Ligue-se a nós

Geral

Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade

Redação Informe ES

Publicado

no

A Rádio Espírito Santo completa, nesta terça-feira (14), 85 anos de existência, e chega a essa marca mais moderna que nunca! Depois de migrar para o espectro FM e triplicar a audiência no período de um ano, a emissora pública dos capixabas inicia o ano de 2025 preparando uma série de novidades que serão implementadas ao longo dos próximos meses.

As mudanças, em fase de estruturação, serão realizadas considerando o propósito da rádio de valorizar a cultura e os artistas do Estado, garantindo o acesso dos capixabas a conteúdos produzidos em alta qualidade e seguindo com o objetivo de levar a melhor programação de música, esporte e notícia, sendo a eterna “Companheira de Todas as Horas” de seu público. Novos programas estão sendo criados, com muito mais músicas de artistas do Estado na programação.

“Os investimentos na Espírito Santo FM são mais uma prova do compromisso firmado pelo Governo do Estado de reestruturar e modernizar as nossas emissoras de comunicação pública. A Rádio chega aos seus 85 anos sendo a mais tradicional do Estado e, ao mesmo tempo, está cada vez mais moderna. Na programação, a emissora abre ainda mais espaço aos artistas capixabas, à diversidade e à pluralidade. Esse é o nosso papel, e isso impacta diretamente na relação com o ouvinte. Não foi à toa que a audiência cresceu tanto. Isso mostra que estamos no caminho certo e representa o compromisso e o respeito que temos com toda a sociedade capixaba”, disse Igor Pontini, diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública que, em breve, será mantenedora da Rádio Espírito Santo e da TVE. 

Conforme mencionou Pontini, o aumento no número de ouvintes é mais um grande motivo para comemorar. A audiência da Rádio Espírito Santo triplicou no último ano, segundo dados do Kantar Ibope Media. 

Anúncio

Novidades na programação

Ao sintonizar a Espírito Santo FM 89.1, o ouvinte terá acesso à música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise que a rádio mais tradicional que o Estado apresenta, com ainda mais qualidade.

Entre as atrações que em breve serão conhecidas pelos ouvintes estão novos programas de jazz, underground, chorinho e música brasileira contemporânea. Um dos destaques da grade será o “Desconcertos”, atração que será apresentada por professores e alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e vai levar ao público produções autorais da comunidade acadêmica.  

Além da ampliação dos esforços para dar ainda mais visibilidade à arte e à cultura capixabas, a emissora busca valorizar o protagonismo feminino na programação. Prova disso é que haverá pelo menos três novas atrações capitaneadas por mulheres com estreia este ano: a apresentadora Luanna Esteves vai conduzir um programa de música e entrevistas; Karen Vip vai estar à frente de um programa de variedades; e Ana Clara Lanius, a primeira mulher a narrar uma partida de futebol no Espírito Santo, vai apresentar o tradicional “Esporte em Primeiro Plano”.

Anúncio

Ainda valorizando as vozes femininas, a Rádio vai estrear em fevereiro a série “Crônicas de Carmélia”, na qual personalidades capixabas ligadas à arte e à cultura vão falar sobre a escritora Carmélia Maria de Souza. Elas vão ler no ar algumas das produções da cronista, e falar sobre ela e sua obra. 

Além dos novos programas, atrações já na grade, como o Agito Geral, com Ferreira Neto, Sintonia do Povo, com Zé Capiau, Geração 89,1, com Tino Jr., Janela Capixaba, com Edson Miranda, e Ensaio Geral, com Francisco Velasco, passarão por reformulações, unindo tradição e modernidade. Saul Josias estreia no próximo sábado (18) o Espírito Soul, com repertório de black music, e Manoel Peçanha estará à frente, em breve, de uma nova atração que inclui informação, entretenimento e acessibilidade. O time segue contando com a ajuda mais que valiosa de Rogério Spelta e Paulo Sergio Nunes, os mais antigos colaboradores da rádio.

O gerente da emissora, Daniel Castanheira, observa que todo o trabalho visando à modernização da rádio é feito levando-se em conta o legado construído até hoje. “A gente tem um patrimônio histórico nas mãos e vamos preservá-lo. Modernizar não é mudar tudo, mas valorizar a história”, analisa.

História 

Anúncio

Inaugurada oficialmente em 14 de janeiro de 1940, a Rádio Espírito Santo foi a primeira emissora de radiodifusão capixaba, com o prefixo PRI-9 e o slogan “A Voz de Canaã”. Pioneira, abriu as portas para a propagação da cultura capixaba e revelou diversos profissionais do rádio e do cenário musical. 

Entre nomes famosos da história do radialismo no Estado estão Licério Duarte Júnior, Darly Santos, Therezinha Gobbi, Creuza Gramacho, Hermínio Blackman, Luiz Bastos de Noronha, César Rizzo, Hélcio Leão, Bertino Borges, Cody Santanna Có, Paulo Bonino, Arlete Cypreste de Cypreste, Boris Castro, Djalma Juarez Magalhães, Jairo Maia, Jeanne Bilich, o professor Renato Pacheco, o folclorista Guilherme Santos Neves, José Costa e Marien Calixte, que apresentou “O Som do Jazz”, programa registrado no Livro dos Recordes, o Guinness, como o mais antigo do gênero nas rádios brasileiras.

No campo musical, passaram pela rádio artistas como Bento Machado Guimarães, o primeiro cantor da Rádio Club do Espírito Santo, o mestre do violão, Maurício de Oliveira, Antonio João, Rose Valentim, Dorkas Nunes, Hilma Alves, Maria Cibeli, Valquíria Brasil, Neli Rodrigues, Didi Chagas, Hélio Mendes, o maestro Mundico, Sebastião da Silva Rabello, o “Caboclo Bastião” e o flautista Carlos Poyares. Os artistas tinham status de estrela e até fã-clube! 

Os estúdios da Rádio Espírito Santo foram palco também para a apresentação de astros nacionais. Passaram pelos estúdios estrelas como Cauby Peixoto, Silvio Caldas, Ângela Maria, as irmãs Linda e Dircinha Batista, Zé Trindade, Roberto Carlos, Vicente Celestino, Altemar Dutra, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Jararaca e Ratinho, Murilo Caldas e Lolita França, Emilinha Borba, Marlene, Francisco Alves, Elizeth Cardoso e Elza Soares. 

Anúncio

Além de propagar a cultura capixaba, a Rádio sempre foi um importante meio de registro e documentação da história do Estado, graças ao trabalho de sua equipe de jornalismo, que nos anos 50 era formada por mais de 20 profissionais. Nomes importantes da política do Estado, como os ex-governadores Gerson Camata e Élcio Álvares, integraram o quadro de jornalismo da emissora. 

Migração para a FM

No dia 27 de setembro de 2023, houve a migração de modulação da Rádio Espírito Santo para o espectro FM. Depois de 83 anos em 1160 AM, a emissora passou a operar na frequência modulada 89.1 Megahertz.

A mudança fortalece a ampliação da presença da Rádio Espírito Santo na Região Metropolitana da Grande Vitória, garantindo assim o acesso dos capixabas aos conteúdos produzidos, seguindo o propósito de ser cada dia mais a “Companheira de Todas as Horas” de seu público fiel. Ao sintonizar a frequência 89.1, o ouvinte conta com música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise da rádio mais tradicional do Espírito Santo, que inaugura uma jornada de inovação de seu sinal e da sua programação, para entregar cada vez mais qualidade.

Anúncio

Ouça a Espírito Santo FM 89.1 e peça a sua música: https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-radio-espirito-santo-891-fm/

Informações à Imprensa:

Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@radioes89.1

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Seag divulga resultado preliminar do 2º ciclo do Programa de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Capixaba

Redação Informe ES

Publicado

no

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulgou, o resultado preliminar do 2º ciclo de avaliação do Edital Seag nº 001/2024, referente ao Programa de Fortalecimento da Pecuária Leiteira Capixaba (PIVE).

O programa tem como finalidade estimular o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira no Espírito Santo, por meio do melhoramento genético do rebanho e do aumento da eficiência produtiva nas propriedades rurais.

Resultado e prazo para apresentação de recursos

O resultado preliminar reúne os produtores classificados neste 2º ciclo. De acordo com o edital, os participantes que desejarem apresentar recurso sobre a nota ou classificação poderão encaminhar a solicitação, dentro do prazo estabelecido, exclusivamente para o e-mail: producaoanimal@seag.es.gov.br.

Anúncio

Após a análise dos recursos, será publicado o resultado final, conforme o cronograma do edital.

Inscrições e novos ciclos

Os produtores que tiveram suas inscrições indeferidas nesta etapa podem corrigir as informações e realizar nova inscrição nos próximos ciclos de avaliação.

Enquanto o edital estiver vigente, as inscrições permanecem abertas, possibilitando a participação de novos produtores interessados em aderir ao programa.

Anúncio

Fortalecimento da pecuária capixaba

O PIVE integra o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite, promovendo mais produtividade, sustentabilidade e renda no campo.

Informações e contato

Dúvidas e solicitações de esclarecimento sobre o resultado ou os próximos ciclos podem ser enviadas para o e-mail: producaoanimal@seag.es.gov.br.

Anúncio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales 
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com

Continuar Lendo

Geral

Confira regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

Redação Informe ES

Publicado

no


O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito
. Esses profissionais poderão oferecer serviço de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola.

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro.

Curso 

Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico. Essa capacitação incluirá aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Haverá uma prova de avaliação, e os aprovados irão receber certificado de conclusão.

O instrutor autônomo deve estar apto a garantir que o aluno observe as normas de mobilidade urbana, condições de segurança, reforçar os conceitos abordados nas aulas teóricas durante a prática, monitorar seu comportamento e oferecer feedback construtivo sobre o desempenho.

Autorização

Depois de realizar o curso de formação, o instrutor deverá receber autorização do Detran para exercer a atividade.

Anúncio

A partir daí, o nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista dos instrutores habilitados. 

Veículo

O veículo (carro ou moto) usado nas aulas poderá ser do aluno ou do instrutor e deverá cumprir as condições de segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como estar dentro do limite de anos de fabricação permitido para a frota.

É necessário ter uma identificação (como um adesivo, por exemplo) de que o veículo é de ensino.

As aulas ministradas pelo instrutor devem ser informadas ao Detran da região.

Anúncio

Contratação

O modelo permite diferentes opções de contratação para os instrutores.

Aqueles que atuam hoje junto à uma autoescola poderão seguir as atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.

Os profissionais serão fiscalizados pelo Detran. Durantes as aulas práticas, devem portar CNH, Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente; Licença de Aprendizagem Veicular e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

A Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo será disponibilizada, de forma gratuita, no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde que o profissional tenha cumprido todos os requisitos necessários. 

Anúncio

Novas regras para a CNH

proposta do governo federal de mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que desobriga o candidato de frequentar aulas em autoescola e cria a figura do instrutor autônomo, visa modernizar o processo e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).

O governo estima que o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%. 

Os exames teórico e prático continuarão obrigatórios para a emissão da CNH. 

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Igreja Maranata ganha data comemorativa no calendário municipal de Linhares

Redação Informe ES

Publicado

no

Projeto de Lei nº 147/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Roninho Passos

Na última segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Linhares aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 147/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Roninho Passos, que cria o Dia Municipal da Igreja Cristã Maranata, a ser celebrado anualmente em 30 de abril.
A proposta reconhece oficialmente a relevância histórica, social e espiritual da igreja na cidade e celebra cinco décadas de trabalho voltado à fé, à transformação pessoal e à comunidade.

“É uma alegria poder reconhecer publicamente a história da Igreja Cristã Maranata. São 50 anos de dedicação, fé em Deus e compromisso com a sociedade. É uma homenagem às pessoas que transformam vidas todos os dias”, destacou Roninho Passos.

Uma trajetória de fé e acolhimento

O primeiro culto da Maranata em Linhares ocorreu em 30 de abril de 1975, conduzido pelo pastor Manoel dos Passos Barros e pelo coronel e pastor Jones da Silva Mattos. Desde então, a igreja tornou-se um ponto de referência para milhares de pessoas, oferecendo acolhimento sem distinção, apoio em momentos difíceis e esperança para quem busca recomeçar.

Anúncio

“Agradecemos ao vereador Roninho Passos por reconhecer nossa história. A Maranata sempre foi um espaço de amor e de fé em Deus, onde vidas foram transformadas e muitas pessoas conseguiram superar desafios, vícios e dependências”, disse pastor Alex Demo, responsável pelo primeiro templo da igreja no bairro Conceição.

Expansão que multiplica vidas e fortalece comunidades

Hoje, a Igreja Cristã Maranata conta com mais de 30 templos em Linhares e atua também nos municípios vizinhos de Sooretama, Rio Bananal, São Gabriel da Palha e Vila Valério, coordenados pelo pastor Breno Gallotti.
Além da atividade religiosa, a instituição desenvolve projetos de apoio social e educacional, promovendo convivência pacífica, orientação espiritual e fortalecimento de laços comunitários.


“Com fé em Deus, temos conseguido transformar vidas e fortalecer a esperança das pessoas. Cada templo é um espaço de serviço, onde histórias de superação e união inspiram toda a comunidade. É gratificante ver a cidade reconhecer esse legado”, afirmou pastor Breno Gallotti.

Uma data para celebrar a fé e o compromisso social

O Dia Municipal da Igreja Cristã Maranata será celebrado no dia 30 de abril, e a Câmara poderá, preferencialmente, sediar um culto em homenagem à instituição. A data simboliza o reconhecimento oficial da igreja como referência de fé, cidadania e trabalho comunitário, fortalecendo o vínculo entre a religião e a sociedade.

Anúncio


“Linhares cresce quando valoriza suas instituições e suas raízes espirituais. Esta homenagem é um reconhecimento a todos que dedicam suas vidas a servir, guiados pela fé em Deus e pelo desejo de transformar a realidade ao seu redor”, concluiu Roninho Passos.

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados