Negócios
Tecnologia em destaque e melhores salários: pesquisa mostra o que esperar do mercado em 2024

O termo “IA”, sigla para “inteligência artificial”, foi considerado pelo dicionário Collins a palavra mais importante deste ano – e não à toa. A IA já transformou o mercado de trabalho e deve continuar relevante em 2024, automatizando tarefas rotineiras e impactando a criação de novos empregos com alguns dos maiores salários.
Um arquiteto de machine learning, por exemplo, pode chegar a ganhar R$ 38 mil em uma grande empresa em São Paulo, segundo o guia salarial voltado para profissões de tecnologia da Adecco, consultoria global em recursos humanos. “Isso pode resultar na redefinição das estruturas salariais e na necessidade de transformação profissional”, observa Jorge Cruz, diretor da Adecco IT.
Veja o top 10 salários de TI*, segundo o Guia Salarial 2024:
- Diretor/Coordenador em Segurança da Informação (gestor) – R$ 40 mil
- COO (Chief Operations Officer) – R$ 40 mil
- Diretor de sistemas – R$ 40 mil
- Diretor/Coordenador em Segurança da Informação – R$ 36 mil
- Arquiteto de machine learning (gestor) – R$ 35 mil
- CIO (Chief Information Officer) – R$ 35 mil
- Diretor de Produtos – R$ 35 mil
- Diretor de dados – R$ 35 mil
- Diretor de operações – R$ 35 mil
- Diretor de sistemas (especialista) – R$ 35 mil
*Em empresas médias (51 a 749 funcionários) de São Paulo
O setor de tecnologia, em geral, continua em alta, puxado pela mais nova tendência da inteligência artificial, que exige habilidades como programação, análise de dados e gerenciamento de sistemas inteligentes.
Em relação aos salários mais elevados, destacam-se as seguintes áreas:
- Cyber Security
- Data Science
- BI (Business Intelligence)
- Big Data
Cruz ainda cita as altas remunerações de profissionais com cargos de liderança na área (um CTO ganha, em média, R$ 31,5 mil) e em posições como gestor de dados, tanto em níveis juniores (R$ 25 mil em uma grande empresa) quanto sêniores (R$ 35 mil).
E destaca a demanda por profissionais em cargos como:
- desenvolvedor Java;
- desenvolvedor Android;
- desenvolvedor iOS;
- engenheiro de software;
- analista de suporte;
- arquiteto de nuvem (Cloud Computing);
- operador de Service Desk;
- gerente de projetos de TI;
- gerente de desenvolvimento de sistemas; e
- arquiteto de software.
As posições são analisadas no estudo de acordo com as categorias das empresas (pequena, média e grande), por cidades (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e regiões (Centro Oeste, Sul, Norte e Nordeste).
Mas os salários dos cargos de tecnologia não apresentam grandes diferenças em relação à geografia. “A grande maioria dos profissionais de TI trabalha remotamente, o que contribui para uma ‘equidade’ no que diz respeito aos salários”, diz Cruz, da Adecco IT.
O mais determinante para os salários é o nível de especialidade e experiência dos profissionais em relação às tecnologias inovadoras e emergentes.
Centro de entrega de profissionais de TI
Apesar de apresentar um déficit de profissionais de TI, o Brasil se destaca como um centro de entrega de trabalhadores para atender empresas internacionais.
Existe uma demanda média de 159 mil profissionais por ano, mas o Brasil só forma em torno de 53 mil pessoas na área por ano. E esse gap também é observado em outros países, que contratam brasileiros para preencher as vagas – o país é o quinto com mais profissionais contratados globalmente.
Isso se deve a uma “taxa cambial favorável e fuso horário conveniente para atender às necessidades da Europa Ocidental e América do Norte”, segundo Cruz, além do nível educacional desses profissionais. Isso apesar dos desafios em relação ao domínio do inglês.
O modelo “Nearshore” permite a terceirização de serviços de TI em países próximos visando aproveitar essas facilidades e também a mão de obra mais barata do que se encontra localmente. “Essa estratégia oferece diversas vantagens, incluindo redução de custos, maior competitividade, agilidade e uma conexão mais próxima com o mercado global”, diz Cruz.
Essas oportunidades são interessantes para os profissionais em termos de salário e estabilidade. Segundo o estudo, diante das condições econômicas atuais, projetos de multinacionais costumam ser de mais longo prazo e mais estáveis que os locais no Brasil.
Principais tendências para além da tecnologia
O guia geral abrange todos os estados brasileiros e inclui informações sobre mais de 3.600 cargos. O estudo analisa o mercado atual e projeta as principais tendências para o próximo ano, apontando um aumento na demanda por profissionais qualificados em diversas áreas.
Veja os 10 cargos* com os maiores salários:
- Diretor de Administração Hospitalar – R$ 36.363,14
- CFO (Chief Financial Officer) – R$ 35.894,98
- CIO (Chief Information Officer) – R$ 35.000,00
- Diretor de Recursos Humanos – R$ 32.292,93
- CTO (Chief Technology Officer) – R$ 31.500,00
- Diretor de Logística – R$ 30.359,00
- Diretor Jurídico – R$ 29.121,04
- Diretor de E-commerce – R$ 27.759,05
- Diretor Administrativo – R$ 23.412,10
- Diretor de Negócio – R$ 23.398,24
*Em empresas médias (51 a 749 funcionários) de São Paulo
Profissionais com alta demanda
O estudo destaca a demanda por profissionais de engenharia, em áreas como construção de infraestrutura, modernização de redes elétricas, telecomunicações e aumento da produtividade industrial.
Entre as principais observações em relação ao último ano, há:
- crescimento de 90% nas posições disponíveis nas áreas comercial e de marketing;
- aumento de 25% das vagas no setor financeiro;
- valorização de profissionais de dados no marketing;
- aumento de 25% no volume de vagas para cargos de analistas e média gestão; e
- crescimento salarial médio de 15% para profissionais do setor de vendas técnicas, especialmente no mercado B2B.
Negócios
Como o Budismo Guia a Liderança do CEO da WEG

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Uma das companhias de capital aberto mais valiosas do Brasil, com fábricas em 18 países, 47 mil funcionários, cerca de dois terços de sua receita oriunda do exterior e que adquire empresas dia sim, dia não – só no ano passado, a estadunidense Regal Rexnord, a turca Volt e a brasileira Reivax – parece ser uma empresa “nervosa”, não? Nada melhor, então, do que promover a CEO seu oposto: um executivo budista.
Foi o que fez a catarinense WEG, que cresceu fabricando motores industriais e cada vez mais imerge no mercado de energia, produzindo equipamentos para geração, transmissão e distribuição. Em 2024, mesmo ano da ascensão a CEO do paulista Alberto Kuba, que está na lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025, a WEG faturou R$ 38 bilhões.
Kuba, 45 anos, foi forjado na WEG. De estagiário em 2001, tornou-se superintendente de vendas e de novos negócios; passou uma década na China em posições diversas e ainda dois anos nos EUA. É o segundo CEO da história da WEG sem relação com as famílias dos fundadores.
“O budismo me ajuda a manter a serenidade diante da pressão. Isso se traduz em tomar decisões equilibradas, sem perder de vista os objetivos da empresa”, diz. Para ele, comandar um conglomerado como a WEG não exige agressividade, mas firmeza, o que também significa ter “clareza, consistência e responsabilidade”.
“A agilidade para ouvir o cliente e ajustar rapidamente processos faz toda a diferença.”
Alberto Kuba
Se os números históricos de 2024 (lucro líquido de R$ 6,04 bi e margem Ebtida de 22,4%) não podem ser inteiramente creditados a ele, os últimos resultados divulgados, os do segundo trimestre de 2025, são muito consistentes, notadamente em um momento em que o “oil addict” Donald Trump desfaz acordos pró-energia limpa. “Seguimos firmes no investimento não só em energia sustentável, mas na transição energética como um todo. Acreditamos que essa é uma tendência irreversível. Ajustamos o ritmo em determinados mercados, mas o direcionamento estratégico permanece inalterado.”
A visão de longo prazo da WEG, refletida até mesmo na promoção de pratas da casa, como Kuba, faz com que o CEO não perca noites de sono com a desvalorização de cerca de 30% dos papéis da empresa na B3 neste ano. “Isso não reflete a solidez da empresa. Muitas vezes, movimentos de mercado estão ligados a fatores macroeconômicos, não à performance operacional. Seguimos com crescimento internacional, margens saudáveis e geração de caixa sólida. Isso nos dá confiança de que o mercado reconhecerá esse valor no médio e longo prazo.”
Na China e nos demais mercados “muito competitivos” por onde passou, Kuba aprendeu a “importância da adaptação cultural e da velocidade de execução”. “A agilidade para ouvir o cliente e ajustar rapidamente processos faz toda a diferença. Levo essa mentalidade em todas as decisões estratégicas.”
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Negócios
Menopausa no Trabalho: Como Líderes Podem Oferecer Apoio

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Até 2030, 1,2 bilhão de mulheres estarão na menopausa ou pós-menopausa, com 47 milhões entrando anualmente nesse período. No Brasil, cerca de 30 milhões de mulheres vivem essa fase. Entre as que estão no mercado de trabalho, 74% enfrentam ou já enfrentaram desafios físicos e emocionais em silêncio, com medo de discriminação ou demissão, segundo levantamento do Talenses Group.
A consultoria americana Frost & Sullivan estima que a falta de informação e apoio às mulheres nessa fase gera perdas globais de produtividade superiores a US$ 150 bilhões (R$ 815,7 bilhões) por ano.
À medida que milhões de mulheres enfrentam as mudanças físicas e emocionais da menopausa, cresce a demanda para que os ambientes de trabalho se tornem mais acolhedores. A mensagem é clara: a menopausa não é apenas uma experiência pessoal, é também uma questão que envolve o ambiente profissional. “Não há exigência específica para que os empregadores acomodem os sintomas da menopausa de um funcionário”, afirma a americana Emily Gold Waldman, professora de direito trabalhista na Pace University e coautora do livro “Menstruation Matters”. O mesmo vale para o Brasil.
Mesmo sem obrigação legal, empresas ao redor do mundo passam a adotar medidas para ajudar as funcionárias a lidar com sintomas como ondas de calor, confusão mental e distúrbios do sono. Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que mulheres que buscaram atendimento médico para sintomas relacionados à menopausa estavam ganhando, em média, 10% menos quatro anos depois. Muitas reduziram a jornada ou deixaram o trabalho.
Neste Dia Mundial da Menopausa, veja o que as empresas podem fazer sobre o tema
1. Normalizar a conversa
Segundo um estudo do Bank of America, 80% das mulheres sentem que a menopausa é “algo pessoal demais para ser discutido no trabalho”. Os empregadores devem incentivar um diálogo aberto, oferecer educação para reduzir o estigma e criar uma cultura aberta e acolhedora. Mulheres em posições de liderança podem compartilhar suas próprias experiências com a menopausa, enquanto profissionais podem criar grupos de apoio próprios.
Algumas empresas, incluindo Nvidia e Genentech, desenvolveram programas de suporte à menopausa que incluem informações e consultas médicas especializadas.
2. Oferecer ambientes acolhedores
Os empregadores devem fornecer ambientes com melhor ventilação, espaços com temperatura controlada e uniformes respiráveis para ajudar a aliviar os sintomas, especialmente para profissionais que trabalham em fábricas.
3. Treinar gestores e profissionais de RH
Para garantir que os líderes compreendam a menopausa, as empresas podem oferecer treinamentos e assegurar que recursos estejam disponíveis nos departamentos de RH.
4. Proteger dados de saúde
Empregadores podem usar aplicativos para ajudar as profissionais a gerenciar sintomas, mas com cautela. “Aplicativos geralmente coletam informações de saúde sensíveis que podem estar vulneráveis”, alerta Bridget Crawford, professora de direito na Pace University e coautora do livro “Menstruation Matters. “Os funcionários precisam ter certeza de que seus dados estarão seguros.”
À medida que a menopausa se torna mais visível, o ambiente de trabalho também precisa evoluir. Em última medida, apoiar mulheres na menopausa não é apenas ética, é uma estratégia econômica inteligente.
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Negócios
Nestlé Vai Cortar 16.000 Empregos, Diz CEO

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Nestlé cortará 16.000 empregos, disse o novo CEO Philipp Navratil nesta quinta-feira (16), à medida que a maior empresa de alimentos embalados do mundo busca cortar custos e reconquistar a confiança dos investidores.
A redução representa 5,8% dos cerca de 277.000 trabalhadores da Nestlé. Navratil disse que a Nestlé aumentou sua meta de redução de custos para 3 bilhões de francos suíços em comparação com 2,5 bilhões de francos até o final de 2027.
“O mundo está mudando, e a Nestlé precisa mudar mais rápido”, disse Navratil.
A Nestlé, cujas ações saltaram cerca de 8% no início do pregão, passou por um período sem precedentes de turbulência administrativa, com Navratil substituindo Laurent Freixe, que foi demitido em setembro do cargo de presidente-executivo por causa de um relacionamento não revelado com um subordinado direto.
Já o chair Paul Bulcke deixou o cargo de forma antecipada para dar lugar ao ex-executivo da Inditex, Pablo Isla, duas semanas depois.
Navratil disse que o corte de 12.000 empregos administrativos nos próximos dois anos, além de uma redução adicional de 4.000 funcionários como parte das iniciativas em andamento na produção e na cadeia de suprimentos, faz parte de um esforço para aumentar a eficiência.
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