Geral
Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade

A Rádio Espírito Santo completa, nesta terça-feira (14), 85 anos de existência, e chega a essa marca mais moderna que nunca! Depois de migrar para o espectro FM e triplicar a audiência no período de um ano, a emissora pública dos capixabas inicia o ano de 2025 preparando uma série de novidades que serão implementadas ao longo dos próximos meses.
As mudanças, em fase de estruturação, serão realizadas considerando o propósito da rádio de valorizar a cultura e os artistas do Estado, garantindo o acesso dos capixabas a conteúdos produzidos em alta qualidade e seguindo com o objetivo de levar a melhor programação de música, esporte e notícia, sendo a eterna “Companheira de Todas as Horas” de seu público. Novos programas estão sendo criados, com muito mais músicas de artistas do Estado na programação.
“Os investimentos na Espírito Santo FM são mais uma prova do compromisso firmado pelo Governo do Estado de reestruturar e modernizar as nossas emissoras de comunicação pública. A Rádio chega aos seus 85 anos sendo a mais tradicional do Estado e, ao mesmo tempo, está cada vez mais moderna. Na programação, a emissora abre ainda mais espaço aos artistas capixabas, à diversidade e à pluralidade. Esse é o nosso papel, e isso impacta diretamente na relação com o ouvinte. Não foi à toa que a audiência cresceu tanto. Isso mostra que estamos no caminho certo e representa o compromisso e o respeito que temos com toda a sociedade capixaba”, disse Igor Pontini, diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública que, em breve, será mantenedora da Rádio Espírito Santo e da TVE.
Conforme mencionou Pontini, o aumento no número de ouvintes é mais um grande motivo para comemorar. A audiência da Rádio Espírito Santo triplicou no último ano, segundo dados do Kantar Ibope Media.
Novidades na programação
Ao sintonizar a Espírito Santo FM 89.1, o ouvinte terá acesso à música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise que a rádio mais tradicional que o Estado apresenta, com ainda mais qualidade.
Entre as atrações que em breve serão conhecidas pelos ouvintes estão novos programas de jazz, underground, chorinho e música brasileira contemporânea. Um dos destaques da grade será o “Desconcertos”, atração que será apresentada por professores e alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e vai levar ao público produções autorais da comunidade acadêmica.
Além da ampliação dos esforços para dar ainda mais visibilidade à arte e à cultura capixabas, a emissora busca valorizar o protagonismo feminino na programação. Prova disso é que haverá pelo menos três novas atrações capitaneadas por mulheres com estreia este ano: a apresentadora Luanna Esteves vai conduzir um programa de música e entrevistas; Karen Vip vai estar à frente de um programa de variedades; e Ana Clara Lanius, a primeira mulher a narrar uma partida de futebol no Espírito Santo, vai apresentar o tradicional “Esporte em Primeiro Plano”.
Ainda valorizando as vozes femininas, a Rádio vai estrear em fevereiro a série “Crônicas de Carmélia”, na qual personalidades capixabas ligadas à arte e à cultura vão falar sobre a escritora Carmélia Maria de Souza. Elas vão ler no ar algumas das produções da cronista, e falar sobre ela e sua obra.
Além dos novos programas, atrações já na grade, como o Agito Geral, com Ferreira Neto, Sintonia do Povo, com Zé Capiau, Geração 89,1, com Tino Jr., Janela Capixaba, com Edson Miranda, e Ensaio Geral, com Francisco Velasco, passarão por reformulações, unindo tradição e modernidade. Saul Josias estreia no próximo sábado (18) o Espírito Soul, com repertório de black music, e Manoel Peçanha estará à frente, em breve, de uma nova atração que inclui informação, entretenimento e acessibilidade. O time segue contando com a ajuda mais que valiosa de Rogério Spelta e Paulo Sergio Nunes, os mais antigos colaboradores da rádio.
O gerente da emissora, Daniel Castanheira, observa que todo o trabalho visando à modernização da rádio é feito levando-se em conta o legado construído até hoje. “A gente tem um patrimônio histórico nas mãos e vamos preservá-lo. Modernizar não é mudar tudo, mas valorizar a história”, analisa.
História
Inaugurada oficialmente em 14 de janeiro de 1940, a Rádio Espírito Santo foi a primeira emissora de radiodifusão capixaba, com o prefixo PRI-9 e o slogan “A Voz de Canaã”. Pioneira, abriu as portas para a propagação da cultura capixaba e revelou diversos profissionais do rádio e do cenário musical.
Entre nomes famosos da história do radialismo no Estado estão Licério Duarte Júnior, Darly Santos, Therezinha Gobbi, Creuza Gramacho, Hermínio Blackman, Luiz Bastos de Noronha, César Rizzo, Hélcio Leão, Bertino Borges, Cody Santanna Có, Paulo Bonino, Arlete Cypreste de Cypreste, Boris Castro, Djalma Juarez Magalhães, Jairo Maia, Jeanne Bilich, o professor Renato Pacheco, o folclorista Guilherme Santos Neves, José Costa e Marien Calixte, que apresentou “O Som do Jazz”, programa registrado no Livro dos Recordes, o Guinness, como o mais antigo do gênero nas rádios brasileiras.
No campo musical, passaram pela rádio artistas como Bento Machado Guimarães, o primeiro cantor da Rádio Club do Espírito Santo, o mestre do violão, Maurício de Oliveira, Antonio João, Rose Valentim, Dorkas Nunes, Hilma Alves, Maria Cibeli, Valquíria Brasil, Neli Rodrigues, Didi Chagas, Hélio Mendes, o maestro Mundico, Sebastião da Silva Rabello, o “Caboclo Bastião” e o flautista Carlos Poyares. Os artistas tinham status de estrela e até fã-clube!
Os estúdios da Rádio Espírito Santo foram palco também para a apresentação de astros nacionais. Passaram pelos estúdios estrelas como Cauby Peixoto, Silvio Caldas, Ângela Maria, as irmãs Linda e Dircinha Batista, Zé Trindade, Roberto Carlos, Vicente Celestino, Altemar Dutra, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Jararaca e Ratinho, Murilo Caldas e Lolita França, Emilinha Borba, Marlene, Francisco Alves, Elizeth Cardoso e Elza Soares.
Além de propagar a cultura capixaba, a Rádio sempre foi um importante meio de registro e documentação da história do Estado, graças ao trabalho de sua equipe de jornalismo, que nos anos 50 era formada por mais de 20 profissionais. Nomes importantes da política do Estado, como os ex-governadores Gerson Camata e Élcio Álvares, integraram o quadro de jornalismo da emissora.
Migração para a FM
No dia 27 de setembro de 2023, houve a migração de modulação da Rádio Espírito Santo para o espectro FM. Depois de 83 anos em 1160 AM, a emissora passou a operar na frequência modulada 89.1 Megahertz.
A mudança fortalece a ampliação da presença da Rádio Espírito Santo na Região Metropolitana da Grande Vitória, garantindo assim o acesso dos capixabas aos conteúdos produzidos, seguindo o propósito de ser cada dia mais a “Companheira de Todas as Horas” de seu público fiel. Ao sintonizar a frequência 89.1, o ouvinte conta com música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise da rádio mais tradicional do Espírito Santo, que inaugura uma jornada de inovação de seu sinal e da sua programação, para entregar cada vez mais qualidade.
Ouça a Espírito Santo FM 89.1 e peça a sua música: https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-radio-espirito-santo-891-fm/
Informações à Imprensa:
Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@radioes89.1
Geral
Governo do Estado firma parceria para requalificação de vias urbanas e despoluição de córregos na Serra

A cidade da Serra, a mais populosa do Espírito Santo, vai contar com novos investimentos do Governo do Estado. Neste sábado (19), o governador Renato Casagrande assinou o convênio para a execução do recapeamento asfáltico e requalificação urbana em diversos bairros do município. Também foi assinada a ordem de início das obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto nas margens dos córregos Laripe e Irema. O investimento total chega a quase R$ 50 milhões.
“O Governo é parceiro de todos os municípios do Espírito Santo, sem exceção. Utilizamos o dinheiro público para transformar a vida das pessoas. Estamos vendo tantas mudanças na realidade de quem mora aqui na Serra. Vamos requalificar as vias urbanas com mais novos binários e também despoluir dois córregos, beneficiando diretamente o balneário de Manguinhos. Todas essas conquistas são fruto da luta dos moradores e pelo trabalho do Estado, Prefeitura e das lideranças políticas e comunitárias da região”, afirmou o governador Renato Casagrande.
As intervenções contemplam a recuperação da Avenida Central Civit, da Rua Guarani, da Avenida Brasil, da Avenida Carapebus, além de 11 ruas do Binário Feu Rosa e de sete ruas do bairro Novo Horizonte, totalizando 65.550 metros de extensão. O projeto engloba a fresagem de pavimento asfáltico em uma área de 52.492 metros quadrados, seguida de recapeamento asfáltico em 169.142,50 metros quadrados.
Além da nova pavimentação, as obras preveem também a construção de calçadas em concreto, o assentamento de placas de granilite e de ladrilho hidráulico. O projeto inclui ainda a implantação de 10.912 metros quadrados de sinalização horizontal e 218 metros quadrados de sinalização vertical. O investimento previsto é de R$ 40,7 milhões, com impacto direto na mobilidade e qualidade de vida de cerca de 40 mil moradores. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
“Investir em infraestrutura urbana é investir na dignidade das pessoas. Essa parceria com a Prefeitura da Serra é mais um passo firme para melhorar a mobilidade, garantir mais segurança e proporcionar um ambiente urbano mais acolhedor para a população. Seguimos trabalhando para que os investimentos cheguem onde as pessoas vivem e circulam todos os dias”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.
Praia de Manguinhos mais limpa
Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande autorizou o início das obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto nas margens dos córregos Laripe e Irema. O objetivo da obra é eliminar os últimos focos de poluição por esgoto doméstico que ainda afetam o balneário de Manguinhos, um dos principais destinos turísticos da região. O projeto é parte da Parceria Público-Privada firmada entre a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e a Ambiental Serra, que atua na ampliação e operação do sistema de esgotamento sanitário no município.
Além de melhorar a balneabilidade das praias de Manguinhos, a iniciativa beneficiará diretamente moradores dos bairros Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Ourimar e áreas adjacentes. O investimento previsto nesta ação é de R$ 8,4 milhões.
“Este anúncio marca um momento histórico de reparação da Cesan para a cidade da Serra. Em dez meses, entregaremos uma obra transformadora, que beneficiará cerca de 60 mil moradores com R$ 8 milhões em investimentos. Vamos interceptar o esgoto irregular lançado nos córregos Laripe e Irema, tratá-lo e destiná-lo corretamente, promovendo a despoluição e a recuperação ambiental dessas áreas”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud.
Embora a região já conte com coleta e tratamento de esgoto universalizados, um estudo apontou que os córregos Laripe e Irema ainda despejavam esgoto no balneário, principalmente devido a ocupações irregulares, descarte indevido e ligações clandestinas.
Abud destacou também os impactos positivos da intervenção: “Mais do que infraestrutura, esse projeto tem o poder de ressignificar a economia local, valorizando os imóveis e atraindo novos negócios; de melhorar a saúde pública, reduzindo doenças de veiculação hídrica e os custos associados; e de preservar a vida marinha, restaurando a qualidade dos corpos d’água e protegendo a biodiversidade.”
As obras devem contemplar cerca de 1.400 imóveis que hoje lançam esgoto diretamente nos córregos. Ao fim do projeto, a estimativa é de que mais de 1 bilhão de litros de esgoto por mês passem a ser coletados e tratados, o que deve eliminar a poluição dos mananciais e ampliar a qualidade da água nas praias de Manguinhos.
As obras serão executadas pela Ambiental Serra, com fiscalização da Cesan e acompanhamento da Prefeitura da Serra.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Raphael Marques
raphael.marques@secom.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães
(27) 99661-7588
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Desiery Marchini / Charley Fernandes
(27) 2127-5106 / 99976-0325 / 2127-5022
comunica@cesan.com.br
Geral
Lula emite nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte

O Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou uma carta/nota neste sábado(19), em apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal, ao serem atingidos pelo presidente americano Donald Trump. Leia abaixo:
“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.
A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.
Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República“
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Geral
PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.
A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, por volta das 23h45, e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.
No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral, Paulo Gonet, defende que Bolsonaro e os demais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão.
Além de Bolsonaro, a PGR pediu a condenação dos seguintes réus:
- Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
- General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
- Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Em caso de condenação, Cid deverá ter a pena suspensa devido ao acordo de delação premiada assinado com a Policia Federal (PF) durante as investigações.
Bolsonaro
Na manifestação, o procurador-geral descreveu o papel do ex-presidente Jair Bolsonaro na trama golpista.
Segundo ele, Bolsonaro figura como líder da organização criminosa e foi o “principal articulador e maior beneficiário” das ações para tentar implantar um golpe de Estado no país em 2022.
Nas palavras de Gonet, o ex-presidente instrumentalizou o aparato estatal e operou em “esquema persistente” de ataque às instituições públicas e ao processo sucessório após o resultado das eleições presidenciais.
“Com o apoio de membros do alto escalão do governo e de setores estratégicos das Forças Armadas, mobilizou sistematicamente agentes, recursos e competências estatais, à revelia do interesse público, para propagar narrativas inverídicas, provocar a instabilidade social e defender medidas autoritárias”, disse o procurador.
Próximos passos
Com a apresentação da manifestação da PGR, começa a contar o prazo de 15 dias para que a defesa de Mauro Cid, delator na investigação, apresente suas alegações finais ao STF.
Em seguida, será a vez das defesas dos réus apresentarem suas alegações no mesmo prazo.
Após receber todas as manifestações, a data do julgamento será marcada pela Primeira Turma da Corte.
Nos bastidores do STF, a expectativa é de que o julgamento seja realizado em setembro deste ano.
Agencia Brasil
-
Cidades2 dias atrás
Itapemirim: Governo do ES inicia pavimentação de acesso ao Monte Aghá
-
Internacional3 dias atrás
Trump contra o Pix: saiba o que pode ter motivado críticas dos EUA
-
Cidades2 dias atrás
Guarapari inicia articulação em Brasília para viabilizar implantação da Guarda Civil Municipal
-
Cidades4 dias atrás
Venda Nova do Imigrante é oficialmente a primeira cidade inteligente do programa ES Inteligente
-
Justiça2 dias atrás
PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira
-
Tecnologia4 dias atrás
8 animais selvagens que são mais “dóceis” do que você imagina
-
Geral23 horas atrás
Governo do Estado firma parceria para requalificação de vias urbanas e despoluição de córregos na Serra
-
Negócios3 dias atrás
Como Será o Novo Exame Obrigatório de Medicina