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Desenvolvimento

Eólica no mar pode acelerar transição energética no Brasil

Colunista Noel Junior

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Em algumas regiões do país, mais notadamente nas dunas do Nordeste, grandes turbinas eólicas fazem parte da paisagem. Essas espécies de ventiladores gigantes são geradoras de energia elétrica a partir da força dos ventos. Se depender do que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), essas estruturas vão ser mais comuns também na paisagem marítima, com usinas eólicas offshore (fora de terra firme), com a vantagem de explorar ventos mais constantes e com maiores velocidades.

Essa nova fronteira de geração de energia limpa pode fazer o Brasil aumentar em 3,6 vezes a capacidade total de produção de energia elétrica e potencializar a transição para um mundo com cada vez mais combustíveis renováveis.

O cenário é traçado pelo estudo Oportunidades e Desafios para Geração Eólica Offshore no Brasil e a Produção de Hidrogênio de Baixo Carbono, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), lançado nesta terça-feira (12), em Brasília, no evento Diálogo Pré-COP 28: O Papel da Indústria na Agenda de Clima.

O encontro tem a participação de representantes do setor produtivo, governo e sociedade civil para debater assuntos da Conferência da ONU sobre Mudanças Climática (COP), que será realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

Potencial de geração

De acordo com o estudo, em 2021, o mundo tinha capacidade instalada para a geração de 55,9 gigawatt (GW) por meio de usinas eólicas offshore, basicamente na China e na Europa. A estimativa é que o parque eólico offshore global alcance o patamar de 260 GW em 2030 e 316 GW dez anos depois. Para isso, estão previstos investimentos de até US$ 1 trilhão.

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O levantamento da CNI aponta que o Brasil tem grande potencial ainda inexplorável com capacidade de chegar a 700 GW, ou seja, 3,6 vezes a capacidade total de energia elétrica já instalada e conectada ao Sistema Interligado Nacional (194 GW). Porém, o estudo não indica quando o Brasil alcançará esse patamar. Até 30 de agosto, havia no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) 78 pedidos de licenciamento para usinas eólicas no mar, somando potencial de geração de 189 GW.

Mapa do potencial teórico de geração de energia elétrica com fonte eólica offshore no Brasil. Geração eólica no mar pode acelerar transição energética no Brasil. Fonte: CNI
Mapa do potencial teórico de geração de energia elétrica com fonte eólica offshore no Brasil – Fonte: CNI

Transição energética

A inclusão dessa energia limpa na matriz energética brasileira é vista como ponto primordial para o Brasil perseguir o Acordo de Paris – tratado sobre mudanças climáticas assinado por 195 países e adotado em 2015. Nele, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e em 50% até 2030, tendo como base as emissões de 2005. Além disso, no ano passado, o país assumiu o compromisso de alcançar emissões líquidas neutras até 2050, ou seja, não contribuir para o efeito estufa, tanto diminuindo as emissões, quanto capturando carbono da atmosfera.

“A eólica offshore vem para somar rumo a essa expansão de renováveis e com o objetivo de manter a matriz energética elétrica do Brasil cada vez mais limpa e sustentável”, avalia o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.

O levantamento identificou que as regiões do litoral brasileiro com maior potencial para a geração estão na costa nordestina, entre Piauí, Ceará e no Rio Grande do Norte; entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, no Sudeste; e na Lagoa dos Patos, litoral do Rio Grande do Sul.

Hidrogênio verde

Se o Brasil viabilizar a geração de todo o potencial apontado no estudo da CNI, o país terá excesso de energia. Além de deixar a matriz energética mais limpa e sustentável, haverá a chance de vender o superávit para outros países, assim como avançar na chamada economia do hidrogênio de baixo carbono.

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O hidrogênio verde, como também é conhecido, é produzido a partir das fontes renováveis de energia, como a eólica, e pode ser utilizado como combustível em setores intensivos de consumo energético, como o petroquímico, siderúrgico e de cimento. Outra utilização do hidrogênio verde é na fabricação de fertilizantes, produto muito importado pelo Brasil.

Como o hidrogênio tem grande desempenho comparado às baterias convencionais utilizadas na indústria de veículos elétricos, pode ganhar cada vez mais escala na nova indústria automotiva.

Outra característica do hidrogênio é a capacidade de poder armazenar energia. Isso permitiria ao sistema de geração e transmissão de energia elétrica do país manejar mais adequadamente a oferta de acordo com a demanda. De acordo com a CNI, isso reforça a ideia de que a economia do hidrogênio de baixo carbono é potencial consumidora do combustível limpo gerado pelas eólicas.

Competidor global

O fato de o Brasil ser visto pela CNI como forte competidor no mercado global de energia eólica offshore fez com que a confederação tratasse o tema como prioridade no plano de retomada da indústria, apresentado ao governo federal neste ano.

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“A consolidação dessa cadeia de valor no Brasil pode impulsionar a economia e facilitar a retomada da industrialização. Além de oferecer uma fonte de energia limpa e renovável,  o setor deve gerar empregos, estimular o desenvolvimento tecnológico e científico, reduzir a dependência de fontes não renováveis e colaborar para a segurança energética do país”, diz o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

A possibilidade de exportar o hidrogênio verde para outros países, especialmente do Hemisfério Norte, é um dos fatores que favorecem a instalação de eólicas offshore na costa norte nordestina, pela proximidade de portos que fariam esse comércio.

“A vocação principal da região Nordeste para produção de hidrogênio de baixo carbono e seus derivados seria para exportação para o continente europeu. A distância entre o Porto do Pecém (São Gonçalo do Amarante-CE) e o Porto de Rotterdam, na Holandaé cerca de 7,5 mil quilômetros ou de nove dias por transporte marítimo”, cita o documento.

Licenciamento

Quando o assunto é licenciamento ambiental, são levadas em conta questões como processos migratórios de aves e espécies marinhas. A CNI acrescenta preocupações com os múltiplos usos do espaço oceânico, como pesca, navegação, turismo e a extração de óleo e gás. O documento explica que a complexidade logística e os custos associados à instalação e à manutenção de parques eólicos offshore requerem aportes significativos e um ambiente regulatório favorável.

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O Decreto 10.946, de janeiro de 2022, regulamenta a cessão de uso de espaços físicos e o aproveitamento dos recursos naturais em águas da União para o desenvolvimento da energia elétrica a partir de empreendimento offshore. Mas, segundo a CNI, não é suficiente para trazer segurança jurídica aos investidores. A confederação lembra que tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que regulamenta o modelo de cessão de áreas, a cobrança de outorgas e os critérios para a realização dos leilões, como funciona na indústria do petróleo.

Davi Bomtempo defende a criação de um marco regulatório das eólicas offshore. “É importante para orientar todo o desenvolvimento dessa atividade.”

Experiência no offshore

A CNI observa que a tendência é que os projetos de geração eólica offshore sejam implementados em locais cada vez mais distantes da costa, o que representa desafios e oportunidades para empresas que atuam no mercado de óleo e gás no Brasil, “devido a sua expertise em operações realizadas em águas profundas”.

A Petrobras indica ter interesse nesse desafio. Em março, a estatal firmou uma parceria com a multinacional norueguesa Equinor para avaliar sete projetos de eólica offshore no Brasil, com potencial para gerar até 14,5 GW.

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“Esse acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética”, disse à época o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. 

Fonte: Agencia Brasil – Edição: Juliana Andrade

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Desenvolvimento

Porto Central vai interditar trecho entre praias das Neves e Marobá nesta segunda(10)

Redação Informe ES

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A partir desta segunda-feira (10), um trecho de 3,1 quilômetros da orla de Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo, passará a ter acesso restrito. Com o avanço do projeto do Porto Central, a área entre as praias de Marobá e Neves não vão ter acesso permitido ao público.

Segundo a Prefeitura de Presidente Kennedy, a mudança está prevista no planejamento do Porto Central e em conformidade com o licenciamento ambiental e tem como objetivo prevenir os riscos de acidentes, tanto para os trabalhadores quanto para os frequentadores na região. 

Para reforçar essa mudança, a partir da próxima semana, o local contará com sinalização adequada e monitoramento contínuo, garantindo que a população esteja devidamente orientada. A Prefeitura de Presidente Kennedy reforça que essa ação é fundamental para a execução segura e eficiente das obras, bem como para a preparação da operação plena do Porto Central.

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Desenvolvimento

Porto Central assina contrato com a norueguesa Equinor

Redação Informe ES

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Impulsionado pelo crescimento da produção de petróleo no Brasil, a demanda por infraestrutura para operações de transferência de petróleo entre navios (conhecida como “Ship-to-Ship” ou “STS”) deve aumentar significativamente nos próximos anos. 

Com previsão de início de operação até dezembro de 2027, o Porto Central está construindo uma infraestrutura moderna, com capacidade licenciada para na sua Fase 1 até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. O terminal de granéis líquidos, que teve suas obras iniciadas em dezembro de 2024, permitirá a atracação de navios de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).

Essa estrutura proporcionará ganhos de escala e redução de custos logísticos, além de maior previsibilidade e confiabilidade nas operações, resultando em maior eficiência e segurança para os clientes. 

Além de atender às operações de transbordo de petróleo, o Porto Central está sendo projetado como um hub de energia diversificado. O complexo contará com infraestrutura para tancagem e movimentação de outros granéis líquidos, além de áreas dedicadas ao desenvolvimento de projetos em energia renovável, ampliando sua relevância como um ponto estratégico para diferentes segmentos do setor energético no Brasil e no mercado global.

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Sobre a Equinor 

A Equinor é uma empresa global de energia com sede na Noruega e está presente no Brasil há mais de 20 anos. No Brasil, a empresa tem um portfólio sólido e diversificado de petróleo e gás natural e tem expandido seus investimentos em energias renováveis.

Mais informações em: https://www.equinor.com.br/

Sobre o Porto Central

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Com mais de 20 milhões de metros quadrados, o Porto Central será um dos maiores complexos portuários e industriais do país, atuando no eixo multipropósito no Litoral Sul do Espírito Santo, Brasil. O empreendimento terá águas profundas de até 25 metros, podendo acomodar os maiores navios do mundo e movimentar diversos tipos de carga, incluindo petróleo, gás natural, geração de energia, apoio offshore, grãos, fertilizantes, minérios, contêineres e carga geral, entre outros. 

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Governo do Estado inaugura pavimentação de trecho da Rodovia ES-060 em Guarapari

Redação Informe ES

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A pavimentação facilita o acesso que liga a Rodovia do Sol a BR-101

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, neste sábado (08), as obras de pavimentação do trecho da Rodovia ES-060, ligando a Rodovia do Sol à comunidade de Amarelos (Entroncamento da BR-101), no município de Guarapari. Foram investidos quase R$ 40 milhões nas melhorias operacionais da via, conhecida como “Estrada do Flamboyant”. O trecho é um importante destino turístico da região, ligando as duas principais rodovias que cortam a cidade.

“Estamos inaugurando esta obra maravilhosa que conecta o bairro Village do Sol e liga essas duas importantes rodovias. O investimento não é apenas uma melhoria na infraestrutura, mas um passo importante para transformar a vida das pessoas que vivem aqui.  Também estamos estimulando o turismo, um setor importante para o crescimento econômico do nosso Estado. Já observamos um aumento no número de pessoas praticando esportes, como ciclismo, corrida e caminhada. Nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. Vamos colher ainda mais frutos desse trabalho no futuro”, afirmou o governador.

As obras de reabilitação e melhorias da ES-060 contemplam um trecho de quase 7,80 quilômetros de extensão e foram realizadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). As intervenções foram iniciadas em abril do ano passado e incluíram serviços como terraplenagem, pavimentação, construção de pontes e outras obras complementares, além de sinalização horizontal e vertical, serviços ambientais, hidro-semeadura, além do monitoramento e resgate de fauna.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, também participou da inauguração. “Com essa nova estrada, novas paisagens e oportunidades vão se desenvolver em Guarapari. A conexão do rural e do agroturismo com o lindíssimo litoral. Um investimento que terá capacidade de fomentar o desenvolvimento da região como um todo. Há poucos dias estivemos aqui para acompanhar o funcionamento do novo Hospital Cidade Saúde, para inaugurar novas estruturas de saneamento no sul do município e por aí vai. Nosso Governo, equilibrado, segue investindo. Semana que vem estaremos em Aracruz, inaugurando a nova estrada que liga o município a Fundão, via Santa Rosa. Vamos em frente!”, destacou.

Para o diretor geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, as obras de reabilitação visam melhorar a mobilidade do capixaba: “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro dos municípios, olhando por todos de forma igual, de norte a sul do território capixaba. Estes serviços de reabilitação e melhorias nas rodovias, como nesse trecho que liga Amarelos à Rodovia do Sol. São quase oito quilômetros que irão proporcionar mobilidade e flexibilidade aos moradores e comerciantes da região de Guarapari. Com essa revitalização, estamos recuperando para a população um trecho já quase totalmente sem uso. Esse é o dever do Estado: chegar aos locais onde o cidadão mais necessita.”

Também estiveram presentes o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges; os deputados estaduais Fabricio Gandini e Zé Preto; além dos secretários de Estado, Fabio Damasceno (Mobilidade e Infraestrutura) e Junior Abreu (Casa Civil).

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Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação do DER-ES
Jaldecy Pereira / Flávia Simões
(27) 3636-4404 / 4452
comunicacao@der.es.gov.br

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

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