Cidades
Sistema viário Norte Sul da Serra será inaugurado no próximo sábado(20)

No próximo sábado, dia 20, a Prefeitura da Serra entregará o Sistema Viário Norte Sul, em Jardim Limoeiro. A obra ultrapassou os R$ 100 milhões de investimento de recursos próprios e participação do Governo do Estado.
A entrega oficial da obra acontecerá na Avenida Lourival Nunes, na altura do cerimonial Porto Bello, em Jardim Limoeiro, às 18h30. Para embalar a entrega, a banda gospel Preto no Branco, do sucesso “Ninguém Explica Deus”, se apresentará no dia.
A implantação do Sistema Viário Norte Sul impactou positivamente o trânsito de uma das mais relevantes vias da Serra e requalificou a drenagem de um lugar conhecido por alagamentos. Foram 41 ruas que receberam melhorias no sistema de drenagem e recapeamento, somando 19 quilômetros requalificados.
Além desse feito, os sentidos das ruas internas de Jardim Limoeiro também mudaram. Antes, as ruas eram mão e contramão e, com a implantação do sistema binário, as ruas passaram a ter um único sentido, organizando, dessa forma, o alto fluxo de trânsito local.
Mobilidade
A mudança mais significativa da obra do Sistema Viário Norte Sul foi na Avenida Norte Sul. Nela, haviam duas pistas, sentido Serra e Vitória, com duas faixas cada. A via comportava um fluxo de 20 mil veículos por dia. Com a obra, foi realizada uma distribuição do trânsito entre a Avenida Lourival Nunes, que ficou com o sentido Vitória, e a própria Avenida Norte Sul, que permaneceu apenas com o sentido Laranjeiras.
A Av. Norte Sul se tornou um grande tapete asfáltico com quatro pistas de circulação. Já a Av. Lourival Nunes ficou com três faixas de circulação.
Confira os novos sentidos das ruas internas de Jardim Limoeiro
Rua Nelcy Lopes: sentido Vitória
Rua Castelo segmento 2 (quadra entre a rua Humberto de Campos e a Av. Lourival Nunes/atrás do campo society Golaço): sentido Vitória
Rua São Pedro: sentido Vitória
Rua Manoel Bandeira (trecho entre a rua Acácio Godim e a ES-010, atrás do supermercado Sempre Tem): sentido duplo
Rua Manoel Bandeira (entre a Fopil até a rua Acácio Godim): sentido Vitória
Rua Castelo segmento 1 (quadra entre a Av. Brigadeiro Eduardo Nunes e a rua Humberto de Campos): sentido Serra
Rua Pedro Zangrande: sentido Serra
Rua Claúdio Coutinho: sentido Serra
Rua Londrina: sentido Av. Norte Sul
Rua Guimarães Junior: sentido Av. Norte Sul
Rua Acácio Godim: sentido Av. Norte Su
Rua Humberto de Campos: sentido BR-101
Rua Euclides da Cunha: sentido BR-101
Rua Paraná: sentido BR-101
Confira as ruas contempladas na obra do Sistema Viário Norte Sul:
1- Av. Brigadeiro Eduardo Gomes
2- Av. Desembargador Mário da Silva
3- Av. dos Metalúrgicos
4- Av. Governador Mário Covas
5- Av. Guarapari
6- Av. Lourival Nunes
7- Ramo 1 (ES-010)
8- Ramo 2 (ES-010)
9- Ramo 3 (ES-010)
10- Ramo 4 (ES-010)
11- Rua Acácio Godim
12- Rua Antônio Carom
13- Rua Casemiro de Abreu
14- Rua Castelo (segmento 1)
15- Rua Castelo (segmento 2)
16- Rua Cláudio Coutinho
17- Rua Daniel Melo Batista
18- Rua Espírito Santo
19- Rua Euclides da Cunha
20- Rua Florianópolis
21- Rua Goiás
22- Rua Graça Aranha
23- Rua Guimarães Júnior
24- Rua Humberto de Campos
25- Rua José Batista Sobrinho (Segmento 1)
26- Rua José Batista Sobrinho (Segmento 2)
27- Rua José Alencar
28- Rua José Siqueira
29- Rua Londrina
30- Rua Luiz de Pina
31- Rua Manuel de Oliveira
32- Rua Manuel Bandeira
33- Rua Nelcy Lopes Vieira
34- Rua NSª do Carmo
35- Rua Paraná
36- Rua Pedro Zangrande
37- Rua São José
38- Rua São Pedro
39- Rua Severino Zanol
40- Travessia São Jose
41- Av. Norte Sul
Interligação de ciclovias
Está em fase de projeto o sistema cicloviário de Jardim Limoeiro. Numa segunda etapa da obra, a nova ciclovia do bairro interligará não só a Av. Norte Sul, mas como também a BR-101 e o Parque da Cidade. Dessa forma, será proporcionado mais segurança e praticidade para os ciclistas.
Fonte: Secom/PMS – Texto: Daniela Salgado – Foto: Secom/PMS
Cidades
Serra recebe maior evento de tecnologia do Brasil a partir de segunda-feira (6)

A Serra será palco do maior evento de tecnologia do Brasil: a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). O encontro acontece com cerimônia de abertura marcada para segunda-feira (6), às 19h, no Pavilhão de Carapina. Até a próxima quinta-feira (9), o evento vai reunir milhares de profissionais e especialistas nacionais e internacionais, consolidando o município como referência em inovação, ciência e desenvolvimento tecnológico.
A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura da Serra. Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, sediar o maior evento de tecnologia do Brasil reforça o compromisso da Serra com a inovação e o desenvolvimento sustentável.
“A Serra é pioneira em projetos de inovação, como a inauguração da primeira avenida inteligente do estado, que integra tecnologia e sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, estamos investindo em projetos robustos de mobilidade urbana, como a Terceira Via, o Contorno de São Domingos e a municipalização do trecho urbano da BR-101. Essas iniciativas vão melhorar a fluidez do trânsito, tornando a cidade mais moderna e oferecendo uma infraestrutura urbana de excelência para todos os serranos”, defende.
Para a vice-prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno, a realização do evento no município demonstra a relevância da cidade no debate sobre desenvolvimento tecnológico e inovação em um cenário nacional.
“É uma honra para a Serra receber o maior evento de tecnologia do Brasil e um dos maiores da América Latina. Ser o palco da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia mostra a relevância do nosso município no cenário nacional e internacional, colocando a cidade no centro de discussões sobre inovação, sustentabilidade e o futuro da engenharia e da agronomia. Este encontro reafirma o potencial da Serra como um lugar de oportunidades e de desenvolvimento”, diz.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, analisa que um evento com expectativa de milhares de participantes, entre pesquisadores, profissionais e especialistas nacionais e internacionais, tem a capacidade de projetar, ainda mais, a Serra entre as cidades de destaque no cenário de inovação e tecnologia.
“A realização da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia na Serra reforça o compromisso do município com o desenvolvimento tecnológico, por meio de obras modernas e sustentáveis. É muito simbólico que um evento que debate tecnologia e futuro da engenharia aconteça aqui, onde estamos investindo em infraestrutura que transforma a vida das pessoas e projeta a cidade para os próximos anos”, afirma.
Programação
Entre os destaques estão os painéis sobre Inteligência Artificial aplicada à Engenharia, o uso de big data e BIM em escala para transformar obras públicas e privadas, além de minicursos práticos com foco em drones, gestão de riscos elétricos e estruturas de aço. A programação também abre espaço para discutir cidades inteligentes, bioenergia e novos caminhos para a sustentabilidade.
O evento se diferencia ainda pela abordagem inclusiva e plural. Estão previstos painéis como “Quebrando barreiras: Indígenas e a Engenharia”, que dá voz a lideranças indígenas na construção de soluções sustentáveis, e o “Painel Mulher: o Futuro é Nosso”, que debate o papel feminino em áreas como tecnologia e inteligência artificial. Outro ponto alto será a discussão sobre como a engenharia pode melhorar a vida de pessoas com deficiência, com participação de especialistas, paratletas e ativistas.
Além da inovação e da diversidade, a programação traz experiências que unem emoção e conhecimento. Um dos momentos mais aguardados é a palestra de Ricardo Trajano, único sobrevivente do voo Varig 820, que compartilha sua trajetória marcada pela superação. A SOEA também terá atrações culturais com artistas renomados.
Para conferir a programação completa, cique aqui
Fonte: Secom-PMS Texto: Jonathas Gomes – Foto: Willian Alcântara
Cidades
Serra anuncia sete novos centros de educação infantil. Confira os bairros

A Prefeitura da Serra vai construir sete novos centros municipais de educação infantil e ampliar três unidades já existentes, em um dos maiores investimentos nesse tipo de oferta no município. As obras serão realizadas com recursos estaduais, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes), e também com recursos do governo federal.
Os novos Cmeis serão construídos nos bairros Nova Almeida, Belvedere, Novo Horizonte, Ourimar, Vila Nova de Colares, Morada de Laranjeiras e Serra Sede.
Além das novas construções, três creches existentes passarão por ampliação para aumentar o número de vagas disponíveis. As unidades contarão com estrutura moderna e completa para oferecer o melhor atendimento educacional às crianças da rede municipal. Em algumas delas haverá a oferta da educação infantil em tempo integral.
O prefeito Weverson Meireles destacou a importância dessas obras para a população serrana.
“Será um dos maiores investimentos na educação da cidade da Serra: sete novas creches modernas, completas, em parceria com o governo do estado e com o governo federal. Teremos essa grande conquista para a educação da nossa cidade. Essa conquista é também fruto da parceria com governo do Estado que tem um olhar especial para a nossa Serra. Educação é a base do futuro”, afirmou.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou o trabalho que vem sendo realizado na Serra para promover o acesso, a permanência e o aprendizado com qualidade das crianças e estudantes na rede municipal de ensino. Para ela, mais do que novos prédios, as obras trazem novas perspectivas para centenas de famílias da Serra.
“Estamos promovendo mais transformação na vida das nossas crianças e oferecendo tranquilidade para as famílias. Teremos também a oferta do tempo integral: mais tempo na escola significa mais cuidado e mais aprendizado para as nossas crianças. É mais tempo aprendendo e novos caminhos se abrindo”.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, conta que o projeto dos novos Cmeis está em fase de elaboração e, em seguida, seguirá para o processo licitatório. Ela destaca que as novas escolas estão sendo construídas com qualidade, acessibilidade e segurança.
“Vamos garantir que cada nova unidade seja entregue com qualidade, segurança e acessibilidade. Estamos falando de escolas modernas, com espaços adequados para o desenvolvimento integral das crianças, infraestrutura sustentável e ambientes planejados para estimular o aprendizado”, diz.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio/Jonathas Gomes – Foto: Dayana Souza
Cidades
Itapemirim se prepara para a 6ª edição do Moto Fest

Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, Itapemirim será palco de um dos maiores encontros motociclísticos da região: o Moto Fest, que chega à sua 6ª edição reunindo apaixonados por duas rodas, turistas e moradores em um evento que já se tornou tradição no município.
O festival promete três dias de programação intensa, marcada por shows, exposição de motos e adrenalina que fortalecem o turismo local e movimentam a economia da cidade.
A expectativa é que a edição de 2025 repita o sucesso das anteriores, reunindo clubes de motociclistas de várias partes do Espírito Santo e de estados vizinhos, além de receber visitantes que buscam diversão em um ambiente seguro e acolhedor.
A programação completa será divulgada nos próximos dias.
Fonte: Assessoria de Comunicação-PMI
-
Economia3 dias atrás
Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
-
Cidades3 dias atrás
Prefeitura de Cariacica abre programação do Outubro Rosa
-
Saúde3 dias atrás
Exagerar no cafezinho pode prejudicar a saúde dos olhos
-
Cidades2 dias atrás
Itapemirim se prepara para a 6ª edição do Moto Fest
-
Cidades2 dias atrás
Serra anuncia sete novos centros de educação infantil. Confira os bairros
-
Geral3 dias atrás
Sobreviventes de ataques a escolas em Aracruz querem reparação
-
Geral2 dias atrás
Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH
-
Cidades21 horas atrás
Serra recebe maior evento de tecnologia do Brasil a partir de segunda-feira (6)