Ligue-se a nós

Cidades

Pesquisa mostra Vidigal reeleito ou elegendo um possível sucessor

Redação Informe ES

Publicado

no

Nesta sábado(16), o PDT da Serra fará uma prestação de contas sobre a Gestão do prefeito Sérgio Vidigal, InformeES  teve acesso aos números de uma pesquisa que afirma que o prefeito tem chances reais de reeleição, podendo, inclusive, fazer um sucessor sem grandes riscos, principalmente, se mantiver aliança com o governador Renato Casagrande (PSB),como tem ocorrido desde o início da gestão.

A pesquisa que foi realizada entre 19 e 24 de fevereiro de 2024 confirma o favoritismo de Vidigal apontado em levantamento realizado pelo Instituto Perfil em agosto de 2023. Neste estudo – feito pela Orizzonte Pesquisas, registrado em 9 de março no TRE sob o número ES 04731\20024 – duas mil pessoas foram entrevistadas e de maneira espontânea 58,6% disseram que o prefeito Sergio Vidigal merece ser reeleito, enquanto 26,8% discordem e 14,6% não souberam ou não responderam.

Segundo informações apuradas pelo InformeES, é que sim, o prefeito Sérgio Vidigal deixará claro que tem um nome do Pedetista para seguir com o projeto do partido na cidade serrana. Trata-se do presidente estadual do PDT-ES e seu chefe de gabinete, Weverson Meireles, que desde os seus 16 anos de idade é filiado ao partido é fiel escudeiro de Vidigal até os dias de hoje. A intenção é colocar o nome do presidente à disposição de um projeto futuro e promissor para a Serra continuar na velocidade do desenvolvimento, segundo apuramos.

Antes de serem apresentados os possíveis nomes de políticos que deverão concorrer às eleições para prefeito, o instituto quis saber quais apoios têm peso no eleitorado serrano e tanto o prefeito quanto o governador Renato Casagrande se destacam: 60,7% votariam no candidato de Vidigal e 53,1% em quem o chefe do Executivo estadual lançasse.

Anúncio

Neste levantamento também foram questionados os pesos do ex-prefeito Audifax Barcelos (Progressistas), do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Pelas respostas, Lula tem mais peso que Audifax: 39,2% acreditam na indicação do ex-prefeito, 41,9% não. Ao passo que o presidente conseguiria dar força a uma candidatura na avaliação de 44,9% e 45,9% discordam. Já 33,5% votariam no candidato de Bolsonaro, 57,4% não votariam.

Pesquisa aponta que Vidigal tem força para reeleição ou fazer sucessor

Estimulada

Sabendo que as eleições acontecerão em outubro, 44,7% dos eleitores de Serra – apresentados a alguns nomes – responderam que votariam no prefeito Sergio Vidigal (PDT). Pablo Muribeca (Republicanos) aparece com 15,8%, seguido de Audifax (12,5%), Vandinho Leite (PSDB) com 3,9%; Xambinho (PSC) e Bruno Lamas (PSB) aparecem com o apoio de 2,3%, Pastor Dinho (PL) tem 1,5% das intenções, e o petista Roberto Carlos 1,2%.

Com menos de 1% aparecem Bento Deodato e a delegada Gracimere – ambos sem partido -, enquanto 12,2% não responderam ou não souberam responder e 3,1% disseram que votaria branco ou nulo.

A margem de erro da pesquisa é de 2%, para mais ou menos, e o nível de confiança de 95%.

Sem Vidigal, Audifax vence

O mercado político capixaba aposta que o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) tem força para levar a disputa municipal ao segundo turno. Entretanto, a pesquisa Orizzonte mostra que em nenhum cenário ele venceria. Se fossem ao segundo turno o prefeito e o antecessor, Audifax, Vidigal seria eleito com apoio de 54,3% dos entrevistados em fevereiro, enquanto o progressista teria o apoio de 19,9% – 15,2% não responderam e 10,6% disseram que votariam em branco ou nulo.

Já se para o segundo turno Audifax fosse com Muribeca, ele venceria por 37,2% dos votos contra 28,1% do deputado. Neste caso, o percentual dos que não sabem ou não opinam sobre este cenário sobe para 24,6% e praticamente se mantém o percentual dos que optam por branco ou nulo: 10,1%.

Anúncio

O que mostra que a disputa ainda terá muito chão pela frente é o percentual dos eleitores no universo dos que responderam à pesquisa que afirmam que seus votos ainda podem mudar: 74,4%, ao passo que 25,6% já têm decisão formada e só aguardam a campanha começar.

Aprovação

Os eleitores serranos que responderam análise da Orizzonte Pesquisa avaliam positivamente a Gestão Vidigal, iniciada em 2020. A soma das avaliações ‘bom’ e ‘ótimo’ supera 60% – 42,1% classificam como ‘bom’ e 18,5% como ‘ótimo’.

A classificação de uma ‘gestão regular’ é dada por 26,0%, quanto 5,3% avaliam como péssima e 5,0% como ruim. Disseram que não conseguem fazer essa avaliação 3,1% dos que participaram da pesquisa.

Pesquisa aponta que Vidigal tem força para reeleição ou fazer sucessor

Mais uma vez é possível identificar que, se o governador Renato Casagrande apoiar a reeleição ou quem Sergio Vidigal lançar como sucessor, haverá diferença. Isso porque para 49,3% a Gestão Casagrande é classificada como ‘boa’ e 11,8% apontam como ‘ótima’. Somadas as reprovações (regular, ruim e péssima) o percentual alcança 35,0%, que é menor do que os 3,9% que não souberam responder.

Da Redação IES – Contribuiu* ESHoje

Anúncio

Cidades

Marataízes sediará encontro Regional Litoral Sul para melhoria do ambiente de negócio realizado pela FINDES na quarta(9)

Redação Informe ES

Publicado

no

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplades) realizam nesta quarta-feira, 9 de julho, o Encontro Regional Litoral Sul para Melhoria do Ambiente de Negócios. O evento, inédito em Marataízes, será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 9h.

O encontro será aberto pelo prefeito de Marataízes, Toninho Bitencourt(Podemos), e contará com presenças de vários prefeitos do litoral sul, além de empresários e diretores da Findes. Durante todo o dia, até às 17h30, ocorrerão palestras voltadas ao desenvolvimento econômico da região. Veja os temas abaixo:

ManhãPúblico-alvo: empresários

  • Apresentação da Defesa de Interesses Findes
  • Como entender e gerenciar os Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho
  • Acesso ao Crédito – Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC)
  • Fomento para as Empresas
  • Programa Conecta Indústria
  • Academia Findes de Negócios/ Fórum IEL 2025
  • Apresentação Exporta Capixaba – Acessos a Mercados Nacional e Internacional
  • Soluções disponibilizadas pelo SENAI, SESI E IEL/ES

TardePúblico-alvo: gestores públicos e equipes

  • Impactos da Reforma Tributária nos Municípios Capixabas
  • Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS)
  • Perfil Regional e Indicador de Ambiente de Negócios (IAN)
  • Desenvolvimento Regional por Meio da Inovação Aberta
  • Royalties Petróleo: case de sucesso na aplicação dos recursos

A Regional Litoral Sul da Findes reúne 481 indústrias que, juntas, geram 5,4 mil empregos, com a base industrial voltada para agroindústria e o turismo. Ao todo, 20 dimensões estratégicas de atuação constam na Agenda Propositiva da Regional Litoral Sul. Elas unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria do ambiente de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Itapemirim realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social no dia 10 de julho

Redação Informe ES

Publicado

no

Com o tema que marca os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a cidade de Itapemirim se prepara para sediar a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá no dia 10 de julho de 2025, no Ginásio de Esportes “Renan Alves Goes”, das 8h às 17h.

Promovida pela Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASCI), a conferência é um espaço democrático de debate, construção coletiva e participação popular. O objetivo é avaliar a política pública de assistência social no município e propor diretrizes para o aprimoramento do SUAS, considerando as necessidades locais e os avanços dos últimos anos.

A conferência é voltada a usuários da assistência social, trabalhadores do setor, representantes de entidades, conselheiros e toda a população interessada em contribuir com o fortalecimento das políticas públicas que promovem cidadania, proteção social e garantia de direitos.

A conferência é uma oportunidade de escuta ativa e construção de propostas que possam refletir a realidade do município.

por Assessoria de Comunicação – PMI

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Reeleição de Gaurink à presidência do PT em Cariacica com a digital de Euclério Sampaio

Redação Informe ES

Publicado

no

Neste domingo (06), o Partido dos Trabalhadores (PT) foi às urnas para eleger novos presidentes municipal, estadual e nacional em todo o país para comandar o partido nos próximos anos.

Em Cariacica, na Grande Vitória, o resultado da eleição contou com um “jogador” que atuou fora das quatro linhas. o prefeito Euclério Sampaio (MDB). A reeleição do advogado Luiz Gaurink como presidente do diretório municipal carrega a marca de articulações políticas decisivas. O desfecho do processo não apenas reflete a força de Gaurink, mas também evidencia a influência direta do prefeito Euclério Sampaio que, contou, com a articulação do ex-presidente do PT, André Lopes, na construção da vitória.

A digital do prefeito e do ex-presidente

A vitória de Gaurink não pode ser dissociada do apoio e da articulação do prefeito Euclério Sampaio, cuja liderança política em Cariacica foi fundamental para o resultado. Além disso, a trajetória de André Lopes, ex-presidente do PT e hoje no PSB, também deixou sua marca no processo, seja pela base construída no partido, seja pela influência nas chapas e no debate interno.

Anúncio

Gaurink não foi apenas reeleito, ele venceu de forma indireta ou até mesmo direta, o senador Fabiano Contarato, a deputada estadual Iriny Lopes, o ex-prefeito de Vitória João Coser e o ex-deputado federal Helder Salomão, mostrando que existe consolidação em seu grupo político que soube dialogar com diferentes setores, inclusive com o próprio prefeito Euclério, ao qual teve papel fundamental na vitória do petista cariaciquense. Sampaio se mostra um bom articulador onde numa tacada “derrotou” caciques petistas do Espírito Santo e contribuiu na vitória do atual presidente em sua cidade.

Já a influência de André Lopes se faz sentir pelo histórico em eleições internas anteriores, cujos votos impactaram diretamente o processo municipal e estadual, prova disso foi a chapa ao qual obteve quase quinhentos votos ter sido a mesma que ajudou Jackeline Rocha quando concorreu a presidência do partido, influenciando desta forma o resultando deste domingo, mostrando sua relevância contínua no cenário político do partido, sua capacidade de articulação fazendo pontes entre diferentes projetos políticos, desta forma, provando seu lado político junto a Euclério Sampaio em prol de Cariacica.

No entanto, André deixa claro seu novo foco político e o desejo de manter as alianças.

“Passei o domingo com as minhas filhas. Tenho muito respeito pela história que construí no PT, mas hoje construo o PSB. E o meu objetivo a curto prazo na política é eleger Renato Casagrande senador, Ricardo Ferraço governador para o Espírito Santo continuar no mesmo rumo. Com relação ao PT, desejo sorte e felicidade a eles e que continuemos aliados,” explicou.

O presidente reeleito, Luiz Gaurink, reafirma a necessidade de o PT manter sua pluralidade, destacando a amplitude do partido e o compromisso com uma gestão inclusiva.

Anúncio

“O partido é um partido amplo, portanto, sofre influências de quase todos os segmentos na sociedade. Isso mostra a amplitude do partido. Agradeço a todos que me ajudaram e quero fazer uma gestão que inclua todos e que cresça o partido para que nós possamos reeleger Lula e continuar mudando a vida das pessoas no Brasil”.

O significado do resultado

O resultado em Cariacica é, acima de tudo, um retrato da política local: feita de alianças, ouvindo os anseios da base e da capacidade de lideranças como Gaurink, Euclério Sampaio e André Lopes de influenciar os rumos do partido e da cidade. O desafio agora é transformar essa vitória em unidade e crescimento para o PT e seus aliados.

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados