Geral
Embaixada do Brasil em Kiev anuncia trem para retirada de brasileiros
A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia. Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.
“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook.
Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. A partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília (22h no horário local).
“Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, alertou a embaixada.
Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação.
A Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.
Ontem (24), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.
Edição: Fernando Fraga Fonte: AgenciaBrasil
Geral
Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025
Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União define o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2025.
Em nota, a pasta informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento de atividades públicas consideradas serviços essenciais à população.
A portaria estabelece ainda que feriados em comemoração à data magna de estados, fixadas em lei estadual, e os dias de início e término de ano de centenário de fundação de municípios, declarados em lei municipal, serão observados por repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.
“Dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor”, destacou o ministério no comunicado.
“Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria. Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do estado.”
Veja a lista com os 18 feriados nacionais e pontos facultativos de 2025:
– 1º de janeiro (quarta-feira) – Confraternização Universal (feriado nacional);
– 3 de março (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
– 4 de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
– 5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
– 18 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);
– 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes (feriado nacional);
– 1º de maio (quinta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
– 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);
– 20 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo;
– 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional);
– 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
– 28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27;
– 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional);
– 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional);
– 20 de novembro (quinta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
– 24 de dezembro (quarta-feira), – véspera de Natal (ponto facultativo após as 13h);
– 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (feriado nacional);
– 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de ano novo (ponto facultativo após as 13h).
Agencia Brasil
Geral
Réveillon de Vitória terá Solange Almeida na festa da virada em Camburi
Está tudo pronto para os festejos da virada de ano e a capital capixaba terá, na próxima terça-feira (31). Os eventos prometem marcar a chegada de 2025 de maneira memorável.
A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), preparou uma programação especial, dividida entre dois locais icônicos: a nova Orla de São Pedro e a tradicional Orla de Camburi. Nos dois pontos turísticos da cidade serão três palcos simultâneos, com grandes atrações nacionais e locais, além de um espetáculo pirotécnico sincronizado de tirar o fôlego.
O céu de Vitória será iluminado com mais de 47 toneladas de fogos de artifício. A queima será realizada em 12 balsas espalhadas pela cidade, com destaque para a orla de Camburi, onde a queima terá duração de 15 minutos, e nos bairros São Pedro e Santo Antônio, com 8 minutos de fogos em cada.
O show será realizado com fogos de baixo ruído, respeitando a legislação vigente e proporcionando um evento inclusivo para todos.
Camburi
Na Orla de Camburi quem comanda a festa é a cantora e compositora baiana, Solange Almeida, uma das vozes mais marcantes do forró brasileiro, que se apresenta a partir das 23 horas.
A cantora é antecedida pela Banda da Guarda Municipal de Vitória que sobe ao palco de Camburi às 21 horas.
Banda da Guarda
Responsável pela abertura da última festa de 2024 na capital, a Banda da Guarda Municipal se apresenta às 21 horas.
A banda surgiu a partir da necessidade da execução de números musicais em eventos cívicos, atos solenes e oficiais e apresentações sociais e culturais do município, e está na ativa desde 2021.
O grupo, que presta apoio às ações da Secretaria de Segurança e também promove sessões musicais em comunidades, se apresentou pela primeira vez na inauguração da Casa Rosa, em outubro de 2021. Desde então, os músicos vêm conquistando espaço no cenário da cultura capixaba e fazendo história como conjunto.
Com centenas de shows realizados por toda a capital, levam alegria e diversão por meio da música. O repertório variado passa pela MPB, Pagode, Samba, Rock, e internacionais.
A Banda da Guarda é formada por oito integrantes: Dayvison (violão e voz), Fassarella (Baixo), Jader (Guitarra), Patrocínio (Saxofone), Lauro (Saxofone, percussão e voz), Marquesi (bateria e percussão), Thiengo (Bateria) e Peterson (teclado).
Solange Almeida
Em carreira solo há sete anos, após 14 anos à frente dos vocais da banda Aviões do Forró, Solange acumula DVDs, clipes e grandes “feats” na música. Seu primeiro DVD, gravado em São Paulo, conta com as participações de Ivete Sangalo, Pe. Fabio de Melo, Anitta, Gusttavo Lima, Joelma, Tiago Iorc, Xand Avião e o Maestro Eduardo Lages.
Solange tem uma característica muito forte: transformar músicas internacionais em forró. É compositora e autora de várias versões, como “Blá, blá, blá” (Torn – Natalie Imbruglia) e Se Não Valorizar (Umbrella – Rihanna).
Recentemente gravou o DVD “Ao Vivo em Aracaju”, com a participação de Léo Santana, Guilherme & Benuto, Hungria e Ferrugem.
Para o show em Camburi ela promete sucessos como “Revolução”, “Eu Sofri”, e muitos outros, com uma mistura de músicas que vão do forró tradicional ao moderno, garantindo uma noite inesquecível para o público.
Nova Orla de São Pedro
A Nova Orla de São Pedro, um dos espaços da cidade que foram requalificados recentemente, será palco de um evento inédito. A área que recebeu investimentos na casa dos R$ 96 milhões, possui 1,16 km de extensão, conta com modernos espaços de lazer, ciclovias, deques e atracadouros, tornando-se um cenário perfeito para a celebração da virada do ano.
Para a festa, dois palcos simultâneos vão receber uma programação variada, que começa às 19h e segue até a madrugada.
No palco montado na Ilha das Caieiras, a festa começa com o cantor sertanejo Leonardo Valentim, que se apresenta às 19h. Com sua voz marcante e estilo que mistura o sertanejo romântico e o universitário, Leonardo promete embalar a festa com grandes sucessos.
Às 21h, é a vez do grupo Resenha de Pagode, que traz uma mistura de samba e pagode com muito ritmo e alegria.
Foto Divulgação
Resenha de Pagode (ampliar)
Foto Divulgação
Felipe Rodrigues (ampliar)
Karametade
A grande atração da noite será o grupo Karametade, às 23 horas, conhecido por seus hits animados e sua energia contagiante. Com mais de 20 anos de carreira, a banda é um dos maiores nomes do pagode nacional, famosa por sucessos como “Morango do Nordeste” e “Decisão”.
No segundo palco, em frente à Praça Dom João Batista, a programação também promete agradar a todos os gostos. Às 19 horas, o cantor Felipe Rodrigues sobe ao palco com seu estilo sertanejo, seguido pelo show de Nandinho, um dos maiores nomes do samba e pagode capixaba, que se apresenta às 21 horas. A combinação desses dois talentos locais vai garantir um início de noite repleto de música e animação.
Segurança reforçada
A segurança também será um ponto de destaque. Durante todo o verão, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) realizará a Operação Verão-Vix, com reforço de patrulhamento e monitoramento de 1.112 câmeras espalhadas na cidade, incluindo 29 na orla de Camburi.
A operação contará com guardas de patrulhamento nas áreas de shows, além de postos de apoio e vigilância nos pontos de fogos. A presença de equipes de guardas-vidas também garantirá a segurança nas praias, especialmente durante a virada do ano.
Programação completa Réveillon Vitória 2025:
Orla de São Pedro
Palco 1 (Ilha das Caieiras)
19h – Leonardo Valentim;
21h – Resenha de Pagode;
23h – Karametade.
Palco 2 (Praça Dom João Batista)
19h – Felipe Rodrigues;
21h – Nandinho.
Orla de Camburi
Pré-Réveillon – 30 de dezembro de 2024
20h – Nano Vianna;
22h – Marcos & Belutti.
Réveillon – 31 de dezembro de 2024
21h – Banda da Guarda Municipal;
23h – Solange Almeida.
Secom/Vitoria
Geral
No Dia do Serrano, Governo do Estado anuncia R$ 83 milhões em infraestrutura na Serra
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou das solenidades do Dia do Serrano, nesta quinta-feira, 26 de dezembro, data em que a Capital do Espírito Santo é transferida simbolicamente para o município da Serra. Durante o evento, foi firmado convênio entre o Governo do Estado e o Município destinado à execução de obras do Trecho 1 da Rodovia Audifax Barcelos.
“Esse investimento será importante para a valorização da cidade da Serra, dando maior mobilidade para essa área litorânea, assim como fizemos no Complexo Viário de Carapina. Fizemos uma importante parceria com o prefeito Sergio Vidigal e continuaremos com o Weverson Meireles, que já está com o pé no acelerador para iniciar o mandato com muito trabalho. E isso somente é possível com um Estado organizado, com gestão fiscal equilibrada, e muito poder de investimento para todos os 78 municípios”, comentou Casagrande.
O convênio, que contará com um investimento de R$ 83 milhões, engloba uma série de melhorias fundamentais para a segurança e funcionalidade da rodovia. Entre os serviços previstos estão terraplenagem, drenagem, restauração do pavimento existente, implantação de pista dupla, sinalização rodoviária, além de obras complementares e medidas de proteção ambiental.
“Esse projeto representa um avanço significativo na melhoria da mobilidade e da infraestrutura do Estado, promovendo segurança viária e desenvolvimento sustentável. O investimento reafirma o compromisso do Governo com a qualidade de vida da população e com o crescimento ordenado da região”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.
O início das intervenções no Trecho 1 da Rodovia Audifax Barcelos deverá beneficiar diretamente milhares de usuários e contribuir para a preservação do meio ambiente com ações planejadas de proteção ambiental. A expectativa é que as melhorias tragam impactos positivos duradouros, fortalecendo a infraestrutura viária do Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães
(27) 99661-7588
- Política10 horas atrás
Deputado estadual Tyago Hoffmann assume Secretaria de Saúde do Espírito Santo
- Cidades1 dia atrás
Júnior Gromogol é novo prefeito de Presidente Kennedy; cidade terá nova eleição
- Cidades15 horas atrás
Tiago Leal é eleito novo presidente da Câmara de Vereadores de Itapemirim
- Economia16 horas atrás
Salário mínimo passa para R$ 1.518 a partir desta semana
- Negócios3 dias atrás
7 sinais de que você está pronto para abrir um negócio em 2025
- Geral3 dias atrás
Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025
- Economia2 dias atrás
Lula sanciona LDO de 2025 com meta fiscal zero
- Tecnologia2 dias atrás
2025 marca o ‘nascimento’ de uma nova geração: os bebês beta