Mundo
Submarino Titan: passageiros estão mortos, diz OceanGate

A OceanGate – empresa dona do submarino que sumiu no domingo (18) numa expedição para os destroços do Titanic – publicou um texto, nesta quinta-feira (22), em que lamenta a morte dos cinco passageiros a bordo.
Para quem tem pressa:
- A OceanGate lamentou, nesta quinta-feira (22), as mortes das cinco pessoas a bordo;
- A empresa é a dona do submarino que sumiu no domingo (18) numa expedição para os destroços do Titanic;
- “Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico”, publicou a empresa;
- A informação foi publicada pouco antes de uma entrevista coletiva da Guarda Costeira dos EUA, marcada para a tarde desta quinta
Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram. OceanGate
Estavam a bordo do submarino:
- Stockton Rush: piloto do submarino e CEO da OceanGate;
- Shahzada Dawood: empresário paquistanês;
- Suleman Dawood: filho de Shahzada;
- Hamish Harding: bilionário e explorador britânico;
- Paul-Henry Nargeolet: ex-comandante da Marinha Francesa e principal especialista no naufrágio do Titanic.
A informação foi publicada pouco antes de uma entrevista coletiva da Guarda Costeira dos EUA, marcada para a tarde desta quinta.
Posicionamento da OceanGate
Leia abaixo, na íntegra, o texto publicado pela empresa:
“Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos.
Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram.
Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos e trabalharam arduamente nesta missão.
Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.
Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar.
Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso.”
Destroços encontrados

Um especialista em resgate disse à Sky News que os destroços encontrados na área de busca pelo submarino Titan nesta quinta-feira (22) seriam da embarcação desaparecida.
Segundo ele, os destroços eram uma “estrutura de apoio” e uma “cobertura traseira” do submarino, que desapareceu no último domingo (18) com cinco pessoas a bordo numa expedição para os destroços do Titanic.
David Mearns disse que fazia parte de um grupo de WhatsApp envolvendo o The Explorers Club e que suas informações vieram do presidente do clube. No entanto, essas alegações não foram confirmadas.
Mais detalhes podem surgir numa coletiva de imprensa da Guarda Costeira dos EUA.
Com informações de The Guardian
Mundo
Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.
As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.
Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados.
As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.
Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.
“Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.
A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.
A Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.
Veja abaixo a lista com marcas e lotes

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação
Mundo
Helicóptero com presidente do Irã se envolve em incidente

O helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, envolveu-se em um incidente aéreo por volta das 13h (no horário local) deste domingo (19), segundo a imprensa oficial do país.
Até a última atualização desta reportagem, um drone enviado pela Turquia havia identificado uma “fonte de calor”, indicando que poderia ser dos destroços do helicóptero que transportava o presidente iraniano. As coordenadas foram enviadas para as autoridades iranianas.
Os estados de saúde de Raisi e dos demais ocupantes da aeronave não haviam sido divulgados. As outras duas aeronaves que levavam oficiais da comitiva presidencial conseguiram aterrissar em segurança.
O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, disse que dois passageiros do voo conseguiram se comunicar com as equipes de resgate, e que isso indicaria que o incidente não foi tão grave.
Um oficial iraniano afirmou em condição de anonimato à agência de notícias Reuters que “estão esperançosos, mas que as informações que chegam sobre o acidente são preocupantes”.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que “a nação iraniana não deve se preocupar”. Ele afirmou que não haverá interrupção nas operações do país, e que espera que o presidente e os demais ocupantes do voo voltem logo para casa.
A agência de notícias estatal Fars pediu aos iranianos que orem pelo presidente iraniano.
Mundo
Vladimir Putin: “Estamos perto de criar vacinas contra o câncer”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, nesta quarta-feira (14) que os cientistas do país estão perto de criar vacinas contra o câncer que, em breve, estarão disponíveis para portadores da doença, informou a Reuters.
Na TV, Putin disse que “estamos muito perto de criar as chamadas vacinas contra o câncer e drogas imunomoduladoras de nova geração”.
A fala foi dita em fórum de futuras tecnologias, em Moscou (Rússia). Putin disse, ainda, que “espero que, em breve, elas serão usadas, de forma eficaz, como métodos de terapia individual”.
Contudo, o presidente russo não informou quais tipos de câncer, efetivamente, serão englobados pela vacina.
Vacinas contra o câncer
- Vários países e empresas vêm trabalhando em vacinas contra a doença;
- No ano passado, o Reino Unido assinou um acordo com a BioNTech visando realizar testes clínicos com “tratamentos personalizados contra o câncer”;
- Eles almejam alcançar dez mil pacientes até 2030;
- Já a Moderna e a Merck estão desenvolvendo uma vacina experimental que, em estudo de meio-estágio, mostrou que pode diminuir as chances de morte por melanoma pela metade após três anos de tratamento.
Além disso, hoje em dia, existem seis vacinas licenciadas contra o HPV, que pode desenvolver câncer de colo de útero e outros tumores, bem como vacinas contra a Hepatite B, que leva ao câncer de fígado.
Na pandemia de Covid-19, a Rússia desenvolveu sua própria vacina contra o SARS-CoV-2, a Sputnik V, e a vendeu para vários países, apesar de ter lutado internamente contra a falta de vontade do povo russo de se vacinar. À época, o próprio Putin afirmou ter tomado-a, de modo a mostrar sua eficácia e segurança.
-
Emprego3 dias atrás
Itapemirim é a quinta cidade capixaba que mais gerou empregos formais, diz Novo Caged
-
Geral2 dias atrás
Cesan realizará leilão bilionário para universalizar o tratamento de esgoto em 43 municípios capixabas
-
Esporte2 dias atrás
Nadador de Cariacica disputa mundial escolar na Sérvia
-
Geral2 dias atrás
São Mateus (ES): comunidades quilombolas recebem Caravana Interministerial
-
Justiça4 dias atrás
Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios
-
Cidades2 dias atrás
Ações integradas de segurança reduzem homicídios na Serra
-
Tecnologia3 dias atrás
Shopee, Shein e AliExpress: compras ficam mais caras a partir de hoje
-
Esporte1 dia atrás
Atleta de Guarapari representa o Brasil no Mundial de Atletismo na Sérvia