Geral
Rio de Janeiro celebra os 90 anos do Cristo Redentor
Eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor completa 90 anos como a imagem mais famosa do Brasil. Em 1926, começou a construção do monumento de 38 metros de altura no alto do Morro do Corcovado, a 710 metros do nível do mar. Demorou cinco anos para ficar pronto e foi inaugurado em 12 de outubro de 1931.
O dia do aniversário de um dos principais cartões postais do país começa hoje (12) às 7h15, com o Ato Cívico Religioso e a Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 Anos do Cristo Redentor e em honra a Nossa Senhora Aparecida. No evento, que terá a presença de autoridades públicas e religiosas, haverá o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor.
A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação sobrevoando o monumento. A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais participará musicalmente do evento.
Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Santuário Cristo Redentor no YouTube.
O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, destaca que o monumento é o “garoto propaganda” do país.” É impossível pensar o Brasil no exterior sem que a gente reporte o nosso olhar e a nossa lembrança para esse precioso monumento no alto do Corcovado”, diz. “O Cristo Redentor nos passa a sensação de que parece que foi esculpido na colina da montanha do Corcovado. Isso é tão maravilhoso. Imaginem o que seria do Rio de Janeiro se não fosse o Cristo Redentor?”
Ele lembra que a estátua interage perfeitamente com a natureza ao redor, o Parque Nacional da Tijuca, e traz uma experiência a partir dos braços abertos. “Esses braços comunicam acolhimento e identificam ainda mais o coração do povo brasileiro, que é um coração acolhedor, que também possui braços fortes para trabalho, cheio de energia pra gente poder desenvolver essa nação tão querida”.
Restauração
A qualidade da obra impressiona a arquiteta e escultora Cristina Ventura, coordenadora da mais recente restauração do Cristo. “É uma qualidade que chama a atenção nos dias de hoje. Isso que é o mais espantoso. Você hoje não encontra estruturas muito mais recentes com a qualidade que foi feita nessa obra”, diz Cristina.
“Não tem nenhuma construção nesses moldes, nesse período, com essa audácia que foi o Cristo. Um outro marco é que o Cristo é a maior escultura art déco do mundo”, acrescenta.
A arquiteta lembra que não só engenheiros e arquitetos envolvidos no projeto foram audaciosos mas também os operários sem equipamento de proteção individual pendurados em andaimes sobre um precipício de mais de 700 metros de altura. “Eu fico imaginando isso quando nós, da equipe, fazemos as coisas com tanto amor, imagina para eles que estava construindo o Cristo Redentor. Que tipo de compromisso que essa galera não tinha aqui, sabe?”, pondera Cristina.
Para o aniversário de 90 anos, foram feitos reparos emergenciais em partes que haviam sido danificadas pelas intempéries: trechos do manto, dedo direito e parte frontal da cabeça. Além disso, como parte da manutenção preventiva, o Cristo ganhou um equipamento para medir os ventos que atingem a estátua e também um para-raios reforçado.
Cristo da Bola
Esse projeto audacioso feito de concreto armado e pedra sabão foi financiado por doações da população brasileira. Em 1921, nos preparativos para as comemorações do centenário da Independência do Brasil, um grupo católico promoveu concurso para uma estátua em homenagem a Jesus Cristo. O vencedor foi o arquiteto e engenheiro Heitor da Silva Costa, que liderou o projeto, da concepção até a inauguração da obra, em 12 de outubro de 1931.
O projeto inicial, que tinha a imagem de Cristo segurando uma cruz na mão esquerda e o globo, na mão direita, foi apelidado de Cristo da Bola pelos cariocas.
O teólogo Alexandre Pinheiro, coordenador do Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor, conta que não foi fácil na época conseguir a autorização do governo republicano para a obra. Um abaixo-assinado de 20 mil mulheres, lideradas pela escritora Laurita Lacerda, ajudou a vencer a resistência do então presidente Epitácio Pessoa.
A documentarista Bel Noronha, que é bisneta de Heitor da Silva Costa, conta que muita gente chegou a acreditar num mito de que o Cristo teria sido um presente da França para o Brasil pelo fato de a Estátua da Liberdade, em Nova York, ser um presente do governo francês para os norte-americanos. E também porque franceses trabalharam no projeto do Cristo.
Mas foi a arquidiocese do Rio de Janeiro que organizou campanhas de arrecadação de fundos que mobilizou não só o Rio de Janeiro, mas todo o Brasil. Toda a construção do Cristo foi financiada com o dinheiro das doações dos brasileiros.
Os desenhos do projeto de Heitor da Silva Costa foram feitos pelo pintor Carlos Oswald. E Heitor buscou parcerias na França para a obra. Para fazer os cálculos estruturais, contratou o engenheiro Alberto Caquot e para fazer a estátua, o escultor franco-polonês Paul Landowski, grande expoente do movimento art déco. Landowski fez uma maquete e a escultura em tamanho real da cabeça e das mãos do monumento, cujos moldes em gesso foram enviados ao Brasil em partes numeradas.
A escultura foi reproduzida em concreto armado e revestida em pedra-sabão. Grupos de mulheres se reuniam na casa paroquial para fazer os mosaicos que eram posteriormente aplicados na estátua. Muitas escreveram os nomes dos entes queridos no verso dos triângulos de pedra-sabão.
Além de ser retratado na arte brasileira, como na música Samba do Avião de Tom Jobim, visitas ilustres como o papa João Paulo II, o líder espiritual Dalai Lama, a princesa Diana e príncipe Charles e o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com sua família, já estiveram no alto do Corcovado.
*Com informações da TV Brasil
Edição: Valéria Aguiar
Geral
Terceira Ponte completa um ano de gestão sem pedágio; queda de 27% no número de acidentes com motocicletas
Neste domingo (22), completa um ano que a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) assumiu a gestão da Terceira Ponte, da Rodovia do Sol e da Ciclovia da Vida. Após um ano sem pedágio, não foi registrado um aumento significativo de usuários, limitando-se a 3,5% de veículos a mais trafegando na Terceira Ponte. Apesar deste aumento, foi constatada uma redução no número de acidentes, o que se estende ao longo de todo o trecho da rodovia ES-060 gerido pela Companhia.
Com o fim do pedágio, a nova gestão dos serviços de atendimento ao usuário, a implantação de mais uma faixa na Terceira Ponte e a implantação de melhorias nos equipamentos e tecnologias utilizadas foi verificada uma redução de 9% no número de acidentes, se comparado aos períodos de janeiro a novembro de 2023 e 2024.
Na Terceira Ponte, a redução é ainda maior, chegando a 21% no geral e 27% de redução de acidentes envolvendo motociclistas. Atualmente, passam, em média, 87.000 veículos diariamente pela Terceira Ponte.
Já a Ciclovia da Vida, que significa um marco para a mobilidade urbana ativa e sustentável, tem desempenhado com eficácia o seu principal papel de proteção à vida. Até novembro, foram mais de 717.327 acessos desde a sua inauguração.
Ao todo, foram mais de 7.500 usuários socorridos pelas equipes operacionais da Ceturb-ES, sem mencionar os atendimentos prestados nas ocorrências envolvendo incêndios e animais.
“Completamos um ano de gestão com muitas conquistas, mas também com a consciência de que ainda temos muito a fazer. Enfrentamos desafios como a necessidade de constante manutenção da infraestrutura e a adaptação às novas demandas da mobilidade urbana. No entanto, estamos preparados para enfrentar esses desafios e continuar avançando”, pontuou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes.
“Nossos próximos passos incluem a ampliação da rede de ciclovias, a melhoria da sinalização e a implementação de novas tecnologias para otimizar a gestão do tráfego. Acreditamos que, com o apoio de todos, poderemos transformar a Rodovia do Sol e a Terceira Ponte em modelos de eficiência e segurança para todo o País”, complementou Antunes.
A diretora de Gestão de Rodovias, Natasha Sollero, destacou os avanços nesse primeiro ano de gestão da Rodovia do Sol e Terceira Ponte, com a execução de vários projetos e as melhorias operacionais, em termos de equipamentos e tecnologias, demonstrando bons resultados. “O objetivo principal do nosso trabalho é a segurança e o conforto dos usuários, e os avanços realizados têm contribuído diretamente para um atendimento mais célere, garantindo a trafegabilidade dessas vias e colaborando para a mobilidade de toda a região da Grande Vitória”, ressaltou Natasha Sollero.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
3232-4510 / 9 9849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br
Geral
Tragédia em São Mateus: cinco pessoas morrem em acidente de carro
Um trágico acidente envolvendo dois carros enlutou a cidade de São Mateus, neste sábado (21), na Rodovia Othovarino Duarte Santos, em frente o motel, em Guriri.
De acordo com as primeiras informações, o acidente envolveu um Ford Ka e um Jeep Compass. Todos os cinco ocupantes do Ford Ka morreram no local. O motorista do outro carro foi socorrido por equipes dos Bombeiros e Samu para o Hospital Roberto Silvares.
Entre as vítimas, estava o professor de Educação Física, Romário Guimarães França, da escola Alternativa, que conduzia o veículo de cor branca no momento da colisão. Romário estava acompanhado de sua esposa Luzia Sirley, seu filho Arthur Ferreira França e um casal que pegou carona após uma formatura, entre eles, a jovem Luiza que foi arremessada para fora do veículo.
A cidade do norte capixaba está em choque com o ocorrido às vésperas do Natal.
Homenagem
Instituições de ensino e a secretaria de educação de São Mateus prestaram homenagens às cinco vítimas do grave acidente de carro. O campus do Ifes na cidade decretou luto de três dias e uma cerimônia de despedida foi realizada às 15h na Escola Alternativa, onde dois dos mortos estudaram e um deles deu aula.
Eles voltavam de uma formatura de ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus. Arthur e Enrico haviam concluído o curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, enquanto Luiza cursava o segundo ano do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio.
O sepultamento das vítimas não aconteceu em São Mateus, mas em suas cidades de origem.
Atualizada em 22 de dezembro de 2024.
Geral
Governo anuncia pacote de R$ 264 milhões para infraestrutura rural em 35 municípios
Em um grande impulso para o desenvolvimento rural do Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), anunciou, nesta quinta-feira (17), um pacote de investimentos superior a R$ 264,7 milhões em obras e projetos de infraestrutura em 35 municípios capixabas para o próximo ano. O evento foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.
Os recursos serão destinados principalmente para a melhoria da malha viária rural, com a pavimentação de 62,47 quilômetros de novos Caminhos do Campo e o recapeamento de 144,59 quilômetros de rodovias rurais existentes. Além disso, serão construídas duas novas barragens para garantir o abastecimento hídrico em áreas rurais.
“Estamos chegando ao final de 2024 felizes pelos investimentos que estamos anunciando, com ações em diversas comunidades de nosso Estado. Estamos lançando esses editais hoje para ganharmos tempo. Tudo o que foi anunciado já está com o recurso garantido. Não vamos ter tempo para concluir todos, mas o que não for concluído já estará bem encaminhado. Se temos capacidade de investimento é porque conseguimos organizar este Estado. Mas, se não cuidarmos bem, podemos nos desorganizar. Por isso é importante termos governantes com responsabilidade”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O Programa Caminhos do Campo receberá investimentos de R$ 179,8 milhões para a construção de sete novos trechos de vias rurais em oito municípios. Outros R$ 72,2 milhões serão destinados ao recapeamento de 144,59 quilômetros de rodovias contemplando 18 municípios, garantindo melhor acesso e escoamento da produção agrícola. Ao todo, serão contemplados 39 trechos de Caminhos do Campo, somando 362,25 quilômetros de vias em 35 municípios contemplados.
“É com grande satisfação que anunciamos hoje um marco histórico para o desenvolvimento rural do nosso Estado. Por meio do Programa Caminhos do Campo, serão construídos e recuperados mais de 360 quilômetros de vias rurais, garantindo melhor acesso aos serviços básicos, escoamento da produção agrícola e fortalecimento da economia local. Com este pacote de investimentos, estamos construindo um futuro mais próspero para o nosso campo”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Além da melhoria da infraestrutura viária, o secretário também destacou a importância da segurança hídrica para o setor agrícola. “A segurança hídrica também é uma prioridade. Com a construção de duas novas barragens, estaremos assegurando o abastecimento de água para a agricultura e para as comunidades rurais, contribuindo para a sustentabilidade do campo”, completou o secretário.
Reabilitação de Caminhos do Campo
Com o objetivo de recuperar trechos de vias rurais em condições precárias, o Governo do Estado investirá ainda R$ 5,3 milhões na contratação de anteprojetos de reabilitação em 14 trechos, totalizando 155 quilômetros de vias recuperadas em 16 municípios contemplados.
Programa de Reservação Hídrica
Para garantir a segurança hídrica e fortalecer a agricultura, o Programa de Reservação Hídrica da Secretaria de Estado da Agricultura, receberá investimentos de R$ 7,3 milhões para a construção de duas novas barragens nos municípios de Mantenópolis e João Neiva.
Os seguintes municípios serão contemplados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, Vargem Alta e Viana.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com
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