Cidades
Serra: obras do Contorno de São Domingos começam nesta quarta-feira (29)

A Prefeitura da Serra assinará a ordem de serviço para o início das obras do Contorno de São Domingos, que conectará Serra Sede, Residencial Centro da Serra e a BR-101, contornando o bairro São Domingos. A construção do novo projeto de mobilidade urbana reduzirá o trânsito e o tempo de viagem entre as regiões central e litorânea do município.
A assinatura da Ordem de Serviço para a construção do contorno de São Domingos acontecerá na próxima quarta-feira (29), às 18h30, na avenida Jones dos Santos Neves, s/n, no bairro Vista da Serra I, em frente à Maçonaria. O evento terá a presença do prefeito da Serra, Weverson Meireles, e do governador do Estado, Renato Casagrande.
O objetivo é melhorar o acesso aos bairros e a fluidez do tráfego, reduzir congestionamentos e conflitos nas interseções, especialmente na BR-101, promover o desenvolvimento social e econômico da região, garantir maior segurança para pedestres, ciclistas e motoristas e fortalecer a conectividade entre Serra Sede, a região litorânea de Jacaraípe e bairros adjacentes.
Com uma extensão total de aproximadamente 6.894,50 metros, a obra inclui a duplicação de um trecho de 1,6 km da avenida Audifax Barcelos, entre a rua Acácia Francesa e cerca de 260 metros após a rua Cerejeira. Haverá a implantação de dispositivos de drenagem para escoamento das águas pluviais e de uma nova sinalização horizontal e vertical, além da construção de áreas para passeios públicos com acessibilidade.
Haverá ainda a construção de aproximadamente 6,9 km de ciclovia. Com um investimento de R$ 85.372.134,17, em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura da Serra prevê a conclusão das obras em 720 dias, ou seja, até o fim de janeiro de 2027.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destacou a importância da obra para o desenvolvimento do município e reforçou o compromisso da gestão com melhorias na mobilidade urbana.
“Essa é mais uma grande conquista para a Serra, mais uma grande parceria com o Governo do Estado. O projeto do Contorno de São Domingos, iniciado na gestão anterior, irá trazer muitos benefícios para a nossa população. Juntamente à entrega do Sistema Viário Sérgio Rogério de Castro, na avenida Civit I, e do projeto de construção da terceira via de ligação entre Serra e Vitória, a construção do contorno de São Domingos representa nosso compromisso com a expansão da infraestrutura e da qualidade da mobilidade urbana da Serra”.
A secretária municipal de Obras, Izabela Roriz, destaca que a Variante de São Domingos integra um grande projeto de fomento à expansão da qualidade e estrutura da mobilidade urbana da Serra. Roriz reitera o compromisso de ampliar o bem-estar da população por meio do estímulo ao desenvolvimento social e econômico.
“É uma obra que representa um avanço significativo para nossa cidade. Este projeto faz parte de um planejamento estratégico para melhorar a mobilidade urbana. Com essa obra, esperamos não só otimizar o tráfego e facilitar o deslocamento diário, mas também fomentar o desenvolvimento econômico e social da região, criando novas oportunidades e melhorando a qualidade de vida dos munícipes.”
Além de melhorias na mobilidade, acessibilidade e segurança viária, a obra proporcionará impactos econômicos, como crescimento do comércio, valorização imobiliária, geração de empregos e redução de custos logísticos e de transporte.
Projetos estruturantes
A obra do Contorno de São Domingos faz parte de um pacote estruturante de investimentos na área de mobilidade urbana, visando melhorar o trânsito e promover o desenvolvimento social, econômico, logístico e imobiliário da maior cidade do Espírito Santo.
Ela integra ações voltadas à criação de uma infraestrutura moderna e eficiente, promovendo conectividade entre bairros estratégicos, redução de conflitos no trânsito e incentivo ao desenvolvimento sustentável da região.
Além do Contorno de São Domingos, outras grandes obras e projetos de mobilidade urbana já estão revolucionando o ecossistema logístico, imobiliário, de negócios e de lazer da Serra, como a inauguração do Sistema Viário Sérgio Rogério de Castro, na avenida Civit I, e o projeto de construção da terceira via de ligação entre Serra e Vitória.
Com investimento de R$ 123 milhões, o Sistema Viário Sérgio Rogério de Castro melhora em 150% o trânsito entre a avenida Civit I e a BR 101. O trecho tem 2,4 quilômetros de extensão e impacta positivamente o fluxo de veículos diariamente no local.
Já o projeto de construção de uma terceira via de ligação entre Serra e Vitória visa a otimização do transporte coletivo, a redução de acidentes e a melhoria do acesso a diversos setores da cidade, promovendo o desenvolvimento econômico na região metropolitana.
Serviço
O que: Assinatura da Ordem de Serviço para a construção do contorno de São Domingos, com a presença do prefeito da Serra, Weverson Meireles, e do governador do Estado, Renato Casagrande.
Quando: Quarta-feira (29), às 18h30.
Onde: Avenida Jones dos Santos Neves, s/n, no bairro Vista da Serra I, em frente à Maçonaria.
Cidades
Serra reforça segurança e nomeia 50 novos agentes da Guarda Municipal

A Prefeitura da Serra deu mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública da cidade. Nesta sexta-feira (18), foi anunciada a nomeação dos 50 primeiros aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra. A medida irá aumentar o número de guardas nas ruas e reforçar a segurança nos bairros.
A nomeação dos novos guardas representa uma ampliação importante do efetivo da GCM, que atua em ações de patrulhamento preventivo, apoio às demais forças de segurança, proteção do patrimônio público e garantia da ordem nos espaços municipais.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, reforça o compromisso da gestão com a segurança pública e destaca a importância da presença dos agentes nas ruas para garantir mais qualidade de vida e cuidado aos moradores da Serra.
“Hoje, damos mais um passo importante para reforçar a segurança da nossa cidade com a nomeação de 50 novos guardas municipais. Esse é o resultado de um concurso iniciado e planejado na gestão de Sergio Vidigal, que agora se concretiza. A Guarda não representa apenas presença nas ruas, mas também proteção, acolhimento e prevenção. Seguimos firmes no compromisso de construir uma Serra cada vez mais segura para todos os serranos”, destaca.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca que a ampliação do efetivo da GCM fortalece a presença nas ruas e contribui para os avanços históricos nos índices de segurança registrados nos últimos meses.
“Estamos investindo em equipamentos, tecnologia e principalmente em pessoas. Com mais agentes atuando nas ruas, conseguimos aumentar a segurança, prevenir conflitos e dar respostas mais rápidas às ocorrências. Esse reforço é fundamental para manter os avanços que a Serra tem conquistado na área da segurança”, afirma.
Integração
Os novos agentes serão distribuídos em escalas e passarão por um período de adaptação, no qual receberão os equipamentos essenciais. Durante esse período, os agentes também serão qualificados em diversos setores da própria GCM e da Prefeitura Municipal da Serra, com o objetivo de conhecerem os locais de trabalho, compreenderem as expectativas da instituição e se integrarem à cultura organizacional.
Será realizada uma análise de perfil para garantir a alocação mais adequada às diferentes funções desempenhadas pela corporação. A prioridade será o serviço operacional da corporação. Eles atuarão em diferentes modalidades de policiamento, reforçando a presença da Guarda Municipal nas ruas e a qualidade do serviço prestado aos moradores, trabalhadores e empreendedores da Serra.
Reforço
A incorporação desses 50 novos agentes ao efetivo irá reforçar as ações de patrulhamento em toda a cidade, com ênfase nas áreas comerciais, onde há maior demanda, conforme identificado por estudos. Além disso, esse reforço permitirá a criação e fortalecimento de setores estratégicos, como o Núcleo de Inteligência e a Patrulha Maria da Penha, ampliando a capacidade da GCM de atuar com mais eficácia e sensibilidade nas diferentes frentes de trabalho.
Por: Secom-PMS
Cidades
Guarapari inicia articulação em Brasília para viabilizar implantação da Guarda Civil Municipal

Nesta terça-feira, 15, os secretários Welington Pessanha (Segurança, Trânsito e Transporte) e Otávio Postay (Desenvolvimento Econômico e Captação de Recursos) estiveram em Brasília, onde representaram o município em uma reunião estratégica no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante o encontro com a equipe técnica e a secretária-geral das Guardas Municipais no Brasil, foram iniciadas as tratativas formais e o processo de captação de recursos necessários para tornar viável a futura implantação da corporação em Guarapari. A proposta tem como foco o fortalecimento da segurança pública, o aumento da presença institucional nas ruas e o suporte às ações preventivas no município. “Esse é um momento histórico para a nossa cidade. Estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e buscando apoio federal para viabilizar esse projeto. Nosso compromisso é com a segurança e a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Rodrigo Borges.
A implantação da Guarda Civil Municipal representa um marco para Guarapari, ampliando a capacidade de atuação da administração pública na área de segurança, com integração aos demais órgãos e participação em programas federais de capacitação, modernização e aquisição de equipamentos. “Nos reunimos com os responsáveis pelas políticas nacionais de Guardas Municipais para dar o primeiro passo nesse processo. Guarapari está se preparando para receber uma guarda moderna, estruturada e eficiente, que contribuirá diretamente para a tranquilidade da nossa população”, destacou o secretário Welington Pessanha.
A agenda em Brasília também incluiu reuniões com outras pastas do Governo Federal, visando buscar parcerias e novos investimentos que fortaleçam o desenvolvimento e o planejamento estratégico de Guarapari.
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Itapemirim: Governo do ES inicia pavimentação de acesso ao Monte Aghá

Itapemirim (ES) – Um dos principais pontos turísticos do litoral sul capixaba, o Monumento Natural Monte Aghá, está ganhando acesso pavimentado. As obras começaram recentemente e seguem o cronograma de 120 dias estipulado pelo Governo do Estado do Espírito Santo.
A ordem de serviço foi assinada no dia 27 de junho pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante agenda no município. A pavimentação será feita no trecho que liga a Rodovia ES-060 à comunidade de Artemis, facilitando a chegada de visitantes ao Monte Aghá, que está situado na divisa entre Itapemirim e Piúma.
O investimento total na obra é de R$ 3,2 milhões, com recursos do Programa Caminhos do Turismo, que visa fortalecer a infraestrutura de cidades com potencial turístico e gerar desenvolvimento econômico regional. A intervenção abrange 2,8 quilômetros de estrada e será realizada com tecnologia PAVI-S, método recomendado para estradas rurais por garantir durabilidade e menor impacto ambiental.
Além do pacote turístico, o governador Casagrande também anunciou repasses para melhorias na rede de assistência social e autorizou a contratação de uma empresa para a construção do novo pronto atendimento de Itapemirim.
“Estamos avançando em Itapemirim. Vamos fazer uma obra do Programa Caminhos do Turismo, que é uma atividade econômica importante para o município. Para atendermos bem os turistas, devemos antes atender a nossa população. Sabemos que Itapemirim tem desafios, mas o prefeito Geninho está conseguindo equilibrar o município. Para podermos realizar investimentos, precisamos que as cidades estejam organizadas e tenham capacidade de realizar as obras”, destacou o governador.
Com a pavimentação do acesso ao Monte Aghá, o governo estadual junto com governo municipal, pretendem impulsionar o turismo ecológico, cultural e religioso na região, proporcionando mais conforto e segurança tanto para moradores quanto para visitantes.
Da Redação
-
Cidades2 dias atrás
Itapemirim: Governo do ES inicia pavimentação de acesso ao Monte Aghá
-
Internacional4 dias atrás
Trump contra o Pix: saiba o que pode ter motivado críticas dos EUA
-
Cidades2 dias atrás
Guarapari inicia articulação em Brasília para viabilizar implantação da Guarda Civil Municipal
-
Justiça2 dias atrás
PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira
-
Tecnologia4 dias atrás
8 animais selvagens que são mais “dóceis” do que você imagina
-
Geral1 dia atrás
Governo do Estado firma parceria para requalificação de vias urbanas e despoluição de córregos na Serra
-
Negócios3 dias atrás
Como Será o Novo Exame Obrigatório de Medicina
-
Geral1 dia atrás
Lula emite nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte