Cidades
Espírito Santo lança Mapeamento das áreas afetadas por inundação em Mimoso do Sul

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e com o Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTAER), divulgou, nessa quinta-feira (11), o Mapeamento das áreas afetadas por inundação no município de Mimoso do Sul.
A metodologia aplicada para a identificação das áreas afetadas por inundação em Mimoso do Sul apontou que, na sede do município, foram atingidos 3.989 imóveis. Um total de 2.996 casas, 12 escolas, 29 estabelecimentos de saúde, 806 comércios e 29 igrejas. Outros distritos atingidos foram Ponte de Itabapoana, Santo Antônio do Muqui e Conceição do Muqui.
O coordenador Estadual Adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Benício Ferrari, destacou a importância do mapeamento não só para este evento climático, mas para a preparação dos órgãos de mitigação e resposta para futuros eventos.
“Será possível fazer previsões muito apuradas com este modelo. Por exemplo, sabendo que um rio costumeiramente atinge uma cota de 6 metros, eu posso gerar um modelo com essa cota e, a partir dessa metodologia, consigo estimar com muita precisão onde vai chegar a inundação e, partir disso, saber quais regiões do município posso ocupar. Nesse sentido, a prevenção de desastres vai ser muito precisa. Os desastres climáticos têm sido mais frequentes e em intensidade cada vez maior. Dispor de tecnologia como esta nos ajuda muito na preparação para os eventos climáticos e na organização da capacidade de resposta”, destacou o tenente-coronel Benício Ferrari.
O estudo é uma proposta inovadora, desenvolvido de forma conjunta entre o IJSN, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e NOTAER, e, para além da identificação das áreas afetadas, também contribuiu para a validação da metodologia utilizada, que agora pode ser aplicada de forma preventiva, como explica o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira:
“Antes desse modelo, a gente tinha o mapeamento das áreas de riscos, nacionais e estaduais. Agora com essa tecnologia aplicada, com ferramentas de geotecnologias, utilização de drones, modelos matemáticos e a validação dessa metodologia, a gente consegue chegar a um nível de detalhes, capturando as especificidades da região, o que possibilita replicar esse modelo, para fazer o mapeamento das áreas de risco de outros municípios”, salientou Pablo Lira.
Para a aplicação da metodologia, foram realizados voos de drone em um trabalho de campo, cinco dias após o desastre. Foram dois dias em campo para a captura de cerca de 1.200 imagens de altíssima resolução. Para o diretor setorial do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Jabor, a captura dessas imagens foi fundamental para o desenvolvimento do mapeamento.
“Nós fizemos um trabalho integrado, capturando imagens históricas que retratam esse momento e que foram fundamentais para fazer um mapeamento bem detalhado da sede de Mimoso do Sul. Esse dado foi bastante importante para que a gente pudesse ver o tamanho da tragédia e fazer a comparação com o modelo, para que assim possibilitasse ser replicado em outras localidades”, detalhou Pablo Jabor.
A partir deste trabalho, as equipes da Defesa Civil e do Instituto Jones traçaram a área de inundação na sede de Mimoso do Sul. Com essa área determinada, as equipes utilizaram um dado disponibilizado pela primeira vez no Censo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra a localização de todos os domicílios que passaram pelo Censo e assim puderam quantificar os imóveis que estavam dentro da área afetada pela inundação.
O imageamento realizado foi utilizado para a validação de um modelo existente de delimitação de área afetada por inundação, o modelo HAND, que agora poderá ser utilizado de forma preventiva em outras localidades. A apresentação completa pode ser acessada no link: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/sumarios/ijsn-especial
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
comunicacao@ijsn.es.gov.br
(27) 3636-8066 / (27)99892-5291
Assessoria de Imprensa do CBMES
Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / 99231-5157
sesp.ascom@gmail.com
Cidades
Cariacica lança Patrulha Especializada da Mulher para reforçar prevenção à violência doméstica

A Prefeitura de Cariacica lançou, na quinta-feira (21), a Patrulha Especializada da Mulher, iniciativa desenvolvida pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos. O objetivo é fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, com foco inicial em ações preventivas.
Entre as medidas previstas estão palestras em escolas da rede municipal, empresas e bairros, além do acompanhamento de medidas protetivas em conjunto com a Polícia Civil. Também está em andamento o projeto de criação de uma ouvidoria especializada para atendimento e acompanhamento de vítimas.
O plano de atuação inclui, ainda, mapeamento de áreas de risco, patrulhamento preventivo e visitas tranquilizadoras, elaboração de planos de segurança personalizados, ações educativas voltadas a diferentes faixas etárias, integração com redes de proteção e manutenção de um banco de dados sobre os atendimentos.
O prefeito Euclério Sampaio destacou que a patrulha representa um avanço na área de segurança. “Unimos esforços para garantir mais proteção e tranquilidade às mulheres de Cariacica. Trata-se de uma política pública fundamental para salvar vidas e prevenir a violência”, enfatizou.
A vice-prefeita Shymenne de Castro reforçou o compromisso da gestão municipal. “A Patrulha da Mulher demonstra que estamos atentos às necessidades da população feminina e comprometidos com a defesa de seus direitos”, disse.
O secretário de Segurança e Ordem Pública de Cariacica, Claudio Victor, também ressaltou o impacto da medida. “A iniciativa amplia o acolhimento e a orientação às vítimas, somando forças às demais políticas públicas já existentes e mostrando que Cariacica valoriza e cuida de suas mulheres”, disse.

Já a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Lorena Nascimento, frisou o caráter protetivo da patrulha: “Estamos ampliando os instrumentos de apoio às vítimas, garantindo que elas tenham acompanhamento, segurança e acesso à rede de proteção”, destacou.
A chefe da Patrulha, a agente da Guarda Municipal Milena Lessa, explicou o papel da equipe: “Nosso trabalho é focado na prevenção e no acolhimento, em articulação com outros órgãos de segurança e assistência”, finalizou.
Contato
As mulheres que precisarem de apoio podem acionar a Patrulha Especializada da Mulher pelo telefone (27) 98148-0334, disponível para atendimento e orientações.
Por: Secom-PMC
Cidades
Alvo Serra promete atrair investimentos e reter talentos no Espírito Santo

A Serra se prepara para um marco histórico na inovação e no desenvolvimento sustentável: a implantação do Parque Tecnológico Alvo Serra, o primeiro no Espírito Santo. Localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Serra, o espaço nasce para ser referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, instituições de pesquisa, organizações sociais e órgãos governamentais em um mesmo território planejado.
O Alvo Serra integra o Distrito de Inovação InovaSerra, consolidando a cidade como protagonista no ecossistema capixaba de inovação. O parque terá infraestrutura moderna, baseada em padrões de construção sustentável, e poderá contar com negócios de apoio, como restaurantes, coworkings, papelarias e lanchonetes, oferecendo um ambiente completo para quem empreende, pesquisa e trabalha no local.
Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o pioneirismo do projeto fortalece o papel da Serra como motor de desenvolvimento. “A Serra vem se destacando como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. O Alvo Serra amplia essa vocação, criando um ambiente propício para atrair investimentos, reter talentos e gerar novas oportunidades.”
Além de impulsionar a economia local e valorizar a região, o parque garantirá conexão direta com o ambiente acadêmico, promovendo a colaboração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. A integração com o entorno urbano será outro diferencial, fortalecendo o comércio, dinamizando cadeias produtivas e criando oportunidades para pequenos e grandes negócios.
“Com o Parque Tecnológico Alvo Serra, a cidade dá um passo decisivo para se consolidar como referência nacional em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, finaliza, Pedro.
Fonte: Secom- PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Divulgação
Cidades
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.
“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária.
Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES
-
Política2 dias atrás
Breno NilRegi lidera preferências em Marataízes e consolida nome por vaga na Assembleia Legislativa
-
Tecnologia3 dias atrás
Como pagar uma multa do Detran online
-
Geral3 dias atrás
Espírito Santo terá mais 432 moradias do Minha Casa, Minha Vida
-
Desenvolvimento3 dias atrás
Presidente Kennedy desponta com incentivo do Fundesul
-
Geral3 dias atrás
Vitória terá unidade de apoio do Serviço Geológico do Brasil com foco em ações para prevenção de desastres
-
Justiça3 dias atrás
AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil
-
Segurança1 dia atrás
Governo do Estado inaugura novo Totem de Segurança em Cariacica
-
Negócios2 dias atrás
Caminhada Japonesa: O que É e Como Melhora Sua Vida e Trabalho?