Empreendedorismo
Serra terá workshop para ensinar empreendedores a vender para o setor público

A Prefeitura da Serra, em parceria com o SEBRAE-ES e o Portal de Compras Públicas, irá promover o workshop “Compras Públicas: Estratégias para se Destacar nesse Mercado”.
Neste workshop, você descobrirá como as compras públicas podem ser uma excelente oportunidade de negócios para micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e agricultures familiares da nossa região. Vamos abordar de forma práticas como se preparar para se tornar um fornecedor do municípío, que realiza contratações essenciais para fortalecer a economica local. Além disso, você vai descobrir como o Ciampe pode apoiar o crescimento do seu negócio.
Programação:
Data: 28 de novembro de 2024 (quinta-feira)
8h às 8h30:Recepção com coffee break
8h30 às 9h: Apresentação do CIAMPE e do aplicativo Ciampe Serra Virtual, destacando como acessar as licitações e serviços disponíveis.
9h às 10h30: Palestra com o SEBRAE-ES: “Oportunidades à Vista: Aumente seus Lucros com as Compras Públicas” – estratégias para fornecedores se destacarem nesse mercado.
10h30 às 11h00:Apresentação do Portal de Compras Públicas – como realizar o cadastro, modalidades licitatórias, benefícios para fornecedores e outras informações relevantes.
11h00 às 12h30: Simulação prática de um pregão eletrônico (ao vivo).
As inscrições podem ser feitas por meio do Ciampe, pelo WhatsApp (27) 98182-0162 ou pelo aplicativo Ciampe Serra Virtual.
!! Como participar: Para se inscrever nesse tema, clique no botão INSCRIÇÃO no canto superior direito da página (mudando a quantidade de 0 para 1) e depois clique no botão CONTINUAR para prosseguir o processo de inscrição. Preencha todos os campos do cadastro, clique no botão FINALIZAR e depois verifique sua caixa de e-mail para validar sua inscrição.
Inscrições gratuitas – Vagas limitadas!
Cidades
Vila Velha: mês de março tem condições especiais de crédito para mulheres empreendedoras

No decorrer deste mês de março – Mês da Mulher –, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio de sua Diretoria de Crédito e Capacitação, está provendo uma iniciativa exclusiva para impulsionar o empreendedorismo feminino na cidade. Trata-se de uma linha de crédito especial, com as menores taxas de juros do mercado e excelentes condições de pagamento.
É a ação promocional “NossoCrédito Juntas”, que tem como objetivo beneficiar as microempreendedoras formais e informais de Vila Velha – Pessoas Físicas e/ou Jurídicas –, oferecendo uma linha de crédito com limite de até R$ 21 mil; juros de 1,29% ao mês; carência de até seis meses para começar a pagar e prazo de até 36 meses para pagamento. Mas atenção: para se habilitar ao financiamento é necessário apresentar avalista e não ter nenhuma restrição no CPF.
As empreendedoras de Vila Velha interessadas em aproveitar essa linha de financiamento para investirem na ampliação de seus negócios devem se apressar. O prazo para a formalização dos empréstimos só vale durante o mês de março. Ou seja, vai até o dia 31. Para solicitar o crédito, basta comparecer à Agência de Microcrédito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Subsolo-A do Boulevard Shopping, em Itaparica, de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.
Mais informações
Fale com conosco pelo WhatsApp ou por ligação:
Agente de Crédito: Gabriel Wlysses – 3149-7363
Agente de Crédito: Maria Souza – 3149-7421
Quem preferir, pode apresentar propostas e solicitar o financiamento oferecido pela promoção “NossoCrédito Juntas”, acessando diretamente o seguinte link: https://nossocredito-aderes.web.app/ ou Clicando Aqui.
Estímulo ao empreendedorismo feminino
“Nosso intuito com esta ação é fomentar investimentos para as empreendedoras de Vila Velha, município que possui mais de 30 mil mulheres atuando como Microempreendedoras Individuais (MEIs) e todas devidamente cadastradas e em plena atividade, nos mais diversos setores produtivos da economia canela-verde”, informou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.
Na avaliação de Colodetti, a gestão municipal está criando mecanismos para estimular o crescimento do empreendedorismo feminino na cidade e, com isso, vem melhorando cada vez mais o ambiente de negócios em Vila Velha: “As mulheres empreendedoras, em sua maioria, trabalham principalmente em casa e em negócios voltados para as áreas de alimentação, moda e beleza. Juntas, elas representam aproximadamente 53% de todos os microempreendedores formalizados em Vila Velha”, ressaltou ele.
O secretário salientou, também, a importância das medidas que foram adotadas pela Prefeitura, visando simplificar os procedimentos burocráticos para a abertura de novas empresas; agilizar a emissão de licenças e alvarás para a instalação e funcionamento de novos empreendimentos; e facilitar a vida de quem quer empreender e investir em Vila Velha, incluindo as mulheres.
Mulheres no comando dos negócios
Estudos mostram que 55,5% das novas empresas criadas durante e após a pandemia foram abertas por mulheres, sendo que 57% delas se enquadram na categoria MEI e 54%, no segmento de serviços.
Nesse contexto, a gestão municipal de Vila Velha se tornou uma grande parceira dos setores produtivos e vem garantindo um apoio fundamental, sobretudo aos pequenos empreendedores, que estão alavancando a geração de emprego, renda e tributos no município. E essa parceria entre o município e os empreendedores da cidade vem se fortalecendo, mediante qualificação e orientações prestadas pela Vila do Empreendedor, onde funciona o atendimento ao público e os serviços do Sine, Procon e Agência de Microcrédito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Via Secom-PMVV
Cidades
Ciampe Serra: mais de 36 mil atendimentos e 700 empreendedores capacitados

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedec) oferece uma série de serviços para os micro e pequenos empreendedores. Por meio do Centro Integrado de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (Ciampe), empreendedores podem obter apoio, orientações diversas, acesso a crédito e cursos.
Em 2024, 36.781 pessoas foram atendidas pelo Ciampe. Este número resultou em 40.382 serviços realizados. Neste período, foram oferecidos 40 cursos, palestras ou oficinas, resultando em 718 empreendedores capacitados.
Além dos atendimentos presenciais, por telefone ou e-mail, o Ciampe registrou no ano passado 9.420 acessos por meio do aplicativo Ciampe Serra Virtual. “São números que comprovam a importância do Ciampe, que é um importante ponto de apoio e referência para os micro e pequenos empreendedores da Serra”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcia Lamas.
Localizado no Pró-Cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Portal de Jacaraípe, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e pode ser contatado pelo telefone (27) 98182-0162. O local oferece as orientações para quem quer se formalizar, inclusive sendo possível fazer os procedimentos necessários para se cadastrar na categoria MEI (microempreendedor individual).
Os empreendedores podem, também, utilizar o aplicativo Ciampe Serra Virtual, disponível gratuitamente para Android e IOS. Atualmente o aplicativo disponibiliza 29 funcionalidades.
“A gestão do Prefeito Weverson Meireles tem entre as suas prioridades o incentivo ao empreendedorismo, com o Ciampe sendo uma das principais ferramentas nesta missão”, finaliza a secretária Márcia Lamas
Fonte: Secom/PMS – Texto: Marcos Sacramento – Foto: Acervo Secom
Empreendedorismo
Serra: ambiente de negócios impulsiona aumento de empresas na cidade

O número de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) na Serra cresceu expressivamente nos últimos seis anos, representando uma taxa de mais de 50% de aumento de cadastrados. O crescimento se acelerou, principalmente, nos últimos quatro anos.
Entre os anos de 2019 e 2020, houve um aumento de cerca de cinco mil CNPJs. Já a partir do ano de 2021, os cadastrados passaram de 10 mil a cada ano, chegando a mais de 86 mil em 2024.
Para o secretário da Fazenda da Serra, Henrique Valentim, o crescimento reflete um dinamismo na economia da Serra, fruto da melhoria da ambiência de negócios no município.
“Essa relação entre o contribuinte e a prefeitura foi muito simplificada. Os processos agora são on-line, existem licenças unificadas como a licença de meio ambiente, por exemplo. Então, adotamos uma série de ações com foco em facilitar a relação do contribuinte com a prefeitura, o que torna a cidade mais atrativa para o negócio”, explica Valentim.
Valentim complementa que a Serra é a cidade que tem crescido cada vez mais no Estado, se tornando um polo referência do desenvolvimento capixaba.
Ranking das maiores empresas
A Serra se destaca também no ranking das 200 maiores empresas do Espírito Santo, divulgado anualmente pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
O município está em segundo na lista das cidades que abrigam o maior número de empresas listadas entre as 200 maiores. No total, são 34 empresas, que juntas tiveram receita operacional líquida superior a 23 bilhões de reais no ano de 2023.
Confira os dados do crescimento do número de CNPJs
2019 = 37.040
2020 = 41.940
2021 = 48.154
2022 = 58.884
2023 = 68.903
2024 = 86.133
Secom-PMS
-
Cidades3 dias atrás
Serra realiza 1ª Caminhada “Passos pela Inclusão” para conscientização sobre o autismo; veja como participar
-
Segurança4 dias atrás
Projeto Recupera manda intimação e localiza suspeito de envolvimento em homicídio na Bahia
-
Cidades4 dias atrás
Serra cria Patrulha Escolar para prevenir violência e fortalecer cultura de paz nas escolas
-
Geral2 dias atrás
Governo anuncia reajustes no salário e no valor do auxílio alimentação dos servidores do Executivo Estadual
-
Cidades2 dias atrás
Cariacica é a 2ª cidade com maior taxa de investimento no ES e 14ª no Brasil
-
Economia3 dias atrás
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
-
Negócios4 dias atrás
STF Suspende Todas as Ações do País sobre Pejotização de Profissionais
-
Economia4 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio. Veja o que muda