Geral
Rota turística promete impulsionar ecoturismo em Afonso Cláudio

Cartão-postal do município de Afonso Cláudio, a Pedra dos Três Pontões é oficialmente rota turística do Estado pela Lei 12.160/2024, iniciativa do deputado Dary Pagung (PSB). O monumento natural também é patrimônio histórico do Espírito Santo pela Lei 12.179/2024, de Adilson Espindula (PSD). O entorno do maciço abriga a fauna própria da Mata Atlântica, sendo o local habitado por inúmeras espécies de aves e mamíferos.
A pedra localiza-se a 8 quilômetros do centro de Afonso Cláudio e alcança 1.100 metros acima do nível do mar. Todas essas condições prometem fortalecer ainda mais o ecoturismo no local, onde é possível fazer trilhas, observar pássaros e se deliciar com produtos da agroindústria.
“Criando a rota, a gente acredita que venha fortalecer mais isso, até incentivar outras propriedades a se abrirem para o turismo, porque mesmo a gente tendo um fluxo bom de turismo, a gente vê que poderia ser melhor”, afirma Itamar Tesch, guia local e dono de uma pequena propriedade rural no entorno dos Três Pontões.
“Porque o turismo é assim, você nunca tem um concorrente, quanto mais propriedades, mais atrativo o local, então a gente tem essa expectativa de que mais propriedades se coloquem à disposição. E com isso, com certeza, a gente vai ter um fluxo maior de turismo durante o ano”, complementa Itamar, que tem uma pousada bem perto da rocha.
Ecoturismo
“Eu nasci aqui na propriedade. Vivi a minha vida toda aqui no entorno dos Três Pontões. Mas a gente via a propriedade não por esse lado turístico antes, era uma propriedade produtora de café e mexia com o gado de corte. Esse ano faz 18 anos, no mês de agosto, que a gente trabalha com o ecoturismo na propriedade”, explica o produtor rural.
“Então a gente atende o turista com a trilha, leva o turista até a base dos Três Pontões, até essas grutas, que é um outro passeio que a gente tem, que a gente tem uma parceria com a propriedade, e também temos pousada, o restaurante, aqui próximo à trilha dos Três Pontões. A gente montou uma estrutura para atender o turista que quer conhecer os Três Pontões”, acrescenta.
Fauna
Com 204 espécies de aves catalogadas, o local é muito visitado por turistas interessados no avistamento de aves. “A gente tem um levantamento de várias espécies na propriedade. São espécies às vezes migratórias, tem espécies que um período do ano elas estão, outro período não. E uma das aves mais procuradas pelo turista, que chama a atenção, é a águia-chilena (ou águia-serrana). Ela é uma moradora, é uma habitante dos Três Pontões”, afirma Itamar.
“Os passeios são todos guiados, o turista que vem para cá conhecer os Três Pontões, o tempo todo é acompanhado por um guia, até pela segurança, é importante ter alguém do local”, informa.
Trilha
A trilha de acesso ao local tem seis quilômetros com uma dificuldade moderada de caminhada. “Mas a gente sempre tem uma carta na manga, como se diz. Para a pessoa que quer visitar e tem dificuldade de caminhar, a gente tem uma caminhonete 4×4 que leva a pessoa até um certo ponto, onde a pessoa consegue fazer um passeio, uma pequena caminhada de 200 metros, onde ela consegue ter um visual incrível dos Três Pontões, com o visual mais bonito que tem”, conta.
Grande parte dos moradores da região são descendentes de pomeranos. Na propriedade de Itamar, além de hospedagem, os visitantes podem comprar produtos da agroindústria, como queijos, manteigas e geleias. O local também conta com restaurante com fogão à lenha.
A propriedade recebe cerca de 5 mil visitantes por ano. “Depende muito também da época, por exemplo, agora praticamente a gente ficou quatro meses sem receber, recebendo muito pouca hospedagem. A trilha ela fica impossibilitada de fazer com chuva. Com a criação da rota, “a gente fica naquela expectativa que venha para melhorar, talvez o desenvolvimento local, os acessos, que às vezes a gente tem dificuldade, não é sempre que o acesso está 100%”, afirma.
Segundo o dono da pousada, a alta temporada é de maio a outubro e o público é composto, em sua maioria, por famílias. “A gente recebe várias agências do estado, que pega, faz o bate-e-volta, sai de Vitória de manhã e passa o dia com a gente, volta à tarde, de van, micro-ônibus ou ônibus. E também a gente trabalha com algumas agências interestaduais, tem uma agência de São Paulo, de Minas, até pra questão da observação de aves e mamíferos”, finaliza.
Lei
Autor do projeto que criou a Rota dos Três Pontões, o deputado Dary Pagung acredita que a diversidade é um grande atrativo para o turismo na região. “É uma rota que hoje já tem alguns restaurantes e a cada dia está crescendo mais. A rota fica ali na entrada de Afonso Cláudio, faz um tipo de uma ferradura e tem o parque de exposição, que depois da criação da rota, o parque de exposição hoje já é outro”, observa.
“Eu não tenho dúvida nenhuma que o Estado do Espírito Santo hoje está organizado e tem ajudado a levar a infraestrutura a muitas rotas, não só Três Pontões, mas aquelas rotas que não têm estrutura nenhuma. O poder público pode chegar lá, fazer o Caminhos do Campo, fazer outros projetos importantes, como o calçamento rural”, finaliza o parlamentar.
Fonte: Ales – Por João Caetano Vargas, com edição de Angèle Murad
Geral
Saulinho se reúne em Brasília para impulsionar acessibilidade na Serra

Encontro ocorreu na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O presidente da Câmara Municipal da Serra, vereador Saulinho (PDT), esteve em Brasília para uma reunião com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No encontro, realizado com o Diretor de Relações Institucionais, Sr. Antonio José Ferreira, e com a coordenadora Isadora Nascimento, foram discutidos avanços e novas iniciativas para tornar a Câmara da Serra uma referência em acessibilidade no estado do Espírito Santo.
Saulinho, que é uma pessoa com deficiência auditiva, tem liderado iniciativas para tornar o Legislativo serrano mais acessível e inclusivo. Durante a reunião, foram apresentados os avanços implementados na Câmara, como a presença de intérpretes de Libras nas sessões legislativas, um programa de capacitação em Libras para os servidores, a instalação de piso tátil para auxiliar deficientes visuais, a disponibilização de fones de ouvido sensoriais para autistas e a criação de diversos projetos de lei voltados para a inclusão e acessibilidade.
“Como pessoa com deficiência auditiva, essa pauta é mais do que um compromisso político, é uma missão pessoal. Sei dos desafios diários enfrentados por tantas pessoas e, por isso, estou totalmente comprometido em construir uma cidade mais acessível e inclusiva. Nosso compromisso é transformar a Câmara da Serra em um modelo de acessibilidade para todo o estado. Sabemos que ainda há muito a evoluir, por isso buscamos orientação e apoio da Secretaria Nacional para aprimorar ainda mais nossas políticas e serviços”, destacou Saulinho.
Durante o encontro, também foi solicitada assistência para que a cidade da Serra possa se tornar mais acessível em diferentes espaços públicos, garantindo que as pessoas com deficiência tenham mais autonomia e qualidade de vida. Esse debate ampliado permitiu que fossem discutidas ideias e soluções para políticas públicas que vão muito além da Câmara da Serra, beneficiando toda a população do município e do estado do Espírito Santo.
As ideias apresentadas serão debatidas junto ao prefeito Weverson Meireles (PDT), reforçando o compromisso de toda a gestão municipal em fazer da Serra uma referência em acessibilidade para o Brasil. A iniciativa do presidente do legislativo municipal reafirma o compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, consolidando a cidade de Serra como exemplo em acessibilidade no Espírito Santo.
Por: Gabriel Filipe (Foto e Texto)
Geral
Presidente da Cesan destaca importância de parcerias público-privadas para o desenvolvimento regional

O Presidente da Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento), Munir Abud, participou nesta terça-feira (18) do Brazilian Regional Markets, realizado em Brasília. Durante o evento, Abud destacou a importância da estabilidade e segurança jurídica para a viabilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e reforçou a necessidade de persistência dos gestores para concretizar projetos desse porte.
“Olhando pela ótica do poder público, nos cabe criar um ambiente favorável, com estabilidade e segurança jurídica, para os contratos de parceria público-privada. Criar um ambiente de celeridade nesse procedimento e tirar o poder público da inércia é fundamental. O Espírito Santo é um exemplo disso, com o lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse da iniciativa privada para construção de Usina de Dessalinização e outro, de reuso de água. Não basta só o poder público criar a oportunidade. A iniciativa privada tem um papel importante nesse processo”, afirmou o presidente da Cesan.
O evento contou com a presença de figuras como o governador do Estado, Renato Casagrande, o vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e teve como objetivo central o reconhecimento e o investimento nos mercados regionais brasileiros.
Estados fora do eixo Rio-São Paulo representam uma parcela significativa da economia brasileira, com 59% do PIB industrial, 91% do PIB agropecuário e 90% da geração de energia renovável no país. A edição de Brasília do Brazilian Regional Markets reforçou como a sinergia entre os setores público e privado pode impulsionar investimentos e fortalecer a competitividade dos estados.
O tema das Parcerias Público-Privadas (PPPs) está cada vez mais presente na pauta nacional como uma alternativa viável para a transferência do crescimento econômico e da infraestrutura do país. A programação do evento incluiu painéis com outros temas estratégicos como “Integração entre Governo Federal e Governo Estadual para desenvolvimento dos mercados regionais”.
Por: Assessoria Cesan
Geral
Governo anuncia Aquaviário e Linha Expressa Especial no Carnaval de Vitória

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (19), a operação montada para facilitar o deslocamento dos foliões no Carnaval de Vitória. Com o objetivo de oferecer alternativas ao uso do carro e garantir mais comodidade e segurança, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) lançam uma linha expressa especial e reforçam a operação do Aquaviário durante as madrugadas desta sexta-feira (21) e do sábado (22), quando acontecem os desfiles das Escolas de Samba do Estado, no Sambão do Povo, em Vitória.
“O Carnaval do Brasil começa aqui no Espírito Santo e neste ano vamos disponibilizar o Aquaviário 24 horas entre a Prainha e Praça do Papa nas noites de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo. Também teremos ônibus ligando a Praça do Papa para o Sambão do Povo. Então você que é de Vila Velha pode deixar seu veículo na Prainha e vir de Aquaviário até o Sambão e você que é de Vitória e Serra pode deixar seu veículo na Praça do Papa. Queremos dar mais conforto aos foliões e também gerar menos tumulto de veículos naquela região para que o Carnaval seja de paz e muita diversão”, disse o governador.
A operação foi planejada para que os foliões possam deixar seus veículos na Prainha, em Vila Velha, ou na Praça do Papa, em Vitória, e utilizem o transporte coletivo até o Sambão do Povo. Durante esses dias, a linha 402 do sistema Aquaviário terá viagens extras ao longo de toda a noite, ligando a Prainha à Praça do Papa. Do estacionamento da Praça do Papa sairá um ônibus da linha expressa especial de Carnaval, que seguirá direto para a Rodoviária de Vitória, nas proximidades do Sambão do Povo.
Esse ônibus realizará embarque e desembarque exclusivamente nos pontos estabelecidos: Praça do Papa e Rodoviária, e seguirá o valor padrão do Sistema Transcol, de R$ 4,90. O pagamento pode ser feito com o Cartão GV ou pelo aplicativo KIM.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, reforçou a importância da operação: “Nossa meta é oferecer alternativas seguras e organizadas para os foliões, incentivando que deixem o carro na Prainha ou na Praça do Papa, ou peguem um táxi e transporte de aplicativo para utilizar o transporte público entre a Praça do Papa e o Sambão do Povo. Isso reduz a circulação de veículos na área do evento, melhora o fluxo de trânsito e proporciona uma experiência mais tranquila para todos.”
Horários de funcionamento – Transcol Especial de Carnaval:
Aquaviário Linha 402 – Prainha x Praça do Papa:
Saídas da Prainha às: 20h; 20h40; 21h20; 22h; 22h40; 23h20; 00h20; 01h20; 02h20; 03h20; 04h20; 05h20; 06h e 06h40.
Saídas da Praça do Papa: 20h20; 21h; 21h40; 22h20; 23h; 00h; 01; 02h; 03h; 04h; 05h; 05h40; 06h20 e 07h.
Intervalo entre viagens: aproximadamente 40 minutos
Linha Expressa de Carnaval (Praça do Papa x Rodoviária de Vitória):
Saídas do Estacionamento da Praça do Papa: 20h20; 21h; 21h40; 22h20; 23h; 00h; 01h10; 02h10; 03h10; 04h10; 04h50; 05h30 e 06h10
Saídas da Rodoviária: 20h45; 21h25; 22h05; 22h45; 23h25; 00h25; 01h30; 02h30; 03h30; 04h30; 05h10; 05h50 e 06h30
Intervalo entre viagens: aproximadamente 40 minutos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz
(27) 3232-4510 / 99849-6178
monica.luz@ceturb.es.gov.br
- Cidades4 dias atrás
Sooretama: Plano de Mobilidade Urbana começa a ser discutido em Audiência Pública nesta quinta(20)
- Política4 dias atrás
“Bike Sem Fronteiras Inclusivo”: aprovado Projeto de Lei do vereador Saulinho
- Geral4 dias atrás
Fundo Cidades: mais R$ 200 milhões para adaptação às mudanças climáticas
- Oportunidade3 dias atrás
Serra abre vagas de estágio com bolsa de até R$ 945 para atuar na Saúde
- Geral3 dias atrás
Governo anuncia Aquaviário e Linha Expressa Especial no Carnaval de Vitória
- Saúde2 dias atrás
Governo Federal fará mutirão nacional em março para redução de filas de cirurgia
- Geral2 dias atrás
Saulinho se reúne em Brasília para impulsionar acessibilidade na Serra
- Tecnologia2 dias atrás
O que é um fóssil vivo? Conheça o conceito criado por Darwin em seu livro clássico