Eleições 2024
Pablo Muribeca é condenado pela Justiça Eleitoral por produção de Fake News
Uma informação compartilhada nas redes sociais do deputado estadual e candidato a prefeito de Serra, Pablo Muribeca (Republicanos), motivou a Justiça Eleitoral do Espírito Santo a condenar por impulsionamento de propaganda eleitoral negativa extemporânea com propagação de fake news. A representação foi feita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), do prefeito Sergio Vidigal.
O impulsionamento foi em suas redes sociais Instagram e Facebook de notícia que a prefeitura da Serra estava em dívida com a empresa terceirizada de limpeza na secretaria de Educação, o que teria levado atraso de salário dos empregados.
Segundo o PDT, “a partir de tal contexto, o Representado teria propagado informações sabidamente falsas em desfavor do atual prefeito do município de Serra, Sr. Sérgio Vidigal e de sua gestão, com intenção de macular a imagem de possível adversário no pleito que se avizinha e, ao mesmo tempo, se promover, na medida em que se apresenta como solucionador de problemas”.
As publicações começaram em 8 de julho e em postagens seguintes, segundo o processo, Pablo Muribeca insistia no que chamou de “falta de empatia” por parte do prefeito Sérgio Vidigal. A fake news apontada pelo PDT está baseada no fato de Pablo atribuir “toda a responsabilidade pelo atraso no pagamento ao atual gestor do município da Serra. Quando informa que a municipalidade nada fez para remediar a situação, quando tem conhecimento de que foram feitas notificações e advertências à empresa pela Prefeitura. Quando se coloca como aquele que solucionou o problema e também aquele que não permitirá que o mesmo ocorra novamente”.
O juiz eleitoral Gustavo Grillo Ferreira, da 53ª Zona Eleitoral da Serra, acolheu a denúncia e o pedido de condenação de Muribeca ao pagamento de multa no valor de R$ 60 mil. (Colaborou ESHoje)
Código Eleitoral pune propagação de fake news com detenção e multa
O artigo 323 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) proíbe expressamente qualquer pessoa de divulgar, na propaganda eleitoral ou durante o período de campanha, fatos sabidamente inverídicos em relação a partidos políticos ou a candidatos, capazes de exercer influência perante o eleitorado. Ou seja, a legislação eleitoral brasileira contém dispositivos que punem criminalmente quem espalha notícias fraudulentas e mentirosas pela internet ou pelas mídias tradicionais. ( Justiça Eleitoral)
Eleições 2024
Eleição presidencial nos EUA, o que dizem as pesquisas?
A corrida eleitoral nos Estados Unidos está se revelando uma das mais disputadas dos últimos tempos, com uma situação incomum a menos de uma semana das eleições.
Segundo novas pesquisas da CNN, Kamala Harris e Donald Trump seguem empatados na Geórgia e na Carolina do Norte. A Geórgia foi um dos estados que garantiu a vitória de Joe Biden em 2020. A Carolina do Norte, por sua vez, votou pelos republicanos nas últimas três eleições.
Faltando pouco tempo para o fim da corrida presidencial, os candidatos encontram dificuldade para firmar uma margem de eleitores que garanta os votos nos chamados “estados-pêndulo” do sul do país.
De acordo com a pesquisa, 48% dos eleitores da Geórgia afirmam que devem votar em Trump. Já 47% declaram voto em Kamala.
Na Carolina do Norte, o cenário é o inverso: 48% para Kamala, contra 47% de Trump.
Colaborou* CNN Brasil
Eleições 2024
Weverson vota acompanhado de sua vice delegada Gracimeri e, de Sérgio Vidigal
ELEIÇÕES NA SERRA – O candidato Weverson Meireles (PDT) votou na manhã deste domingo (27), por volta das 10:30h, na EMEF Sônia Regina Gomes Rezende Franco, no bairro Serra Dourada I.
O candidato chegou ao colégio de votação acompanhado da sua vice delegada Gracimeri, do prefeito Sérgio Vidigal, do filho de Vidigal Serginho e dos seus pais e foi cortejado pelos eleitores que estavam entrando e saindo da unidade escolar.
Eleições 2024
Empresários declaram apoio a Weverson em evento que contou com a presença do governador Renato Casagrande
Estiveram presentes também o vice-governador e o prefeito Vidigal
Na noite da última terça-feira (22), o auditório do Hotel Serra Grande, em Laranjeiras, foi palco de um importante encontro que consolidou o apoio dos empresários da Serra à candidatura de Weverson Meireles (PDT) para a prefeitura da cidade. Com a presença da Associação de Empresários da Serra (Ases) entre outras entidades empresariais, o evento reuniu nomes expressivos do setor econômico e político do Espírito Santo.
Estiveram presentes no encontro representantes da Fecomércio, Femicro, Sebrae e Aderes, com a participação de seu superintendente geral, Alberto Gavini, que também é presidente estadual do PSB. A ocasião também contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), além de outras lideranças políticas.
Apoio Empresarial
A candidatura de Weverson Meireles (PDT) ganhou o respaldo de diversas entidades ligadas ao setor empresarial, reforçando a importância do seu plano para a continuidade e expansão do desenvolvimento econômico da cidade. Durante o evento, o papel dos empresários na sustentação do projeto político que transformou a Serra nas últimas décadas foi amplamente destacado.
O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou a relevância desse apoio:
“Temos que seguir em frente com o ideal que vem dando certo há quase 30 anos.”
Defesa do legado e a força de Weverson
O prefeito Sérgio Vidigal, que sugeriu Weverson Meireles como seu sucessor, também usou o momento para defender o atual projeto político, combatendo campanhas difamatórias:
“Nem sou candidato, mas já ganhei dezenas de ações contra Fake News. A resposta vem do povo. Afinal, o atual projeto soma 28 anos de bons serviços prestados aos serranos.”
Já o governador Renato Casagrande elogiou o perfil de liderança de Weverson Meireles, destacando sua capacidade de enfrentar os desafios da campanha:
“No início eram dois votos, o de Vidigal e o de Weverson. A forte personalidade de Weverson foi fundamental. Mas é eleição, e devemos estar atentos até domingo às 17 horas.” concluiu.
Casagrande ainda projetou a importância da eleição para o futuro político estadual, sinalizando que a disputa pelo segundo turno na Serra pode ser vista como uma prévia do cenário de 2026, quando ele e o vice-governador Ricardo Ferraço planejam conduzir o processo eleitoral.
Compromisso com o futuro da Serra
O candidato a prefeito Weverson Meireles e sua vice, Delegada Gracimeri (MDB), reforçaram o compromisso de seguir o legado de Vidigal e Audifax. Ambos expressaram confiança no futuro da Serra, com Weverson se comprometendo a continuar investindo no desenvolvimento econômico e social da cidade, pautado pelo diálogo e cooperação com o setor produtivo.
Com o apoio empresarial consolidado e uma aliança política robusta, Weverson Meireles se aproxima da reta final da campanha para o segundo turno com a força de quem busca dar continuidade ao projeto que há décadas tem moldado o município da Serra.
Weverson agradeceu a Sérgio Vidigal e recordou que no início da campanha tinha menos de um ponto nas pesquisas:
“Pedi várias vezes a Vidigal para desistir de mim e ser o candidato, mas ele dizia que seríamos como Moisés e Josué, um dando sequência ao trabalho do outro.” declarou, Meireles.
Serra-sede
No mesmo dia, o candidato participou de um encontro com comerciantes de Serra Centro, na ocasião ele ouviu atentamente a demanda da região e reafirmou o compromisso com o fortalecimento do comércio local e a criação de novas oportunidades.
Weverson tem dialogado com diversos segmentos que compõem o arranjo produtivo da Serra e a ideia é construir uma gestão participativa e comprometida com as necessidades da população.
- Negócios4 dias atrás
70% dos Empregadores Preferem Habilidades em IA do Que Experiência
- Cidades1 dia atrás
Natal Serra + Iluminada terá cantadas, árvore musical e roda-gigante para a garotada
- Economia3 dias atrás
Jornada 6×1 divide entidades de trabalhadores e patronais
- Cidades8 horas atrás
São Mateus: Governo do Estado inaugura obras e anuncia novos investimentos
- Política1 dia atrás
Audiência Pública discute Lei Orçamentária Anual 2025 na Assembleia Legislativa
- Geral2 dias atrás
PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin em 2022
- Tecnologia4 dias atrás
O que é sibutramina e como ela age no corpo?
- Tecnologia3 dias atrás
União Europeia apresenta rascunho de Código de Práticas para modelos de IA