Ligue-se a nós

Mundo

Aumento de casos de Covid faz Israel retomar uso de máscaras

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Israel restabeleceu nesta sexta-feira (25) a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, medida que havia sido suspendida há dez dias, devido ao aumento crescente nos casos de Covid-19, informou o Ministério da Saúde do país.

O coordenador nacional do combate à pandemia em Israel, Nachman Ash, declarou que não acredita que o país esteja em uma quarta onda de infecções, mas apoiou a medida devido ao aumento da taxa de positividade e do número de casos, que hoje ultrapassou 200, o mais alto desde abril.

A pasta de Saúde israelense registrou um total de 227 novas infecções em 24 horas, após uma semana marcada por um aumento significativo de mais de uma centena, que elevou o índice de positividade de 0,1% para 0,6%.

Com a entrada em vigor da medida hoje ao meio-dia, o ministério também recomendou o uso de máscaras em aglomerações e grandes eventos ao ar livre, como a Marcha do Orgulho Gay, que acontece nesta sexta-feira (25) em Tel Aviv.

Anúncio

Com a campanha de vacinação mais rápida do mundo, com mais de 5,1 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses (em um universo de mais de nove milhões de residentes), Israel havia praticamente voltado à normalidade.

Foi o primeiro país do mundo, por exemplo, a derrubar a obrigatoriedade das máscaras ao ar livre, em meados de abril; e, desde 15 de junho, o uso delas também não era necessário em ambientes fechados, com algumas exceções, como asilos e aviões.

No entanto, a variante Delta, agora predominante no país após surtos em escolas de duas cidades israelenses, espalhou-se e tem alto percentual entre os vacinados.

O novo primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, adiou esta semana a entrada de turistas no país até 1º de agosto (estava marcada para 1º de julho) e antecipou a possibilidade da retomada de restrições, para conter infecções.

Anúncio

Além disso, o Ministério da Saúde israelense tenta agilizar a vacinação de menores de 12 a 15 anos.

Mesmo com um número baixo de casos de Covid-19, o aumento da morbidade preocupa as autoridades israelenses que têm reforçado a vigilância das quarentenas de quem retorna do exterior sem vacinação, bem como as multas para quem não as cumprir.

*EFE

Anúncio

Mundo

Avião perdeu sinal menos de 1 minuto após decolar na Índia com 242 passageiros a bordo

Redação Informe ES

Publicado

no

Um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira, 12, perto do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. Entre os passageiros, havia 217 adultos e 11 crianças.

A decolagem ocorreu às 13h39, no horário local, segundo o controle de tráfego aéreo do aeroporto, mas o sinal foi perdido menos de um minuto após a partida.

Um alerta de “Mayday” foi emitido pelo piloto, sinalizando que havia uma emergência, mas não houve retomada do contato com o Boeing 737-8 Dreamliner. 

Vídeos registrados pela população local mostram o momento em que a aeronave perde altitude até a queda.

Anúncio

Avião bateu em prédios

voo AI171 partiu de Ahmedabad com destino ao aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Todos os voos que partiriam do aeroporto indiano foram suspensos.

Conforme a agência de notícias Reuters, o avião atingiu três prédios, onde ainda há pessoas presas. Ao menos 30 corpos foram retirados de um edifício. Não há confirmação de quem eram as vítimas — passageiros, tripulação ou frequentadores dos prédios.

“Com profundo pesar, confirmo que o voo 171 da Air India, que seguia de Ahmedabad para Londres Gatwick, se envolveu em um acidente trágico hoje”, afirmou o presidente da companhia aérea, Natarajan Chandrasekaran, em comunicado.

Em nota, a Boeing disse que está ciente do ocorrido e trabalha para reunir mais informações.

Anúncio

Fonte: Isto É

Continuar Lendo

Mundo

Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

Redação Informe ES

Publicado

no

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.

As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.

Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados.  

As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres. 

Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.

Anúncio

“Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados. 

Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.

Veja abaixo a lista com marcas e lotes

Anúncio
Brasília (DF), 22/10/2024 - Lista de azeite fraudadas e impróprias para consumo. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação
Continuar Lendo

Mundo

Helicóptero com presidente do Irã se envolve em incidente

Redação Informe ES

Publicado

no

O helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, envolveu-se em um incidente aéreo por volta das 13h (no horário local) deste domingo (19), segundo a imprensa oficial do país.

Até a última atualização desta reportagem, um drone enviado pela Turquia havia identificado uma “fonte de calor”, indicando que poderia ser dos destroços do helicóptero que transportava o presidente iraniano. As coordenadas foram enviadas para as autoridades iranianas.

Os estados de saúde de Raisi e dos demais ocupantes da aeronave não haviam sido divulgados. As outras duas aeronaves que levavam oficiais da comitiva presidencial conseguiram aterrissar em segurança.

O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, disse que dois passageiros do voo conseguiram se comunicar com as equipes de resgate, e que isso indicaria que o incidente não foi tão grave.

Anúncio

Um oficial iraniano afirmou em condição de anonimato à agência de notícias Reuters que “estão esperançosos, mas que as informações que chegam sobre o acidente são preocupantes”.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que “a nação iraniana não deve se preocupar”. Ele afirmou que não haverá interrupção nas operações do país, e que espera que o presidente e os demais ocupantes do voo voltem logo para casa.

A agência de notícias estatal Fars pediu aos iranianos que orem pelo presidente iraniano.

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados