Geral
Amunes na Estrada: próximas paradas em Guaçuí, Cachoeiro e Anchieta

Nos próximos dias, a Associação dos Municípios vai ao sul do Estado e à região litorânea para levar aos municípios de Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim e Anchieta todas as orientações e capacitação que acompanham o projeto “Amunes na estrada” nesta edição de 2025. Serão três encontros nos dias 28, 29 e 30 e todos os municípios são convidados a participar. O evento é gratuito.
O evento é voltado aos encontro prefeitos, vice-prefeitos, secretários e equipes da administração municipal, vereadores e lideranças políticas.

Neste ano, já foram realizados dois encontros, em Ecoporanga e Pinheiros. Veja aqui mais informações.
Junto com parceiros e poderes importantes e estratégicos, como a Secretaria de Estado de Governo (SEG), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Defensoria Pública do ES, UFES, Junta Comercial, Defesa Civil Estadual, entre outros, a Amunes reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos municípios, oferecendo articulação, suporte técnico e informações atualizadas sobre ações e projetos disponíveis.
“Aproximar a Amunes das prefeituras é fundamental para promover uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades locais. Neste ano, de forma especial, o comando de muitas prefeituras foi renovado com a eleição de novos gestores, e queremos promover capacitação, articulação e informação relevante para enfrentar os desafios da administração pública”, destacou o presidente da Amunes, Luciano Pingo.
AMUNES NA ESTRADA
🚗 Guaçuí
Dia 28/01 (terça-feira) – a partir das 8 horas.
Inscrições: https://encurtador.com.br/1s7Cy
🚗 Cachoeiro de Itapemirim
Dia 29/01 (quarta-feira) – a partir das 8 horas.
Inscrições: https://encurtador.com.br/SUvBc
🚗 Anchieta
Dia 30/01 (quinta-feira) – a partir das 8 horas.
Inscrições: https://encurtador.com.br/JiG92
| Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Amunes
Lorena Meireles (27) 99924-4304/ (27) 99941-1114
Samantha Dias (27) 99802-7655
comunicacao@amunes.org.br
Geral
Governador pede regulamentação sobre o trânsito de ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos

O governador do Estado, Renato Casagrande, enviou, na última sexta-feira (14), um ofício ao ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando providências sobre a regulamentação e fiscalização de ciclomotores, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos em vias públicas. No documento, o chefe do Executivo capixaba manifesta a preocupação do Governo do Espírito Santo com o aumento expressivo de ocorrências envolvendo esses veículos nos municípios do Estado.
“Embora representem uma alternativa sustentável de mobilidade, esses tipos de veículos têm sido utilizados de forma preocupante. Este é o momento ideal para iniciarmos as discussões e podermos regulamentar esse modal, que teve um crescimento enorme nos últimos anos”, afirmou o governador.
Casagrande destacou que a ausência de padronização nacional sobre regras de circulação tem resultado em sinistros graves e fatais. “Infelizmente, isso tem resultado em acidentes graves e fatais, como o ocorrido recentemente em Vitória, quando uma senhora de 82 anos, em tratamento de hemodiálise, veio a óbito após ser atropelada”, lamentou.
No ofício, o governador solicita ao Ministério dos Transportes e ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabeleçam regras claras para classificação, registro, licenciamento, habilitação e condições de circulação desses veículos, além de definirem mecanismos eficazes de fiscalização e penalização de condutas irregulares.
“É fundamental que tenhamos instrumentos para coibir excessos e assegurar a segurança de todos os usuários das vias públicas. O Espírito Santo está à disposição para colaborar tecnicamente, apresentando dados, sugestões e experiências locais que contribuam para normas nacionais mais adequadas à realidade da mobilidade urbana”,
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Geral
No Espírito Santo, modernização do vale-alimentação alcança 529,5 mil trabalhadores e 12,3 mil empresas

A modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador, a partir de um decreto assinado nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem impacto direto no cotidiano de 529,5 mil trabalhadores e de 12.330 empresas no Espírito Santo. O novo texto assegura avanços ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição.
Das empresas envolvidas no Espírito Santo, 11.746 são beneficiárias do programa e outras 584 são fornecedoras. No perfil dos trabalhadores do estado atendidos pelo PAT, mais de 495,7 mil têm renda de até cinco salários-mínimos, enquanto outros 33,7 mil ganham acima deste patamar.
As novas regras limitam as taxas que atualmente são cobradas de bares, restaurantes, padarias e mercados que usam vale-refeição e alimentação. Também reduzem os prazos de repasse dos pagamentos das operadoras para os comerciantes.
Com isso, a ideia é incentivar a adesão de pequenos comércios e ampliar as opções de locais para o trabalhador usar o benefício. Além disso, em até um ano, os vales vão poder ser usados em qualquer maquininha, sem redes exclusivas, o que dá mais liberdade ao trabalhador e oportunidades ao comércio.
“O decreto é bom para os supermercados, grandes, pequenos e médios. É bom para restaurantes grandes, pequenos e médios. É bom para padarias grandes, pequenas e médias e é bom para quem vende frutas nesse Brasil inteiro. Se é bom para todo mundo, é bom para o trabalhador. E se é bom para o trabalhador e é bom para o Brasil, é bom para todos nós”, disse o presidente Lula na assinatura do decreto, nesta terça-feira (11/11).
Presente nas 27 Unidades da Federação, o PAT reúne atualmente mais de 327,7 mil empresas beneficiárias e 37 mil empresas fornecedoras. Ao todo, são 22,1 milhões de beneficiários.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Geral
Espírito Santo apresenta iniciativa para alavancar Cadastro Ambiental Rural na COP30

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou, na manhã desta quarta-feira (12), o projeto Integração do Cadastro Ambiental Rural no Estado do Espírito Santo (IntegraCAR), durante o terceiro dia de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA).
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), utiliza tecnologias avançadas — como inteligência artificial, geoprocessamento e sensoriamento remoto — para otimizar a análise e validação dos cadastros ambientais rurais no Estado. O levantamento e o tratamento das informações permitirão ao poder público traçar estratégias personalizadas de regularização ambiental e aprimorar o planejamento territorial.
“O IntegraCAR é um projeto estratégico que vai nos permitir ser o primeiro Estado do Brasil a concluir 100% das validações do Cadastro Ambiental Rural. Isso trará maior segurança jurídica, acesso a crédito e novas oportunidades de mercado para nossos produtores rurais”, destacou o governador capixaba, durante o painel “Implementação do Federalismo Climático no Brasil”, realizado no Pavilhão Brasil, na Zona Azul da COP30.
Ainda nesta quarta-feira, Casagrande participa da assinatura de um acordo de cooperação entre o Consórcio Brasil Verde e a Aliança Verde Argentina, com o objetivo de fortalecer a integração regional e as ações climáticas subnacionais. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Selo Descarboniza, que poderá ser utilizado por empresas comprometidas com a transição para uma economia de baixo carbono.
“A COP do Brasil está sendo um marco importante para reafirmar o protagonismo dos estados e municípios na condução das políticas climáticas. O Espírito Santo tem muito a contribuir nesse cenário, com soluções inovadoras e um compromisso firme com a sustentabilidade”, ressaltou Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
-

Negócios1 dia atrás“Diversidade É o Motor da Inovação”, Diz Executiva da L’Oréal
-

Cidades1 dia atrásVila de Natal com presépio em tamanho real encanta famílias de Cariacica
-

Tecnologia1 dia atrásComo as formigas se comunicam? Entenda o complexo sistema social desses insetos
-

Internacional1 dia atrásLula celebra retirada de tarifas pelos EUA e diz que sinaliza respeito
-

Tecnologia11 horas atrásCOP30: pressão por fim dos combustíveis fósseis escancara impasse global
-

Política7 horas atrásGoverno entrega títulos de regularização fundiária e anuncia novos investimentos em Linhares
-

Negócios11 horas atrásEx-Tenista Profissional, CEO da Lacoste Já Foi Patrocinado pela Marca
-

Cidades1 dia atrásGuarapari entrega nova sede da Unidade Dr. Roberto Calmon, ampliando serviços para mais de 12 mil moradores





















