Cidades
Serra inaugura a primeira avenida inteligente do Espírito Santo; veja

Prefeito Weverson apresentou a novidade em sua rede social
Tecnologia, inovação e mais segurança agora fazem parte do trajeto de quem passa pela principal via de Laranjeiras. É que, na última segunda-feira (23), foi inaugurada a avenida inteligente Eudes Scherrer de Souza, um projeto inédito no Espírito Santo.
Semáforos e iluminação inteligentes, sensores de fluxo de veículos e pontos de ônibus com carregador de celular são alguns dos novos recursos que irão reduzir o tempo de trânsito e aumentar a segurança viária da avenida inteligente Eudes Scherrer Souza.
Também foram implantadas botoeiras inteligentes, capazes de aumentar o tempo de travessia para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo maior segurança a pedestres e motoristas.

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, ressalta que a entrega da avenida inteligente representa um marco na transformação urbana da cidade. Ele destaca que este projeto faz parte dos avanços em mobilidade idealizados nos últimos anos e do compromisso da gestão com a modernização dos espaços públicos e com o uso da tecnologia como ferramenta para melhorar a vida das pessoas.
“A entrega da primeira avenida 100% inteligente do Espírito Santo é um passo importante para nos posicionar entre as cidades mais inovadoras do Brasil. Esse é um projeto pioneiro, que começou a ser planejado nos últimos anos. Demos continuidade a esse projeto e iremos seguir avançando com novas soluções tecnológicas que posicionam a Serra como referência na mobilidade urbana capixaba”, defende.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, também destaca que a entrega da avenida inteligente Eudes Scherrer Souza representa um avanço na mobilidade urbana da Serra e do Espírito Santo.
“Estamos inaugurando uma avenida equipada com soluções modernas que já irão fazer diferença na rotina de quem atravessa a região todos os dias. A proposta é oferecer mais fluidez, segurança e agilidade para os nossos moradores”, afirma.
O projeto faz parte do Planejamento Estratégico da Serra e soma esforços conjuntos das secretarias de Obras, de Serviços, de Defesa Social e de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Conheça os novos recursos da avenida inteligente
Semáforos inteligentes

Os semáforos inteligentes melhoram a visibilidade da sinalização semafórica, ajudando a prevenir acidentes e atropelamentos causados pelo desrespeito às regras de trânsito. Os sistemas luminosos auxiliares funcionam como uma reprodução ampliada da sinalização padrão, sendo colocados sobre o braço projetado e na coluna semafórica, onde ficam os grupos focais convencionais.
Os semáforos inteligentes exibem a fase semafórica em operação ao longo de toda a extensão do braço e parte da coluna, ampliando a visibilidade do estágio semafórico em até 300 metros a mais do que o padrão. Além disso, também serão instaladas barras luminosas no piso, próximas à guia (meio-fio), na área de travessia de pedestres. Essas barras reproduzem a sinalização dos grupos focais para pedestres, mas, por estarem ao nível do chão, são facilmente visualizadas por quem estiver olhando para o telefone ou distraído, facilitando a travessia segura, especialmente para idosos e pessoas com deficiência.
Sensores de fluxo de veículos
Nos cruzamentos entre as avenidas Eldes Scherrer Souza e Norte Sul, haverá um sistema que utiliza câmeras de vídeo e outros sensores para detectar o fluxo de veículos, permitindo ajustar automaticamente os tempos do ciclo semafórico – como verde, amarelo e vermelho – de acordo com a demanda real. Quando a distância entre os veículos diminui, o sistema aumenta o tempo de verde na via com maior movimento, priorizando o fluxo de veículos. Após a instalação, essa operação é totalmente automatizada, sem necessidade de intervenção humana.
Faixas de pedestres iluminadas

As faixas de pedestres receberam iluminação especial para melhorar a visibilidade e garantir mais segurança durante a travessia, especialmente à noite e em situações de baixa luminosidade.
Botoeiras inteligentes
Os semáforos contam com botoeiras inteligentes, que ajustam automaticamente o tempo de travessia, oferecendo mais segurança sem prejudicar o fluxo do trânsito, visto que o sistema reduz o tempo do sinal vermelho quando possível.
Pontos de ônibus com energia limpa
Os novos pontos de ônibus foram equipados com carregadores de celular alimentados por energia fotovoltaica, unindo comodidade e sustentabilidade para os usuários do transporte público.
Fonte: Secom-PMS Foto: Dayana Souza/PMS
Cidades
Serra lidera geração de empregos no Espírito Santo em junho de 2025

A cidade da Serra mais uma vez é protagonista na geração de empregos formais no Espírito Santo. De acordo com os dados de Junho de 2025 do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou saldo positivo de 586 vagas com carteira assinada em junho de 2025, ocupando o primeiro lugar entre todas as cidades capixabas no período.
Segundo o levantamento, no primeiro semestre de 2025, a Serra figura como segundo município do Estado com maior geração de postos formais, totalizando 2.773 novas vagas. O mesmo posicionamento se repete no recorte dos últimos 12 meses, em que o saldo acumulado é de 4.206 postos de trabalho. Este resultado reforça a economia da Serra e a efetividade das políticas públicas voltadas à empregabilidade.
Cidade que atrai grandes investimentos
Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram Serviços, Comércio e Indústria, refletindo os investimentos contínuos em qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo local e atração de novos empreendimentos no município.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcia Lamas, comenta: “Este resultado reforça o nosso compromisso com um ambiente de negócios dinâmico e atrativo. Com a gestão do prefeito Weverson Meireles, estamos construindo uma cidade que não apenas atrai grandes investimentos, mas também garante oportunidades de trabalho qualificado para nossa população”, pontua.
O Novo Caged é a principal fonte oficial de informações sobre o emprego formal no país e considera o saldo entre admissões e desligamentos com base nas declarações feitas pelas empresas via eSocial.
Fonte: Secom-PMS Texto: Eduardo Barreto
Cidades
Servidor público de Marataízes é destaque no evento “Transformar Juntos”, em Brasília

O servidor público municipal Pablo Alves da Silva, que atua na Sala do Empreendedor de Marataízes, foi escolhido pelo Sebrae Nacional para palestrar sobre excelência no atendimento ao empreendedor.
Com 10 anos de carreira no serviço público municipal, sendo 8 anos dedicados à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Pablo tem contribuído diretamente para o fortalecimento dos pequenos negócios no município.

O reconhecimento do Sebrae é reflexo do trabalho inovador e de impacto realizado em Marataízes, destacando a Sala do Empreendedor como a mais completa do Espírito Santo.
Cidades
Saúde da Serra: mais de 180 medicamentos de graça; saiba quais são e como ter acesso

Você sabia que pode ter acesso a mais de 180 tipos de medicamentos gratuitamente, através da rede de saúde do município? São remédios para diversos tipos de tratamentos, como hipertensão, psiquiátricos e até diabetes, que podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre eles, Clonazepam, Insulina, Losartana e Amitriptilina.
Na Serra, todas as 40 UBS do município possuem uma farmácia e, ao todo, o número de medicamentos ofertados pelo município para retirada dos pacientes é 188 (http://www.serra.es.gov.br/admin/download/1753706186044-remes-atualizada-2025-elenco-de-dispensao-ao-paciente-1.pdf). A Farmácia Municipal funciona como um centro de dispensação de medicamentos pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como objetivo contribuir com a recuperação e preservação da saúde dos moradores da cidade.
Para retirar seu medicamento nas Unidades, o paciente deve estar com seu CPF, o Cartão do SUS e a receita feita por seu médico ou profissional da enfermagem do SUS, comparecer preferencialmente em sua unidade de saúde de referência e estar cadastrado no local.
Além das Unidades, a Serra também possui uma Farmácia Central, que funciona 24 horas, inclusive aos feriados, no mesmo espaço do Hospital Materno Infantil da Serra (HMIS), em Colina de Laranjeiras. Essa é uma opção, principalmente, aos finais de semana e fora do horário comercial, para quem foi atendido em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Pronto Atendimento Pediátrico, no HMIS ou em outros hospitais públicos.
Por lá, o morador deverá apresentar a receita emitida por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), o Cartão SUS e seu CPF, para retirar seu medicamento.
Vale ressaltar que as receitas digitais precisam ser válidas e estarem dentro do prazo de vencimento. Em casos agudos (gripes, sinusites, dor de garganta), a receita tem validade de 10 dias; já em tratamentos de uso contínuo (hipertensão, diabetes), esse prazo é de 30 dias.
Segundo a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, garantir o acesso gratuito a medicamentos essenciais é uma das formas mais concretas de cuidar da população.
“Esse serviço, mantido com recursos da Prefeitura da Serra, impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Quando o paciente encontra o remédio disponível na rede pública, ele dá continuidade ao tratamento, evita complicações e vive melhor. É para isso que trabalhamos todos os dias”, afirmou.
Mais de 2 milhões de medicamentos entregues
De janeiro à primeira quinzena de julho deste ano, já foram dispensados 2.008.900 medicamentos e 803.078 pacientes atendidos em toda a rede de saúde do município.
Atualmente, a Serra mantém o Índice de Abastecimento de Medicamentos em 95,7%, percentual superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 80%. No total, contando com os medicamentos utilizados em pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e no Materno Infantil, há 280 medicamentos disponíveis com recursos da própria Prefeitura da Serra.
Em 2024, foram atendidos 1.355.632 pacientes nas farmácias da Serra, número superior ao igual período de 2023, quando foram sido atendidos 1.139.511 pacientes.
Transparência
É disponibilizado o Painel de Medicamentos (Lei Federal 14.654 de 2023) no site da Prefeitura da Serra (https://agendamentosaude.serra.es.gov.br/estoque-medicacao), que apresenta de forma detalhada o estoque de medicamentos em cada uma das 40 unidades de saúde do município. É possível realizar buscas pelo nome do equipamento de saúde e pelo nome da medicação.
A Secretaria de Saúde da Serra também disponibiliza no site da Prefeitura da Serra informações sobre a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (REMEME) e os medicamentos ofertados pelo Ministério da Saúde por meio do Programa “Aqui tem Farmácia Popular”, disponível nas farmácias e drogarias conveniadas.
Farmácia Central do Município da Serra
Endereço: anexo ao Hospital Municipal Materno Infantil (HMM), na rua Adaucto Morais da Silva, em Colina de Laranjeiras. Próximo ao Terminal de Laranjeiras.
Horário de Atendimento: todos os dias, de segunda-feira a domingo, 24 horas, incluindo os feriados.
Contato: 3338-9100
Por: Secom-PMS – Texto: Amanda Drumond – Foto: Amanda Amaral/Secom-PMS
-
Política4 dias atrás
Sessão Solene em Linhares reforça o protagonismo jovem no Dia Nacional da Juventude
-
Justiça4 dias atrás
Edson Fachin é eleito presidente do STF; Moraes será o vice
-
Negócios4 dias atrás
IA, Carreira e Remuneração: Os 3 Pilares da Retenção de Talentos
-
Tecnologia4 dias atrás
5 prompts do ChatGPT para estudar para o CNU 2025
-
Negócios3 dias atrás
Zuckerberg Desperdiçou Seu Talento em IA, Agora, Está Gastando Bilhões para Substituí-lo
-
Tecnologia3 dias atrás
5 melhores celulares para selfie em 2025
-
Negócios2 dias atrás
“O Futuro Chegou”: as Previsões de Amy Webb para o Brasil e a Tecnologia
-
Tecnologia2 dias atrás
Rumble: EUA pedem ao STJ intimação de Moraes