Segurança
Governo do Estado vai implantar Totens de Segurança blindados e com inteligência artificial na Grande Vitória

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (18), importantes investimentos na área de Segurança Pública. O primeiro é a instalação de 40 Totens de Segurança na Região Metropolitana da Grande Vitória e o segundo é a ampliação da tecnologia de Reconhecimento Facial, que passará a operar nos dez terminais rodoviários que compõem o Sistema Transcol e em 500 ônibus da frota.
Ambos projetos são executados por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Com eles, o Governo do Estado dá mais um importante passo na modernização da Segurança Pública do Espírito Santo, associando tecnologia de ponta com trabalho policial, prevenção, cidadania e combate à violência.
“São novos investimentos que produzem resultados, pois se conectam com a nossa plataforma do Cerco Inteligente. São ferramentas para trazer mais segurança para as pessoas que transitam nessas regiões e utilizam o transporte público. Os totens farão a análise dos locais com reconhecimento facial e da placa de veículos, além do botão de segurança à disposição do cidadão que poderá falar diretamente com o Ciodes. As 500 câmeras já estão instaladas e em funcionamento nos ônibus do Sistema Transcol”, afirmou o governador.
Casagrande destacou que o sistema nos coletivos passou pela fase de testes e agora estão aptas a fazer o reconhecimento facial de passageiros e deve auxiliar na redução de delitos no Transcol. “Se alguém cometer algum crime, nossas equipes buscam a cena e se essa pessoa tiver na base de dados, essa pessoa será identificada. A base de dados fica em constante construção. Os dados do sistema da nova carteira de identidade, de pessoas com carteira de motorista e também dos colhidos no sistema carcerário estão nessa base de dados.”
Os novos Totens de Segurança têm o objetivo de aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio. O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos provenientes do Tesouro Estadual.
São estruturas robustas e imponentes, com quatro metros de altura, voltadas ao monitoramento urbano inteligente. São equipados com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.
A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.
O sistema será totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do Governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190), fortalecendo a prevenção e a redução da criminalidade e da violência, funcionando como pontos de vigilância ativos, ampliando a presença das forças de segurança nos espaços públicos e aprimorando a resposta a situações de risco.
Os Totens vão dispor de botão de comunicação, por meio do qual qualquer cidadão poderá falar com o Ciodes 190 e se comunicar com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, contribuindo para a inibição da prática de crimes e acelerando a resposta em caso de emergência.
Além dos 40 totens, será implantada uma Central de Monitoramento no Ciodes 190, que funcionará ininterruptamente, para acompanhar os dispositivos em tempo real e operar a comunicação com a população.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que desde 2019 o Governo do Estado tem trabalhado para levar a Segurança Pública do Espírito Santo ao destaque no cenário nacional.
“Com mais este robusto investimento, o Espírito Santo avança em direção à segurança da população e na redução da criminalidade. Hoje, já colhemos frutos dos investimentos realizados pela Gestão Casagrande desde 2019. O Estado tem o menor número de homicídios em 28 anos, crimes patrimoniais estão em redução, organizações criminosas estão sendo desarticuladas”, explicou o secretário.
Damasceno prosseguiu, destacando a importância dos Totens de Segurança: “Os totens são mais uma etapa deste trabalho, e o objetivo é que eles ampliem a presença do Estado, reforçando a sensação de segurança da população, inibindo delitos e possibilitando respostas mais rápidas em casos de emergência, além de apoio investigativo e preventivo, com base em dados.”
A experiência de outros estados brasileiros demonstra o impacto direto dos Totens de Segurança na melhoria da qualidade de vida da população. Em municípios paulistas como Cotia e Diadema, os equipamentos contribuíram para uma redução de 96% em furtos, invasões e vandalismos em frente às escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.
No estado de Rondônia, foi registrada diminuição nos casos de latrocínio, roubos a comércios e residências, e feminicídios. Já no Pará, os homicídios caíram 67%, atingindo em abril de 2024 o menor número de casos desde 2010.
Ao todo, foram selecionados pelas forças de segurança, com base nas estatísticas criminais, 50 pontos de possível instalação dos totens, sendo que o contrato é para instalação de 40 equipamentos. Em caso de qualquer problema técnico, ou impossibilidade em algum local, outras opções já estão elencadas para que a tecnologia seja fixada.
“É com base numa experiência testada e comprovada que a gente está fazendo efetivamente esse investimento. Experiência para que a gente possa ampliar a capacidade de efetividade em nossa segurança pública. Os números comprovam as quedas nos índices de crimes. Estamos dando um passo seguro. Essa é uma estratégia de inteligência para aumentar a presença e a capacidade de respostas. Respostas rápidas para ampliar a percepção de segurança às famílias capixabas”, comentou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Os pontos são:
Vitória – Parque Moscoso
Vitória – Praça Costa Pereira – Centro de Vitória
Vitória – Praça Princesa Isabel – Centro
Vitória – Praça do Papa
Vitória – Enseada do Suá – Frente ao Shopping Vitória
Vitória – Enseada do Suá – Atrás do Shopping Vitória
Vitória – Reta da Penha – Próximo ao Boulevard e Centro da Praia
Vitória – Praça dos Namorados
Vitória – Triângulo das Bermudas
Vitória – Ponte Ayrton Senna
Vitória – Praça de Itararé
Vitória – Reta da Penha – próximo à Findes
Vitória – Praia de Camburi
Vitória – UFES – saída Jardim da Penha
Vitória – Praia de Camburi – próximo as arenas de shows
Vitória – Jardim Camburi – Praia de Camburi
Vitória – Parque da Vale
Viana – Marcílio de Noronha – Praça
Viana – Centro de Viana
Serra – Terminal de Carapina
Serra – Jardim Limoeiro
Serra – Praça de Novo Horizonte
Serra – Laranjeiras – Av. Central com Norte Sul
Serra – Parque Residencial Laranjeiras
Serra – próximo ao Shopping Montserrat – Laranjeiras
Serra – Serra-Sede
Serra – Manguinhos
Serra – Jacaraípe
Vila Velha – Cobilândia
Vila Velha – Glória 1 -Av. Jerônimo Monteiro
Vila Velha – Glória 2
Vila Velha – Praça Duque de Caxias
Vila Velha – Prainha
Vila Velha – Praia da Costa – Final
Vila Velha – Itapuã – Av. Resplendor
Vila Velha – Itapuã – Orla
Vila Velha – Itapuã – Jair de Andrade
Vila Velha – Ao Lado do Shopping Vila Velha e UVV
Vila Velha – Praça de Coqueiral
Vila Velha – Praça do Ciclista
Vila Velha – Praça de Gaivotas
Vila Velha – Terminal Itaparica/Rodoviária
Cariacica – Ceasa – Vila Capixaba
Cariacica – Avenida Expedito Garcia
Cariacica – Avenida Expedito Garcia _ponto 2
Cariacica – Mercado Municipal Cariacica
Cariacica – Jardim América
Guarapari – Divisa da Areia Preta e Castanheiras
Guarapari – Centro Muquiçaba
Guarapari – Praia do Morro
Modernização da Mobilidade a Serviço da Segurança
Como parte do processo de modernização do sistema de transporte público, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), em parceria com a Sesp e o apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros de Espírito Santo (Ceturb-ES) e do GVBus, está ampliando as ações de segurança nos terminais e nos coletivos da região metropolitana da Grande Vitória.
Os terminais já contam com câmeras de videomonitoramento, mas agora passam a receber um sistema mais inteligente, com tecnologia de biometria facial. Essa inovação permite aprimorar a identificação de pessoas e ocorrências, fortalecendo a prevenção e o combate ao crime. Já foram instaladas 500 câmeras nos coletivos e os primeiros resultados são considerados satisfatórios pela Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo monitoramento e análise das imagens.
Além dos novos equipamentos, a iniciativa envolve a adoção de softwares específicos e a adequação da infraestrutura necessária para integrar a mobilidade urbana ao sistema de segurança pública — uma medida que reforça o compromisso do Governo do Estado em oferecer um transporte coletivo cada vez mais seguro, moderno e eficiente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
comunicasespes@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br
Cidades
Serra registra menor número de homicídios entre janeiro e novembro em quase 30 anos

A Serra registrou em 2025 o menor índice de homicídios dolosos desde o início da contagem oficial, em 1996. O município contabilizou de janeiro a novembro deste ano, 92 casos neste ano, contra 113 ocorrências no mesmo período de 2024. A diferença representa uma redução de 18,6% nos índices de violência e 21 vidas preservadas. Entre os dias 12 de novembro e 09 de dezembro, a cidade também alcançou 26 dias consecutivos sem nenhum registro de crime contra a vida.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, ressalta que os resultados são frutos de um trabalho realizado de forma integrada e provam que a gestão está no caminho certo no combate à criminalidade.
“Temos o melhor resultado em quase 30 anos. Chegamos a registrar 26 dias sem crimes contra a vida na nossa cidade. Esse cenário é fruto direto da integração: do trabalho incansável das forças policiais, do Ministério Público e do Judiciário, somado ao empenho das nossas Secretarias Municipais que atuam dentro dos territórios vulneráveis. A segurança pública na Serra é tratada com responsabilidade e método. A nossa diretriz permanece inegociável: tolerância zero contra o crime e contra o criminoso”, destaca Gracimeri.
Os números foram apresentados durante o encontro mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra. As estatísticas oficiais estão disponíveis para consulta no Observatório da Segurança Pública, mantido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP).
Fonte: Secom/PMS
Segurança
Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Os dados de novembro de 2025 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) mostram que onze municípios capixabas completaram mais de um ano sem registros de homicídios dolosos. São eles: Muniz Freire (407 dias); Apiacá (413 dias); Bom Jesus do Norte (452 dias); Castelo (538 dias); Jerônimo Monteiro (568 dias); Rio Novo do Sul (568 dias); Laranja da Terra (658 dias); Alfredo Chaves (689 dias); Vila Pavão (755 dias); Iconha (1.080 dias); e o recordista, Dores do Rio Preto, com 1.295 dias sem homicídios.
Outras sete cidades do Estado não registram homicídios há pelo menos seis meses, enquanto 23 acumulam períodos entre 30 e 180 dias sem ocorrências. Todas as informações estão disponíveis no Mapa da Paz, no Observatório Estadual da Segurança Pública.
“A presença do sistema público de segurança nos municípios é constante, com estratégia e ostensividade. Temos percorrido todas as regiões com encontros de planejamento e avaliação de resultados. Em 2025, registramos queda geral nos homicídios, alcançando o melhor desempenho da série histórica. Todas as regiões apresentaram redução em relação ao ano anterior. É um trabalho contínuo, que segue evoluindo. Agradeço às nossas forças de segurança, que se dedicam diariamente para proteger o cidadão capixaba”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Dos onze municípios que superaram um ano sem ocorrências, oito estão localizados na Região Sul — que acumula, em 2025, uma redução de 31,6% nos homicídios. É o melhor resultado regional desde 1996, quando se iniciaram os registros. Até novembro, a região contabilizou 54 casos, ante 79 no mesmo período de 2024.
Todas as demais regiões do Estado também registram queda em comparação ao ano passado: a Região Serrana apresenta redução de 28,6%; a Noroeste, de 15%; a Norte, de 7,4%; e a Região Metropolitana, de 1,1%.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, os resultados refletem o trabalho integrado e contínuo das instituições. “Este é um trabalho diário e realizado por muitas mãos. Analisamos o cenário das mortes violentas, direcionamos esforços e ajustamos as estratégias sempre que necessário. O compromisso é claro: fazer do Espírito Santo um lugar cada vez mais seguro. E a população tem visto que este esforço gera resultados concretos”, destacou.
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida segue coordenando ações policiais e sociais que integram prevenção, inteligência, intervenção territorial e redução de fatores de risco. As regiões são monitoradas por delegados da Polícia Civil e tenentes-coronéis da Polícia Militar, que conduzem as estratégias conforme o mapeamento da criminalidade. O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço acompanham mensalmente os resultados, em reuniões com lideranças regionais, secretarias de Estado e demais instituições públicas.
Ano após ano, o Programa consolida resultados expressivos. Em 2024, o Espírito Santo registrou menos de 900 homicídios no ano — marca inédita desde o início da série histórica. Em 2025, a redução continua: o acumulado até novembro é o menor desde 1996, com 720 homicídios dolosos no período.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sesp
Camila Ferreira (respondendo)
(27) 3636-1572 / 99231-5157
comunicasespes@gmail.com
Segurança
Governo do Espírito Santo aciona plano de contingência nas divisas após operação no Rio de Janeiro

O Governo do Espírito Santo acionou o plano de contingência elaborado, de forma preventiva, para monitorar as atividades de integrantes de facções criminosas após a Operação Contenção, realizada pelas forças policiais do Rio de Janeiro. O plano, formulado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foi apresentado nesta quinta-feira (30) pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O objetivo é criar um fluxo de informações de inteligência entre todas as agências federais e estaduais, com o intuito de identificar possíveis fugas para o Espírito Santo, tanto de criminosos que atuam no Rio de Janeiro quanto de indivíduos do Estado que estejam escondidos em território fluminense e tenham intenção de retornar.
“Estamos desde o ocorrido avaliando a repercussão e se é necessária alguma retenção. As nossas agências de inteligência estão integradas, tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal. Estamos acompanhando as divisas com a Polícia Rodoviária Federal. É bom destacar que, na verdade, as lideranças criminosas daqui estão migrando para o Rio de Janeiro, pois sabem que aqui são grandes as chances de serem presas. E já adianto: se tentarem voltar, serão alcançadas. O Espírito Santo está mostrando o jeito de fazer segurança pública que produz efeito para o cidadão, com inteligência e tecnologia, operações cirúrgicas, prisões de lideranças, além do trabalho social”, pontuou o governador Casagrande.
Até o momento, conforme apontam os levantamentos de todas as agências de inteligência, não há nenhum indicativo de que possa haver migração de criminosos ao Espírito Santo após a operação realizada nessa terça-feira (28) no Complexo da Maré. Estradas que cortam os municípios de Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Guaçuí, que fazem divisa com o Rio de Janeiro, estão com monitoramento reforçado, contando, inclusive, com apoio da Polícia Rodoviária Federal.
“Assim que tomamos conhecimento da operação na cidade do Rio de Janeiro, nosso núcleo do Estado Presente está atento aos desdobramentos e mobilizado. A integração das forças de segurança permite recebermos informações precisas e estratégicas do que acontece lá para estruturarmos nossas ações aqui. Nosso plano de contingência já está em operação, tático e estratégico. A estrutura de segurança pública do nosso Estado está pronta. Bandidos fogem do Espírito Santo para buscar abrigo em outros estados porque sabem que aqui nossas polícias irão alcançá-los e prendê-los. Eles sabem bem dessa atuação efetiva das nossas forças”, reforçou o vice-governador Ricardo Ferraço.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que o Espírito Santo é considerado território hostil para os criminosos e a tendência é que não haja nenhum tipo de migração para solo capixaba.
“Aqui, os bandidos não se criam. Temos exemplos recentes de líderes de facções criminosas do Estado que resolveram voltar, por algum motivo, do Rio de Janeiro, e foram capturados. Marujo, irmãos Vera, Boca de Lata — alguns chefes que estavam há tempos escondidos no estado vizinho e, quando precisaram vir, em poucos dias estavam na cadeia. Nosso governador e vice-governador nos exigiram um monitoramento profundo para identificar se há qualquer possibilidade de vinda de bandidos para cá e, até o momento, não temos esse indicativo. Porém, caso ocorra, estaremos preparados”, afirmou.
Até o momento, duas mortes de criminosos do Espírito Santo que haviam fugido para o Rio de Janeiro foram confirmadas dentro da Operação Contenção. Um deles é Alisson Lemos Rocha, conhecido como “Russo” ou “Gordinho do Valão”, de 27 anos, que era foragido da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, investigado por homicídio; além de Fabian Alves Martins, de 22 anos, que era alvo da DHPP de Cachoeiro de Itapemirim.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
-

Saúde1 dia atrásEspírito Santo tem 2 dos 100 melhores hospitais públicos do país, aponta estudo
-

Emprego21 horas atrásEspírito Santo gerou 93,1 mil empregos com carteira assinada entre janeiro de 2023 e novembro de 2025
-

Cidades1 dia atrásSerra fecha 2025 com menor número de homicídios em 30 anos
-

Tecnologia1 dia atrásPor que os aviões ainda usam disquetes e sistemas de 30 anos atrás?
-

Tecnologia4 horas atrásO que Einstein tem a ver com o GPS do seu celular? Entenda a ciência por trás da localização
-

Negócios4 horas atrásStone Anuncia Troca de CEO e Reorganiza Alta Liderança



















