Ligue-se a nós

Geral

Trabalhos técnicos da Cesan são premiados durante Feira Nacional de Saneamento

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Durante a primeira 1ª Edição do Prêmio Melhores Trabalhos Técnicos, realizada na Feira Nacional de Saneamento (Fenasan), que acontece em São Paulo – SP, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) teve dois projetos reconhecidos e premiados entre os três melhores do Brasil. Os prêmios foram concedidos em reconhecimento à inovação, relevância e aplicabilidade dos projetos apresentados, destacando a excelência da Cesan em suas iniciativas de saneamento ambiental.

O primeiro projeto premiado foi “Educação Ambiental em Saneamento: Estratégias de Atuação Online em Tempos de Pandemia do COVID-19”, apresentado por Ludmila Esteves, da Coordenadoria de Relações com a Comunidade (R-CRC). “Receber esse prêmio é um reconhecimento do nosso esforço em promover a conscientização ambiental mesmo durante períodos desafiadores, como o da pandemia. Estou muito feliz por contribuir para um ambiente mais saudável e educado em nossa comunidade”, afirmou.

O segundo projeto premiado, “Aplicação de Peróxido de Hidrogênio como Pré-Oxidante em Sistemas de Tratamento de Água para Minimização da Formação de Subprodutos Halogenados”, foi apresentado por Maria Letícia de Abreu, da Divisão de Tratamento Norte (O-DTN). O projeto destaca a busca contínua da Cesan por tecnologias avançadas visando à qualidade da água potável.

O presidente da Cesan, Munir Abud, comentou sobre as premiações. “Estamos extremamente orgulhosos dos nossos empregados e suas conquistas na Fenasan. Esses prêmios refletem não apenas o talento e a dedicação de nossas equipes, mas também a qualidade das ações que a Cesan tem empreendido para garantir água e saneamento de alta qualidade para todos os cidadãos. Estamos comprometidos com a inovação e a excelência, e esses prêmios são um testemunho disso”, enfatizou.

Anúncio

O Prêmio Melhores Trabalhos Técnicos da Fenasan reconheceu três projetos que não apenas atenderam às rigorosas normas de avaliação, mas também apresentaram inovação e aplicabilidade prática, abordando desafios reais enfrentados no campo do saneamento ambiental. Ao todo foram apresentados 90 trabalhos.

A premiação teve em três etapas: a primeira foi a avaliação dos trabalhos inscritos sem identificação de autor(a), a segunda consistiu em uma outra avaliação feita por outra equipe de especialistas, e a terceira foi a apresentação oral dos trabalhos, durante a Feira.

Trabalhos premiados:

Educação ambiental em saneamento: estratégias de atuação on-line em tempos de pandemia do COVID-19

Anúncio

Apresentadora: Ludmila Esteves de Oliveira Costalonga (Coordenadoria de Relações com a Comunidade)

Resumo do trabalho:

O trabalho é um relato de ações e estratégias ambientais educativas que desenvolvemos em parceria com a P-CCE no período da pandemia da Covid-19, e por meio de uma nova forma de interação com o público através das mídias sociais, devido ao momento de distanciamento social e isolamento.

Aplicação de peróxido de hidrogênio como pré-oxidante em sistemas de tratamento de água para minimização da formação de subprodutos halogenados

Anúncio

Apresentadora: Maria Letícia de Abreu Faria Rocha (Divisão de Tratamento Norte)

Resumo do trabalho:

A aplicação de peróxido de hidrogênio como pré-oxidante foi implementada nas ETAs da O-DTN em substituição à pré-cloração, visando à redução da formação de subprodutos da desinfeção. A pré-oxidação é uma etapa do tratamento de água comum nas ETAs que precisam remover cor, matéria orgânica e metais da água que será tratada. Como o cloro é um oxidante utilizado nas ETAs para realizar a desinfecção, é usual também usá-lo na pré-oxidação. Porém, o cloro reage com a matéria orgânica da água formando subprodutos orgânicos halogenados que em elevadas concentrações são prejudiciais à saúde humana. Inicialmente foram realizados testes em laboratório e em escala real, bem como a avaliação da complexidade de aplicação e o custo de implantação. Os resultados obtidos respaldaram a aplicação do produto em outras ETAs da O-DTN, garantindo o padrão de potabilidade quanto à presença de subprodutos da halogenados.

Anúncio

Geral

Desemprego cai a 5,6% no trimestre encerrado em julho, menor da série histórica iniciada em 2012

Redação Informe ES

Publicado

no

A taxa de desemprego do trimestre móvel encerrado em julho de 2025 caiu para 5,6% — a menor da série histórica do indicador, iniciada em 2012. No trimestre, a população desocupada caiu para 6,118 milhões, o menor contingente desde o último trimestre de 2013 (6,1 milhões). Estes são alguns dos destaques da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira, 16 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já a população ocupada, definição que considera o total de trabalhadores do país, bateu novo recorde e chegou a 102,4 milhões. O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) atingiu o patamar de 58,8%, o maior já registrado. Além disso, o número de empregados com carteira assinada também foi inédito: 39,1 milhões de pessoas em empregos formalizados. “Desemprego em queda, na mínima histórica. Recorde de empregos com carteira assinada. Aumento de renda. Dados que mostram um Brasil mais forte”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em postagem nas redes sociais.

MERCADO ATIVO — De acordo com o analista da pesquisa realizada pelo IBGE, William Kratochwill, os números sustentam o bom momento do mercado de trabalho. “Temos crescimento da ocupação e redução da subutilização da mão de obra, ou seja, um mercado de trabalho mais ativo”, define. “Os indicadores demonstram que as pessoas que deixam a população desocupada não estão se retirando da força de trabalho ou caindo no desalento, estão realmente ingressando no mercado de trabalho”, analisa Kratochwill.
 

RECORDE DE CLTs — O número de empregados celetistas do setor privado, ou seja, aqueles com carteira de trabalho assinada, foi recorde (39,1 milhões), mostrando estabilidade no trimestre e crescendo 3,5% (mais 1,3 milhão de pessoas) no ano. O contingente de trabalhadores por conta própria (25,9 milhões) também foi recorde, crescendo 1,9% (mais 492 mil pessoas) no trimestre e 4,2% (mais 1 milhão) no ano. Já o número de empregados do setor privado sem carteira assinada (13,5 milhões) ficou estável.
 

Anúncio

Evolução da taxa de desemprego no Brasil por trimestres desde o período de maio-junho-julho de 2024: taxa de 5,6¨% registrada agora é a menor já medida na série histórica iniciada em 2012. Fonte: PNAD Contínua / IBGE

SETORES ECONÔMICOS — A alta da ocupação frente ao trimestre anterior foi puxada por três dos dez grupamentos de atividade investigados pela PNAD Contínua:

  • Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (2,7%, ou +206 mil pessoas)
  • Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (2,0%, ou +260 mil pessoas)
  • Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (2,8%, ou +522 mil pessoas).

Na comparação com o mesmo trimestre móvel de 2024, a ocupação aumentou em cinco grupamentos:

  • Indústria Geral (4,6%, ou +580 mil pessoas)
  • Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (2,1%, ou +398 mil pessoas)
  • Transporte, armazenagem e correio (6,5%, ou +360 mil pessoas)
  • Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (3,8%, ou +480 mil pessoas)
  • Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,7%, ou +677 mil pessoas)

INFORMALIDADE — No trimestre encerrado em julho, a taxa de informalidade chegou a 37,8%, ligeiramente menor que a do trimestre móvel anterior (38%) e inferior, também, à do mesmo período do ano passado (38,7%).


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Continuar Lendo

Geral

Linha do Aquaviário de Porto de Santana ganha mais viagens

Redação Informe ES

Publicado

no

O Sistema Aquaviário recebeu, na segunda-feira (15), doze novos horários de partida para a linha 401 (Porto de Santana / Praça do Papa), que já começaram a operar e estão listados na nova tabela de horários do Aquaviário. As doze novas viagens estão divididas meio a meio, ou seja, seis viagens partem da estação Praça do Papa e seis da estação Porto de Santana. Vale ressaltar que todas as novas viagens valerão apenas para dias úteis.

A oferta de mais viagens no Aquaviário busca trazer ao passageiro mais opções de locomoção, com o menor tempo entre viagens possível, levando cada vez mais agilidade no dia a dia.

Confira abaixo a tabela completa da linha 401, já incluindo os novos horários:

Linha 401 – Porto de Santana / Praça do Papa
Porto de SantanaPraça do Papa
6h207h
7h7h40
7h508h30
8h259h10
9h2010h05
10h10h50
10h5011h35
12h2013h10
13h5514h45
14h4015h25
15h3016h20
16h1017h
17h0517h55
17h4518h35
18h4019h30

Anúncio

Fonte: Governo do ES

Continuar Lendo

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Redação Informe ES

Publicado

no

Em mais um reconhecimento à excelência da gestão fiscal capixaba, o Espírito Santo recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a Nota A+ na análise promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A classificação evidencia que, além de alcançar por 14 anos seguidos a Nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), o Estado também obteve a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia a precisão, integridade, consistência e qualidade das informações contábeis e fiscais.

O resultado foi divulgado durante a entrega do Prêmio Qualidade da Informação 2025, realizada nesta segunda-feira (15), em Brasília. Pela primeira vez, o Tesouro Nacional premiou estados e municípios que conquistaram a classificação A+, como forma de estimular a qualidade e a sustentabilidade das finanças públicas. A análise refere-se ao desempenho obtido em 2024.

“O Espírito Santo é o único Estado Nota A desde a criação do ranking, ainda em meu primeiro mandato, em 2012. Agora, recebe novamente a Nota A+, posição obtida desde que esse critério passou a ser reconhecido. Isso é o resultado de uma administração pautada pela responsabilidade fiscal, transparência e compromisso com o bem-estar dos capixabas. Com contas equilibradas, ampliamos investimentos em todas as áreas, fortalecendo o desenvolvimento regional e gerando oportunidades aos capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande, que participou da solenidade de premiação.

O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, destaca que o Espírito Santo consolidou uma gestão fiscal sólida, hoje reconhecida nacionalmente como referência. “Essa conquista demonstra que estamos no mais elevado patamar de excelência em transparência, equilíbrio e qualidade das finanças públicas. Ao mesmo tempo, reforça a credibilidade do Estado, favorece o ambiente de negócios e estimula o setor privado a investir e gerar oportunidades. Mais do que um indicador, é a prova de que o Espírito Santo está preparado para crescer de maneira sustentável”, comentou.

Ele ressaltou ainda que a solidez das contas públicas garante recursos para investimentos em áreas estratégicas, diretamente voltados à melhoria da qualidade de vida do cidadão. “Esse prêmio é fruto do trabalho comprometido de toda a equipe da Secretaria da Fazenda, que atua com seriedade e responsabilidade perante a sociedade capixaba. É, ao mesmo tempo, um reconhecimento e um estímulo para que continuemos avançando e consolidando o Espírito Santo como referência em gestão fiscal para o País”, acrescentou.

Anúncio

Somente sete estados receberam a nota máxima. Além do Espírito Santo, foram premiados pela Nota A+ Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Paraíba.

O que significa a Nota A+

A classificação “A+” foi instituída pela STN em 2024 para distinguir os entes federativos que atingem o mais elevado nível de excelência em gestão fiscal e qualidade do gasto público. O selo atesta o equilíbrio das contas estaduais e a solidez fiscal, conferindo maior credibilidade junto a investidores e ampliando a capacidade de priorizar investimentos que impactam positivamente a sociedade.

Para obter a Nota A+, é necessário alcançar Nota A nos três indicadores que compõem a Capacidade de Pagamento (Capag) – endividamento, poupança corrente e liquidez – que medem a solvência, o equilíbrio entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa. A Capag é o indicador utilizado pelo Tesouro Nacional para avaliar a saúde fiscal de estados e municípios que pretendem contratar operações de crédito com garantia da União.

Além disso, é imprescindível obter Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia cerca de 180 itens relacionados à precisão, integridade, qualidade e consistência dos dados contábeis, orçamentários e fiscais enviados pelos entes federativos ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Anúncio

O Siconfi é a plataforma responsável por receber, processar e disponibilizar as informações contábeis e fiscais de todos os entes da Federação – União, estados, Distrito Federal e municípios – promovendo transparência e consolidando as contas públicas do País, sendo o Tesouro Estadual o responsável pelo controle dos indicadores e envio das informações da Sefaz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados