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Conheça 23 franquias baratas para empreender sem funcionários a partir de R$ 4,5 mil

Colunista Noel Junior

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A decisão de abrir o próprio empreendimento parece ser uma aposta arriscada. Para quem não quer assumir um grande compromisso de imediato, uma ótima alternativa é investir em um negócio que não precise de funcionários, ou seja, o empreendedor atua sozinho, sendo responsável por todas as etapas do empreendimento.

Como a operação não precisa de funcionários, a maioria das redes tem o investimento inicial abaixo de R$ 100 mil, o que as caracteriza como microfranquias — também conhecidas como as franquias mais baratas do mercado. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou  no início deste ano um ranking com as 10 maiores microfranquias de 2022.

Essa tendência, que ganhou força no início da pandemia, hoje faz parte do dia a dia de condomínios, hotéis, academias, supermercados, bares, lanchonetes e até mesmo em restaurantes. E para quem deseja ter um empreendimento individual, listamos abaixo 23 opções franquias. Confira:

Yes! Cosmetics

Desde 2000, a Yes! Cosmetics atua no segmento da beleza, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios, investindo em alta qualidade e preços acessíveis. Em 2016, a marca entrou no franchising e já tem mais de 100 unidades em todo o Brasil. No modelo Cápsula, lançado em 2022, o franqueado pode trabalhar sozinho. O modelo é compacto para espaços de 3m², desenvolvido para ser inaugurado em galerias, estações de trem e supermercados. Com isso, apenas uma pessoa para o atendimento ao cliente e administração do caixa e estoque é o suficiente.

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  • Investimento: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 10 a 15 meses

Airlocker

A rede de armários inteligentes foi fundada em 2019 para facilitar a vida das pessoas com a solução conveniente para recebimento de produtos 24 horas por dia, 7 dias na semana. Atualmente são 27 franquias em operação em condomínios e prédios residenciais e comerciais, tanto em portarias como em lavanderias, além de clubes, postos de combustíveis, co-working e co-living, grandes lojas, farmácias, shopping centers e academias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 71 mil em dois lockers padrão com 9 portas cada, já incluindo a taxa de franquia.
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 20 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 a 21 meses

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Elimp

A rede é especializada em limpeza, higienização e impermeabilização de estofados em geral, tanto residencial quanto comercial. O franqueado trabalha home based, não sendo necessário locar um espaço próprio para a negócio, e presta serviços de higienização e impermeabilização de estofados e couro, além de limpeza de carpete e colchões. Tudo é feito a seco, com maquinários especializados e de última geração. A marca conta com uma equipe experiente para dar todo o suporte necessário para o crescimento sustentável da rede.

  • Investimento inicial: a partir de 25 mil, já incluso o valor da taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 15mil
  • Prazo de retorno do investimento: 03 a 09 meses

Minha Quitandinha

Com o intuito de levar comodidade para o consumidor, a rede de mini mercados autônomos Minha Quitandinha opera com base no honest market (mercado honesto). As lojas atuam em complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra. Desta maneira, o empreendedor trabalha sozinho, sendo responsável apenas pelo gerenciamento do empreendimento, que conta com um suporte da rede. A marca, que apresenta uma atuação nacional, disponibiliza um portfólio com uma média de 700 produtos, que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.

  • Investimento: a partir de R$ 42 mil (inclui taxa de franquia e instalação)
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 10 a 18 meses

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CotaFácil

Maior rede de franquias de seguros e consórcios do Brasil, a CotaFácil nasceu em 2015 na cidade de Umuarama, no Paraná, com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que tem o desejo de se tornarem donos do próprio negócio. Hoje são mais de 207 unidades em operação e o franqueado é responsável por prospectar e atender o cliente, trabalhando de casa.

  • Investimento: a partir de R$ 13.997 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80mil
  • Previsão de retorno: entre 6 e 12 meses

CleanNew

Criada em 2015, a rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil, presente em 22 estados e também no exterior. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos ou aeronaves e podem ser realizados por apenas uma pessoa.

  • Investimento: a partir de R$ 59.900 mil (inclui taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 14 mil a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 6 a 12 meses

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Santa Carga

A rede atua no segmento de WiFi marketing, com mídias que aparecem no totens que também carrega celulares, ou seja, além de disponibilizar Wi-Fi, o aparelho ainda veicula notícias e publicidade digital. Hoje a rede é a maior franquia de totens de celular do Brasil, presente em quase todos os estados do país, com mais de 360 operações, além de duas unidades no Paraguai.

  • Investimento inicial: a partir de R$19.900 mil (inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 8 a 18 meses

Mr. Fit

Pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, a rede oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. No modelo home office, o franqueado pode vender refeições congeladas sem sair de casa com a ajuda de aplicativos de entrega. Atualmente são 514 unidades em 26 estados brasileiros e a rede está em processo de internacionalização para fincar a bandeira na Europa e EUA.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.520 mil (inclui taxa de franquia, estoque inicial com 120 itens, 100 sacolas e primeiro frete grátis)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 2 a 20 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 12 meses

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CredFácil

Com know-how de quase duas décadas, a rede atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados e tem como missão oferecer soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito. No modelo home based, o franqueado trabalha de casa e não tem custos com aluguéis. Atualmente conta com 1020 unidades por todo o Brasil.

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  • Investimento inicial: A partir de R$ 19.997 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

Otto Energy

A rede oferece serviços de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica para autoconsumo ou investimento, por meio da energia limpa, barata e simples, garantindo redução de custos e contribuindo para uma economia de baixo carbono. O franqueado não precisa de funcionário no modelo home based e fica responsável pela prospecção dos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29.500 mil no modelo home based, já com a taxa de franquia.
  • Faturamento médio mensal: R$13 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 5 meses

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É Seguro Corretora

O Grupo É Seguro atua com mais de 14 segmentos como seguros, consórcios, seguro residencial, telemedicina, plano odontológico, recebimento de boletos via máquina de cartão de crédito. No site, pela ferramenta de e-commerce, o cliente realiza a contratação de vários serviços 100% online diretamente na companhia indicada pela empresa.

  • Investimento inicial: R$ 14,9 mil, já com taxa de franquia inclusa no valor
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 6 a 12 meses

Seld Lavanderia

A Seld Lavanderia é uma franquia que atua no segmento de prestação de serviços com lavanderias de autoatendimento. Com operação automatizada, basta o cliente seguir o passo a passo para utilização dos serviços, através de totens com os serviços disponíveis.

  • Investimento inicial: A partir de R$ 150 mil e ainda tem a opção de financiar as máquinas de lava e seca reduzindo assim o investimento inicial.
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil a R$ 25 mil, com margens que superam os 50%
  • Prazo de retorno do investimento: Entre 12 e 18 meses.

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Stuqui Projetos 

A rede de franquias home based criada especialmente para engenheiros e arquitetos. Um dos grandes diferenciais da rede é que ela já entrega clientes para os seus franqueados, já que possui parceria com diversos bancos que redirecionam os seus clientes para a rede. A rede  trabalha em três setores: vistoria técnica, avaliação de imóveis e laudo de patologias. O franqueado pode realizar um, dois ou três serviços. Quanto maior o número de serviços que ele atende, maior também o seu faturamento.

  • Investimento inicial: R$ 25.444 mil
  • Faturamento médio mensal: : R$ 12 mil
  • Tempo de retorno:  3 meses

Torky

A franquia de reparo de instrumentos musicais de corda. A rede não precisa de funcionários e o franqueado passa por treinamento intensivo para trabalhar com o modelo de microfranquia, o case Torky, uma bag reparadora que inclui 50 ferramentas para  realizar cerca de 70 serviços como regulagem, troca de trastes, limpeza, blindagem e personalização.

  • Investimento inicial: R$ 18.800 mil
  • Faturamento médio  mensal: R$ 4 mil a R$ 8 mil
  • Tempo de retorno: 12 a 15 meses

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Maria Gasolina Express 

A loja de conveniência gourmet para condomínios residenciais e empresariais. Por se tratar de autosserviço, no qual o consumidor realiza as próprias compras e as paga sem ajuda de atendente, não requer funcionários. O franqueado assume as atividades de fazer as compras e repor o estoque da loja, que é todo automatizado. Até a limpeza do local fica sob a responsabilidade do próprio condomínio, já estipulada em contrato.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil (é uma microfranquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno do investimento: em média 22 meses

300C Consultoria & Educação

Com mais de 20 operações no Brasil,a franquia é homebased e transforma o empreendedor em um especialista de negócios. Com as ferramentas oferecidas pela franqueadora, o empreendedor consegue, sozinho, fazer o trabalho de apresentação da marca que está voltada para a capacitação e educação de empresários, que desejam formatar ou acelerar a empresa, transformando-a em uma franquia de sucesso.

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 35 mil (com taxa de franquia, estrutura, treinamento, suporte e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
  • Retorno do investimento: 6 meses

AF Crédito Soluções Financeiras 

Única franquia financeira a oferecer o modelo totem, um sistema de autocontratação de crédito consignado para aposentados, pensionistas, funcionário público e adiantamento de FGTS. A plataforma conta com contratação 100% diretamente no próprio totem, ou seja, sem a necessidade de funcionários onde o cliente faz toda interação digital e em poucos minutos consegue ter acesso ao serviço a ser contratado. O totem também conta com meio de pagamento onde o cliente final consegue pagar qualquer boleto com código de barras no cartão de débito ou parcelado no crédito em até 12 vezes.

  • Investimento inicial: R$ 47.900 no modelo totem, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil (faturamento bruto são as comissões auferidas)
  • Prazo de retorno do investimento: 6 meses

Cuidare

A rede de cuidadores conta com profissionais capacitados e treinados para levar um serviço de qualidade a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, assim como pessoas em convalescença e no pós-operatório. O franqueado pode gerir o negócio sozinho, desde que seja capacitado como cuidador.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil a depender do tamanho da cidade, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses

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Premyer Franchising

A marca é especializada em impermeabilização de tecidos, estofados, tapetes e carpetes, além de sanitização de ambientes. Recém entrada para o franchising, a marca já possui 5 unidades e oferece treinamento aos franqueados, desta forma, ele pode cuidar de toda a operação por conta própria.

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  • Investimento inicial: a partir de R$ 31.000 mil já com a  taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: de R$ 7 a 27 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 6 a 18 meses

Sofá Smart

Especializada em serviços de limpeza, higienização e impermeabilização de estofados comerciais, residenciais e automotivos. A franqueadora dispões de treinamentos voltados tanto para a operação quanto para a gestão, capacitando o franqueado a gerir de forma autônoma a sua unidade.

  • Investimento inicial: R$16.900 mil, já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 4 a 6 meses

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Balcão Urbano

Uma franqueadora com marcas próprias de vários segmentos e que para a indústria e varejo, desenvolve novos canais de vendas e serviços através das vending machines personalizadas

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$ 4 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses

5àsec

A rede de lavanderia self-service, onde o cliente tem a autonomia dentro da unidade. Neste modelo, destinado à shopping centers, condomínios residenciais e comerciais, toda a operação é feita via aplicativo. O consumidor preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço e a máquina é liberada para uso. Em seguida, escolhe o programa e ciclo de acordo com o tipo de roupa e a máquina faz todo o serviço. São aceitas peças de vestuário, cama, mesa, banho e até mesmo edredom. Ao finalizar o processo de limpeza, basta tirar e colocar na secadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil já com a taxa de franquia
  • Faturamento médio mensal: R$35 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 24 a 40 meses

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Lavô

Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a Lavô, maior franquia de lavanderias self-service do Brasil, dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio do sistema online. A gestão inteligente permite ao franqueado ser responsável apenas por repor o estoque de sabão e amaciante, sem necessidade de intervenção no atendimento dos clientes. Atualmente a rede possui 300 unidades inauguradas e mais de mil comercializadas em todo o país.

  • Investimento: a partir de R$199 mil (inclui taxa de franquia, container, máquinas e mobiliário)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 20 a R$ 30 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 meses em média

Fonte: Exame

Negócios

De Chefe do Dipoa ao Centro do Poder em Washington, Quem É Ana Lucia Viana

Redação Informe ES

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Ana Lúcia Viana

Arq.Pessoal

Ana Lúcia Viana, a médica veterinária que se tornou adida em Washington

“Quem é você? Desde quando uma carioca sabe derrubar boi?’ Eu respondi: ‘Não preciso derrubar boi para fazer meu trabalho, mas se precisar, tem gente que derruba por mim’.” Tombar boi, na linguagem do campo, é preparar um animal para ser vacinado. O tom desafiador saiu da boca de um pecuarista do interior do Paraná à médica veterinária, Ana Lúcia Pereira, hoje com 46 anos, quando era auditora do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no início de sua carreira. Mulher, negra e carioca, ela era uma presença estranha em um setor ainda masculino, às vezes machista e rude, segundo ela. “Depois de um tempo, essas mesmas pessoas que desconfiavam me buscavam para liderar reuniões. Eram plateias exclusivamente masculinas, e todo mundo parado me ouvindo. Foi ali que comecei a moldar minha liderança.”

Hoje, como adida agrícola do Mapa em Washington, ela representa o Brasil em uma das principais frentes de negociação do agronegócio global. “Tudo é o resultado de uma construção tijolo a tijolo”, diz. Além de ser a primeira nesse posto, Ana Lúcia também foi a primeira, em 105 anos, a assumir a direção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), em 2019. Vale registrar que toda proteína e seus derivados que você, eu, ou lá fora algum estrangeiro coloca na boca, e que tenha saído do Brasil, passa pelo crivo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), criado em 1915, e que faz parte do Dipoa.

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Ana Lúcia é médica veterinária desde 2002, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O fato acima ocorreu em Santo Antônio do Sudoeste, na sua primeira ida ao campo para acompanhar uma campanha de vacinação, e onde assumiu a chefia de uma unidade veterinária, um dos dois concursos que passou depois de formada. Um deles era do Mapa, seu caminho escolhido. Lidava com defesa sanitária, controle de raiva e rastreabilidade de rebanhos, além de fiscalizar campanhas de vacinação. “Foi uma experiência transformadora. Saí do Rio, uma cidade grande, para um município de 18 mil habitantes”.

Sobre a construção de liderança, os “tijolos” aos quais ela se refere têm dois elementos fundamentais: a dedicação e o saber ouvir e observar. “Se dedicar ao estudo, que é fundamental, e não ter preguiça para escutar o que as pessoas têm para dizer. Sempre escutei muito meus pais, as pessoas mais velhas, meus pares e meu coordenados, porque aquilo que as pessoas estão fazendo é um espelho pra mim.”

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Ana Lúcia, Representatividade e Liderança

Em 2013, Ana Lúcia chegou a Brasília para liderar a Divisão de Inspeção de Carnes, Aves e Ovos no Dipoa e dois anos depois se tornou coordenadora geral, supervisionando auditorias nacionais e internacionais, além de coordenar a habilitação de estabelecimentos para exportação. Para ela, a direção geral do Dipoa, posição ocupada durante a pandemia de Covid19, foi um dos períodos mais desafiadores da carreira.

“Enquanto muitos países sacrificavam animais no campo por não conseguirem operar frigoríficos, o Brasil manteve a produção. Nosso papel era garantir a segurança alimentar interna e continuar exportando. Foi uma missão de muita pressão, mas também de muito aprendizado.” O Dipoa tem sob sua guarda 5 mil estabelecimentos e uma equipe de mais de 2 mil servidores diretos. O trabalho envolvia lidar com auditorias internacionais e responder a exigências de mercados como a União Europeia e a China. “A base técnica é fundamental. Não há espaço para erro. E quando o cenário esbarra no político, usamos os argumentos técnicos para rebater. É um equilíbrio constante entre os dois.”

Ela diz não ter hobbies, mas sempre foi uma viajante convicta. Conhece 25 países, com visitas recorrentes a vários, dos quais dois com mais intensidade, a França e os Estados Unidos. “Adoro viajar e estudar idiomas. Falo inglês, espanhol e francês, além do português, claro. Viajar me conecta com novas culturas e me dá perspectiva para encarar os desafios da diplomacia.” Antes de desembarcar em Washington como residente, ela já havia estado por lá 16 vezes.

A agenda de um adido agrícola nos Estados Unidos é frenética. “Recebo missões diplomáticas e empresariais constantemente. Os EUA são uma vitrine do agronegócio mundial, e isso demanda atenção redobrada.” Apesar do ritmo intenso, Ana Lúcia acredita que a missão diplomática também exige uma abordagem humana: “Sou apaixonada por construir relações. Entender o interlocutor é tão importante quanto ter domínio técnico. Represento o Brasil, mas também carrego a responsabilidade de ser um ponto de referência para outros adidos agrícolas e para mulheres na carreira pública.”

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Ana Lúcia lida com temas como sustentabilidade, inovação, transição energética e, claro, as tradicionais questões de barreiras sanitárias e fitossanitárias, identificando oportunidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro e mantém a interlocução com representantes dos setores público e privado. O Brasil possui 40 adidos agrícolas em suas representações diplomáticas no exterior, mas até julho deste ano eram apenas 29. Entre eles, apenas 11 são mulheres.

Filha de um militar, hoje na reserva, e de uma dona de casa – Jandira e Sebastião são os nomes deles – Ana Lúcia conta que sua criação moldou seu olhar de mundo. “Você é poderosa, não tem lugar nenhum que não possa ir, não tem lugar nenhum que não possa entrar e não tem nenhum ambiente que você não possa participar dele. Os meus pais sempre me diziam isso”, afirma. “Eles nunca me disseram ‘isso aqui não é pra você’ e dentro dos limites da minha criação sempre soube me portar e nunca deixei ninguém me diminuir em lugar nenhum.”

Ana Lúcia ainda vê um longo caminho pela frente na carreira pública. “O posto de adida é cíclico. Fico quatro anos fora, depois retorno ao Brasil para novos desafios. Minha visão de mundo se ampliou muito aqui. No futuro, quero continuar contribuindo para que o Brasil fortaleça sua posição no mercado global, seja em outro posto internacional ou em uma nova função no Mapa.” Ana é uma das poucas mulheres negras em cargos de liderança no agronegócio brasileiro. Ela reconhece a importância de sua representatividade e da mensagem que transmite às gerações mais jovens.

“É fundamental que as meninas vejam que podem ocupar qualquer espaço. Durante toda minha carreira, fui pioneira em vários ambientes, o que me ensinou que é preciso construir liderança com firmeza, respeito e competência.” Quando perguntada sobre como lida com o racismo, Ana é enfática: “Nunca fui preterida por ser negra, mas sei que o racismo estrutural ainda é uma barreira real. Nos espaços que ocupo, faço questão de abrir caminho para outros. Somos poucos, mas precisamos ser cada vez mais”, diz ela. “Quero que outras mulheres, especialmente negras, olhem para minha trajetória e vejam que é possível chegar lá. Temos muito a contribuir, e o futuro é nosso para moldar.”

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Negócios

Os Desafios – e a Beleza – do Empreendedorismo Feminino

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Foto: Divulgação

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Camila Borges Chaves, Tiza Borges, Tarcinha Barbosa, Vera Lúcia Antunes Marcelino e Kárita Luize da Penha Pinto Santos

Mesmo sendo 51,5% da população brasileira, de acordo com dados do IBGE, as mulheres ainda são minoria no universo do empreendedorismo nacional. Estudo recente do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, expõe uma realidade de invisibilidade e discriminação: mulheres empreendedoras no Brasil ganham, em média, 20% menos do que homens com negócios de características semelhantes, e cerca de 24% das empreendedoras relatam já ter sofrido preconceito devido ao gênero. 

Diante desses desafios, iniciativas focadas em apoiar o empreendedorismo feminino buscam abrir novas possibilidades, especialmente em setores onde as mulheres são maioria, como o da beleza. É o caso do Grupo Boticário, que atua com ações voltadas a reduzir essas desigualdades e promover a autonomia financeira de mulheres no Brasil.

DNA com protagonismo feminino

A história do Grupo Boticário, uma das principais redes de beleza do país, tem suas raízes no protagonismo feminino. A primeira franquia de O Boticário foi fundada por uma mulher, Laura Oliveira, em 1980. Desde então, o número de franqueadas cresceu consideravelmente, e hoje elas representam 63% das franquias e 86% das revendedoras da marca. 

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Em 2023, o grupo alcançou a marca de R$ 30,8 bilhões em vendas totais. “Temos muito orgulho de crescermos juntos, sendo uma alavanca para que a mulher brasileira possa empreender, conquistar seu espaço e a sua independência financeira”, afirma Renata Gomide, Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário. “Nosso propósito é criar oportunidades para transformar vidas e a sociedade por meio da beleza, o que envolve o incentivo ao empreendedorismo feminino no ecossistema de beleza brasileiro como um todo.”

Entre as iniciativas do grupo está o programa “Empreendedoras da Beleza”, lançado em 2021 para oferecer capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Desde sua criação, o programa já teve mais de 400 mil inscritas e formou mais de 70 mil mulheres em cursos que vão de maquiagem e penteados a temas de negócios e marketing. 

Kárita Luize, uma das ex-alunas do programa, comenta a transformação que esse suporte representou. “Abrir o próprio negócio não é nada fácil. Tem um lado B de gestão e de fluxo de caixa que ninguém conta. Mas os cursos que fiz com o Grupo Boticário me deram todo o suporte, e meu faturamento dobrou”, conta a paulistana, que atualmente administra seu próprio salão de beleza.

Para continuar ampliando o apoio ao empreendedorismo feminino, o Grupo Boticário também investe no “Programa de Aceleração de Startups”, com foco em negócios liderados por mulheres. Desde o início, já foram aceleradas 19 startups lideradas por empreendedoras. 

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Em dezembro deste ano, o Instituto Grupo Boticário lançará o “Hub de Aceleração”, voltado exclusivamente para negócios femininos. A iniciativa faz parte das celebrações de 20 anos do Instituto e busca otimizar processos e ampliar as oportunidades para mulheres que já atuam no setor da beleza.

Histórias que inspiram

A trajetória de mulheres empreendedoras no Brasil é marcada por resiliência, como exemplifica a história de Tarcinha Barbosa, ex-professora de história que perdeu o emprego durante a pandemia e encontrou uma nova carreira como revendedora de produtos de beleza no interior do Ceará. “Passei três anos sufocada, com dívidas para pagar e uma criança pequena para cuidar, mas com o Boticário isso mudou”, relembra. Graças ao acompanhamento do Grupo, que oferece monitoria e ferramentas gratuitas para venda, Tarcinha conseguiu aumentar sua renda em mais de dez vezes.

Outro exemplo vem da família de Regina Borges Cordeiro, de Minas Gerais, em que três gerações de mulheres empreendem com O Boticário. A jornada começou nos anos 1980, quando Dona Regina vendia produtos de porta em porta em Uberaba. Depois de passar a administração para sua filha Tiza, hoje as netas também lideram as 16 lojas da família. “O Grupo Boticário nos apoia e nos capacita demais”, conta Tiza, que vê as filhas Camila e Florença trilhando a mesma carreira. “Sempre tivemos muito espaço para as mulheres crescerem com a marca. Eles contribuem para a gestão e para os resultados de uma forma muito natural. Isso nos dá muita segurança para trabalharmos e conquistarmos o nosso espaço”, valoriza Camila, a primogênita, que já concluiu o Programa de Sucessão de Franqueados do grupo.

Desde o final de 2022, quando o Grupo Boticário anunciou a aquisição de Truss e marcou sua estreia em salões profissionais, as iniciativas também impactam positivamente a vida de mulheres como Vera Marcelino, que viu o faturamento do seu salão de beleza crescer após começar a trabalhar com a marca profissional de produtos capilares. “Com o apoio e os treinamentos do Grupo, vou ainda mais longe”, afirma a empresária, já planejando abrir uma filial.

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No setor de beleza, no qual as mulheres têm uma participação expressiva, o incentivo ao empreendedorismo feminino não só contribui para a independência financeira de muitas brasileiras, mas também fomenta o desenvolvimento de lideranças e fortalece o ecossistema de negócios liderados por mulheres.

O Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, convida a uma reflexão sobre o impacto dessas iniciativas e a importância de novas políticas que reduzam as desigualdades de gênero no mercado brasileiro.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

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Negócios

70% dos Empregadores Preferem Habilidades em IA do Que Experiência

Redação Informe ES

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Desde seu lançamento na mídia há dois anos, a IA aumentou rapidamente em importância e se tornou uma das competências mais indispensáveis na força de trabalho. Em 2024, as habilidades em inteligência artificial começaram a ser determinantes no momento de avaliar e contratar profissionais.

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Aproximadamente nove em cada dez líderes esperam utilizar plenamente soluções de IA em suas organizações até 2028, de acordo com uma pesquisa da AWS (Amazon Web Services), enquanto o mesmo número pretende usar a ferramenta generativa para promover maior eficiência e produtividade, além de impulsionar aprendizado e inovação.

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IA

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Profissionais com habilidades em IA são cada vez mais procurados por empregadores

Para implementar essa mudança, é fundamental contar com uma força de trabalho preparada para lidar com a nova tecnologia. O mesmo estudo também observou que as empresas estão dispostas a pagar salários mais altos para profissionais com habilidades em IA nas áreas de TI, vendas e marketing, finanças, operações, RH e jurídico e compliance, com o maior aumento salarial de 47% destinado a colaboradores do setor de TI.

Habilidades em IA podem alavancar a carreira

Os especialistas em IA e aprendizado de máquina são as profissões de crescimento mais rápido no mercado, segundo o Índice de Tendências de Trabalho 2024 da Microsoft. Mas o destaque da inteligência artificial vai para além dessas posições.

Segundo o estudo, que entrevistou mais de 30 mil profissionais em 31 países, 71% dos empregadores dariam preferência a um candidato (mesmo fora do setor de tecnologia) com menos experiência, contanto que ele tivesse habilidades em IA.

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Para quem busca ingressar em uma nova indústria, seja por uma mudança de setor ou simplesmente porque está no início da trajetória profissional, esse dado pode ser um bom indicador. As competências em inteligência artificial podem abrir portas com uma vantagem competitiva na consideração de um cargo.

A maioria (77%) dos líderes afirmam que profissionais com habilidades em IA, mesmo em nível inicial, terão responsabilidades maiores. Isso mostra que a nova tecnologia pode acelerar seu desenvolvimento profissional e promover um crescimento mais rápido.

Novo foco no currículo

A IA está ganhando força como o novo nível de alfabetização digital que todos os profissionais devem almejar. Segundo a pesquisa da Microsoft, 66% dos líderes não contratariam um candidato sem habilidades em IA.

Listar Word ou Excel no seu currículo ainda pode ser útil, mas é importante priorizar a inclusão de habilidades básicas em IA para o seu trabalho, como o uso de ferramentas e a experiência em engenharia de prompts.

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Enquanto os empregadores buscam ativamente pessoas que possam aplicar sua experiência em IA para aumentar o ROI, otimizar processos e se manter competitivos, esta é uma oportunidade de garantir um futuro profissional e fazer parte da inovação.

*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.

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O post 70% dos Empregadores Preferem Habilidades em IA do Que Experiência apareceu primeiro em Forbes Brasil.

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