Mundo
Governador do ES defende engajamento de toda sociedade no combate às mudanças climáticas

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta segunda-feira (18), do evento “Brasil em Foco: Mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, na abertura do segundo dia da Semana do Clima, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O mandatário capixaba destacou a importância do debate sobre as mudanças climáticas, assim como o engajamento de todos os setores da sociedade.
O evento realizado na Bolsa de Valores de Nova Iorque teve a participação dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Fernando Haddad (Fazenda), além dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL).
“É fundamental que a gente se envolva nesse tema das mudanças climáticas e temos que agir, porque já temos as informações teóricas. O Brasil exerce um papel importante no mundo e deve participar de fóruns internacionais sem negacionismo. Isso já é um avanço significativo. É importante ter as empresas engajadas nessa causa, pois isso garante uma maior velocidade na aplicação das soluções necessárias. Todos nós, indivíduos, organizações e governos, precisamos agir de forma objetiva”, pontuou o governador.
Em seu discurso, Casagrande relembrou que o Governo Federal assumiu o compromisso de reduzir o desmatamento e “zerar” o desmatamento ilegal, enquanto o Congresso Nacional precisa regular o mercado de carbono e a produção de energia renovável.
“Cada um de nós tem um papel importante nessa caminhada e devemos compreender que as responsabilidades são diferenciadas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Brasil tem uma grande oportunidade de contribuir para salvar o planeta, não apenas economicamente, mas também por ser um grande produtor de alimentos e com a possibilidade de se tornar o maior exportador de energia do mundo”, disse o capixaba, que preside o Consórcio Brasil Verde.
O consórcio é uma entidade que visa a articulação internacional dos Estados e organiza as ações internas desses entes subnacionais na área ambiental. “Não podemos colocar toda a responsabilidade apenas no Governo Federal. É com base nessa responsabilidade coletiva que organizamos o Consórcio Brasil Verde, em que os governos estaduais têm um papel importante em reduzir o desmatamento, definir regras para o uso de energia renovável e se adaptar às mudanças climáticas. Os governadores têm um protagonismo e podem colaborar para que o Brasil alcance suas metas no Acordo de Paris”, afirmou.
Casagrande também participou dos painéis “Transformação Ecológica – O Brasil e o Mundo” e “Descarbonização e Transição Energética – Oportunidades e Desafios”, com a participação de autoridades brasileiras e do Governo dos Estados Unidos. No final da tarde, o governador capixaba participa de um evento do ICLEI – Local Governments for Sustainability (Governos Locais pela Sustentabilidade, em tradução livre).
O evento de Inovação Sistêmica faz parte de um programa para acelerar a implementação de tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis. O primeiro workshop foi realizado em junho deste ano, reunindo cidades, organizações das Nações Unidas e empresas. O objetivo do segundo workshop é estimular o interesse das cidades em abordagens de inovação sistêmica, definindo desafios e soluções para alcançar objetivos climáticos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Foto: Hélio Filho/Secom
Mundo
Avião perdeu sinal menos de 1 minuto após decolar na Índia com 242 passageiros a bordo

Um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira, 12, perto do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. Entre os passageiros, havia 217 adultos e 11 crianças.
A decolagem ocorreu às 13h39, no horário local, segundo o controle de tráfego aéreo do aeroporto, mas o sinal foi perdido menos de um minuto após a partida.
Um alerta de “Mayday” foi emitido pelo piloto, sinalizando que havia uma emergência, mas não houve retomada do contato com o Boeing 737-8 Dreamliner.
Vídeos registrados pela população local mostram o momento em que a aeronave perde altitude até a queda.
Avião bateu em prédios
O voo AI171 partiu de Ahmedabad com destino ao aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Todos os voos que partiriam do aeroporto indiano foram suspensos.
Conforme a agência de notícias Reuters, o avião atingiu três prédios, onde ainda há pessoas presas. Ao menos 30 corpos foram retirados de um edifício. Não há confirmação de quem eram as vítimas — passageiros, tripulação ou frequentadores dos prédios.
“Com profundo pesar, confirmo que o voo 171 da Air India, que seguia de Ahmedabad para Londres Gatwick, se envolveu em um acidente trágico hoje”, afirmou o presidente da companhia aérea, Natarajan Chandrasekaran, em comunicado.
Em nota, a Boeing disse que está ciente do ocorrido e trabalha para reunir mais informações.
Fonte: Isto É
Mundo
Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.
As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.
Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados.
As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.
Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.
“Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.
A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.
A Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.
Veja abaixo a lista com marcas e lotes

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação
Mundo
Helicóptero com presidente do Irã se envolve em incidente

O helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, envolveu-se em um incidente aéreo por volta das 13h (no horário local) deste domingo (19), segundo a imprensa oficial do país.
Até a última atualização desta reportagem, um drone enviado pela Turquia havia identificado uma “fonte de calor”, indicando que poderia ser dos destroços do helicóptero que transportava o presidente iraniano. As coordenadas foram enviadas para as autoridades iranianas.
Os estados de saúde de Raisi e dos demais ocupantes da aeronave não haviam sido divulgados. As outras duas aeronaves que levavam oficiais da comitiva presidencial conseguiram aterrissar em segurança.
O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, disse que dois passageiros do voo conseguiram se comunicar com as equipes de resgate, e que isso indicaria que o incidente não foi tão grave.
Um oficial iraniano afirmou em condição de anonimato à agência de notícias Reuters que “estão esperançosos, mas que as informações que chegam sobre o acidente são preocupantes”.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que “a nação iraniana não deve se preocupar”. Ele afirmou que não haverá interrupção nas operações do país, e que espera que o presidente e os demais ocupantes do voo voltem logo para casa.
A agência de notícias estatal Fars pediu aos iranianos que orem pelo presidente iraniano.
-
Cidades3 dias atrás
Itapemirim: Governo do ES inicia pavimentação de acesso ao Monte Aghá
-
Cidades3 dias atrás
Guarapari inicia articulação em Brasília para viabilizar implantação da Guarda Civil Municipal
-
Justiça3 dias atrás
PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira
-
Geral2 dias atrás
Governo do Estado firma parceria para requalificação de vias urbanas e despoluição de córregos na Serra
-
Cidades1 dia atrás
Serra reforça segurança e nomeia 50 novos agentes da Guarda Municipal
-
Negócios4 dias atrás
Como Será o Novo Exame Obrigatório de Medicina
-
Geral2 dias atrás
Lula emite nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte
-
Tecnologia2 dias atrás
8 características dos carros que podem desaparecer ou serem substituídas no futuro