Ligue-se a nós

Cidades

Pesquisa mostra Vidigal reeleito ou elegendo um possível sucessor

Redação Informe ES

Publicado

no

Nesta sábado(16), o PDT da Serra fará uma prestação de contas sobre a Gestão do prefeito Sérgio Vidigal, InformeES  teve acesso aos números de uma pesquisa que afirma que o prefeito tem chances reais de reeleição, podendo, inclusive, fazer um sucessor sem grandes riscos, principalmente, se mantiver aliança com o governador Renato Casagrande (PSB),como tem ocorrido desde o início da gestão.

A pesquisa que foi realizada entre 19 e 24 de fevereiro de 2024 confirma o favoritismo de Vidigal apontado em levantamento realizado pelo Instituto Perfil em agosto de 2023. Neste estudo – feito pela Orizzonte Pesquisas, registrado em 9 de março no TRE sob o número ES 04731\20024 – duas mil pessoas foram entrevistadas e de maneira espontânea 58,6% disseram que o prefeito Sergio Vidigal merece ser reeleito, enquanto 26,8% discordem e 14,6% não souberam ou não responderam.

Segundo informações apuradas pelo InformeES, é que sim, o prefeito Sérgio Vidigal deixará claro que tem um nome do Pedetista para seguir com o projeto do partido na cidade serrana. Trata-se do presidente estadual do PDT-ES e seu chefe de gabinete, Weverson Meireles, que desde os seus 16 anos de idade é filiado ao partido é fiel escudeiro de Vidigal até os dias de hoje. A intenção é colocar o nome do presidente à disposição de um projeto futuro e promissor para a Serra continuar na velocidade do desenvolvimento, segundo apuramos.

Antes de serem apresentados os possíveis nomes de políticos que deverão concorrer às eleições para prefeito, o instituto quis saber quais apoios têm peso no eleitorado serrano e tanto o prefeito quanto o governador Renato Casagrande se destacam: 60,7% votariam no candidato de Vidigal e 53,1% em quem o chefe do Executivo estadual lançasse.

Anúncio

Neste levantamento também foram questionados os pesos do ex-prefeito Audifax Barcelos (Progressistas), do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Pelas respostas, Lula tem mais peso que Audifax: 39,2% acreditam na indicação do ex-prefeito, 41,9% não. Ao passo que o presidente conseguiria dar força a uma candidatura na avaliação de 44,9% e 45,9% discordam. Já 33,5% votariam no candidato de Bolsonaro, 57,4% não votariam.

Pesquisa aponta que Vidigal tem força para reeleição ou fazer sucessor

Estimulada

Sabendo que as eleições acontecerão em outubro, 44,7% dos eleitores de Serra – apresentados a alguns nomes – responderam que votariam no prefeito Sergio Vidigal (PDT). Pablo Muribeca (Republicanos) aparece com 15,8%, seguido de Audifax (12,5%), Vandinho Leite (PSDB) com 3,9%; Xambinho (PSC) e Bruno Lamas (PSB) aparecem com o apoio de 2,3%, Pastor Dinho (PL) tem 1,5% das intenções, e o petista Roberto Carlos 1,2%.

Com menos de 1% aparecem Bento Deodato e a delegada Gracimere – ambos sem partido -, enquanto 12,2% não responderam ou não souberam responder e 3,1% disseram que votaria branco ou nulo.

A margem de erro da pesquisa é de 2%, para mais ou menos, e o nível de confiança de 95%.

Sem Vidigal, Audifax vence

O mercado político capixaba aposta que o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) tem força para levar a disputa municipal ao segundo turno. Entretanto, a pesquisa Orizzonte mostra que em nenhum cenário ele venceria. Se fossem ao segundo turno o prefeito e o antecessor, Audifax, Vidigal seria eleito com apoio de 54,3% dos entrevistados em fevereiro, enquanto o progressista teria o apoio de 19,9% – 15,2% não responderam e 10,6% disseram que votariam em branco ou nulo.

Já se para o segundo turno Audifax fosse com Muribeca, ele venceria por 37,2% dos votos contra 28,1% do deputado. Neste caso, o percentual dos que não sabem ou não opinam sobre este cenário sobe para 24,6% e praticamente se mantém o percentual dos que optam por branco ou nulo: 10,1%.

Anúncio

O que mostra que a disputa ainda terá muito chão pela frente é o percentual dos eleitores no universo dos que responderam à pesquisa que afirmam que seus votos ainda podem mudar: 74,4%, ao passo que 25,6% já têm decisão formada e só aguardam a campanha começar.

Aprovação

Os eleitores serranos que responderam análise da Orizzonte Pesquisa avaliam positivamente a Gestão Vidigal, iniciada em 2020. A soma das avaliações ‘bom’ e ‘ótimo’ supera 60% – 42,1% classificam como ‘bom’ e 18,5% como ‘ótimo’.

A classificação de uma ‘gestão regular’ é dada por 26,0%, quanto 5,3% avaliam como péssima e 5,0% como ruim. Disseram que não conseguem fazer essa avaliação 3,1% dos que participaram da pesquisa.

Pesquisa aponta que Vidigal tem força para reeleição ou fazer sucessor

Mais uma vez é possível identificar que, se o governador Renato Casagrande apoiar a reeleição ou quem Sergio Vidigal lançar como sucessor, haverá diferença. Isso porque para 49,3% a Gestão Casagrande é classificada como ‘boa’ e 11,8% apontam como ‘ótima’. Somadas as reprovações (regular, ruim e péssima) o percentual alcança 35,0%, que é menor do que os 3,9% que não souberam responder.

Da Redação IES – Contribuiu* ESHoje

Anúncio

Cidades

Cariacica lança Patrulha Especializada da Mulher para reforçar prevenção à violência doméstica

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura de Cariacica lançou, na quinta-feira (21), a Patrulha Especializada da Mulher, iniciativa desenvolvida pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos. O objetivo é fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, com foco inicial em ações preventivas.

Entre as medidas previstas estão palestras em escolas da rede municipal, empresas e bairros, além do acompanhamento de medidas protetivas em conjunto com a Polícia Civil. Também está em andamento o projeto de criação de uma ouvidoria especializada para atendimento e acompanhamento de vítimas.

O plano de atuação inclui, ainda, mapeamento de áreas de risco, patrulhamento preventivo e visitas tranquilizadoras, elaboração de planos de segurança personalizados, ações educativas voltadas a diferentes faixas etárias, integração com redes de proteção e manutenção de um banco de dados sobre os atendimentos.

O prefeito Euclério Sampaio destacou que a patrulha representa um avanço na área de segurança. “Unimos esforços para garantir mais proteção e tranquilidade às mulheres de Cariacica. Trata-se de uma política pública fundamental para salvar vidas e prevenir a violência”, enfatizou.

A vice-prefeita Shymenne de Castro reforçou o compromisso da gestão municipal. “A Patrulha da Mulher demonstra que estamos atentos às necessidades da população feminina e comprometidos com a defesa de seus direitos”, disse.

O secretário de Segurança e Ordem Pública de Cariacica, Claudio Victor, também ressaltou o impacto da medida. “A iniciativa amplia o acolhimento e a orientação às vítimas, somando forças às demais políticas públicas já existentes e mostrando que Cariacica valoriza e cuida de suas mulheres”, disse. 

Anúncio

Já a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Lorena Nascimento, frisou o caráter protetivo da patrulha: “Estamos ampliando os instrumentos de apoio às vítimas, garantindo que elas tenham acompanhamento, segurança e acesso à rede de proteção”, destacou.

A chefe da Patrulha, a agente da Guarda Municipal Milena Lessa, explicou o papel da equipe: “Nosso trabalho é focado na prevenção e no acolhimento, em articulação com outros órgãos de segurança e assistência”, finalizou.

Contato

As mulheres que precisarem de apoio podem acionar a Patrulha Especializada da Mulher pelo telefone (27) 98148-0334, disponível para atendimento e orientações.

Por: Secom-PMC

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Alvo Serra promete atrair investimentos e reter talentos no Espírito Santo

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra se prepara para um marco histórico na inovação e no desenvolvimento sustentável: a implantação do Parque Tecnológico Alvo Serra, o primeiro no Espírito Santo. Localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Serra, o espaço nasce para ser referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, instituições de pesquisa, organizações sociais e órgãos governamentais em um mesmo território planejado.

O Alvo Serra integra o Distrito de Inovação InovaSerra, consolidando a cidade como protagonista no ecossistema capixaba de inovação. O parque terá infraestrutura moderna, baseada em padrões de construção sustentável, e poderá contar com negócios de apoio, como restaurantes, coworkings, papelarias e lanchonetes, oferecendo um ambiente completo para quem empreende, pesquisa e trabalha no local.

Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o pioneirismo do projeto fortalece o papel da Serra como motor de desenvolvimento. “A Serra vem se destacando como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. O Alvo Serra amplia essa vocação, criando um ambiente propício para atrair investimentos, reter talentos e gerar novas oportunidades.

Além de impulsionar a economia local e valorizar a região, o parque garantirá conexão direta com o ambiente acadêmico, promovendo a colaboração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. A integração com o entorno urbano será outro diferencial, fortalecendo o comércio, dinamizando cadeias produtivas e criando oportunidades para pequenos e grandes negócios.

“Com o Parque Tecnológico Alvo Serra, a cidade dá um passo decisivo para se consolidar como referência nacional em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, finaliza, Pedro. 

Fonte: Secom- PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Divulgação

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.  

“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles. 

A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária. 

Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.

Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados