Ligue-se a nós

Geral

Projeto da orla da Enseada é entregue à Prefeitura de Vitória

Redação Informe ES

Publicado

no

A orla da Enseada do Suá está prestes a ganhar um novo capítulo em sua história. O projeto de revitalização do Morro do Bode, idealizado pela Associação de Moradores e Amigos da Reserva Vitória (AMARV), foi oficialmente entregue à Prefeitura Municipal de Vitória. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (19), no Estacionamento Parque, atrás do Shopping Vitória, e reuniu autoridades municipais, representantes da AMARV e profissionais envolvidos no planejamento urbanístico.

Entrega do Plano de Revitalização do Morro do Bode à Prefeitura de Vitória
[crédito: Arthur Louzada]

Durante o evento, foram apresentados os detalhes da proposta, que promete transformar a região em uma área vibrante, acessível e convidativa para a cidade de Vitória.

“Apresentamos para a Prefeitura um projeto completo, com todas as condições técnicas, que representa um avanço importante para a revitalização do Morro do Bode e integração com a orla da Enseada do Suá. São espaços democráticos, livres, que podem ser visitados e usufruídos pelos capixabas e visitantes de outros Estados. Nosso objetivo é oferecer à população um ambiente que estimule o convívio e valorize ainda mais a cidade de Vitória”, destaca Americo Buaiz Filho, diretor-presidente da AMARV.

Com a entrega do projeto, a expectativa é que a Prefeitura avalie as próximas etapas para viabilizar sua execução. “Iniciamos esse desafio em 2021, em parceria com a iniciativa privada, reconstruindo a Curva da Jurema e inaugurando o Parque Cultural Reserva Vitória, deixando um legado para a cidade. Agora, vamos integrar o Morro do Bode, potencializando a região para um crescimento contínuo e gerando oportunidades para todos. Estamos partindo de um local naturalmente belo, que será valorizado com arquitetura e mobiliário urbano à altura de seu potencial”, afirma Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.


Com a assinatura do Escritório Burle Marx e da Nós Arquitetura, o projeto contempla um ambiente mais verde, com áreas para prática esportiva, mirantes, ciclovia e espaços seguros para convivência e lazer. Além de valorizar a experiência da população com uma das vistas mais privilegiadas da Baía de Vitória, o plano também pretende melhorar a mobilidade urbana da região. A proposta inclui a conexão entre a malha urbana e o calçadão da orla, facilitando o acesso às áreas de lazer no Morro do Bode e promovendo uma maior integração entre os espaços públicos.

O plano de revitalização promete transformar a região numa área vibrante e convidativa para a cidade de Vitória, trazendo uma nova identidade à região com muito verde, área para a prática de esportes, mirantes, ciclovia e espaços seguros para convivência e lazer.
 

Conheça os principais conceitos e características do projeto

Anúncio

Valorização da experiência local:

O projeto visa proporcionar uma experiência única para os moradores e visitantes, conectando-os à paisagem local. A vista privilegiada da Baía de Vitória será um dos destaques.

Integração com a natureza:

As áreas de circulação, lazer e contemplação serão integradas à natureza circundante, incluindo o mar, o Parque Reserva Vitória, a Terceira Ponte, o Convento da Penha.

Anúncio

Ativação de espaços subutilizados:

O projeto incorpora novos equipamentos urbanos, como áreas para patinação, skate, mirantes e espaços de estar. Essas áreas darão novos usos a espaços atualmente pouco aproveitados e inseguros.
Identidade única de traçado:

A revitalização deste trecho da orla seguirá uma identidade de traçado específica para essa área, criando uma atmosfera única e coesa.


Melhoria na mobilidade:

A conexão entre a malha urbana, o calçadão da orla e as áreas de lazer no Morro do Bode será aprimorada, facilitando a mobilidade dos pedestres.
 

Anúncio

O projeto de revitalização do local também vai trazer novos equipamentos para facilitar o lazer e a práticas de esporte. Veja o que está previsto:

Áreas de Lazer:

  • Ciclovia nivelada com o calçadão da orla, proporcionando um espaço seguro para ciclistas. Paraciclos ao longo do percurso.
  • Calçadão revestido com granito antiderrapante em duas cores, seguindo a tipologia já adotada na região.
  • Área para prática de skate, patins e patinetes, com piso granilite e suave ondulação no piso tipo mini-bowl e corrimão.
  • Playground com piso emborrachado e brinquedos para escalada.
  • Espaço pet protegido com gradil.

Áreas de Contemplação:

  • Decks de madeira com bancos junto ao mar.
  • Mirantes em diferentes alturas para apreciar a paisagem.
  • Recantos com bancos ao longo do calçadão.

Área Multiuso: Praça mirante para eventos, exposições e food trucks.

Áreas de Apoio: Guarita de segurança, banheiros públicos e bebedouros.

Vegetação: Preservação das espécies existentes e inclusão de plantas nativas para atrair avifauna local.
 

Anúncio

Para mais informações à imprensa: L4 Comunicação – Luciane Ventura

Geral

Dezembro Vermelho: Informação, cuidado e parceria que fazem a diferença em Presidente Kennedy

Redação Informe ES

Publicado

no

O “Dezembro Vermelho” é um convite para falar sobre prevenção, cuidado e saúde com mais naturalidade. E foi com esse espírito que a Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve junto aos colaboradores do Porto Central em uma manhã dedicada à conscientização e acolhimento.

A ação levou informação de forma clara e acessível, reforçando a importância da prevenção às ISTs e da testagem regular. O Ministério da Saúde lembra que o diagnóstico precoce permite tratamento imediato — totalmente gratuito pelo SUS — garantindo mais qualidade de vida e quebrando barreiras de estigma e desinformação.

Além das orientações, os colaboradores puderam colocar a saúde em dia com atualizações de vacinação, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além do exame de PSA e informações sobre cuidados voltados à saúde do homem.

A parceria entre a Prefeitura e o Porto Central mostra como ações conjuntas fortalecem a consciência coletiva e promovem um ambiente de trabalho mais seguro, informado e acolhedor.

Anúncio

Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade e amor consigo mesmo — e ninguém precisa fazer isso sozinho.

Continuar Lendo

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Redação Informe ES

Publicado

no

O vice-governador do Espírito Santo e coordenador do Programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, criticou, nesta quarta-feira (04), a soltura do jovem responsável pelo ataque a duas escolas em Aracruz e voltou a defender a redução da maioridade penal em casos de crimes graves. O atentado, ocorrido em 25 de novembro de 2022, deixou quatro mortos e 12 feridos. O autor, que tinha 16 anos na época, foi liberado após cumprir o período máximo de internação previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nas redes sociais, Ferraço classificou como “absurdo” o fato de o jovem deixar a unidade socioeducativa após três anos, mesmo tendo planejado e executado um ataque a tiros dentro de escolas. No texto, ele lembra que as professoras Maria Penha, Cybele e Flávia, além da estudante Selena, de 12 anos, perderam a vida em decorrência do atentado, e afirma que a notícia da soltura causa “revolta e perplexidade” à população capixaba e brasileira.

Para o vice-governador, o caso evidencia a necessidade de mudanças na legislação penal para crimes violentos cometidos por adolescentes. Ele defende que, em situações como a do massacre de Aracruz, não é possível tratar o autor apenas como “menor infrator”, nem aceitar que ele retome a vida em liberdade após tão pouco tempo de sanção. Ferraço critica o que chama de “legislação frouxa e ultrapassada” e afirma que o Brasil precisa “acordar” diante da sensação de impunidade.

No mesmo posicionamento, o vice-governador cita dados que revelam que até 70% dos adolescentes que cometem crimes violentos voltam a reincidir, sobretudo quando, segundo ele, não há uma punição considerada justa. Para Ferraço, esse quadro representa um risco real para a sociedade e enfraquece o efeito preventivo das leis.

Anúncio

Coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, política de enfrentamento à violência e à criminalidade no Espírito Santo, Ferraço destacou que o Estado vem investindo em ações de segurança pública e prevenção, mas ponderou que nenhuma política se sustenta sozinha se o arcabouço legal não acompanhar a gravidade dos crimes. “Justiça de verdade é o mínimo para honrar a memória de quem se foi e proteger quem está vivo”, afirmou.

A liberação do jovem reabre o debate sobre medidas socioeducativas, responsabilização de adolescentes em conflito com a lei e propostas de alteração da maioridade penal no país. Enquanto entidades de direitos humanos defendem o cumprimento rigoroso do ECA e a ampliação de políticas de prevenção, vozes como a de Ferraço pressionam por mudanças legais específicas para crimes considerados brutais, como o ataque ocorrido em Aracruz.

Fonte: Assessoria do Vice-Governador – Foto: Cid Costa/GovernoES
Descrição: Vice-governador na solenidade de formatura dos novos 1000 soldados da Polícia Militar do Espírito Santo

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Espírito Santo tem novembro com menor número de homicídios desde 1996

Redação Informe ES

Publicado

no

O Espírito Santo encerrou novembro de 2025 com o menor número de homicídios dolosos da série histórica iniciada em 1996. Foram 71 registros no mês, três a menos que em 2024 — até então o melhor novembro em 29 anos. O resultado também garantiu ao Estado o menor acumulado no ano desde o início da série.

De janeiro a novembro de 2025, foram contabilizados 720 homicídios dolosos, uma redução de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 795 casos — o melhor resultado até então.

“Os bons resultados são fruto de muito trabalho e investimento. A segurança pública é um trabalho de todo o Governo, pois afeta todas as áreas. Estamos conseguindo reduzir todos os tipos de crime, inclusive os mais desafiadores, como os feminicídios. Vamos seguir investindo forte, trabalhando duro, utilizando tecnologia e valorizando nossos profissionais para que consigamos estar entre os Estados mais seguros do País”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Todas as regiões do Estado apresentaram redução em relação ao ano anterior. O destaque é a Região Sul, que registrou 54 homicídios em 2025, ante 79 no mesmo período de 2024 — queda de 31,6%, o melhor resultado desde 1996. Em seguida aparecem: Região Serrana (-28,6%), Região Noroeste (-15%), Região Norte (-7,4%) e Região Metropolitana (-1,1%).

Anúncio

“O ano passado havia sido o melhor novembro da série histórica, e agora em 2025 a redução foi ainda maior. É um trabalho sem volta para levar o Espírito Santo a ser um dos Estados mais seguros do Brasil. Com o Estado Presente, temos integração, inteligência e investimentos permanentes, além da atuação e dedicação qualificada das nossas forças de segurança. Estamos realizando os maiores investimentos em Segurança Pública da história, com responsabilidade e intensidade”, destacou o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço.

O Governo do Estado tem intensificado ações do Programa Estado Presente, que integra diferentes frentes para reduzir a violência e salvar vidas. Em 2025, os investimentos em tecnologia e inteligência fortaleceram o combate ao crime, com soluções como Totens de Segurança, câmeras com reconhecimento facial, Cerco Inteligente fixo e móvel, além do fortalecimento do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR).

“O que o Espírito Santo tem feito no combate às organizações criminosas é exemplo de planejamento, gestão e ação integrada. Temos reduzido os homicídios ano após ano, em um trabalho construído a muitas mãos. Aqui, a Segurança Pública é tratada com seriedade, e o resultado é uma população que vive com mais tranquilidade”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

Feminicídios, homicídios de mulheres e latrocínios

Os homicídios de mulheres e os feminicídios também apresentam queda no acumulado do ano. Entre janeiro e novembro de 2025, foram registrados 69 homicídios de mulheres, frente a 89 no mesmo período de 2024 — uma redução de 22,5%.

Anúncio

Os feminicídios somam 31 casos no ano, contra 37 em 2024, representando queda de 16,2%.

Embora não integrem o total de homicídios dolosos, os latrocínios (roubo seguido de morte) também registraram redução importante: 21 casos em 2025, contra 34 em 2024 — retração de 38,2%.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Anúncio

Assessoria de Comunicação da Sesp
Camila Ferreira (respondendo)
(27) 3636-1572 / 99231-5157
comunicasespes@gmail.com

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados