Connect with us

Geral

Governador entrega obras em Iúna e anuncia implantação da Rodovia ES-379

Colunista Noel Junior

Published

on

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (29), o início da elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e execução das obras de reabilitação e implantação da Rodovia ES-379, no trecho: Entroncamento da BR-262, em Irupi, até o Entroncamento da ES-185, em Iúna. A população iunense está recebendo mais investimentos do Governo do Estado nas áreas de esportes, infraestrutura, prevenção a desastres naturais e segurança pública.

“Como é bom trabalhar e produzir. Nossa organização nos dá a oportunidade de fazer tantas parcerias com os municípios, entregas tantas obras e realizar tantos sonhos dos capixabas. Estamos inaugurando esse muro de contenção tão importante no Centro da cidade e que muitos não acreditavam que iria ficar pronto. Temos diversos calçamentos rurais na região. Agora vamos fazer a reabilitação da rodovia de Iúna até Irupi. Faremos ainda uma nova ponte para melhorar a mobilidade e reduzir os transtornos causados pelas chuvas”, disse o governador.

Uma das grandes obras que serão entregues pelo Estado é a reabilitação e implantação da Rodovia ES-379. Ao todo, o trecho contemplado conta com mais de 25 quilômetros de extensão em um investimento de R$ 87 milhões com previsão de conclusão em 600 dias. As intervenções serão realizadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). O projeto já conta com licença ambiental, o que vai acelerar o andamento da execução dos trabalhos.

Para o diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, a obra é necessária e de grande importância para a população do sul capixaba. “Trabalharemos cada vez mais para ajudar a desenvolver o sul do Estado. Estamos fazendo investimentos diferenciados e necessários na região. É uma alegria estarmos aqui presentes, trazendo benefícios e desenvolvimento para as nossas cidades e recebendo da população ainda mais confiança no nosso trabalho”, afirmou.

Advertisement

Ainda no município, Casagrande e o prefeito Romário Batista Vieira inauguram a reforma da Delegacia de Polícia (DP) de Iúna. A intervenção faz parte do programa de reestruturação das unidades policiais, prevista no Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Com as melhorias, a população de Iúna e região poderá contar com um maior conforto no atendimento na unidade.

A obra foi realizada em 12 meses e teve investimento de R$ 1,17 milhão. A área do imóvel é de 359 metros quadrados e conta com instalações modernas nos dois pavimentos. A Delegacia tem recepções, cartórios, sala de investigação, gabinete do delegado, alojamentos, duas celas, área de serviço, banheiros e almoxarifado.

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, falou sobre a importância desse tipo de melhoria para a população capixaba. “Com a melhora na infraestrutura, damos condições de atender à população de forma digna. O cidadão fica satisfeito e o policial que presta o serviço tem condições de exercer seu trabalho”, comentou.

A Delegacia de Polícia (DP) de Iúna funciona das 8h às 18h e é responsável pela investigação e elucidação de crimes ocorridos na região. “Com toda certeza a reforma contribui para a melhoria do nosso trabalho na delegacia. Continuaremos dando todo suporte a população da cidade”, afirmou o titular da DP de Iúna, delegado Bruno Alves Rodrigues.

Advertisement

Outra entrega do Governo do Estado em Iúna foi a da revitalização do campo Bom de Bola do bairro Guanabara. Uma obra de R$ 329.807,15, em um investimento realizado por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Nesta ação, coube à Sesport a instalação de um novo gramado sintético, de alto padrão. Todo o material necessário para a execução do serviço foi incluído no acordo com a Prefeitura, que também fez obras no entorno do equipamento.

“Estamos revitalizando campos society ‘s, os chamados Bom de Bola, em todo o território capixaba. A previsão é de que mais de cem campos sejam revitalizados, de norte a sul do Estado, trazendo de volta para a população espaços que já estavam sem uso. Aqui em Iúna, estamos reformando ainda um campo no distrito de Santíssima Trindade e construindo um novo campo Bom de Bola no Córrego Boa Sorte”, acrescentou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Fundo Cidades

Durante a agenda em Iúna, o governador inaugurou a obra de contenção de talude realizada na Avenida Ademar Vieira da Cunha, no Centro, cuja finalidade é de dar estabilidade à área e proteger moradores e pessoas que circulam pelo local. Na ocasião, também autorizou a transferência de recursos para a construção de uma nova ponte na ligação entre os bairros Guanabara e Niterói. Os investimentos chegam a R$ 5 milhões, com recursos provenientes do Fundo Cidades.

A obra de contenção do talude foi executada pela Prefeitura do município com recursos do Fundo Cidades 2022, no valor de R$ 1,24 milhão. Ao todo, a estrutura tem cerca de 69 metros de extensão linear. Foram aplicadas na construção técnicas de solo grampeado com concreto projetado e cortina atirantada. Drenos foram implantados na cortina e uma manta geotêxtil foi instalada atrás da contenção.

Advertisement

Para a parte inferior do muro, o solo e a rocha foram perfurados para a inserção de 75 grampos, cada um com seis metros de comprimento. E após a inserção, os grampos foram preenchidos com calda de cimento. Em seguida, foram instalados drenos, telas de aço e o concreto com cimento especial. Entre outros procedimentos, também foram realizados aterro, calçada em concreto e aplicação de ladrilho hidráulico, visando a garantir estabilidade e segurança do talude.

Ao prevenir deslizamentos de terra e erosão, a obra contribui também para a redução de impactos ambientais e melhora a acessibilidade na região, facilitando o tráfego de veículos e pedestres. Ao todo, a estimativa do município é de que sejam beneficiados até sete mil habitantes.

Com investimento de R$ 3,8 milhão, com recursos provenientes do Fundo Cidades 2023 – Adaptação às Mudanças Climáticas, a nova ponte sobre o Rio Pardo terá aproximadamente 45 metros de comprimento e 10 metros de largura. A estrutura será construída com uma elevação adequada para resistir às inundações. O local da ponte existente é classificado como área de risco devido aos altos volumes de chuva na região, segundo o Plano de Contingência da Defesa Civil (PCDC).

“Com essa obra que inauguramos em Iúna, estamos protegendo vidas, evitando acidentes relacionados a deslizamentos de terra que poderiam afetar a população, além de causar prejuízos materiais. Já a construção da nova ponte vai trazer uma série de benefícios ao município, pois vai ampliar e desobstruir o leito do Rio Pardo. Assim haverá redução do risco de inundações que historicamente têm afetado a região, além da otimização do tráfego de veículos e pessoas”, analisou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.

Advertisement

O Fundo Cidades 2023 – Adaptação à Mudanças Climáticas está inserido no eixo do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. Seu objetivo é realizar ações de prevenção e mitigação em áreas de risco de desastres; de prevenção a eventos hidrológicos extremos, e conservação e revitalização de recursos hídricos. Com seus recursos, somente em Iúna, no total, além da construção da nova ponte, o município também recebeu repasse para elaboração de projetos, totalizando de R$ 4,3 milhões.

Já com recursos do Fundo Cidades 2022, Iúna foi contemplada com transferência de recursos que totalizam R$ 20.672.666,31. Esse montante é destinado aos seguintes investimentos, além da contenção de talude na Avenida Ademar Vieira da Cunha: tratamento superficial duplo de estrada vicinais; aquisição de retroescavadeira, caminhão compactador de lixo, van, micro-ônibus e veículo com 07 lugares;  recapeamento de diversas ruas; tratamento de estradas vicinais na Comunidade de Rio Claro; elaboração de Carteira de Projetos Estruturantes e aquisição de equipamento para Polo-UAB, ligado ao Sistema UniversidadES, com ensino à distância.

Também estiveram presentes os prefeitos Romário Vieira (Iúna), Ailton Véin (Ibitirama), Edmilson Meireles (Irupi), Dito Silva (Muniz Freire), Paulo Cola (Piúma), Eleardo Brasil (Divino de São Lourenço), Marcos Luiz Jauhar (Guaçuí) e Luciano Pingo (Ibatiba); o deputado federal Gilson Daniel; os deputados estaduais Dary Pagung e Vandinho Leite; além dos secretários de Estado, Cyntia Grillo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), Bruno Lamas (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional) e Enio Bergoli (Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Advertisement

Geral

Blitz flagra 58 condutores dirigindo sob efeito de álcool em Aracruz

Redação Informe ES

Published

on

Uma operação integrada realizada no último sábado (20), em Aracruz, retirou das ruas 58 condutores que dirigiam sob efeito de álcool. A blitz contou com a atuação de agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e de policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).  

Os motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro (etilômetro) foram autuados pela infração gravíssima prevista no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além deles, um condutor que fez o teste teve resultado positivo e recebeu as mesmas penalidades.  

Ao todo, os agentes registraram 213 autos de infração de trânsito. Além das infrações por alcoolemia, também foram registradas condutas como uso de calçado inadequado (29), licenciamento vencido (20), ultrapassagem irregular (15), condutor sem cinto de segurança (13), alteração no sistema de iluminação do veículo (12), entre outras. Seis veículos foram removidos para o pátio do Detran|ES por irregularidades constatadas.  

Durante todo o período da fiscalização, que teve início no começo da tarde e seguiu até a madrugada de domingo (21), 440 veículos foram abordados, sendo 337 carros e 103 motocicletas. Os agentes realizaram 379 testes do bafômetro passivo e um ativo.  

Advertisement

Informações à Imprensa:      

Assessoria de Comunicação do Detran|ES     

Fabricia Borges / Zu Coelho / Leonardo Quarto     

imprensa@detran.es.gov.br  

Advertisement
Continue Reading

Geral

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

Redação Informe ES

Published

on

O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera.

Este ano, no entanto, por conta do El Niñoo inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil. O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) 

El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico. O nome foi dado por pescadores do Peru e do Equador que apelidaram o aquecimento das águas em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus.

“A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve”, diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Melquizedek Rafael Duarte da Silva.

“O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região do Sudeste e também um pouco para a região Centro-Oeste”, explica.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Além de temperatura mais elevadas nessas regiões, o fenômeno pode trazer mais chuvas.

Advertisement

“O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva, com chuva muito forte um curto período de tempo. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode ser agravado”, diz Silva.

Previsões mais difíceis

Os reais efeitos, no entanto, são difíceis de ser previstos com muita antecedência. Segundo o meteorologista, com o aquecimento global e as mudanças climáticas, o tempo está mais difícil de ser previsto com meses de antecedência, por exemplo. Assim como as durações exatas dos fenômenos climáticos.

“As temperaturas mais quentes, por exemplo, podem ser sentidas por mais tempo. O que antes durava dois, três meses, a gente começa sentir por quatro, cinco meses. Isso acontece também com os períodos de estiagem, de chuva. Então, isso muda bastante a dinâmica da previsão climática para longo prazo”, diz o meteorologista.

O que é o inverno?

O inverno é um evento astronômico. É quando parte do planeta Terra está recebendo menos radiação do Sol. Enquanto o Hemisfério Sul, onde está o Brasil, conta com menor incidência solar, o Hemisfério Norte, que está no verão, recebe mais radiação.

Advertisement

Como o Brasil é um país de grande extensão territorial, a estação também é sentida de maneira diferente dependendo da localização. Na cidade mais ao sul do Brasil, Chuí (RS), durante os meses de inverno, o Sol nasce por volta das 7h30 e se põe por volta das 17h30, assim, os dias têm menos de 10 horas de luz.

Em Macapá, devido à localização exata na linha do Equador, o Sol nasce por volta das 6h15 e se põe às 18h15. A cidade não tem estações do ano bem definidas. Esses horários permanecem praticamente constantes o ano todo, com variações de apenas alguns minutos. 

Continue Reading

Geral

Turismo de aventura tem regras estabelecidas; falta fiscalização!?

Redação Informe ES

Published

on

A comoção com a morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues, de 21 anos, durante a prática de rope jump em uma ponte desativada no município de Limeira (SP), levanta algumas dúvidas sobre a segurança da prática de turismo de aventura no país. Principalmente, sobre quem são os responsáveis pela regulamentação da atividade e como os praticantes podem evitar empresas irregulares.

A referência central no setor é o Cadastur, cadastro de prestadores do Ministério do Turismo. A inclusão nesse órgão é obrigatória para todas as empresas de turismo de aventura no Brasil, e impõe o respeito a uma série de normas fiscais, além da indicação dos responsáveis pelas atividades. Por meio do site, com o número da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e nome, é possível verificar se a prestadora de serviço está regularizada.

Outra referência é o Decreto 7.381/10 que, desde 2010, exige sistema de gestão de segurança para toda atividade oferecida. A regra tem por base a norma NBR ISO 21101, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Isso significa que a empresa tem procedimentos escritos, checklist de equipamentos, treinamento de equipe e plano de emergência. Pergunte: ‘vocês seguem a ISO 21101?’ Se a pessoa não souber responder, é sinal de alerta”, explica Vinicius Viegas, Diretor de Mercados da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e empresário do setor.

Segundo ele, a forma como a empresa permite o pagamento pelo serviço também é um sinal de alerta. Empresas sem CNPJ não emitem nota e não fazem contrato de prestação de serviços. Esse é um indício de pouca experiência e profissionalização.

Advertisement

Além do Cadastur, a ABNT também mantém cadastro de prestadores que seguem as regras para suas atividades, além de manter mais de 50 normas técnicas para atividades de turismo de aventura, das quais 27 têm creditação ISO. Tais normas servem de referência para o próprio setor, governos e podem ser referência também para os viajantes.

Segundo a ABNT, as próprias empresas fazem questão de divulgar que seguem as normas da entidade, pois é uma validação do serviço prestado.

Consumidor atento

A percepção de informalidade é uma constante no meio, segundo Viegas, e tem relação com a pouca estrutura de fiscalização dos órgãos públicos e por uma percepção generalizada de que esse tipo de atividade não exige tanto rigor quanto outros setores da economia.

“Muita gente cresceu vendo atividades como rapel, tirolesa ou trilha sendo oferecidas sem qualquer qualificação formal. Isso criou a falsa percepção de que é uma atividade simples, que qualquer um pode fazer. O preço baixo vence a segurança.”

Isso favorece desequilíbrio, pois atuar com equipamento certificado, manutenção adequada, seguros, certificação e qualificação dos profissionais impões custos. Para quem não atua com isso é muito mais simples atrair o consumidor pelo apelo do custo mais baixo.

Advertisement

Poder público

A fiscalização pelo poder público também é muito importante. Enquanto a União organiza as regras, por meio dos marcos legais, cabe às outras esferas fazer cumprir. Os municípios, por exemplo, podem exigir o Cadastur para liberar alvarás de funcionamento, como ocorre no município de Brotas (SP).

“A discussão sobre mecanismos capazes de ampliar a formalização das empresas do setor é legítima e necessária. No entanto, eventuais exigências vinculadas à emissão de alvarás e licenças devem observar a legislação vigente, a autonomia administrativa dos municípios e as diferentes capacidades institucionais existentes no país”, destaca Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ele defende que os municípios exerçam papel relevante, especialmente no planejamento territorial, na gestão dos atrativos turísticos locais, no licenciamento das atividades sob sua competência e na articulação dos atores que compõem a governança do turismo.

A isso se soma a importância do combate à informalidade, de acordo com a CNM. As soluções passam por implementar políticas públicas integradas, qualificar prestadores de serviços, respeitar normas técnicas e promover a consolidação de instâncias de governança no setor.

Advertisement

Fonte: Agencia Brasil – Foto: Flickr/Internet

Continue Reading

Em Alta