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Quais os drones mais rápidos do mundo e a que velocidade podem chegar?

Redação Informe ES

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Os drones vêm se tornando cada vez mais populares e avançados, tanto no setor militar quanto no uso civil. Enquanto alguns modelos são desenvolvidos para filmagens, mapeamento e lazer, outros são projetados para missões estratégicas de alta velocidade, como reconhecimento, vigilância e até combates.

No mundo da tecnologia aeroespacial, a busca por drones mais rápidos tem impulsionado inovações significativas, permitindo que essas aeronaves alcancem velocidades impressionantes e desempenhem funções que antes eram exclusivas de aviões tripulados.

Uso agrícola é um dos mais importantes para os drones (Imagem Freepik by Standret)

Drones hipersônicos, por exemplo, são equipamentos de ponta utilizados principalmente por forças armadas para realizar missões de alto risco e interceptação. Já no setor civil, existem drones voltados para corridas, competições e filmagens dinâmicas, proporcionando uma experiência única aos pilotos e cinegrafistas.

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A velocidade é um fator essencial nesses dispositivos, pois impacta diretamente seu desempenho, estabilidade e aplicação no mundo real.

Quais os drones mais rápidos do mundo?

Vamos começar pelos mais “lentos” e de uso civil, ou seja, esses você pode adquirir para experimentar e tirar suas próprias conclusões, lembrando que, para uso profissional é necessário fazer um curso específico e ser devidamente credenciado e autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

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Autel Robotics EVO 2 Pro V3

Autel Robotics EVO 2 Pro V3, drone de uso civil (Imagem: Reprodução – Marcelo Valladão)
  • Fabricante: Autel Robotics, Estados Unidos;
  • Velocidade máxima: aproximadamente 72 km/h;
  • Especificações técnicas: tempo de voo de até 40 minutos; alcance de transmissão de até 25 km é equipado com câmera com sensor de 1” capaz de capturar vídeos em 6K;
  • Uso: voltado para uso civil em fotografia e videografia aérea profissional, mapeamento e inspeções;
  • Disponibilidade: disponível para compra em vários países, incluindo o Brasil, por cerca de R$ 18.100 na loja oficial.

DJI “Avata” Fly More

DJI FPV – Imagem: Reprodução Marcelo Valladão
  • Fabricante: DJI, China;
  • Velocidade máxima: aproximadamente 140 km/h;
  • Especificações técnicas: tempo de voo de até 20 minutos; alcance de transmissão de até 10 km e câmera com sensor CMOS de 1/2.3” e 12 MP, além de gravação de vídeo em 4k a 60 fps;
  • Uso: destinado ao público civil para experiências de voo em primeira pessoa (FPV), captura de imagens aéreas e competições de drones;
  • Disponibilidade: disponível para consumidores em diversos países, incluindo o Brasil, por cerca de R$ 13 mil na loja oficial.

MQ-9 Predator B

MQ-9 Predator B – Imagem: Wikipedia
  • Fabricante: General Atomics, Estados Unidos;
  • Velocidade máxima: aproximadamente 480 km/h;
  • Especificações técnicas: autonomia de voo superior a 27 horas, capacidade de transportar armamentos avançados, como mísseis ar-terra e é equipado com sensores e radares sofisticados;
  • Uso: empregado em missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e ataques precisos;
  • Disponibilidade: utilizado por forças armadas de diversos países, incluindo os Estados Unidos e, futuramente, a Espanha.

Drones hipersônicos da série MD

Drone MD 19 com aerodinâmica arrojada (Foto: Reprodução Reddit/Marcelo Valladão
  • Fabricante: Instituto de Mecânica da Academia Chinesa de Ciências;
  • Velocidade máxima: Mach 7 (cerca de 8.595 km/h);
  • Especificações técnicas: alcance de 8.000 km; capacidade de carga útil de 600 kg; lançado a partir de balões de alta altitude;
  • Uso: destinado a missões de reconhecimento de longo alcance e potencialmente outras operações estratégicas;
  • Disponibilidade: uso restrito às forças armadas chinesas.

GDF-600

Drone Hipersônico GDF 600 chinês, capaz de chegar a Mach 7 (8600 km/h) – Reprodução Instagram/Marcelo Valladão
  • Fabricante: Academia de Pesquisa Aerodinâmica de Guangdong, China;
  • Velocidade máxima: Mach 7 (aproximadamente 8.600 km/h);
  • Especificações técnicas: Alcance de 600 km; capacidade de carga útil de 1,2 toneladas; opera a altitudes de até 40 km;
  • Uso: projetado para transportar múltiplas cargas, incluindo drones menores e mísseis, além de realizar operações de guerra eletrônica e missões de reconhecimento;
  • Disponibilidade: atualmente, este drone é de uso exclusivo das forças armadas chinesas.

Portanto, vemos que os drones hipersônicos, como o GDF-600 e os da série MD, são desenvolvidos para fins militares e não estão disponíveis para o público civil. Já modelos como o DJI FPV e o Autel Robotics EVO 2 Pro V3 são acessíveis ao mercado consumidor e oferecem altas velocidades adequadas para aplicações civis.

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5 carros fabricados exclusivamente para o Brasil

Redação Informe ES

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O Brasil é importante mercado para a indústria automobilística. Alguns projetos de carros desenvolvidos no país acabam sendo exportados para outros lugares do planeta. No entanto, existem alguns modelos que diversas marcas desenvolvem para o mercado nacional e que acabam não sendo compartilhados de forma global.

Outras particularidades do mercado brasileiro acabam condicionando alguns modelos a ficaram exclusivamente por aqui. Um dos fatores é a alta carga tributária que temos.

Conheça 5 carros que nasceram para o mercado brasileiro

Como já dito, alguns carros só são fabricados no Brasil e suas características próprias contribuíram para que não atingissem outros mercados, como a Europa, EUA, etc. Mas alguns podem ter sido bem recebidos na América Latina, pelo menos.

Hyundai HB 20

Abrindo a lista com um sucesso nacional, o HB20 da Hyundai — e “HB” significa “Hyundai Brasil” — foi criado para ser um carro popular e acessível. A fábrica no interior de São Paulo (em Piracicaba) é o único lugar do mundo a produzir o modelo.

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HB20 só é fabricado no Brasil, mas atende mercado de países vizinhos (Imagem: Divulgação/Hyundai)

É um campeão de vendas no país e também passou a ser exportado para o mercado vizinho, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e México. Nos outros países possui algumas adaptações, como um motor diferente, por exemplo, na Argentina.

Fiat Toro

Esse é mais um modelo de veículo fabricado exclusivamente no Brasil. Isso é feito na fábrica da Stellantis, em Goiana — Pernambuco. Ela é líder de vendas na categoria e, assim como o HB 20, é exportada para outros países da América do Sul.

Fiat Toro branco (Divulgação: Fiat)

Em 2021 ela ganhou motor turbo 1.3 T270 e avanços de conectividade com o Fiat Connect Me. Sua plataforma foi desenvolvida a partir dos Jeep Compass e Renegade, tem preço menor que os rivais na versão a diesel.

Chevrolet Onix

O Onix chegou a ser fabricado na China, mas saiu de linha em 2022, devido a questões de mercado e preferência do consumidor.

Chevrolet Onix mirou o mercado brasileiro, mas se tornou carro “global” (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

O mercado brasileiro foi um alvo importante para esse modelo da Chevrolet, porém sua produção na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, chegou a ser interrompida para ajustes.

Apesar de nascer para atender ao mercado brasileiro ele também é produzido na Colômbia, atualmente. Essa “transferência” da produção aconteceu a partir de 2022, para dar espaço à linha da nova Montana.

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Volkswagen Virtus

O Volkswagen Virtus é fabricado atualmente em duas fábricas no Brasil: São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR). 

Desde seu lançamento, em 2018, o Virtus é fabricado na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

A produção em São José dos Pinhais (PR) começou em 2025, com o modelo continuando a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP). 

A Volkswagen decidiu aumentar a produção do Virtus para atender à crescente demanda, e também para dar espaço para a produção de carros híbridos e elétricos na fábrica de São Bernardo do Campo. A marca também anunciou que deve começar a produção do modelo na China.

Na Índia ele é produzido com uma versão reestilizada e própria para aquele mercado, onde é conhecido como “Skoda Slavia”, já que trata-se de uma parceria com a marca Skoda.

Fiat Argo

O Fiat Argo é fabricado no Brasil, preenchendo o espaço deixado por Palio, Punto e Bravo. Sua produção acontece em Betim, Minas Gerais, na fábrica da Stellantis.

Fiat Argo nasceu pra preencher o espaço deixado por Punto, Palio e Bravo (Imagem: Divulgação/Fiat)

Ele é exportado para 10 países da América Latina. Ele deve seguir em linha durante mais algum tempo, porém a empresa já anunciou que deverá ser substituído pelo Grande Panda, o novo hatch global da marca.

Tem na versão de entrada o motor 1.0 (que, aliás, é algo bem particular para o nosso mercado). Em 2023, alcançou a marca de meio milhão de unidades produzidas.

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Sachês de nicotina: o que são e para que servem?

Redação Informe ES

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Em janeiro de 2025, o FDA (Food and Drug Administration), a agência reguladora de alimentos e medicamentos nos EUA, equivalente à Anvisa, autorizou a venda de Zyn, o sachê de nicotina no país. Eles são bolsas de fibra sintéticas com pó de nicotina que contém sabor e aroma. 

A comercialização dos sachês de nicotina é proibida no Brasil e na União Europeia, com exceção da Suécia, onde a venda é liberada. Mas, afinal, o que são os sachês de nicotina? Saiba tudo a seguir.

O que são e para que servem os sachês de nicotina?

Tradicional em países como a Noruega, Dinamarca, Islândia, Finlândia e, principalmente, Suécia, além das Ilhas Faroé, regiões autônomas como a Groenlândia (da Dinamarca) e as ilhas Åland (da Finlândia), os sachês de nicotina são pequenos saquinhos feitos de celulose e que podem ter como recheio a nicotina e o pó de tabaco.

Pessoa pegando um saquinho de nicotina
Pessoa pegando um sachê de nicotina – Imagem: Alexanderstock23/Shutterstock

Conhecido inicialmente como snus, o produto é originário da Suécia e possuía tabaco em pó. Porém, o snus que ficou famoso nos Estados Unidos e na Europa é, na verdade, o Zyn – uma evolução da mercadoria, e a principal diferença é que esse novo produto contém apenas nicotina em pó, sem tabaco.

No Brasil, o Zyn tem chegado de maneira ilegal com a promessa de ser uma opção aos cigarros tradicionais.

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O produto ainda pode vir com gostos diferentes, como menta, canela, hortelã, café e outros. Em comparação ao cigarro comum, o Zyn tem 8 mg de nicotina. Porém, a autorização emitida nos EUA, estabelece que o sachê de nicotina deve ser vendido com uma quantidade entre 3 mg e 6 mg. A diferença entre eles é que o primeiro não tem fumaça, fazendo ele ser menos nocivo. 

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O item foi aprovado nos EUA para ser uma ferramenta que ajuda as pessoas a largarem o vício de fumar cigarros. O uso da bolsa de nicotina é feito da seguinte forma: a pessoa a coloca entre a gengiva e os lábios e assim, a substância é liberada de forma lenta. 

No entanto, a alta dose de nicotina é uma preocupação da medicina, pois pode viciar e até contribuir com doenças cardiovasculares, além de originar substâncias cancerígenas (as nitrosaminas).

Por que os Estados Unidos autorizaram os sachês de nicotina?

Zyn à venda em uma loja
Zyn à venda em uma loja – Crédito editorial: PJ McDonnell / Shutterstock.com

A autorização foi dada pela FDA com o intuito de ajudar as pessoas adultas a pararem de fumar cigarros. No país, é permitida a comercialização do produto em 10 sabores, incluindo canela, menta e café.

De acordo com Matthew Farrelly, Ph.D., diretor do Escritório de Ciências do Centro de Produtos de Tabaco da FDA, “para receber autorizações de comercialização, a FDA precisa ter evidências suficientes de que os novos produtos oferecem maiores benefícios aos riscos à saúde da população. Neste caso, os dados mostram que esses produtos em sachês de nicotina atendem a esse requisito, beneficiando adultos que usam cigarros e/ou produtos de tabaco sem fumaça e que migraram completamente para esses produtos”.

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Somente adultos a partir dos 21 anos podem adquirir o produto. Apesar disso, o órgão ressalta que jovens e adultos que não usam produtos de tabaco, não devem começar a utilizar o sachê de nicotina. 

Consequências do uso dos sachês

Especialistas se preocupam com os efeitos do uso da nicotina a longo prazo, já que a substância pode gerar problemas gastrointestinais, cardiovasculares e de saúde bucal.

Em entrevista ao CBS News, o Dr. Mustali Dohadwala, diretor médico e clínico geral da clínica particular Heartsafe, especializada em cardiologia, afirmou que o produto aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. 

Além disso, o médico afirmou que o que mais o preocupa “é a doença periodontal. Há substâncias químicas tóxicas nessas bolsas, que podem causar lesões nas gengivas. Lesões persistentes e recorrentes podem levar à inflamação, infecção e, principalmente, ao câncer”.

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A substância é conhecida por trazer uma sensação de relaxamento. Porém, especialistas alertam que após o efeito passar, ocorre um grande nervosismo e ansiedade.

Debate político e social

A decisão de autorizar a comercialização dos sachês de nicotina gerou diversas discussões. Yolonda Richardson, da Campanha para Crianças Livres de Tabaco, por exemplo, disse à Associated Press que “FDA não deveria autorizar a venda de nenhum produto de tabaco saborizado, dado o histórico bem documentado da indústria do tabaco de usar produtos saborizados para atrair e viciar crianças”.

Outra figura que já se demonstrou contra foi o senador Chuck Schumer, que afirmou que os “sachês de nicotina parecem ter como alvo os jovens – adolescentes e até menores – e então usam as mídias sociais para fisgá-los”. 

Quem defende o uso dos sachês, afirma que elas geram uma sensação de euforia. Há quem também destaque a eficácia do produto para auxiliar na cessação do tabagismo.

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Acordo bilionário: Google cede em disputa sobre privacidade nos EUA

Redação Informe ES

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Em desfecho surpreendente para uma batalha jurídica de anos, o Google concordou em desembolsar a astronômica quantia de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,90 bilhões, na conversão direta) ao Estado do Texas (EUA) para encerrar acusações relacionadas a violações de privacidade.

A notícia, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo procurador-geral texano Ken Paxton, marca um dos maiores acordos financeiros da história em casos envolvendo práticas de coleta de dados.

Botão de um teclado de computador com os dizeres: "Data Extraction"
Google alega que já mudou suas políticas com relação aos dados de seus usuários (Imagem: dizain/Shutterstock)

Vitória sem precedentes

O valor acordado, que resolverá alegações presentes em dois processos distintos contra a empresa, supera, significativamente, todos os acordos anteriores firmados entre Google e outros estados estadunidenses por infrações semelhantes. A cifra bilionária estabelece novo parâmetro para casos futuros envolvendo gigantes tecnológicos.

Esta vitória do Texas acontece menos de um ano após outro triunfo expressivo do mesmo procurador-geral: em contexto similar, Paxton havia assegurado exatamente o mesmo montante (US$ 1,4 bilhão/R$ 7,90 bilhões) da Meta por uso não autorizado de dados biométricos dos usuários de suas plataformas.

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Acusações contra o Google e desdobramentos

  • O processo, iniciado em 2022, acusava o Google de rastrear e coletar, ilegalmente, informações privadas dos cidadãos texanos;
  • Segundo Paxton, a empresa monitorava, secretamente, movimentações físicas, buscas privadas e, até mesmo, vozes e características faciais dos usuários por meio de seus diversos produtos e serviços;
  • No Texas, as grandes empresas de tecnologia não estão acima da lei“, declarou Paxton em comunicado oficial; “Esta indenização de US$ 1,375 bilhão representa grande conquista para a privacidade dos texanos e envia mensagem clara às empresas: elas pagarão por abusar da nossa confiança“;
  • As denúncias incluíam questões relacionadas à configuração de navegação anônima do Chrome, divulgações sobre histórico de localização no Maps e reivindicações biométricas vinculadas ao Google Fotos;
  • José Castañeda, porta-voz do Google, ressaltou que a empresa não admitiu qualquer irregularidade ou responsabilidade ao firmar o acordo.

Segundo Castañeda, o Google não precisará realizar alterações em seus produtos como consequência do acordo, uma vez que todas as mudanças de política relacionadas às acusações já haviam sido previamente anunciadas ou implementadas pela empresa.

“Este acordo resolve uma série de reivindicações antigas, muitas das quais já foram solucionadas em outros lugares, referentes a políticas de produtos que modificamos há muito tempo”, explicou o porta-voz. “Estamos satisfeitos em deixá-las para trás e continuaremos incorporando controles robustos de privacidade em nossos serviços.”

Logo do Google em um smartphone
Big tech tem vários outros processos relacionados a privacidade e outros temas (Imagem: JarTee/Shutterstock

O caso reacende o debate sobre os limites da coleta de dados por empresas de tecnologia e estabelece precedente significativo para futuras disputas entre governos estaduais e corporações digitais em questões de privacidade de dados.

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