Educação
Governo expandirá rede federal de ensino; Muniz Freire é contemplado no ES

Ao todo são 100 novos campi por todo Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta terça-feira (12), o plano de expansão da rede federal de ensino técnico, com a criação de 100 novos campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) pelo país. A iniciativa alcançará todas as unidades da federação e vai gerar 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
O município de Muniz Freire, no Espírito Santo, foi contemplado com um campi.
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi anunciada por Lula em dezembro de 2023, durante sua participação na Conferência Nacional de Juventude. Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos são gratuitos.
O objetivo do governo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
“É com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza de que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido, um país de uma sociedade composta pela grande maioria de gente de classe média. Porque nós não fizemos opção para ser pobre. Aliás, ninguém gosta de ser pobre, ninguém gosta de se vestir mal, ninguém gosta de comer mal, ninguém gosta de morar mal, ou seja, todos nós nascemos para ter acesso a tudo aquilo que a gente produz”, disse Lula, durante a cerimônia no Palácio do Planalto.
“Então, quando a gente fala em investimento em educação é porque uma profissão dá a um homem e a uma mulher um estado de cidadania que sem educação a gente não conquista”, acrescentou o presidente, destacando ainda a importância da formação profissional para as mulheres, especialmente aquelas que vivem em contexto de violência doméstica.
“A coisa mais importante na educação é que, a mulher tendo uma profissão, ela vai ter um espaço de disputar trabalho no mercado, fora de casa. Porque a mulher não nasceu só para fazer trabalho doméstico, a mulher nasceu para fazer o que ela quiser fazer e trabalhar fora de casa é uma oportunidade”, disse Lula. “Quando a mulher tem uma profissão, quando ela tem um salário e pode custear a vida dela, ela não vai viver com nenhum homem que não goste dela, ela não vai viver por necessidade, por dependência”, ressaltou o presidente.

Presidente Lula, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, durante solenidade de anúncio de 100 novos campi de institutos federais – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Serão investidos R$ 3,9 bilhões em obras nos institutos federais, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desse total, R$ 2,5 bilhões são para instalação de novos campi e R$ 1,4 bilhão para melhorias em unidades já existentes, como a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou os critérios de escolha dos municípios que serão atendidos com os novos campi. “Primeiro, olhar para os vazios demográficos, olhar a proporção de matrícula de ensino técnico ofertado também em cada estado e olhar o número de institutos por população em cada estado”, disse.
Rede federal
O Nordeste é a região que receberá o maior número de novos IFs: serão 38 campi nos nove estados. O Sudeste aparece na sequência com 27 novos campi, seguido da Região Sul, com 13; do Norte, com 12; e do Centro-Oeste, com dez. Entre os estados, São Paulo é o mais beneficiado, com 12 novos campi. Minas Gerais e Bahia terão oito unidades, cada. Na sequência, aparecem Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro, com seis, cada, e Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, cada um com cinco.
Os institutos federais têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio. Mas, segundo Camilo Santana, está sendo pactuado com os reitores que as novas unidades tenham 80% das matrículas de ensino técnico profissionalizante.
“Nós não queremos perder nenhum jovem no ensino médio brasileiro. A escola é a porta para o futuro melhor, a educação transforma vidas, a educação é o grande caminho para transformar uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais humana, mais fraterna. E é isso que nós precisamos”, ressaltou o ministro.
De acordo com o governo, até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas. Em 2008, em seu segundo mandato, Lula sancionou a Lei nº 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou 38 institutos federais.
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é formada pelos IFs, por dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas técnicas vinculadas às universidades federais, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pelo Colégio Pedro II. Cada uma destas instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, dessa forma, o ensino dos IFs chega a mais locais.
Atualmente, a rede possui 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os novos 100 campi, passará a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.
Confira lista completa dos 100 novos campi:
Unidade da Federação | Novos campi | Municípios |
---|---|---|
REGIÃO NORDESTE | ||
Bahia | 8 | Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso |
Pernambuco | 6 | Goiana, Santa Cruz do Capibaribe, Recife, Araripina, Águas Belas e Bezerros |
Ceará | 6 | Fortaleza (2), Cascavel, Mauriti, Campos Sales e Lavras de Mangabeira |
Maranhão | 4 | Chapadinha, Colinas, Balsas e Amarante do Maranhão |
Paraíba | 3 | Mamanguape, Sapé e Queimadas |
Rio Grande do Norte | 3 | Touros, São Miguel e Umarizal |
Piauí | 3 | Barras, Esperantina e Altos |
Alagoas | 3 | Girau do Ponciano, Mata Grande e Maceió |
Sergipe | 2 | Japaratuba e Aracaju |
REGIÃO SUL | ||
Paraná | 5 | Maringá, Araucária, Cianorte, Cambé e Toledo |
Rio Grande do Sul | 5 | Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo, Porto Alegre e Gramado |
Santa Catarina | 3 | Tijucas, Campos Novos e Mafra |
REGIÃO SUDESTE | ||
São Paulo | 12 | São Paulo (Jardim Ângela e Cidade Tiradentes), Osasco, Santos, Diadema, Ribeirão Preto, Sumaré, Franco da Rocha, Cotia, Carapicuíba, São Vicente e Mauá |
Minas Gerais | 8 | João Monlevade, Itajubá, Sete Lagoas, Caratinga, São João Nepomuceno, Belo Horizonte, Minas Novas e Bom Despacho |
Rio de Janeiro | 6 | Rio de Janeiro (Cidade de Deus e Complexo do Alemão), Magé, Belford Roxo, Teresópolis e São Gonçalo |
Espírito Santo | 1 | Muniz Freire |
REGIÃO NORTE | ||
Pará | 5 | Barcarena, Redenção, Tailândia, Alenquer e Viseu |
Amazonas | 2 | Santo Antônio do Içá e Manicoré |
Rondônia | 1 | Butiritis |
Tocantins | 1 | Tocantinópolis |
Acre | 1 | Feijó |
Amapá | 1 | Tartarugalzinho |
Roraima | 1 | Rorainópolis |
REGIÃO CENTRO-OESTE | ||
Goiás | 3 | Cavalcante, Porangatu e Quirinópolis |
Mato Grosso | 3 | Água Boa, Colniza e Canarana |
Distrito Federal | 2 | Sol Nascente e Sobradinho |
Mato Grosso do Sul | 2 | Paranaíba e Amambaí |
Fonte: Ministério da Educação
Edição: Juliana Andrade
Educação
Bolsa para ensino técnico terá mais mil vagas no ES

O governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa proposta de alteração ao Projeto Estadual de Inovação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (iNovaTEC – Lei 12.007/2023). Conforme o Projeto de Lei (PL) 489/2025, o iNovaTEC terá uma ampliação de vagas de 4 mil para 5 mil. Na Ales, o requerimento para agilizar a votação foi votado na sessão ordinária desta terça-feira (15), quando a matéria foi lida e encaminhada para as comissões responsáveis por emitir parecer ao texto.
As bolsas são concedidas para matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio ou na 1ª ou 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para ensino médio que também frequentam cursos técnicos de nível médio concomitantes.
Outra mudança será sobre a duração e o pagamento. O texto atual atrela a concessão de um valor que não ultrapasse R$ 400 por mês letivo e R$ 4 mil anuais, mas de maneira proporcional à carga horária do curso, com limite de 11 bolsas para cursos de 800 horas, 14 para cursos de 1 mil horas, e 18 parcelas para 1.200 horas ou mais.
O PL 489/2025 retira a quantidade fixa de meses e define que a bolsa será concedida durante os meses letivos até a conclusão do curso ou enquanto o estudante estiver regularmente matriculado e participando ativamente do curso técnico.
A proposta também define o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) como operador do pagamento, tópico antes não estabelecido, pois a lei vigente apenas definiu a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) como órgão competente para todos os atos relacionados à execução do iNovaTEC.
Em mensagem aos deputados, o governador Renato Casagrande (PSB) defende que o projeto, além de ampliar o número de beneficiários, vai facilitar a operacionalização pela Sedu.
Impacto financeiro
Conforme anexo do projeto, estima-se que as novas mil vagas devem gerar acréscimo de R$ 4,4 milhões a partir de 2025. Com subtotais de R$ 22 milhões em cada ano (2025, 2026 e 2027), o total desembolsado será de R$ 66 mi nesse período.
Por Redação Web Ales, com edição de Angèle Murad
Cidades
Guarapari alcança o melhor resultado da Grande Vitória em avaliação nacional de alfabetização

O município de Guarapari é destaque no cenário educacional capixaba ao alcançar o melhor desempenho da Grande Vitória nos dados de alfabetização divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Os resultados integram a avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal que busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.
A conquista representa um avanço significativo para a educação municipal e reafirma o compromisso da gestão com a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. “Esse resultado é fruto do trabalho conjunto da nossa equipe pedagógica, dos professores, das escolas e das famílias. Assumimos o compromisso de fortalecer a alfabetização na idade certa e estamos colhendo os frutos desse esforço coletivo. Guarapari se orgulha de ser referência na Grande Vitória”, afirmou o prefeito Rodrigo Borges.
O desempenho dos municípios tem impacto direto na distribuição da receita do ICMS Educacional, conforme previsto na legislação do FUNDEB. A política visa incentivar e premiar as redes públicas de ensino que apresentam avanços significativos em indicadores educacionais. “Esse é um reconhecimento técnico que comprova que estamos no caminho certo. Nossos investimentos em formação continuada, acompanhamento pedagógico e metodologias eficazes têm dado resultados concretos. A alfabetização é a base de toda a trajetória escolar”, destacou a secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio.
A avaliação nacional considera, entre outros critérios, o desempenho das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental em leitura e escrita, com foco na garantia do direito à alfabetização até os sete anos de idade. Além de promover a qualidade da educação, o programa também busca reduzir desigualdades e fortalecer a equidade entre as redes de ensino do país.
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Prefeitura de Guarapari inicia entrega de uniformes escolares para mais de 24 mil alunos da rede municipal

A Prefeitura de Guarapari iniciou nesta quarta-feira (02) a entrega dos novos uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola contemplada foi a EMEF Rosa Simões de Almeida, no bairro Jabaraí, que atende 720 estudantes. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Borges, que conversou com os alunos e conferiu de perto a nova identidade visual.
“Estamos investindo em uma educação que acolhe, valoriza e oferece dignidade às nossas crianças e adolescentes. O uniforme vai além da padronização: ele representa cuidado, pertencimento e respeito com os estudantes e suas famílias”, afirmou o prefeito.
Ao todo, mais de 24 mil alunos da rede municipal vão receber os kits até o dia 31 de julho, em um cronograma que contempla as 65 unidades escolares do município. O novo kit é composto por duas camisas (uma de manga e outra regata), duas bermudas e, pela primeira vez, um par de tênis. Já para os alunos da educação infantil, o kit também inclui jaqueta e calça, para os dias mais frios.
A secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, destacou que a entrega do novo uniforme com tênis representa um avanço importante no atendimento às demandas da comunidade escolar. “Estamos entregando um kit completo, funcional e confortável. Essa iniciativa fortalece o vínculo entre aluno e escola e contribui para a autoestima das nossas crianças. A inclusão do tênis amplia esse cuidado e garante mais igualdade no ambiente escolar”, pontuou.
A estudante Sabrina Marques, do 5º ano, comemorou a chegada do uniforme: “É a primeira vez que recebo algo assim, de graça. Fiquei muito feliz!”, disse. Já o pai dela, Ciro Lyra, destacou a importância da iniciativa para as famílias. “O uniforme é fundamental para os alunos. É uma economia para quem tem filhos na escola e também uma forma de inclusão. Ajuda na identidade da rede e valoriza quem está na sala de aula”.
O modelo do novo uniforme foi escolhido de forma democrática por meio de uma votação promovida nas redes sociais da Prefeitura, no início do ano. A proposta vencedora, nas cores azul e branco, foi a preferida pela maioria da comunidade escolar e agora será adotada em toda a rede. Os uniformes antigos continuarão sendo aceitos.
“A gestão tem se empenhado em garantir avanços concretos na educação pública. Começamos o ano organizando esse processo do zero, com planejamento, escuta da comunidade e foco nas necessidades reais das escolas. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a rede municipal em todas as frentes”, completou Jaciara.
Fonte: Secom-PMG
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Marcos
17/06/2024 no 14:01
Olá! Tudo bem?
Parabéns pelo trabalho! Desejo que tenha sucesso!