Tecnologia
Tem um Nintendo Switch? Veja 10 dicas e truques para jogar melhor

O Nintendo Switch é um dos principais consoles do mercado, sendo sucesso em vendas. Se você já tem ou está pensando em adquirir esse videogame, confira 10 dicas e truques para jogar melhor.
Leia mais:
- Dragon’s Dogma 2: 10 dicas mais importantes para iniciantes
- Yasuke existiu na vida real? Conheça a inspiração para o protagonista de Assassin’s Creed Shadows
- Dá para jogar Nintendo 3DS no iPhone (com alguns poréns)

10 dicas e truques para jogar melhor no Nintendo Switch
- 1 – Acesse uma gama maior de jogos
- 2 – Crie perfis adicionais
- 3 – Use o modo escuro
- 4 – Mova os dados salvos do jogo e coloque no cartão MicroSD
- 5 – Faça um Hard Reset
- 6 – Economize a bateria
- 7 – Encontre Joy-Cons perdidos
- 8 – Adicione teclado por meio do USB
- 9 – Use a função Zoom
- 10 – Inicie seu sistema de entretenimento na TV com o Switch
1 – Acesse uma gama maior de jogos
O Nintendo Switch bloqueia jogos de acordo com a região. No entanto, há uma forma de acessá-los. Para isso, você pode aproveitar uma brecha deixada pela desenvolvedora. Acesse as “Configurações do sistema” e altere a região na guia “Sistema”. Depois, é só iniciar o eShop e pegar o que quiser.
2 – Crie perfis adicionais
Você pode criar perfis adicionais e conseguir separar o progresso nos jogos. Isso é muito bom principalmente para quem divide o console com outros usuários. Então, acesse as “Configurações do Sistema”, depois vá em “Usuários” e selecione “Adicionar Usuário”.
Cada perfil criado vai manter seu próprio progresso no game e preferências, sem que um jogador atrapalhe o outro. Essa é uma forma de registrar outras contas Nintendo e baixar os jogos que foram comprados pelas contas. Assim, fica melhor até para aproveitar as promoções de outros catálogos sem a necessidade de mudar a conta principal de região.
3 – Use o modo escuro
Conforme o tempo que você estiver jogando, o fundo branco brilhante do game pode gerar cansaço em seus olhos. Para prevenir isso e ter mais conforto, ative o Modo Escuro. Acesse as “Configurações do sistema”, depois vá em “Temas” e escolha “Preto Básico” para escurecer a tela inicial e os menus.
4 – Mova os dados salvos do jogo e coloque no cartão MicroSD
Conforme você joga e salva os dados, o espaço no disco rígido vai enchendo. Para liberar armazenamento interno, transfira os dados para o cartão microSD.
Quer saber como fazer? Coloque o cartão, acesse as “Configurações do sistema”, vá em Gerenciamento de dados e selecione “Mover dados entre sistema/cartão microSD”.
5 – Faça um Hard Reset
Se o seu Nintendo Switch começar a aparecer algum problema, tente fazer o hard reset. Com ele, é possível corrigir falhas de software. Então, aperte e segure o botão de ligar e desligar de 10 a 15 segundos e reinicie o console.
6 – Economize a bateria
O Nintendo Switch Lite, tem bateria com duração entre 3 e 7 horas no máximo. Para estendê-la, aprenda a economizá-la. Uma das formas é diminuir o brilho acessando “Configuração do console” e em seguida “Brilho da tela”.
Outra maneira é alterar o tempo que o console leva para entrar no modo suspensão. Vá em “Configuração do console”, acesse o “Modo descanso”, selecione o “Automático” e decida o tempo que o videogame tem que esperar antes de apagar a tela.
7 – Encontre Joy-Cons perdidos
Se perder um dos controles Joy-Con pela sua casa, saiba que há uma forma de localizá-lo. Vá em “Controles e sensores” e depois em “Testar dispositivos de entrada”. Após isso, vão aparecer os controles vinculados ao videogame. Então, selecione o Joy-Con que você perdeu e pressione o botão L ou R. Assim, ele vai vibrar e você pode acha-lo mais fácil.
8 – Adicione teclado por meio do USB
O Nintendo Switch permite que você adicione outro teclado para facilitar a sua digitação enquanto joga. Para isso, escolha as portas UBS do dock.
9 – Use a função Zoom
Acha difícil ler os itens do jogo? Acesse as “Configurações do sistema” e ative a função Zoom. Assim, você pode ampliar a tela enquanto joga ao apertar duas vezes o botão Home.
10 – Inicie seu sistema de entretenimento na TV com o Switch
Caso não queira ficar pressionando botões para inicializar o sistema de entretenimento em sua TV, acesse o menu “Configurações do sistema”, aperte em “Configurações da TV” e ative o “Corresponder ao estado de energia da TV”. Pronto, assim você pode apertar o botão Home em seu Joy-Con ou Pro Controller.
O post Tem um Nintendo Switch? Veja 10 dicas e truques para jogar melhor apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
TikTok apresenta feed que usa localização exata do usuário

O TikTok anunciou, nesta quarta-feira (11), o lançamento do recurso “Local Feeds” nos Estados Unidos, funcionalidade opcional que utiliza dados precisos de localização por GPS para criar um feed com conteúdos da região do usuário. A novidade é semelhante ao “Nearby Feed”, lançado no Reino Unido e em outros países da Europa no fim do ano passado.
Trata-se do primeiro recurso inédito disponibilizado aos usuários estadunidenses desde que o TikTok passou oficialmente para novo controle acionário no mês passado. A versão dos Estados Unidos enfrentou um início conturbado após sofrer uma grande interrupção no serviço, que, segundo a empresa, foi causada por uma “falha em cascata de sistemas”.
Como vai funcionar o novo recurso do TikTok?
- O novo feed local exibirá “conteúdos locais relacionados a viagens, eventos, restaurantes e compras, além de posts de pequenos negócios e criadores de conteúdo locais”;
- A funcionalidade estará desativada por padrão e não ficará disponível para menores de 18 anos;
- De acordo com o TikTok USDS, o rastreamento preciso de localização empregado no recurso fica “ativado apenas quando o app está aberto”;
- Os usuários que optarem por ativar o Local Feed encontrarão uma nova aba na tela inicial do aplicativo.

Estratégia distinta
O lançamento ocorre após uma mudança nos termos de serviço da plataforma nos EUA. Antes, o TikTok informava que poderia coletar apenas localizações aproximadas.
Com a venda para investidores estadunidenses, o texto passou a prever a coleta de dados de localização precisa. Embora o feed seja opcional, a atualização dos termos indica que o aplicativo pode coletar essas informações independentemente da ativação da funcionalidade. A opção pode ser habilitada ou desabilitada nas configurações.
Segundo a empresa, o feed local permitirá que usuários “descubram os melhores restaurantes, lojas, museus e eventos”. Diferentemente de recursos voltados à conexão entre pessoas próximas, o novo espaço não tem como objetivo mostrar vizinhos ou possíveis afinidades sociais, mas priorizar negócios locais, destacando eventos nas redondezas, sugestões de compras e restaurantes.
A iniciativa integra um movimento mais amplo para atrair pequenas empresas à plataforma, tanto como produtoras de conteúdo quanto como anunciantes.
Conforme observado pelo TechCrunch, a estratégia também pode ajudar a companhia a se proteger de futuras regulações e maior escrutínio, ao evidenciar o número de pequenos negócios que dependem de seus serviços.
O TikTok afirma que mais de 7,5 milhões de empresas utilizam a plataforma nos Estados Unidos para alcançar clientes. Esse dado, porém, tem como base um relatório da Oxford Economics produzido antes da conclusão do acordo que transferiu o controle da versão estadunidense para um grupo de investidores.
Leia mais:
- 5 configurações de privacidade do Tik Tok para mudar agora mesmo!
- Como encontrar trends no TikTok
- Estreia do ‘TikTok americano’ é marcada por desconfiança e êxodo de usuários

E a privacidade?
A expansão do uso de dados de localização precisa levanta questionamentos sobre privacidade. Embora o apoio a negócios locais seja apontado como um objetivo positivo, usuários terão de avaliar se a utilidade de um feed dedicado compensa os possíveis riscos. A Oracle é uma das principais investidoras do novo TikTok estadunidense e seu fundador, Larry Ellison, já afirmou que “cidadãos se comportam da melhor maneira possível” quando estão sob vigilância constante.
O post TikTok apresenta feed que usa localização exata do usuário apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Google: compra da Wiz é chancelada pela UE

O Google recebeu, nesta terça-feira (10), a aprovação incondicional das autoridades antitruste da União Europeia (UE) para a aquisição da empresa de cibersegurança Wiz por US$ 32 bilhões (R$ 166,3 bilhões).
Trata-se do maior negócio já realizado pela companhia. Segundo os reguladores europeus, a operação não levanta preocupações concorrenciais.
Google oficializa compra da Wiz quase um ano após anunciá-la
- O acordo foi anunciado em março do ano passado e tem como objetivo ampliar a presença do Google tanto no setor de cibersegurança quanto no mercado de computação em nuvem. Nesse segmento, a empresa disputa espaço com rivais maiores, como Amazon e Microsoft;
- De acordo com a comissária europeia de Concorrência, Teresa Ribera, a análise das autoridades indicou que a transação não prejudicará a concorrência no mercado:
- “O Google fica atrás da Amazon e da Microsoft em termos de participação de mercado em infraestrutura de nuvem e nossa avaliação confirmou que os clientes continuarão tendo alternativas confiáveis e a capacidade de mudar de fornecedores”, afirmou Ribera em comunicado.

A Comissão Europeia, que atua como órgão fiscalizador da concorrência no bloco, também avaliou o impacto do negócio sobre o uso de dados.
Segundo a instituição, quaisquer dados obtidos pelo Google por meio da aquisição da Wiz não são comercialmente sensíveis e poderão continuar a ser analisados por outras empresas de software de segurança.
Leia mais:
- O truque simples do Google para encontrar qualquer coisa no celular apenas circulando a imagem
- 15 serviços úteis do Google que você talvez não conheça
- IA do Google passa a barrar pedidos com personagens da Disney
Rígido controle antitruste
Nos últimos anos, grandes aquisições no setor de tecnologia têm enfrentado um escrutínio regulatório mais rigoroso, em meio a preocupações de que essas operações possam ampliar o poder de mercado das grandes empresas e dificultar a atuação de concorrentes menores.
No caso da compra da Wiz, porém, os reguladores europeus concluíram que o negócio não apresenta esse risco.
O post Google: compra da Wiz é chancelada pela UE apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Saúde
Pacientes do SUS capixaba terão confirmação de consultas e exames do Estado pelo WhatsApp

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo contam agora com um novo sistema de avisos de agendamento de consultas e exames pelo WhatsApp (27) 3636-1236, do Governo do Estado. O novo serviço digital foi anunciado nesta terça-feira (10) pelo governador Renato Casagrande, pelo vice-governador Ricardo Ferraço, e o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Os pacientes ainda precisarão ir até uma unidade de saúde para buscar o comprovante de agendamento para apresentação durante a consulta ou exame. No entanto, a previsão é de que, em breve, o comprovante ou as senhas de acesso sejam enviados diretamente pelo WhatsApp, tornando desnecessário o deslocamento até o posto de saúde.
“Estamos utilizando a tecnologia para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e tornar o SUS capixaba mais eficiente. Com o envio de avisos de consultas e exames pelo WhatsApp, vamos reduzir faltas, organizar melhor a oferta de atendimentos e dar mais comodidade aos pacientes. Esse é mais um passo do Conecta Espírito Santo para aproximar o Governo das pessoas e melhorar a qualidade do atendimento em todo o Estado”, comentou o governador.
O vice-governador Ricardo Ferraço frisou que esta é mais uma iniciativa do Governo do Estado para melhorar o dia a dia das pessoas: “Essa é nossa guia no Governo do Espírito Santo, cuidar das pessoas. Investimentos, tecnologia e gestão para ampliar eficiência e alcançar os resultados esperados. Otimização de recursos, interação direta e a praticidade necessária no dinamismo que o cidadão tem diariamente. Hoje essa novidade, amanhã mais avanços e assim por diante, sempre evoluindo com gestão e investimentos.”
Para receber o serviço, é importante que o cadastro no SUS esteja atualizado. A atualização pode ser feita, sem sair de casa, pelo site Integra Cidadão (https://integra.saude.es.gov.br/) ou presencialmente nas unidades de saúde. A ação faz parte do Projeto Conecta Espírito Santo, do Governo do Estado, em parceria com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), para implantação de serviços digitais de comunicação no SUS capixaba.
“O Conecta Espírito Santo vai permitir a comunicação direta da Sesa com a sociedade e uma gestão de saúde mais eficiente, reduzindo o absenteísmo, que gira em torno de 30% no SUS capixaba. Também vai possibilitar identificar os motivos das faltas, o que nos ajuda a dimensionar melhor a oferta de serviços. Em breve, a Sesa vai ampliar os serviços digitais para confirmação e desmarcação pelo WhatsApp, facilitando a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br
-

Política2 dias atrásMovimentações políticas no ES colocam Sabrina Astori no centro das articulações e levantam incógnitas
-

Política20 horas atrásRicardo Ferraço é homenageado em sessão solene da Câmara dos Deputados
-
Negócios2 dias atrás
Elanco Nomeia Paul Riga Como Novo Diretor-geral no Brasil
-
Negócios24 horas atrás
Fundador da Smart Fit Deixa o Cargo de CEO e Passa Bastão para o Filho
-

Tecnologia2 dias atrásGoogle: compra da Wiz é chancelada pela UE
-

Tecnologia24 horas atrásTikTok apresenta feed que usa localização exata do usuário
-

Cidades17 horas atrásOperação Carnaval 2026 é discutida em reunião com forças de segurança e secretarias













