas diamantadas de 17 polegadas e acabamentos exclusivos.
O preço do Fiat Pulse Impetus 2024 gira em torno de R$ 123.490*. Há ainda opções de pacotes adicionais, como o Fiat Connect/Me, que adiciona conectividade avançada e GPS integrado, disponível por cerca de R$ 2.650.
Volkswagen Virtus Highline

Modelo equipado com ADAS que oferece uma ampla gama de recursos voltados para segurança e conforto. Entre as tecnologias disponíveis, estão o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), que ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura do veículo à frente, e o AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), que ajuda a evitar colisões. Outros itens incluem o Detector de Fadiga, o Sistema de Frenagem Pós-Colisão, e o exclusivo sistema XDS+, que otimiza a estabilidade em curvas.
O modelo vem com 6 airbags, painel digital, central multimídia avançada, além de um motor 1.0 TSI, proporcionando boas retomadas e eficiência no consumo de combustível. O preço sugerido do Virtus Highline em 2024 gira em torno de R$ 139.990*.
Chevrolet Onix Premier

Versão topo de linha do modelo que oferece um pacote de tecnologias de assistência ao motorista com funcionalidades como:
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência;
- Alerta de ponto cego;
- Assistente de estacionamento semiautomático;
- Sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais;
- Alerta de pedestre e de colisão traseira;
- Alerta de distância para o veículo à frente.
Além disso, o Onix Premier conta com itens de conforto e acabamento premium, como bancos de couro, ar-condicionado digital automático, carregador de celular por indução e câmera de ré com visão panorâmica.
O preço sugerido para o Onix Premier com todos os equipamentos de segurança e tecnologia gira em torno de R$ 119.790*. Ele vem equipado com motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio automático de seis marchas, entregando um bom equilíbrio entre performance e eficiência.
Volkswagen Polo Comfortline 2024

É uma versão intermediária do modelo, equipada com motor 1.0 turbo (TSI) e câmbio automático de seis marchas. Ele oferece recursos como controle de cruzeiro (piloto automático), ar-condicionado digital com saídas para os bancos traseiros, sistema keyless com partida por botão, rodas de liga leve de 15 polegadas, painel digital de 8 polegadas e acabamento interno refinado, incluindo detalhes em couro no volante e na manopla de câmbio.
Quanto aos sistemas ADAS, a versão Comfortline conta com funcionalidades de assistência à condução, como controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), Hill Hold Control (assistente de partida em rampa), sensores de estacionamento traseiros e frenagem automática pós-colisão. No entanto, não há menção a recursos avançados como piloto automático adaptativo ou frenagem autônoma de emergência nesta versão. O preço inicial é de R$ 110.990* na tabela oficial.
*Preços pesquisados em novembro de 2024, sujeitos à variação.
O post Quais os carros com ADAS mais baratos no Brasil em 2024? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Capacete com Bluetooth dá multa? O que diz a lei de trânsito

Com o avanço da tecnologia, muitos motociclistas têm aderido ao uso de capacetes com sistemas de comunicação integrados. Mas uma dúvida recorrente é: capacete com Bluetooth dá multa? A resposta não é tão simples quanto parece.
Embora esses dispositivos ofereçam praticidade e segurança em alguns contextos, seu uso pode ser considerado infração de trânsito, mesmo que a proibição ainda não seja tão específica. Por isso, é essencial entender o que diz a legislação brasileira sobre o tema.
Neste artigo, vamos esclarecer como funciona o capacete com Bluetooth, quais são os tipos disponíveis, quem costuma utilizá-los e, principalmente, se o uso pode gerar penalidades. Também abordaremos os riscos associados e como a fiscalização identifica esses equipamentos. Continue lendo para pilotar com segurança e dentro da lei.
Leia mais
- Capacete de moto: tudo o que você precisa saber antes de comprá-lo
- 6 sinais de que está na hora de trocar o capacete da sua moto
- Multa por capacete fora da validade: mito ou verdade?
O que é e como funciona o capacete com Bluetooth?

O capacete com Bluetooth é um equipamento moderno que possui tecnologia sem fio integrada, permitindo ao motociclista se comunicar com outros pilotos, ouvir instruções de GPS e, além disso, escutar música durante o trajeto. Esse sistema pode vir embutido de fábrica ou, alternativamente, ser instalado posteriormente por meio de intercomunicadores compatíveis.
Normalmente, os alto-falantes ficam posicionados no forro interno do capacete, próximos às orelhas, o que garante que a audição do ambiente externo não seja completamente obstruída.
Desde o início dos anos 2010, esses capacetes começaram a se popularizar, especialmente entre motociclistas que realizam viagens longas ou atuam no setor de entregas. Atualmente, existem diferentes modelos disponíveis no mercado: alguns já vêm com Bluetooth integrado, enquanto outros são preparados para receber dispositivos externos.
A principal vantagem, portanto, é permitir a comunicação sem que o piloto precise tirar as mãos do guidão, o que contribui significativamente para a segurança, desde que o uso não comprometa a atenção no trânsito.
Usar capacete com Bluetooth dá multa?

A resposta é sim! O uso de capacete com Bluetooth pode gerar multa, independentemente da forma como o sistema é utilizado. De acordo com o artigo 252, inciso VI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido conduzir veículo “utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular”. Isso significa que fones encaixados diretamente nos ouvidos, mesmo que via Bluetooth, são considerados infração média, com penalidade de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira.
Por outro lado, a lei não deixa claro se essa aplicação pode ser interpretada ao uso dos capacetes com Bluetooth e intercomunicador, que por sua natureza são diferentes dos fones de ouvido.
Afinal, capacetes com alto-falantes embutidos no forro não bloqueiam totalmente a audição, e por conta disso, algumas pessoas entendem que deveriam ser permitidos, desde que não comprometam a percepção sonora do ambiente.
No entanto, como ainda não há uma regulamentação específica e uma proibição clara, há sim o risco de um agente de trânsito te multar, se você for flagrado usando esse equipamento. Outros órgãos importantes, como Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo), também reforça que o uso de comunicadores ou alto-falantes no capacete são proibidos.

De acordo com Frederico Pierotti Arantes, presidente do Cetran-SP, em entrevista concedida ao UOL em 2024, a reprodução de áudio por meio de aplicativos de navegação ou música só é permitida em motocicletas que possuem sistema de som integrado ao próprio veículo, como é o caso da Honda GL 1800 Gold Wing e de alguns modelos premium da Harley-Davidson.
No entanto, essa autorização se restringe ao uso dos alto-falantes da moto, sendo proibida a emissão de som diretamente pelos alto-falantes instalados no capacete.
Sobretudo, mesmo com a proibição, muitos motociclistas se arriscam a utilizar os equipamentos, principalmente, os que usam o capacete com Bluetooth e intercomunicador para trabalhar.
Por conta disso, a fiscalização enfrenta grandes desafios. Afinal, muitos modelos modernos têm sistemas integrados invisíveis do lado de fora, o que dificulta a identificação visual. Nesses casos, a abordagem do agente e a verificação do equipamento podem ser necessárias para confirmar a infração.
O post Capacete com Bluetooth dá multa? O que diz a lei de trânsito apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Cidades
Serra recebe maior evento de tecnologia do Brasil a partir de segunda-feira (6)

A Serra será palco do maior evento de tecnologia do Brasil: a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). O encontro acontece com cerimônia de abertura marcada para segunda-feira (6), às 19h, no Pavilhão de Carapina. Até a próxima quinta-feira (9), o evento vai reunir milhares de profissionais e especialistas nacionais e internacionais, consolidando o município como referência em inovação, ciência e desenvolvimento tecnológico.
A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura da Serra. Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, sediar o maior evento de tecnologia do Brasil reforça o compromisso da Serra com a inovação e o desenvolvimento sustentável.
“A Serra é pioneira em projetos de inovação, como a inauguração da primeira avenida inteligente do estado, que integra tecnologia e sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, estamos investindo em projetos robustos de mobilidade urbana, como a Terceira Via, o Contorno de São Domingos e a municipalização do trecho urbano da BR-101. Essas iniciativas vão melhorar a fluidez do trânsito, tornando a cidade mais moderna e oferecendo uma infraestrutura urbana de excelência para todos os serranos”, defende.
Para a vice-prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno, a realização do evento no município demonstra a relevância da cidade no debate sobre desenvolvimento tecnológico e inovação em um cenário nacional.
“É uma honra para a Serra receber o maior evento de tecnologia do Brasil e um dos maiores da América Latina. Ser o palco da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia mostra a relevância do nosso município no cenário nacional e internacional, colocando a cidade no centro de discussões sobre inovação, sustentabilidade e o futuro da engenharia e da agronomia. Este encontro reafirma o potencial da Serra como um lugar de oportunidades e de desenvolvimento”, diz.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, analisa que um evento com expectativa de milhares de participantes, entre pesquisadores, profissionais e especialistas nacionais e internacionais, tem a capacidade de projetar, ainda mais, a Serra entre as cidades de destaque no cenário de inovação e tecnologia.
“A realização da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia na Serra reforça o compromisso do município com o desenvolvimento tecnológico, por meio de obras modernas e sustentáveis. É muito simbólico que um evento que debate tecnologia e futuro da engenharia aconteça aqui, onde estamos investindo em infraestrutura que transforma a vida das pessoas e projeta a cidade para os próximos anos”, afirma.
Programação
Entre os destaques estão os painéis sobre Inteligência Artificial aplicada à Engenharia, o uso de big data e BIM em escala para transformar obras públicas e privadas, além de minicursos práticos com foco em drones, gestão de riscos elétricos e estruturas de aço. A programação também abre espaço para discutir cidades inteligentes, bioenergia e novos caminhos para a sustentabilidade.
O evento se diferencia ainda pela abordagem inclusiva e plural. Estão previstos painéis como “Quebrando barreiras: Indígenas e a Engenharia”, que dá voz a lideranças indígenas na construção de soluções sustentáveis, e o “Painel Mulher: o Futuro é Nosso”, que debate o papel feminino em áreas como tecnologia e inteligência artificial. Outro ponto alto será a discussão sobre como a engenharia pode melhorar a vida de pessoas com deficiência, com participação de especialistas, paratletas e ativistas.
Além da inovação e da diversidade, a programação traz experiências que unem emoção e conhecimento. Um dos momentos mais aguardados é a palestra de Ricardo Trajano, único sobrevivente do voo Varig 820, que compartilha sua trajetória marcada pela superação. A SOEA também terá atrações culturais com artistas renomados.
Para conferir a programação completa, cique aqui
Fonte: Secom-PMS Texto: Jonathas Gomes – Foto: Willian Alcântara
Tecnologia
Metanol: Anvisa regulamenta produção industrial de antídoto

Segundo O GLOBO, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai publicar, ainda na noite desta sexta-feira (3), uma resolução que regulamenta a produção em larga escala de etanol farmacêutico, substância usada como antídoto em casos de intoxicação por metanol. O documento estabelece procedimentos temporários e extraordinários para ampliar a fabricação do chamado etanol injetável.
De acordo com o Ministério da Saúde, já foram registradas 113 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas em seis estados: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. 11 casos foram confirmados, todos em São Paulo.

Regulação do antídoto do metanol
- Com a nova resolução da diretoria colegiada, a previsão da Anvisa é que a produção possa começar em larga escala nos próximos dias e que o antídoto esteja disponível em até uma semana, segundo o diretor-presidente da agência, Leandro Safatle;
- Em entrevista ao GLOBO, Safatle explicou que a fabricação do etanol farmacêutico não era regulamentada porque os casos de contaminação por metanol no Brasil eram raros, com média de 20 registros por ano;
- Ele detalhou que o país também não possui autorização para produzir o fomepizol, outro antídoto utilizado nesses casos. “A produção é mais complexa e não há ainda a possibilidade de produzir o antídoto localmente a curto prazo”, disse;
- Segundo o diretor, hospitais, laboratórios e farmácias de manipulação já têm capacidade técnica para fabricar o etanol farmacêutico, mas ainda não em escala industrial.
“Temos etanol no país para atender aos casos de contaminação. Muitos hospitais universitários já têm algum volume desse etanol. O que a gente está fazendo hoje é uma resolução para regulamentar a produção desse etanol em escala industrial, em laboratórios, dando essa capacidade para poder autorizar, viabilizar a produção do etanol em grande escala”, afirmou Safatle.
O presidente da Anvisa destacou que a medida é uma “precaução” para evitar falta do antídoto em caso de aumento dos casos de contaminação.
O Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico e está em processo de compra de mais cinco mil tratamentos, o que equivale a 150 mil ampolas, para garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais:
- O que é metanol? Entenda por que é perigoso e se é possível identificá-lo em bebidas alcoólicas
- Intoxicação por metanol: Ministério da Saúde define como é um caso suspeito
- Mortes por metanol em SP: saiba quais são os sintomas da intoxicação
Casos só aumentam
Nesta sexta-feira (3), a pasta confirmou novamente os 113 registros de intoxicação, sendo 11 casos confirmados e 102 em investigação. Do total, 101 notificações ocorreram em São Paulo, onde estão todos os casos confirmados até o momento. Há ainda casos em investigação em Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Safatle também revelou que um grande laboratório farmacêutico brasileiro se ofereceu para doar etanol ao governo federal, caso haja necessidade. “Um laboratório garantiu que poderia fornecer de graça para o Ministério da Saúde, fazer uma doação dessa produção para abastecer (a rede pública) caso seja necessário”, afirmou, não revelando o nome do laboratório.
O metanol e o etanol são álcoois semelhantes em aparência — ambos incolores e inflamáveis —, mas diferem na composição química. O metanol possui um átomo de carbono, enquanto o etanol tem dois.

Apesar da diferença parecer pequena, ela é decisiva: o metanol é altamente tóxico ao organismo humano, sendo processado de maneira diferente pelo corpo. A substância é usada em produtos industriais, como líquidos de limpeza de para-brisas, anticongelantes e combustíveis.
O post Metanol: Anvisa regulamenta produção industrial de antídoto apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
-
Economia3 dias atrás
Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
-
Cidades2 dias atrás
Itapemirim se prepara para a 6ª edição do Moto Fest
-
Cidades3 dias atrás
Prefeitura de Cariacica abre programação do Outubro Rosa
-
Saúde3 dias atrás
Exagerar no cafezinho pode prejudicar a saúde dos olhos
-
Cidades2 dias atrás
Serra anuncia sete novos centros de educação infantil. Confira os bairros
-
Geral3 dias atrás
Sobreviventes de ataques a escolas em Aracruz querem reparação
-
Geral2 dias atrás
Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH
-
Cidades24 horas atrás
Serra recebe maior evento de tecnologia do Brasil a partir de segunda-feira (6)