Eleições 2024
Pardal recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular
O aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e utilizado em todo o país, já está apto a receber denúncias de propaganda eleitoral irregular relativas ao pleito municipal. As publicidades de campanha tiveram início no último dia 16, e até a última sexta-feira (23), o app já contabilizava 293 registros vindos apenas do Espírito Santo.
Para o promotor da 52ª Zona Eleitoral, Sérgio Alves Pereira, o programa está inserido no contexto de modernidade do século XXI. De acordo com ele, desde as primeiras eleições brasileiras, “(…) o processo eleitoral veio se modernizando, se dinamizando e criando instrumentos para que cada vez mais todo o sistema eleitoral seja mais confiável, [e] tenha a credibilidade de expressar a verdadeira vontade do eleitor”.
Pereira explica que o sistema recebe denúncias de qualquer irregularidade ou desvio que possa “viciar a vontade do eleitor”. Dessa forma, “qualquer cidadão que tenha acesso ao sistema poderá comunicar aos órgãos de fiscalização que serão tomadas medidas cabíveis”, afirma o promotor.
No estado, segundo dados da funcionalidade “Pardal Web”, já foram recebidas até o momento 195 denúncias para o cargo de vereador, 37 para o cargo de prefeito e quatro para o cargo de vice-prefeito. O município com o maior número de registros foi Vitória (64), seguido por Cariacica (45) e Serra, com 37 apontamentos de irregularidades. Nas eleições municipais de 2020, o Espírito Santo registrou um total de 5.564 denúncias.
“Olha, a principal denúncia que nós temos recebido e com a experiência também de eleições é a utilização do espaço público, de órgãos públicos, de maneira indevida para propaganda eleitoral. Muitos candidatos estão aí para reeleição, né? (…) Nesse processo, a utilização do espaço público para divulgar seus feitos, muitas vezes, pode contaminar esse ato de propaganda eleitoral e transformá-lo em irregularidade”, aponta o promotor.
Efeito outdoor
Sérgio Pereira acrescenta que situações corriqueiras, como a aglomeração de carros adesivados em estacionamentos de repartições públicas, por exemplo, pode caracterizar irregularidade, pois criaria o efeito outdoor.
“Dessa maneira, um ou dois carros que não formam um grande número de veículos (…), isso não há qualquer problema. Mas, quando você vê que um grande número de servidores utilizando desse espaço em que há um grande fluxo de pessoas, um grande fluxo de público, acaba por acontecer aquilo que nós chamamos de efeito outdoor. E esse efeito outdoor é proibido pela Justiça Eleitoral e deve ser combatido”, explica o promotor.
As denúncias feitas pelo aplicativo Pardal são seguramente sigilosas e podem ser feitas por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. O cidadão também pode optar pelo anonimato.
“Esse é o fundamento do sistema Pardal, que é o anonimato. O eleitor muitas vezes pode achar que, através das contas e-título ou gov.br, poderá ser identificado, mas não, esse acesso através desses dois outros sistemas é apenas para garantir que as informações não são de uma pessoa que está se passando por outra, para dar confiabilidade ao sistema. Mas a identificação do eleitor, aquele que informa a irregularidade, ela é extremamente preservada, para que ele tenha todas as condições de poder divulgar com imparcialidade”, frisa Pereira.
Novidades
Neste ano, além dos registros de irregularidades tradicionais, eleitores podem denunciar desvios em campanhas feitas pela internet, como em redes sociais, por exemplo. Ademais, apesar de o aplicativo Pardal ser voltado exclusivamente para denúncias de propaganda eleitoral irregular, outro serviço pode ser acionado por meio dele: o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade).
A plataforma é dedicada a receber, analisar e encaminhar denúncias relacionadas às informações falsas eleitorais, uma de forma totalmente on-line e outra via telefone, pelo número 1491. Se consideradas válidas, as denúncias serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao TRE-ES ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável.
Para o promotor da 52ª Zona Eleitoral, as notícias falsas trazem prejuízos ao processo eleitoral. “Desinformação é aquela manifestação que muitas vezes se dá em grupos de redes sociais e que não há acesso a todas as pessoas, como o WhatsApp. Nesses grupos, muitas vezes se notificam mensagens que trazem prejuízo ao processo eleitoral. Por exemplo: ‘as urnas eletrônicas não funcionam’; ‘as urnas eletrônicas são fraudadas’. (…) Todas essas notícias acabam por trazer prejuízo ao bom funcionamento das eleições”, pontua.
Sérgio conclui que todas as ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral “têm o propósito de garantir que no dia das eleições tudo venha a funcionar de maneira perfeita”.
Fonte: Ales – Por Gabriela Mignoni, com edição de Angèle Murad
Eleições 2024
Eleição presidencial nos EUA, o que dizem as pesquisas?
A corrida eleitoral nos Estados Unidos está se revelando uma das mais disputadas dos últimos tempos, com uma situação incomum a menos de uma semana das eleições.
Segundo novas pesquisas da CNN, Kamala Harris e Donald Trump seguem empatados na Geórgia e na Carolina do Norte. A Geórgia foi um dos estados que garantiu a vitória de Joe Biden em 2020. A Carolina do Norte, por sua vez, votou pelos republicanos nas últimas três eleições.
Faltando pouco tempo para o fim da corrida presidencial, os candidatos encontram dificuldade para firmar uma margem de eleitores que garanta os votos nos chamados “estados-pêndulo” do sul do país.
De acordo com a pesquisa, 48% dos eleitores da Geórgia afirmam que devem votar em Trump. Já 47% declaram voto em Kamala.
Na Carolina do Norte, o cenário é o inverso: 48% para Kamala, contra 47% de Trump.
Colaborou* CNN Brasil
Eleições 2024
Weverson vota acompanhado de sua vice delegada Gracimeri e, de Sérgio Vidigal
ELEIÇÕES NA SERRA – O candidato Weverson Meireles (PDT) votou na manhã deste domingo (27), por volta das 10:30h, na EMEF Sônia Regina Gomes Rezende Franco, no bairro Serra Dourada I.
O candidato chegou ao colégio de votação acompanhado da sua vice delegada Gracimeri, do prefeito Sérgio Vidigal, do filho de Vidigal Serginho e dos seus pais e foi cortejado pelos eleitores que estavam entrando e saindo da unidade escolar.
Eleições 2024
Empresários declaram apoio a Weverson em evento que contou com a presença do governador Renato Casagrande
Estiveram presentes também o vice-governador e o prefeito Vidigal
Na noite da última terça-feira (22), o auditório do Hotel Serra Grande, em Laranjeiras, foi palco de um importante encontro que consolidou o apoio dos empresários da Serra à candidatura de Weverson Meireles (PDT) para a prefeitura da cidade. Com a presença da Associação de Empresários da Serra (Ases) entre outras entidades empresariais, o evento reuniu nomes expressivos do setor econômico e político do Espírito Santo.
Estiveram presentes no encontro representantes da Fecomércio, Femicro, Sebrae e Aderes, com a participação de seu superintendente geral, Alberto Gavini, que também é presidente estadual do PSB. A ocasião também contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), além de outras lideranças políticas.
Apoio Empresarial
A candidatura de Weverson Meireles (PDT) ganhou o respaldo de diversas entidades ligadas ao setor empresarial, reforçando a importância do seu plano para a continuidade e expansão do desenvolvimento econômico da cidade. Durante o evento, o papel dos empresários na sustentação do projeto político que transformou a Serra nas últimas décadas foi amplamente destacado.
O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou a relevância desse apoio:
“Temos que seguir em frente com o ideal que vem dando certo há quase 30 anos.”
Defesa do legado e a força de Weverson
O prefeito Sérgio Vidigal, que sugeriu Weverson Meireles como seu sucessor, também usou o momento para defender o atual projeto político, combatendo campanhas difamatórias:
“Nem sou candidato, mas já ganhei dezenas de ações contra Fake News. A resposta vem do povo. Afinal, o atual projeto soma 28 anos de bons serviços prestados aos serranos.”
Já o governador Renato Casagrande elogiou o perfil de liderança de Weverson Meireles, destacando sua capacidade de enfrentar os desafios da campanha:
“No início eram dois votos, o de Vidigal e o de Weverson. A forte personalidade de Weverson foi fundamental. Mas é eleição, e devemos estar atentos até domingo às 17 horas.” concluiu.
Casagrande ainda projetou a importância da eleição para o futuro político estadual, sinalizando que a disputa pelo segundo turno na Serra pode ser vista como uma prévia do cenário de 2026, quando ele e o vice-governador Ricardo Ferraço planejam conduzir o processo eleitoral.
Compromisso com o futuro da Serra
O candidato a prefeito Weverson Meireles e sua vice, Delegada Gracimeri (MDB), reforçaram o compromisso de seguir o legado de Vidigal e Audifax. Ambos expressaram confiança no futuro da Serra, com Weverson se comprometendo a continuar investindo no desenvolvimento econômico e social da cidade, pautado pelo diálogo e cooperação com o setor produtivo.
Com o apoio empresarial consolidado e uma aliança política robusta, Weverson Meireles se aproxima da reta final da campanha para o segundo turno com a força de quem busca dar continuidade ao projeto que há décadas tem moldado o município da Serra.
Weverson agradeceu a Sérgio Vidigal e recordou que no início da campanha tinha menos de um ponto nas pesquisas:
“Pedi várias vezes a Vidigal para desistir de mim e ser o candidato, mas ele dizia que seríamos como Moisés e Josué, um dando sequência ao trabalho do outro.” declarou, Meireles.
Serra-sede
No mesmo dia, o candidato participou de um encontro com comerciantes de Serra Centro, na ocasião ele ouviu atentamente a demanda da região e reafirmou o compromisso com o fortalecimento do comércio local e a criação de novas oportunidades.
Weverson tem dialogado com diversos segmentos que compõem o arranjo produtivo da Serra e a ideia é construir uma gestão participativa e comprometida com as necessidades da população.
- Saúde3 dias atrás
Rússia anuncia vacina contra o câncer para 2025
- Política3 dias atrás
Prefeito Weverson, vice Gracimeri e vereadores são diplomados na Serra
- Geral2 dias atrás
Governo anuncia pacote de R$ 264 milhões para infraestrutura rural em 35 municípios
- Política4 dias atrás
Câmara rejeita mudanças do Senado e aprova reforma tributária
- Tecnologia3 dias atrás
Amebas assassinas: entenda quais micro-organismos podem habitar na sua água e as consequências para a saúde
- Tecnologia2 dias atrás
Dubai vai construir passarela com ar-condicionado na rua; veja
- Esporte4 dias atrás
Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo
- Política4 horas atrás
Casagrande faz balanço dos investimentos em coletiva: “a máquina está gemendo de tanto trabalho”