Ligue-se a nós

Segurança

Governo do Estado vai implantar Totens de Segurança blindados e com inteligência artificial na Grande Vitória

Redação Informe ES

Publicado

no

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), importantes investimentos na área de Segurança Pública. O primeiro é a instalação de 40 Totens de Segurança na Região Metropolitana da Grande Vitória e o segundo é a ampliação da tecnologia de Reconhecimento Facial, que passará a operar nos dez terminais rodoviários que compõem o Sistema Transcol e em 500 ônibus da frota.

Ambos projetos são executados por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Com eles, o Governo do Estado dá mais um importante passo na modernização da Segurança Pública do Espírito Santo, associando tecnologia de ponta com trabalho policial, prevenção, cidadania e combate à violência.

São novos investimentos que produzem resultados, pois se conectam com a nossa plataforma do Cerco Inteligente. São ferramentas para trazer mais segurança para as pessoas que transitam nessas regiões e utilizam o transporte público. Os totens farão a análise dos locais com reconhecimento facial e da placa de veículos, além do botão de segurança à disposição do cidadão que poderá falar diretamente com o Ciodes. As 500 câmeras já estão instaladas e em funcionamento nos ônibus do Sistema Transcol”, afirmou o governador.

Casagrande destacou que o sistema nos coletivos passou pela fase de testes e agora estão aptas a fazer o reconhecimento facial de passageiros e deve auxiliar na redução de delitos no Transcol. “Se alguém cometer algum crime, nossas equipes buscam a cena e se essa pessoa tiver na base de dados, essa pessoa será identificada. A base de dados fica em constante construção. Os dados do sistema da nova carteira de identidade, de pessoas com carteira de motorista e também dos colhidos no sistema carcerário estão nessa base de dados.”

Anúncio

Os novos Totens de Segurança têm o objetivo de aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio. O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos provenientes do Tesouro Estadual.

São estruturas robustas e imponentes, com quatro metros de altura, voltadas ao monitoramento urbano inteligente. São equipados com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.

A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.

O sistema será totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do Governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190), fortalecendo a prevenção e a redução da criminalidade e da violência, funcionando como pontos de vigilância ativos, ampliando a presença das forças de segurança nos espaços públicos e aprimorando a resposta a situações de risco.

Anúncio

Os Totens vão dispor de botão de comunicação, por meio do qual qualquer cidadão poderá falar com o Ciodes 190 e se comunicar com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, contribuindo para a inibição da prática de crimes e acelerando a resposta em caso de emergência.

Além dos 40 totens, será implantada uma Central de Monitoramento no Ciodes 190, que funcionará ininterruptamente, para acompanhar os dispositivos em tempo real e operar a comunicação com a população.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que desde 2019 o Governo do Estado tem trabalhado para levar a Segurança Pública do Espírito Santo ao destaque no cenário nacional.

Com mais este robusto investimento, o Espírito Santo avança em direção à segurança da população e na redução da criminalidade. Hoje, já colhemos frutos dos investimentos realizados pela Gestão Casagrande desde 2019. O Estado tem o menor número de homicídios em 28 anos, crimes patrimoniais estão em redução, organizações criminosas estão sendo desarticuladas”, explicou o secretário.

Anúncio

Damasceno prosseguiu, destacando a importância dos Totens de Segurança: “Os totens são mais uma etapa deste trabalho, e o objetivo é que eles ampliem a presença do Estado, reforçando a sensação de segurança da população, inibindo delitos e possibilitando respostas mais rápidas em casos de emergência, além de apoio investigativo e preventivo, com base em dados.”

A experiência de outros estados brasileiros demonstra o impacto direto dos Totens de Segurança na melhoria da qualidade de vida da população. Em municípios paulistas como Cotia e Diadema, os equipamentos contribuíram para uma redução de 96% em furtos, invasões e vandalismos em frente às escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.

No estado de Rondônia, foi registrada diminuição nos casos de latrocínio, roubos a comércios e residências, e feminicídios. Já no Pará, os homicídios caíram 67%, atingindo em abril de 2024 o menor número de casos desde 2010.

Ao todo, foram selecionados pelas forças de segurança, com base nas estatísticas criminais, 50 pontos de possível instalação dos totens, sendo que o contrato é para instalação de 40 equipamentos. Em caso de qualquer problema técnico, ou impossibilidade em algum local, outras opções já estão elencadas para que a tecnologia seja fixada.

Anúncio

É com base numa experiência testada e comprovada que a gente está fazendo efetivamente esse investimento. Experiência para que a gente possa ampliar a capacidade de efetividade em nossa segurança pública. Os números comprovam as quedas nos índices de crimes. Estamos dando um passo seguro. Essa é uma estratégia de inteligência para aumentar a presença e a capacidade de respostas. Respostas rápidas para ampliar a percepção de segurança às famílias capixabas”, comentou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Os pontos são:

Vitória – Parque Moscoso
Vitória – Praça Costa Pereira – Centro de Vitória
Vitória – Praça Princesa Isabel – Centro
Vitória – Praça do Papa
Vitória – Enseada do Suá – Frente ao Shopping Vitória
Vitória – Enseada do Suá – Atrás do Shopping Vitória
Vitória – Reta da Penha – Próximo ao Boulevard e Centro da Praia
Vitória – Praça dos Namorados
Vitória – Triângulo das Bermudas
Vitória – Ponte Ayrton Senna
Vitória – Praça de Itararé
Vitória – Reta da Penha – próximo à Findes
Vitória – Praia de Camburi
Vitória – UFES – saída Jardim da Penha
Vitória – Praia de Camburi – próximo as arenas de shows
Vitória – Jardim Camburi – Praia de Camburi
Vitória – Parque da Vale

Viana – Marcílio de Noronha – Praça
Viana – Centro de Viana

Anúncio

Serra – Terminal de Carapina
Serra – Jardim Limoeiro
Serra – Praça de Novo Horizonte
Serra – Laranjeiras – Av. Central com Norte Sul
Serra – Parque Residencial Laranjeiras
Serra – próximo ao Shopping Montserrat – Laranjeiras
Serra – Serra-Sede
Serra – Manguinhos
Serra – Jacaraípe

Vila Velha – Cobilândia
Vila Velha – Glória 1 -Av. Jerônimo Monteiro
Vila Velha – Glória 2
Vila Velha – Praça Duque de Caxias
Vila Velha – Prainha
Vila Velha – Praia da Costa – Final
Vila Velha – Itapuã – Av. Resplendor
Vila Velha – Itapuã – Orla
Vila Velha – Itapuã – Jair de Andrade
Vila Velha – Ao Lado do Shopping Vila Velha e UVV
Vila Velha – Praça de Coqueiral
Vila Velha – Praça do Ciclista
Vila Velha – Praça de Gaivotas
Vila Velha – Terminal Itaparica/Rodoviária

Cariacica – Ceasa – Vila Capixaba
Cariacica – Avenida Expedito Garcia
Cariacica – Avenida Expedito Garcia _ponto 2
Cariacica – Mercado Municipal Cariacica
Cariacica – Jardim América

Guarapari – Divisa da Areia Preta e Castanheiras
Guarapari – Centro Muquiçaba
Guarapari – Praia do Morro 

Anúncio

Modernização da Mobilidade a Serviço da Segurança

Como parte do processo de modernização do sistema de transporte público, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), em parceria com a Sesp e o apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros de Espírito Santo (Ceturb-ES) e do GVBus, está ampliando as ações de segurança nos terminais e nos coletivos da região metropolitana da Grande Vitória.

Os terminais já contam com câmeras de videomonitoramento, mas agora passam a receber um sistema mais inteligente, com tecnologia de biometria facial. Essa inovação permite aprimorar a identificação de pessoas e ocorrências, fortalecendo a prevenção e o combate ao crime. Já foram instaladas 500 câmeras nos coletivos e os primeiros resultados são considerados satisfatórios pela Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo monitoramento e análise das imagens.

Além dos novos equipamentos, a iniciativa envolve a adoção de softwares específicos e a adequação da infraestrutura necessária para integrar a mobilidade urbana ao sistema de segurança pública — uma medida que reforça o compromisso do Governo do Estado em oferecer um transporte coletivo cada vez mais seguro, moderno e eficiente.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Anúncio

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
comunicasespes@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

Segurança

Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

Redação Informe ES

Publicado

no

O Espírito Santo fechou os sete primeiros meses do ano com o menor número de homicídios desde 1996. Ao todo, de janeiro a julho, foram registrados 443 assassinatos no Estado, contra 526 no mesmo período de 2024. A redução atingiu 15,8%, sendo que as quedas são registradas em todas as regiões do Estado.

Somente em julho, foram registrados 65 casos, uma redução de 29% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 90 assassinatos. Os dados apontam queda de 13,1% na região Metropolitana, 10,3% no Norte, 24,5% no Sul, 17,5% no Noroeste e 38,7% na Serrana.

“Essa redução de 15% nos homicídios nesse período mostra que o Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem seguido no caminho certo. E precisamos olhar os detalhes. Também tivemos redução nos homicídios em todas as regiões, mostrando que temos uma política de segurança pensada para todo o Estado. Estamos sempre em constante evolução das nossas ações, trazendo novidades, como no caso dos Totens de Segurança que começaram a ser instalados nesta semana. Vamos continuar investindo e seguindo no caminho da redução”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, ressalta o trabalho das forças de segurança. “Os resultados são de fato muito bons, mas a Segurança Pública é um desafio que exige muito trabalho. É um trabalho de todo dia. É momento ainda para agradecermos às mulheres e aos homens que estão no dia a dia fazendo um combate sem trégua à criminalidade. E com mais efetivo nas ruas. Parabéns e muito obrigado pelo compromisso. Vamos seguir em frente, trabalhando sempre para fazer do Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, disse.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destaca que os trabalhos serão intensificados, em busca de uma redução ainda maior da criminalidade violenta no Espírito Santo. “Temos conseguido essas reduções sistemáticas desde a implantação do programa Estado Presente. Com certeza vamos em busca de mais quedas e de mais sensação de segurança para a população capixaba. O trabalho de combate ao crime vai aumentar”, reforçou.

Anúncio

Feminicídios têm queda de mais de 40%

Outro destaque positivo se dá na questão da redução significativa dos feminicídios no Espírito Santo. Ao todo, em 2025, foram registrados 16 casos, de janeiro a julho, contra 27 no mesmo período do ano passado. Uma queda de 40,7% nas estatísticas de mortes causadas por crime de gênero no Estado.

De acordo com o Mapa da Paz do Observatório da Segurança Pública, a região Metropolitana já está há mais de 60 dias sem registro de feminicídio, sendo somente um caso ocorrido no mês de julho em todo o Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Segurança

Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

Redação Informe ES

Publicado

no

O Governo do Estado, por meio do programa Estado Presente em Defesa da Vida, alcançou a marca de 300 foragidos da Justiça recapturados com uso da tecnologia de reconhecimento facial nas vias públicas da Grande Vitória. As prisões foram realizadas pelas polícias Civil e Militar do Espírito Santo com uso do protocolo criado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

As câmeras, localizadas em prédios públicos, terminais rodoviários e Aquaviário, além dos ônibus do sistema Transcol, ajudaram na identificação de criminosos que praticaram diversos tipos de delitos, como homicídios, tráfico de drogas, roubo, furto, estupro, entre outros. O último caso, de número 300, foi registrado em Vila Velha.

Um homem de 66 anos foi preso, em cumprimento de um mandado de prisão, por participação em homicídio em 18 de junho de 2000, no município de Domingos Martins. Após uma discussão com um indivíduo, ele e um comparsa armaram uma emboscada para a vítima, que foi executada a tiros. Desde então, o mesmo se encontrava foragido da Justiça.

Apesar de não ter efetuado o disparo, ele é apontado como coautor do crime, tendo participado de toda a ação. O Ministério Público o denunciou por participação em homicídio qualificado (art. 121, § 2º, inciso IV, na forma do art. 29, ambos do Código Penal) e solicitou sua prisão preventiva.

Esses resultados dão a dimensão de como a tecnologia bem utilizada joga junto com a sociedade. A redução do número de homicídios está clara. Os totens de monitoramento estão ganhando a Grande Vitória em áreas com grande circulação de pessoas. O trabalho integrado, o uso da tecnologia e investimentos fazem parte da rotina da segurança pública no Espírito Santo. Um desafio que o Estado vem superando com eficiência. O equilíbrio na gestão permite financiar políticas públicas eficazes e vamos seguir evoluindo para tornar o Espírito Santo um dos mais seguros do Brasil”, afirmou o vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, exaltou a eficiência da tecnologia e todo o trabalho realizado para que o resultado atual fosse alcançado, desde a fase de testes, até o início dos protocolos operacionais.

A gente testa muito, para que possamos atingir a perfeição na atuação, sem erros. Buscamos criar esse protocolo, dentro da maior eficiência possível da ferramenta. Como diz nosso vice-governador Ricardo Ferraço, o Espírito Santo passa a se tornar insalubre para bandidos que pretendem se esconder. Pode ser de qualquer canto do Brasil, se tiver mandado de prisão em aberto, nossa tecnologia tem capacidade de identificar e vamos para as ruas, para tentar prender”, disse Damasceno.

Atualmente, além das 500 câmeras com suporte para a tecnologia dentro dos ônibus do Transcol, o sistema conta ainda com cerca de 40 câmeras espalhadas em pontos fixos da Grande Vitória, com equipes dedicadas para cumprimento dos mandados de prisão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Segurança

Reconhecimento Facial do Espírito Santo bate recorde e realiza 10 prisões em um dia

Redação Informe ES

Publicado

no

A Tecnologia de Reconhecimento Facial do Governo do Estado bateu um recorde e realizou 10 prisões em um único dia, nessa terça-feira (15). Com essas, o sistema, em operação desde setembro de 2024, totaliza 250 prisões de indivíduos com mandados de prisão em aberto que circulavam pelas ruas da Grande Vitória.

Nessa terça-feira, foram presos três indivíduos procurados por roubo, dois homicidas, um acusado de tráfico de drogas, um acusado de estupro, um acusado de furto e dois homens procurados por dívida de pensão alimentícia. As abordagens se estenderam desde 5h50 da manhã até 17h15, nos municípios de Serra e Vila Velha.

O investimento em tecnologias para o combate ao crime está previsto entre as ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Nesta quarta-feira (16), o governador Renato Casagrande comentou os dados por meio das redes sociais. “Em um único dia o reconhecimento facial ajudou a fazer a prisão de dez foragidos da justiça e com isso chegamos a 250 prisões com ajuda desta tecnologia. É o Estado Presente com tecnologia, prevenção e resposta rápida”, pontuou.

As câmeras com recurso de reconhecimento facial estão espalhadas pela Região Metropolitana de Vitória, em locais e prédios públicos, além de estarem presentes nos dez terminais do Sistema Transcol e em 500 ônibus da frota. O recurso utiliza inteligência artificial para fazer a leitura de rostos e comparar as imagens com informações contidas em bancos de dados da Segurança Pública.

Anúncio

Quando o sistema sinaliza mais de 90% de compatibilidade entre as imagens, uma segunda conferência é feita por um policial na base de monitoramento. Com a confirmação da existência de um mandado de prisão, uma equipe policial é acionada para realizar a abordagem ao cidadão, que é comunicado do mandado e encaminhado à delegacia regional mais próxima. Os dez detidos nesta terça-feira passaram por todo este processo e, após os procedimentos, foram conduzidos ao Sistema Prisional.

“A implantação de recursos tecnológicos na Segurança Pública é uma realidade no Espírito Santo. Não só o Reconhecimento Facial, mas também o Cerco Inteligente, O Centro de Inteligência e Análise Telemática da Polícia Civil, a Computação Embarcada da Polícia Militar, a criação da Polícia Científica com todo seu aparato forense, entre outros investimentos do Programa Estado Presente, eleva a capacidade das Forças de Segurança de preservar a paz e promover a segurança dos capixabas”, afirmou o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, coronel Marcio Celante.

Entre as prisões realizadas com a ajuda do Reconhecimento Facial, se destacam mandados por tráfico de drogas (21%), roubo (16%) e homicídio (11%). Também há prisões pelos crimes de furto, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, estupro e outros. Entre os 250 presos, 18 eram foragidos de outros Estados. A tecnologia de Reconhecimento Facial já cumpriu mandados de prisão de Minas Gerais, Paraná, Alagoas, São Paulo, Bahia, Paraíba e Rondônia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados