Cidades
Cidade de Montanha recebe primeira edição da Feira Regional da Carne de Sol

Que tal reservar um fim de semana para passear pelo Espírito Santo? O destino é Montanha, a capital capixaba da carne de sol, localizada no norte do Estado. O objetivo é saborear e conhecer a famosa iguaria da Região Turística Doce Terra Morena e, para isso, tem início na próxima sexta-feira (04) e segue até domingo (06) a primeira edição da Feira Regional da Carne de Sol Doce Terra Morena (Fesol), que acontece no Parque de Exposição da cidade. A entrada é gratuita.
Os visitantes vão poder experimentar as delícias que serão servidas no evento, como coxinha de carne de sol, pastel de carne de sol, hambúrguer de carne de sol, pão de alho de carne de sol, estrogonofe de carne, churrasco de carne de sol, purê de carne de sol na moranga, entre outros pratos. Os valores podem ser encontrados a partir de R$5 reais.
A Feira da Carne de Sol de Montanha conta com uma programação repleta de atrações gastronômicas, culturais, artesanais e musicais, o que promete agradar os mais diversos gostos. Além disso, tem a finalidade de impulsionar e desenvolver as micro e pequenas empresas, promovendo o empreendedorismo na região Doce Terra Morena, composta pelos municípios de Montanha, Mucurici, Ponto Belo, Pinheiros e Pedro Canário, com o compromisso de fortalecer a economia do norte capixaba.
O organizador do evento, Rafael Ferrari, destacou que a Feira Regional da Carne de Sol de Montanha acontece com o objetivo de fomentar toda a cadeia de pequenos negócios do norte do Espírito Santo, contribuindo para difundir os empreendimentos artesanais, comerciais, além dos produtos do norte e a melhor gastronomia da região.
“Temos uma estrutura de mil e cem metros quadrados que foi pensada para atender os empreendedores, tanto da gastronomia quanto da cerveja artesanal, além do artesanato e de outros produtos. No Festival, também teremos as apresentações musicais, tudo para oferecer conforto aos visitantes. Não dá para perder a melhor carne de sol do Estado”, disse Rafael Ferrari.
O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alberto Faria Gavini Filho, ressaltou que o evento vem com forte apelo para dinamizar a renda local, bem como para aquecer as vendas e alavancar o turismo da Região Doce Terra Morena, assim como movimentar o comércio dos municípios da região.
“Teremos espaços destinados à gastronomia, artesanato, cervejas artesanais, apresentações culturais e comidas típicas da região. Essa é mais uma ação do Governo do Estado para valorizar os pequenos negócios do Espírito Santo”, destacou Gavini.
A Feira Regional da Carne de Sol Doce Terra Morena conta com a realização da Ferrari Eventos, com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado, do Serviço Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), além da Prefeitura de Montanha e do Prodnorte.
Saiba mais:
Feira Regional da Carne de Sol Doce Terra Morena (Fesol).
Quando: 04 a 06 de agosto de 2023
Local: Parque de Exposição da cidade.
A entrada é gratuita.
Programação
Sexta-feira (04/08)
18h – Abertura
18h30 – Apresentação de quadrilha com o grupo Alegria de Viver
19h30 – Apresentação de dança com alunas da Casa dos Projetos
20h – Show com Marcos Tybel
Sábado (05/08)
12h – Show com “Os Amigos”
14h – Apresentação de “Dança da Peneira” com o Grupo Alegria de Viver
15h – Show com Mazinho do Teclados
17h – Apresentação de dança com alunas da Casa dos Projetos
18h – Apresentação de quadrilha com alunos da Casa Terezinha Zonfrilli
19h – Apresentação de dança da Cyza Cia de Dança
19h20 – Show com Neto Queiroz
Domingo (06/08)
11h – Show com Rick Paredão
13h – Apresentação de dança da Cyza Cia de Dança
13h20 – Apresentação de Ballet com alunas da Casa dos Projetos
14h – Show com Lando Lisboa
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
027 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br
Cidades
Prefeitura de Guarapari assina ordem de serviço para construção da Residência Inclusiva

A Prefeitura de Guarapari assinou, nesta quinta-feira, 3 de julho, a ordem de serviço para a construção da Residência Inclusiva, um espaço voltado para o acolhimento, atendimento e promoção de atividades destinadas a pessoas com deficiência em situação de abandono e vulnerabilidade social.
Atualmente, a Residência Inclusiva funciona em um imóvel alugado no bairro Praia do Morro, que não possui acessibilidade adequada, dificultando a mobilidade e o conforto dos usuários. O novo espaço será construído no bairro Independência, com estrutura totalmente planejada para oferecer acessibilidade e inclusão.
O investimento total da obra é de R$ 930 mil, com recursos repassados pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio de parceria institucional com o município. A execução ficará a cargo da empresa AMF Participações e Construções LTDA, representada no ato de assinatura pelo gerente Jesse de Oliveira Soares.
A Residência Inclusiva será um espaço multifuncional, pensado para garantir acessibilidade, acolhimento humanizado e oportunidades de desenvolvimento pessoal e social a jovens e adultos com deficiência que necessitam de apoio para viver de forma independente e autônoma. A iniciativa integra as políticas públicas do município voltadas à garantia de direitos e à melhoria da qualidade de vida.
A reunião contou com a presença do prefeito Rodrigo Borges, da secretária municipal de Assistência Social, Tatiana Perim, da subsecretária Jocileia Marques, e do secretário de Obras, Marcelo Cirino, que reforçaram o compromisso da gestão com a inclusão social e a ampliação da rede de proteção no município.
“Guarapari está avançando na construção de uma cidade mais justa e humana. A Residência Inclusiva é um espaço de acolhimento, respeito e oportunidade. Hoje, o serviço funciona em um imóvel alugado que não tem acessibilidade, o que é muito importante para quem vive no local. O novo projeto foi pensado para ter tudo o que as pessoas precisam com conforto e dignidade. Estamos investindo onde realmente importa: nas pessoas”, enfatizou o prefeito.
E a secretária Tatiana Perim complementa. “Estamos fortalecendo a rede de proteção social com ações concretas. A Residência Inclusiva será um espaço de valorização, acessibilidade e cuidado com as pessoas com deficiência. Vale lembrar que essa verba foi quase foi perdida. Assim que a nova gestão identificou a morosidade no processo, demos celeridade para concluir a licitação. No cronograma, a obra tem duração prevista de oito meses, mas o responsável pela empresa já nos adiantou que vai correr para entregar em seis. Temos um compromisso com a inclusão e com a dignidade de todos”.
Além da Residência Inclusiva, Guarapari conta com duas Casas de Acolhimento Institucional que oferecem acolhimento temporário a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.
A construção da nova Residência Inclusiva deve começar ainda neste semestre, com conclusão estimada em até oito meses.
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Prefeitura de Guarapari inicia entrega de uniformes escolares para mais de 24 mil alunos da rede municipal

A Prefeitura de Guarapari iniciou nesta quarta-feira (02) a entrega dos novos uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola contemplada foi a EMEF Rosa Simões de Almeida, no bairro Jabaraí, que atende 720 estudantes. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Borges, que conversou com os alunos e conferiu de perto a nova identidade visual.
“Estamos investindo em uma educação que acolhe, valoriza e oferece dignidade às nossas crianças e adolescentes. O uniforme vai além da padronização: ele representa cuidado, pertencimento e respeito com os estudantes e suas famílias”, afirmou o prefeito.
Ao todo, mais de 24 mil alunos da rede municipal vão receber os kits até o dia 31 de julho, em um cronograma que contempla as 65 unidades escolares do município. O novo kit é composto por duas camisas (uma de manga e outra regata), duas bermudas e, pela primeira vez, um par de tênis. Já para os alunos da educação infantil, o kit também inclui jaqueta e calça, para os dias mais frios.
A secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, destacou que a entrega do novo uniforme com tênis representa um avanço importante no atendimento às demandas da comunidade escolar. “Estamos entregando um kit completo, funcional e confortável. Essa iniciativa fortalece o vínculo entre aluno e escola e contribui para a autoestima das nossas crianças. A inclusão do tênis amplia esse cuidado e garante mais igualdade no ambiente escolar”, pontuou.
A estudante Sabrina Marques, do 5º ano, comemorou a chegada do uniforme: “É a primeira vez que recebo algo assim, de graça. Fiquei muito feliz!”, disse. Já o pai dela, Ciro Lyra, destacou a importância da iniciativa para as famílias. “O uniforme é fundamental para os alunos. É uma economia para quem tem filhos na escola e também uma forma de inclusão. Ajuda na identidade da rede e valoriza quem está na sala de aula”.
O modelo do novo uniforme foi escolhido de forma democrática por meio de uma votação promovida nas redes sociais da Prefeitura, no início do ano. A proposta vencedora, nas cores azul e branco, foi a preferida pela maioria da comunidade escolar e agora será adotada em toda a rede. Os uniformes antigos continuarão sendo aceitos.
“A gestão tem se empenhado em garantir avanços concretos na educação pública. Começamos o ano organizando esse processo do zero, com planejamento, escuta da comunidade e foco nas necessidades reais das escolas. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a rede municipal em todas as frentes”, completou Jaciara.
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Marataízes avança na segurança pública com apoio do estado para implantação do GGIM

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial de Marataízes participou, nesta segunda-feira 30/06/2025, de uma importante reunião na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP-ES), em Vitória, com foco na implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) no município.
A criação do GGIM representa um passo fundamental para a integração das forças de segurança, promovendo ações conjuntas e estratégicas que fortalecem a prevenção à criminalidade e o atendimento à população de forma mais eficiente.
O encontro contou com a presença do Subsecretário de Estado de Defesa Social, Coronel Márcio Celante, da Gerente de Integração, Capitã CB Andresa, e do Superintendente de Polícia Civil da Regional Sul, Dr. Faustino Antunes, que destacaram o compromisso do Governo do Estado em apoiar os municípios na construção de políticas públicas de segurança integradas e eficazes.
Representando Marataízes, estiveram presentes o Secretário Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial, Aurinho Falcão, o Assessor Jurídico da Pasta, Dr. Agnaldo Perim, e o GCM Gumercindo Siqueira. Durante a reunião, foram tratados os aspectos técnicos, operacionais e legais para a implantação do GGIM, além da importância da articulação entre as instituições estaduais e municipais para resultados concretos na segurança da população.
Fonte: Secom-PMM
-
Negócios4 dias atrás
Mec Show 2025 atrai mais de 40% de expositores de fora do ES e reforça protagonismo da indústria capixaba
-
Oportunidade4 dias atrás
Hospital Jayme Santos Neves realiza primeiro mutirão do emprego para contratação imediata nesta sexta (04)
-
Esporte4 dias atrás
Estudante autista da Serra é ouro no karatê dos Jogos Escolares
-
Cidades3 dias atrás
Marataízes avança na segurança pública com apoio do estado para implantação do GGIM
-
Cidades3 dias atrás
Prefeitura de Guarapari inicia entrega de uniformes escolares para mais de 24 mil alunos da rede municipal
-
Saúde3 dias atrás
Implante contraceptivo será ofertado no SUS ainda em 2025, diz ministro
-
Internacional3 dias atrás
Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional
-
Política10 horas atrás
Rio: Aeronáutica intercepta 3 aviões, apreende 81 drones e proíbe que 170 levantem voo