Cidades
Pesquisa mostra Vidigal reeleito ou elegendo um possível sucessor

Nesta sábado(16), o PDT da Serra fará uma prestação de contas sobre a Gestão do prefeito Sérgio Vidigal, InformeES teve acesso aos números de uma pesquisa que afirma que o prefeito tem chances reais de reeleição, podendo, inclusive, fazer um sucessor sem grandes riscos, principalmente, se mantiver aliança com o governador Renato Casagrande (PSB),como tem ocorrido desde o início da gestão.
A pesquisa que foi realizada entre 19 e 24 de fevereiro de 2024 confirma o favoritismo de Vidigal apontado em levantamento realizado pelo Instituto Perfil em agosto de 2023. Neste estudo – feito pela Orizzonte Pesquisas, registrado em 9 de março no TRE sob o número ES 04731\20024 – duas mil pessoas foram entrevistadas e de maneira espontânea 58,6% disseram que o prefeito Sergio Vidigal merece ser reeleito, enquanto 26,8% discordem e 14,6% não souberam ou não responderam.
Segundo informações apuradas pelo InformeES, é que sim, o prefeito Sérgio Vidigal deixará claro que tem um nome do Pedetista para seguir com o projeto do partido na cidade serrana. Trata-se do presidente estadual do PDT-ES e seu chefe de gabinete, Weverson Meireles, que desde os seus 16 anos de idade é filiado ao partido é fiel escudeiro de Vidigal até os dias de hoje. A intenção é colocar o nome do presidente à disposição de um projeto futuro e promissor para a Serra continuar na velocidade do desenvolvimento, segundo apuramos.
Antes de serem apresentados os possíveis nomes de políticos que deverão concorrer às eleições para prefeito, o instituto quis saber quais apoios têm peso no eleitorado serrano e tanto o prefeito quanto o governador Renato Casagrande se destacam: 60,7% votariam no candidato de Vidigal e 53,1% em quem o chefe do Executivo estadual lançasse.

Neste levantamento também foram questionados os pesos do ex-prefeito Audifax Barcelos (Progressistas), do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Pelas respostas, Lula tem mais peso que Audifax: 39,2% acreditam na indicação do ex-prefeito, 41,9% não. Ao passo que o presidente conseguiria dar força a uma candidatura na avaliação de 44,9% e 45,9% discordam. Já 33,5% votariam no candidato de Bolsonaro, 57,4% não votariam.

Estimulada
Sabendo que as eleições acontecerão em outubro, 44,7% dos eleitores de Serra – apresentados a alguns nomes – responderam que votariam no prefeito Sergio Vidigal (PDT). Pablo Muribeca (Republicanos) aparece com 15,8%, seguido de Audifax (12,5%), Vandinho Leite (PSDB) com 3,9%; Xambinho (PSC) e Bruno Lamas (PSB) aparecem com o apoio de 2,3%, Pastor Dinho (PL) tem 1,5% das intenções, e o petista Roberto Carlos 1,2%.
Com menos de 1% aparecem Bento Deodato e a delegada Gracimere – ambos sem partido -, enquanto 12,2% não responderam ou não souberam responder e 3,1% disseram que votaria branco ou nulo.
A margem de erro da pesquisa é de 2%, para mais ou menos, e o nível de confiança de 95%.
Sem Vidigal, Audifax vence
O mercado político capixaba aposta que o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) tem força para levar a disputa municipal ao segundo turno. Entretanto, a pesquisa Orizzonte mostra que em nenhum cenário ele venceria. Se fossem ao segundo turno o prefeito e o antecessor, Audifax, Vidigal seria eleito com apoio de 54,3% dos entrevistados em fevereiro, enquanto o progressista teria o apoio de 19,9% – 15,2% não responderam e 10,6% disseram que votariam em branco ou nulo.
Já se para o segundo turno Audifax fosse com Muribeca, ele venceria por 37,2% dos votos contra 28,1% do deputado. Neste caso, o percentual dos que não sabem ou não opinam sobre este cenário sobe para 24,6% e praticamente se mantém o percentual dos que optam por branco ou nulo: 10,1%.
O que mostra que a disputa ainda terá muito chão pela frente é o percentual dos eleitores no universo dos que responderam à pesquisa que afirmam que seus votos ainda podem mudar: 74,4%, ao passo que 25,6% já têm decisão formada e só aguardam a campanha começar.
Aprovação
Os eleitores serranos que responderam análise da Orizzonte Pesquisa avaliam positivamente a Gestão Vidigal, iniciada em 2020. A soma das avaliações ‘bom’ e ‘ótimo’ supera 60% – 42,1% classificam como ‘bom’ e 18,5% como ‘ótimo’.
A classificação de uma ‘gestão regular’ é dada por 26,0%, quanto 5,3% avaliam como péssima e 5,0% como ruim. Disseram que não conseguem fazer essa avaliação 3,1% dos que participaram da pesquisa.

Mais uma vez é possível identificar que, se o governador Renato Casagrande apoiar a reeleição ou quem Sergio Vidigal lançar como sucessor, haverá diferença. Isso porque para 49,3% a Gestão Casagrande é classificada como ‘boa’ e 11,8% apontam como ‘ótima’. Somadas as reprovações (regular, ruim e péssima) o percentual alcança 35,0%, que é menor do que os 3,9% que não souberam responder.
Da Redação IES – Contribuiu* ESHoje
Cidades
Serra recebe maior evento de tecnologia do Brasil a partir de segunda-feira (6)

A Serra será palco do maior evento de tecnologia do Brasil: a 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). O encontro acontece com cerimônia de abertura marcada para segunda-feira (6), às 19h, no Pavilhão de Carapina. Até a próxima quinta-feira (9), o evento vai reunir milhares de profissionais e especialistas nacionais e internacionais, consolidando o município como referência em inovação, ciência e desenvolvimento tecnológico.
A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura da Serra. Para o prefeito da Serra, Weverson Meireles, sediar o maior evento de tecnologia do Brasil reforça o compromisso da Serra com a inovação e o desenvolvimento sustentável.
“A Serra é pioneira em projetos de inovação, como a inauguração da primeira avenida inteligente do estado, que integra tecnologia e sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, estamos investindo em projetos robustos de mobilidade urbana, como a Terceira Via, o Contorno de São Domingos e a municipalização do trecho urbano da BR-101. Essas iniciativas vão melhorar a fluidez do trânsito, tornando a cidade mais moderna e oferecendo uma infraestrutura urbana de excelência para todos os serranos”, defende.
Para a vice-prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno, a realização do evento no município demonstra a relevância da cidade no debate sobre desenvolvimento tecnológico e inovação em um cenário nacional.
“É uma honra para a Serra receber o maior evento de tecnologia do Brasil e um dos maiores da América Latina. Ser o palco da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia mostra a relevância do nosso município no cenário nacional e internacional, colocando a cidade no centro de discussões sobre inovação, sustentabilidade e o futuro da engenharia e da agronomia. Este encontro reafirma o potencial da Serra como um lugar de oportunidades e de desenvolvimento”, diz.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, analisa que um evento com expectativa de milhares de participantes, entre pesquisadores, profissionais e especialistas nacionais e internacionais, tem a capacidade de projetar, ainda mais, a Serra entre as cidades de destaque no cenário de inovação e tecnologia.
“A realização da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia na Serra reforça o compromisso do município com o desenvolvimento tecnológico, por meio de obras modernas e sustentáveis. É muito simbólico que um evento que debate tecnologia e futuro da engenharia aconteça aqui, onde estamos investindo em infraestrutura que transforma a vida das pessoas e projeta a cidade para os próximos anos”, afirma.
Programação
Entre os destaques estão os painéis sobre Inteligência Artificial aplicada à Engenharia, o uso de big data e BIM em escala para transformar obras públicas e privadas, além de minicursos práticos com foco em drones, gestão de riscos elétricos e estruturas de aço. A programação também abre espaço para discutir cidades inteligentes, bioenergia e novos caminhos para a sustentabilidade.
O evento se diferencia ainda pela abordagem inclusiva e plural. Estão previstos painéis como “Quebrando barreiras: Indígenas e a Engenharia”, que dá voz a lideranças indígenas na construção de soluções sustentáveis, e o “Painel Mulher: o Futuro é Nosso”, que debate o papel feminino em áreas como tecnologia e inteligência artificial. Outro ponto alto será a discussão sobre como a engenharia pode melhorar a vida de pessoas com deficiência, com participação de especialistas, paratletas e ativistas.
Além da inovação e da diversidade, a programação traz experiências que unem emoção e conhecimento. Um dos momentos mais aguardados é a palestra de Ricardo Trajano, único sobrevivente do voo Varig 820, que compartilha sua trajetória marcada pela superação. A SOEA também terá atrações culturais com artistas renomados.
Para conferir a programação completa, cique aqui
Fonte: Secom-PMS Texto: Jonathas Gomes – Foto: Willian Alcântara
Cidades
Serra anuncia sete novos centros de educação infantil. Confira os bairros

A Prefeitura da Serra vai construir sete novos centros municipais de educação infantil e ampliar três unidades já existentes, em um dos maiores investimentos nesse tipo de oferta no município. As obras serão realizadas com recursos estaduais, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes), e também com recursos do governo federal.
Os novos Cmeis serão construídos nos bairros Nova Almeida, Belvedere, Novo Horizonte, Ourimar, Vila Nova de Colares, Morada de Laranjeiras e Serra Sede.
Além das novas construções, três creches existentes passarão por ampliação para aumentar o número de vagas disponíveis. As unidades contarão com estrutura moderna e completa para oferecer o melhor atendimento educacional às crianças da rede municipal. Em algumas delas haverá a oferta da educação infantil em tempo integral.
O prefeito Weverson Meireles destacou a importância dessas obras para a população serrana.
“Será um dos maiores investimentos na educação da cidade da Serra: sete novas creches modernas, completas, em parceria com o governo do estado e com o governo federal. Teremos essa grande conquista para a educação da nossa cidade. Essa conquista é também fruto da parceria com governo do Estado que tem um olhar especial para a nossa Serra. Educação é a base do futuro”, afirmou.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou o trabalho que vem sendo realizado na Serra para promover o acesso, a permanência e o aprendizado com qualidade das crianças e estudantes na rede municipal de ensino. Para ela, mais do que novos prédios, as obras trazem novas perspectivas para centenas de famílias da Serra.
“Estamos promovendo mais transformação na vida das nossas crianças e oferecendo tranquilidade para as famílias. Teremos também a oferta do tempo integral: mais tempo na escola significa mais cuidado e mais aprendizado para as nossas crianças. É mais tempo aprendendo e novos caminhos se abrindo”.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, conta que o projeto dos novos Cmeis está em fase de elaboração e, em seguida, seguirá para o processo licitatório. Ela destaca que as novas escolas estão sendo construídas com qualidade, acessibilidade e segurança.
“Vamos garantir que cada nova unidade seja entregue com qualidade, segurança e acessibilidade. Estamos falando de escolas modernas, com espaços adequados para o desenvolvimento integral das crianças, infraestrutura sustentável e ambientes planejados para estimular o aprendizado”, diz.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio/Jonathas Gomes – Foto: Dayana Souza
Cidades
Itapemirim se prepara para a 6ª edição do Moto Fest

Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, Itapemirim será palco de um dos maiores encontros motociclísticos da região: o Moto Fest, que chega à sua 6ª edição reunindo apaixonados por duas rodas, turistas e moradores em um evento que já se tornou tradição no município.
O festival promete três dias de programação intensa, marcada por shows, exposição de motos e adrenalina que fortalecem o turismo local e movimentam a economia da cidade.
A expectativa é que a edição de 2025 repita o sucesso das anteriores, reunindo clubes de motociclistas de várias partes do Espírito Santo e de estados vizinhos, além de receber visitantes que buscam diversão em um ambiente seguro e acolhedor.
A programação completa será divulgada nos próximos dias.
Fonte: Assessoria de Comunicação-PMI
-
Cidades4 dias atrás
Itapemirim se prepara para a 6ª edição do Moto Fest
-
Cidades3 dias atrás
Serra anuncia sete novos centros de educação infantil. Confira os bairros
-
Cidades3 dias atrás
Serra recebe maior evento de tecnologia do Brasil a partir de segunda-feira (6)
-
Geral4 dias atrás
Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH
-
Tecnologia3 dias atrás
Metanol: Anvisa regulamenta produção industrial de antídoto
-
Negócios4 dias atrás
Governo dos EUA Propõe Limites de Alunos Estrangeiros para Universidades
-
Negócios3 dias atrás
Plano da Tesla de Pagar US$ 1 Tri a Musk Enfrenta Resistência de Investidores
-
Saúde8 horas atrás
Estilo de vida saudável pode reduzir em até 30% o risco de câncer de mama