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Realme 14T vale a pena? Conheça o novo lançamento da marca chinesa

Redação Informe ES

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O Realme 14T é o mais novo modelo da linha Realme 14 Series. O celular chega como um intermediário da marca e promete proporcionar maior resistência e uma excelente autonomia em sua bateria, além de outras especificações que podem chamar a atenção e despertar o interesse dos consumidores.

Com isso, será que o novo aparelho da marca chinesa realmente vale a pena? Para saber, é importante conhecer todos os detalhes do dispositivo. A seguir, o Olhar Digital traz as características do aparelho. 

Conheça as especificações técnicas do Realme 14T

  • Tela e design
  • Câmeras
  • Processador e armazenamento
  • Sistema operacional e bateria
  • Preço e disponibilidade

Tela e design

O Realme 14T vem com uma tela AMOLED de 6,67 polegadas, capaz de entregar uma resolução Full HD+ (2400x1080p).

diferentes modelos do celular, com diferentes cores, flutuando lado a lado no ar
Realme 14T em diferentes cores – Imagem: Divulgação/Realme

Além disso, para proporcionar imagens mais fluidas, ele conta com 120 Hz de taxa de atualização. Outra especificação importante é o brilho, que pode chegar a 2.100 nits, melhorando a visibilidade do aparelho mesmo diante de sol intenso.

Em relação ao seu visual, o aparelho é semelhante ao Realme 14, que serviu como base para ele. No entanto, há pequenas mudanças na parte traseira, que tem o módulo de câmeras retangular e cantos arredondados, além de lentes dispostas na vertical ao lado do flash LED. Algo que dá ainda mais destaque é o fato de o item ser levemente saltado. 

Câmeras

Em seu conjunto de câmeras, o aparelho possui a lente principal de 50 MP com uma abertura f/1.8, um sensor de 1/2.88” e foco automático (PDAF). Além disso, ela possui um sensor secundário de 2 MP, uma lente monocromática que ajuda a melhorar a imagem.

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Na parte frontal, são 16 MP com sensor Sony IMX480, f/2.4, 1/3.09” para selfies bem nítidas. Além disso, o dispositivo possui recursos de inteligência artificial que são capazes de aprimorar as imagens capturadas. 

Em relação a qualidade das gravações, a câmera traseira pode gravar em até 1080p, resolução que corresponde ao Full HD e 60 fps (frames por segundo), ou seja, o número de quadros de imagem capturados e exibidos por segundo. Por outro lado, a lente frontal entrega uma qualidade de 1080p a 30 fps. 

Processador e armazenamento

O Realme 14T vem com o processador MediaTek Dimensity 6300, que foi lançado em 2024. O item possui dois núcleos de desempenho Cortex-A76 (2,4 GHz) e seis núcleos de eficiência Cortex-A55 (2 GHz). Além disso, ele é fabricado em 6 nm pela TSMC.

ilustração digital de uma flor desabrochando para fora da tela do celular
O Realme 14T tem um bom desempenho – Imagem: Divulgação/Realme

Este chipset possui compatibilidade com o Wi-Fi 5, Bluetooth 5.2 e vários sistemas de navegação como Glonass e GPS. Ele ainda tem capacidade para chegar à taxa de download de 3,3 Gbps em rede 5G. O componente proporciona mais poder de processamento em games e fornece recursos de câmera aprimorados. 

Alinhado a ele, estão os 8 GB de memória RAM, que armazena temporariamente os dados e instruções que o processador necessita acessar rápido, sendo fundamental para que os aplicativos sigam rodando em segundo plano. Assim, o usuário não precisa reiniciar o aparelho sempre que alterna as tarefas. 

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Os 8 GB têm sido uma quantidade comum em dispositivos modernos. Isso permite que o aparelho lide com aplicativos mais pesados, alterne atividades sem travamentos ou lentidão e ainda rode diversos programas de maneira simultânea. Além disso, esse Realme possui 256 GB de armazenamento interno, o que é bom para guardar muitas fotos, vídeos, além de rodar jogos pesados. 

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Sistema operacional e bateria

O sistema operacional é o Realme UI 6.0, que tem como base o Android 15, sendo a versão mais recente da marca, trazendo melhorias em relação ao desempenho, funcionalidades e personalização. 

imagem mostra uma ilustração da bateria do celular flutuando da região traseira
Bateria do Realme 14T – Imagem: Divulgação/Realme

A bateria é um dos principais destaques deste celular, pois ela conta com 6.000 mAh. De acordo com a Realme, o componente pode proporcionar até 17 horas de reprodução de vídeo. Além disso, seu carregamento rápido de 45 W pode ser feito por meio de USB-C.

Preço e disponibilidade

O dispositivo custa inicialmente R$ 1.799,00 e pode ser encontrado em diferentes varejistas no Brasil e lojas oficiais da marca. As cores disponíveis são o Obsidian Black (preto) e Lightning Purple (roxo).

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Cidades

Cariacica inicia disparo de mensagem para confirmação de consultas e exames na segunda-feira (24)

Redação Informe ES

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A partir da próxima segunda-feira (24), os moradores de Cariacica passarão a contar com mais tecnologia e agilidade no acompanhamento de consultas e exames da rede municipal de saúde. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), dará início ao envio de mensagens via WhatsApp para informar a marcação dos agendamentos e solicitar a confirmação prévia dos pacientes. 

Com a novidade, o usuário receberá uma mensagem assim que a consulta ou exame for marcado no sistema. Além disso, dois dias antes do atendimento, o paciente receberá outra mensagem pedindo a confirmação de presença.

“Muitas vagas acabam sendo desperdiçadas por falta de confirmação, e agora teremos mais controle e agilidade. É uma forma de garantir que as consultas cheguem a quem realmente precisa, além de facilitar a vida do cidadão”, destacou o secretário de Saúde, Renan Poton.

A Semus reforça que nenhum dado pessoal será solicitado durante o processo. O único objetivo da mensagem é permitir que o usuário confirme ou cancele o atendimento, evitando faltas que acabam prejudicando o fluxo de atendimentos na rede.

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Veja o modelo da mensagem:

Olá (NOME DO PACIENTE), aqui é da Secretaria Municipal de Saúde. Informamos que a sua solicitação de GRUPO – PATOLOGIA CLINICA (EXAMES DE LABORATORIO) 
foi agendada para o dia xx/xx/xxxx às 07:01 no(a) US DARIO PAIVA – SAO GERALDO. 
Quando chegar no estabelecimento de saúde informe o seguinte código na recepção: CÓDIGO.

Clique no link https://cariacica.celk.com.br/rest/agenda para acessar o comprovante de agendamento completo.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais orientações ligue para (27) 3354-5630.

Caso não for comparecer na data agendada clique no botão abaixo para cancelar o agendamento.

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Fonte: SemCom-PMC –  Texto: Mariana Santos   –  Foto: Divulgação IA

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Tecnologia

Qual a diferença entre lhamas e alpacas? Veja como reconhecer cada uma

Redação Informe ES

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É fácil confundir lhamas e alpacas: ambas são mamíferos de pescoço longo, pelagem farta e vida em rebanho. Mas, apesar da aparência similar, elas não são a mesma coisa.

As duas espécies pertencem à família dos camelídeos e têm origem comum nas Américas, mas foram selecionadas para funções diferentes ao longo da história, como explicaram a fazendeira Rebecca Gill, da Cotton Creek Farms, e o veterinário David Anderson, da Universidade do Tennessee, ao site Live Science.

Segundo Anderson, lhamas (Lama glama) e alpacas (Lama pacos ou Vicugna pacos) descendem de ancestrais que surgiram no oeste da América do Norte.

Durante a última Era do Gelo, quando o continente ainda se conectava à Ásia pela ponte de terra de Bering, esses animais se espalharam tanto para o Velho Mundo – dando origem aos camelos de uma e duas corcovas – quanto para a América Central e do Sul, onde evoluíram para lhamas, alpacas e seus parentes selvagens, guanacos e vicuñas.

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Anderson lembra que, do ponto de vista evolutivo, é quase uma “volta para casa” ver lhamas e alpacas hoje nos Estados Unidos, já que o grupo surgiu ali antes de migrar.

A tranquilidade da lhama em meio à paisagem montanhosa
A tranquilidade da lhama em meio à paisagem montanhosa. Imagem: Matyas Rehak / Shutterstock

Diferenças entre lhama e alpaca: tamanho, pelagem e comportamento

  • Lhama é bem maior: chega ao dobro do peso da alpaca.
  • Orelha e focinho têm formatos diferentes em cada espécie.
  • Pelagem da alpaca é mais fina e macia, ideal para tecidos.
  • Lhama é mais protetora, enquanto a alpaca tende a ser mais tímida.
  • Cada uma foi domesticada com um foco: carga (lhama) e fibra têxtil (alpaca).

Na prática, a primeira pista é o tamanho. De acordo com dados citados pela Rutgers University, a lhama pesa entre 130 e 200 quilos e mede cerca de 1,15 metro de altura na região do dorso (a cernelha). Já a alpaca costuma ficar entre 45 e 80 quilos, com cerca de 90 centímetros na cernelha. Como resume Rebecca Gill, “mesmo a maior alpaca não chega perto de uma lhama em tamanho”.

A cabeça também entrega quem é quem.

Alpacas têm orelhas menores, em formato de gota (ou pera) e focinho mais curto. Já lhamas exibem orelhas mais longas, curvadas como bananas, e rosto mais alongado.

Alpaca de orelhas curtas e focinho delicado, com a pelagem macia típica da espécie
Alpaca de orelhas curtas e focinho delicado, com a pelagem macia típica da espécie. Imagem: n.tati.m / Shutterstock

Na pelagem, a diferença é de textura. Em geral, a fibra da alpaca é mais fina, sedosa e uniforme, muito valorizada na indústria têxtil por ser macia e bem quente. A lhama, por sua vez, costuma ter pelo mais grosso e áspero, embora haja variações individuais em ambas as espécies.

Por isso, como explica Gill, a lã de alpaca é preferida para roupas de contato direto com a pele, enquanto a fibra de lhama é menos usada nesse tipo de peça.

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Origem, uso e temperamento de lhamas e alpacas

Estudos recentes sugerem que as lhamas foram domesticadas a partir do guanaco, e as alpacas, a partir da vicuña, num processo iniciado há cerca de 6 mil a 7 mil anos na região andina, segundo pesquisas citadas por Anderson e pelo Live Science. Ainda há debate sobre detalhes dessa origem, mas a distinção geral é aceita pela comunidade científica.

Historicamente, as funções foram bem divididas:

Por ser mais robusta, a lhama foi amplamente usada como animal de carga pelos povos andinos, incluindo os incas. Ela aguenta transportar peso em longas distâncias e em terrenos íngremes. Além disso, o esterco de lhama foi utilizado como fertilizante, ajudando a sustentar a agricultura em altas altitudes.

guanaco
Parente selvagem da lhama, o guanaco exibe pelagem curta e adaptada aos ventos frios dos Andes. Imagem: Diego Grandi / Shutterstock

A alpaca foi selecionada principalmente pela qualidade da fibra, que é descrita por criadores como “luxuosa” e “extremamente quente”. Esse material é base de ponchos, mantas, roupas térmicas e outros itens têxteis tradicionais da região andina.

O comportamento também ajuda a diferenciar. Gill observa que as lhamas tendem a ser mais vigilantes e protetoras, reagindo de forma mais firme a ameaças: se necessário, encaram o perigo. As alpacas, ao contrário, costumam ser mais tímidas e “boazinhas”, preferindo se afastar quando algo as incomoda. Anderson completa dizendo que, diante de um risco, a alpaca tende a evitar o confronto, enquanto a lhama pode se colocar entre o rebanho e a ameaça.

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Apesar dessas nuances, ambos ressaltam que lhamas e alpacas são animais inteligentes e treináveis, frequentemente surpreendendo visitantes de fazendas pela docilidade e pela capacidade de aprender comandos.

O que isso significa na prática para quem convive com esses animais

Para quem vê apenas fotos nas redes sociais, lhamas e alpacas podem parecer versões diferentes do mesmo bicho fofinho. Mas, na prática:

  • quem precisa de animal de carga, vigilante e robusto tende a optar pela lhama;
  • quem busca fibra têxtil de alto valor e toque suave aposta na alpaca;
  • em manejo de rebanho, lhamas podem atuar como animais de proteção, enquanto alpacas são mais voltadas à produção de fibra.

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Tecnologia

GWM: nova família Haval H6 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 223 mil

Redação Informe ES

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A GWM revelou a nova família do Haval H6 em quatro versões para o mercado brasileiro. O SUV híbrido já está disponível em concessionárias de todo o país com diferentes valores: HEV2, com preço inicial de R$ 223 mil; PHEV19, por R$ 248 mil; PHEV35, ao preço de R$ 288 mil; e GT, por R$ 325 mil.

O modelo mantém o conjunto Hybrid Intelligent 4WD (Hi4), que combina um motor 1.5 turbo de nova geração (150 cv e 240 Nm) – o mesmo que passou ser usado no Wey 07 – a dois motores elétricos de alta eficiência.

Esse conjunto trabalha associado a uma bateria de 35 kWh, resultando em uma potência combinada de 393 cv e torque total de 772 Nm — 10 Nm a mais que a versão anterior —, com autonomia no modo elétrico de 170 km pelo padrão WLTP e 119 km no padrão Inmetro. O sistema Hi4 está disponível nas versões plug-in PHEV35 e GT, que tem tração integral.

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haval HEV
Na traseira, o time de design brasileiro optou pela manutenção das tradicionais lanternas integradas (Imagem: Divulgação/GWM)

A arquitetura inclui ainda a já conhecida transmissão híbrida dedicada (DHT) de duas marchas, que garante transições suaves entre os modos elétrico, híbrido e 4WD. A promessa é de condução refinada, silenciosa e equilibrada.

Na versão plug-in PHEV19, não há motor elétrico traseiro, e a bateria de 19 kWh, em conjunto com o motor a combustão, produz 326 cv de potência combinada e 540 Nm de torque — 10 Nm a mais que na versão anterior —, com autonomia no modo elétrico de 115 km segundo o padrão WLTP e 73 km conforme o padrão Inmetro. 

Na versão autorrecarregável HEV2, a bateria de 1,6 kWh e o powertrain produzem 243 cv de potência combinada e 540 Nm de torque combinado.

Haval tem design personalizado

  • Nas versões HEV2, PHEV19 e PHEV35, o maior destaque da atualização visual está na dianteira, que conta agora com uma grade formada por 87 blocos de maior amplitude. Chamado de Estética Galática, esse conceito é uma fusão da elegância clássica do modelo com traços futuristas, segundo a marca chinesa;
  • Na traseira, o time de design brasileiro optou pela manutenção das tradicionais lanternas integradas, considerado um dos elementos mais reconhecidos da identidade do Haval H6 vendido no Brasil;
  • Outra novidade visual é o uso de logotipos pretos na traseira em vez dos cromados utilizados anteriormente.
haval bancos
Interior da nova versão conta com três variedades de acabamento (Imagem: Divulgação/GWM)

Internamente, o volante foi reformulado atendendo às demandas do consumidor brasileiro: ganhou um aro mais espesso e uma pegada mais firme e anatômica e recebeu uma base achatada, conferindo um ar mais esportivo ao conjunto.

Em vez de diversos botões distribuídos no volante, há agora apenas dois comandos giratórios que controlam diversas funções do veículo de maneira mais lógica e intuitiva. O console central também é totalmente novo.

O interior da nova versão do Haval H6 conta com três variedades de acabamento: HEV2 e PHEV19 trazem bancos de couro e revestimentos na cor preta; o PHEV35, marfim com preto; e o GT, preto com apliques de camurça e o emblema GT em vermelho nos bancos dianteiros.

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Para a carroceria, há três opções de cores nas linhas HEV2, PHEV19 e PHEV35: Preto Hematita, Cinza Diamante e Branco Ágata. Já a versão GT, em adição às demais cores, conta com uma quarta opção, o Azul Cianita.

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Desempenho aprimorado

O novo Haval H6 recebeu uma revisão completa na suspensão, com amortecedores recalibrados e a adoção de batentes (stops) mecânicos, para a redução de impactos secos, especialmente em lombadas e valetas. Essas melhorias foram realizadas sem comprometer a estabilidade, mantendo o veículo firme em velocidades mais altas, diz a GWM.

Outra atualização importante está no sistema de frenagem, agora equipado com atuador eletrônico integrado, em substituição ao sistema hidráulico anterior. Isso torna a resposta do pedal mais imediata, progressiva e previsível, elevando o controle do motorista em manobras urbanas e frenagens de emergência.

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haval PHEV
Tela da central multimídia passou de 12,3 polegadas para 14,6 com resolução Full HD (Imagem: Divulgação/GWM)

A definição das rodas também foi ajustada. A versão híbrida HEV2, mais voltada para perfis familiares, adota aro de 18 polegadas e pneus de perfil mais alto, privilegiando o conforto. Já as versões plug-in PHEV19, PHEV35 e GT mantêm as rodas aro 19, reforçando a sensação de performance e estabilidade lateral.

Nova plataforma digital

A GWM também apresentou a plataforma digital Coffee OS 3, sistema operacional inteligente desenvolvido pela própria empresa. O menu foi reorganizado para oferecer uma navegação mais intuitiva e com novos recursos.

Já a tela da central multimídia passou de 12,3 polegadas para 14,6 com resolução Full HD, e respostas mais rápidas e sensíveis ao toque. A barra fixa do menu permanece na tela mesmo quando o sistema Apple CarPlay ou Android Auto sem fio está em uso.

O post GWM: nova família Haval H6 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 223 mil apareceu primeiro em Olhar Digital.

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