Ligue-se a nós

Cidades

Assembleia Legislativa reconhece a Rota do Lagarto

Redação Informe ES

Publicado

no

O presidente Marcelo Santos (Podemos) promulgou a Lei 12.131/2024, que reconhece a Rota do Lagarto, localizada em Pedra Azul, no município de Domingos Martins. A norma foi publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) da Assembleia Legislativa (Ales) desta terça-feira (4) e já está em vigor.

A nova lei teve como base o Projeto de Lei (PL) 395/2023, do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB). A rota fica entre a BR-262 e a Rodovia ES-164, possuindo aproximadamente 8 quilômetros. O circuito tem início na entrada do Parque Estadual da Pedra Azul e possui diversos estabelecimentos como pousadas, lanchonetes, cafés, bistrôs, restaurantes, lojas de produtos artesanais, serviços de turismo de aventura e ecoturismo, entre outros.

“Essa região é uma das mais bonitas do Estado. É uma região turística com empreendedorismo muito forte, com pousadas e restaurantes. O Brasil inteiro está reconhecendo Domingos Martins. Com esse reconhecimento oficial o governo vai poder investir cada vez mais e turismo na região”, disse o parlamentar. 

Ele destaca pontua que o investimento em turismo é vital para o Espírito Santo diante das alterações promovidas pela Reforma Tributária. “Nosso estado era exportador (de produtos), e o imposto ficava uma boa parte aqui, mas agora inverteu, o imposto nos estados vai ser por consumo. Como nossa população é pequena, nosso consumo é pequeno, então temos que investir no turismo para trazer pessoas para o Espírito Santo para poder investir e gastar para termos esse retorno do imposto no Estado”, explicou.

Para o diretor da Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), Henrique Sloper, o reconhecimento do poder público é fundamental para os empreendedores da região. Segundo ele, são mais de 140 equipamentos turísticos na localidade. “Nos últimos cinco anos foi um crescimento vertiginoso, aqui só faz abrir coisas enquanto no Brasil a gente só vê coisas fechando. Toda semana tem uma novidade diferente”, ressaltou.

Sloper cita algumas demandas necessárias para a região: investimento na educação para qualificação de mão-de-obra, criação de sistema de transporte interno, programa de moradia acessível para os trabalhadores e a duplicação da BR-262. “É um desafio constante de acesso tanto na subida quanto na descida. Já tem tempo que a gente está pedindo essa duplicação”, frisou.

Sanção tácita

Essa proposição foi aprovada em sessão ordinária realizada no dia 08 de maio e encaminhada para sanção do govenador Renato Casagrande (PSB). Entretanto, diante do silêncio do chefe do Executivo estadual por mais de 15 dias úteis, ocorreu a chamada “sanção tácita”. A iniciativa voltou para a Ales, que fez a devida promulgação da lei.

Fonte: Ales – Por: Gleyson Tete  Foto: Banco de imagens

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Novos agentes do Departamento de Trânsito tomam posse na Serra

Redação Informe ES

Publicado

no

O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra ganhou um reforço estratégico para garantir ainda mais segurança nas ruas e avenidas do município. Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (12), no Parque da Cidade, em Laranjeiras, a Prefeitura da Serra oficializou a posse de 29 novos agentes.

A chegada dos novos profissionais ocorre em um momento estratégico para a cidade, que avança no processo de municipalização do antigo trecho urbano da BR-101, agora denominado Avenida Mestre Álvaro, além de investir na modernização tecnológica da fiscalização viária.

Devidamente empossados, os agentes atuarão diretamente no patrulhamento ostensivo, em operações de fiscalização e em ações educativas, com foco na redução de acidentes e na melhoria da fluidez nos principais corredores logísticos do município.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destacou que o reforço no quadro é fundamental para consolidar a Serra como uma cidade cada vez mais inteligente e segura.

Anúncio

“A posse desses 29 agentes representa nosso compromisso inegociável com a preservação da vida. O DOT não atua apenas na fiscalização, mas na proteção do cidadão, seja por meio de ações educativas, no apoio a grandes interdições e eventos ou no dia a dia do trânsito serrano. Agora, temos mais presença nas vias para garantir que o trânsito seja um ambiente de respeito e segurança para pedestres e condutores”, afirmou.

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, ressaltou que a ampliação do DOT integra o planejamento estratégico da gestão diante dos novos desafios de infraestrutura.

“Estamos investindo em grandes obras estruturantes e nos preparando para assumir novos desafios, como a gestão da Avenida Mestre Álvaro. Fortalecer o DOT é garantir que o crescimento da Serra venha acompanhado de organização e eficiência técnica. Esse planejamento permite que nossa cidade continue sendo a locomotiva do Estado, mas com um trânsito humanizado e focado em salvar vidas”, pontuou.

O diretor do DOT, Fábio Alves, também destacou o caráter estratégico da medida para a coordenação do intenso fluxo de veículos do município, que é rota de passagem para quem se desloca entre cidades da Grande Vitória e para estados vizinhos.

“A chegada desses 29 novos agentes representa um salto qualitativo para nossa operação diária. Com esse reforço, chegamos a 83 profissionais e ampliamos nossas frentes de atuação simultâneas, desde o suporte a grandes obras de infraestrutura até o atendimento ágil de ocorrências e a fiscalização preventiva. Nosso foco é garantir que o DOT seja uma força presente e eficiente, preparada para os desafios de mobilidade que uma cidade do porte da Serra exige”, destacou.

Fonte: Secom/PMS – Texto: João Barbosa – Foto: Samyr Dionízio

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Operação Carnaval 2026 é discutida em reunião com forças de segurança e secretarias

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura de Presidente Kennedy realizou, nesta quarta-feira (11), reunião estratégica para definir as ações da Operação Carnaval 2026. O encontro reuniu representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Guarda-Vidas, Departamento de Tecnologia da Informação (TI) e contou ainda com a participação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

Durante a reunião, foram estabelecidas as diretrizes operacionais e as condicionantes para a realização dos eventos, com foco na manutenção da ordem pública, na prevenção de ocorrências e na promoção de um ambiente seguro para moradores e visitantes.

Todos os eventos, tanto diurnos quanto noturnos, contarão com reforço no efetivo das forças de segurança, com atuação integrada entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. A estratégia prevê presença ostensiva nos principais pontos de concentração de público, garantindo respostas rápidas a qualquer eventualidade.

A operação também contará com o suporte de recursos tecnológicos disponibilizados pela administração municipal. O sistema de videomonitoramento será intensificado, assim como o uso de drone equipado com tecnologia de leitura de placas de veículos e captação de imagens em tempo real, permitindo maior agilidade nas ações das equipes de plantão. O equipamento possui ainda dispositivo com câmera térmica, capaz de localizar pessoas em áreas com pouca ou nenhuma iluminação.

Anúncio

A Defesa Civil permanecerá de plantão ininterrupto durante todo o período festivo, pronta para atuar em situações emergenciais. Já o Corpo de Guarda-Vidas reforçará a segurança nas praias do município, garantindo tranquilidade aos banhistas.

Com planejamento, integração e investimento em tecnologia, a Prefeitura de Presidente Kennedy reafirma o compromisso de manter a tradição de um Carnaval familiar, organizado e marcado pela paz e segurança, fortalecendo o evento como um momento de lazer e celebração para toda a população kennedense.

Por: Comunicação/PMPK

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Defesa Civil da Serra alerta para previsão de chuvas e ventos intensos

Redação Informe ES

Publicado

no

A Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), por meio da Defesa Civil municipal, alerta para o risco moderado de chuvas intensas até a noite de quarta-feira (11).

De acordo com a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (10), há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem variar de 40 a 60 km/h.

Ainda segundo o Inmet, o cenário apresenta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para garantir a segurança, a orientação é que a população busque abrigo em locais seguros e evite trafegar por vias inundadas. Em caso de rajadas de vento, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou painéis de propaganda.

Anúncio

A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os comunicados oficiais e priorizar a autoproteção em situações de risco.

Equipes do órgão permanecem de prontidão 24 horas para prestar assistência e realizar vistorias técnicas.

Em emergências, o morador pode entrar em contato imediatamente pelos telefones 199, (27) 3338-1756, (27) 99938-9500 ou (27) 99949-8612. No município, o atendimento também pode ser solicitado de forma digital pelo link:

 Fonte: Secom/PMS Texto: João Barbosa – Foto: Gemini VIA: bit.ly/DefesaCivilSerra.

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados