Ligue-se a nós

Geral

Trabalhos técnicos da Cesan são premiados durante Feira Nacional de Saneamento

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Durante a primeira 1ª Edição do Prêmio Melhores Trabalhos Técnicos, realizada na Feira Nacional de Saneamento (Fenasan), que acontece em São Paulo – SP, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) teve dois projetos reconhecidos e premiados entre os três melhores do Brasil. Os prêmios foram concedidos em reconhecimento à inovação, relevância e aplicabilidade dos projetos apresentados, destacando a excelência da Cesan em suas iniciativas de saneamento ambiental.

O primeiro projeto premiado foi “Educação Ambiental em Saneamento: Estratégias de Atuação Online em Tempos de Pandemia do COVID-19”, apresentado por Ludmila Esteves, da Coordenadoria de Relações com a Comunidade (R-CRC). “Receber esse prêmio é um reconhecimento do nosso esforço em promover a conscientização ambiental mesmo durante períodos desafiadores, como o da pandemia. Estou muito feliz por contribuir para um ambiente mais saudável e educado em nossa comunidade”, afirmou.

O segundo projeto premiado, “Aplicação de Peróxido de Hidrogênio como Pré-Oxidante em Sistemas de Tratamento de Água para Minimização da Formação de Subprodutos Halogenados”, foi apresentado por Maria Letícia de Abreu, da Divisão de Tratamento Norte (O-DTN). O projeto destaca a busca contínua da Cesan por tecnologias avançadas visando à qualidade da água potável.

O presidente da Cesan, Munir Abud, comentou sobre as premiações. “Estamos extremamente orgulhosos dos nossos empregados e suas conquistas na Fenasan. Esses prêmios refletem não apenas o talento e a dedicação de nossas equipes, mas também a qualidade das ações que a Cesan tem empreendido para garantir água e saneamento de alta qualidade para todos os cidadãos. Estamos comprometidos com a inovação e a excelência, e esses prêmios são um testemunho disso”, enfatizou.

Anúncio

O Prêmio Melhores Trabalhos Técnicos da Fenasan reconheceu três projetos que não apenas atenderam às rigorosas normas de avaliação, mas também apresentaram inovação e aplicabilidade prática, abordando desafios reais enfrentados no campo do saneamento ambiental. Ao todo foram apresentados 90 trabalhos.

A premiação teve em três etapas: a primeira foi a avaliação dos trabalhos inscritos sem identificação de autor(a), a segunda consistiu em uma outra avaliação feita por outra equipe de especialistas, e a terceira foi a apresentação oral dos trabalhos, durante a Feira.

Trabalhos premiados:

Educação ambiental em saneamento: estratégias de atuação on-line em tempos de pandemia do COVID-19

Anúncio

Apresentadora: Ludmila Esteves de Oliveira Costalonga (Coordenadoria de Relações com a Comunidade)

Resumo do trabalho:

O trabalho é um relato de ações e estratégias ambientais educativas que desenvolvemos em parceria com a P-CCE no período da pandemia da Covid-19, e por meio de uma nova forma de interação com o público através das mídias sociais, devido ao momento de distanciamento social e isolamento.

Aplicação de peróxido de hidrogênio como pré-oxidante em sistemas de tratamento de água para minimização da formação de subprodutos halogenados

Anúncio

Apresentadora: Maria Letícia de Abreu Faria Rocha (Divisão de Tratamento Norte)

Resumo do trabalho:

A aplicação de peróxido de hidrogênio como pré-oxidante foi implementada nas ETAs da O-DTN em substituição à pré-cloração, visando à redução da formação de subprodutos da desinfeção. A pré-oxidação é uma etapa do tratamento de água comum nas ETAs que precisam remover cor, matéria orgânica e metais da água que será tratada. Como o cloro é um oxidante utilizado nas ETAs para realizar a desinfecção, é usual também usá-lo na pré-oxidação. Porém, o cloro reage com a matéria orgânica da água formando subprodutos orgânicos halogenados que em elevadas concentrações são prejudiciais à saúde humana. Inicialmente foram realizados testes em laboratório e em escala real, bem como a avaliação da complexidade de aplicação e o custo de implantação. Os resultados obtidos respaldaram a aplicação do produto em outras ETAs da O-DTN, garantindo o padrão de potabilidade quanto à presença de subprodutos da halogenados.

Anúncio

Geral

Cesan: manutenção preventiva no serviço de abastecimento em bairros de Aracruz, Cariacica, Fundão, Serra e Vitória neste sábado (02)

Redação Informe ES

Publicado

no

A Cesan vai realizar manutenção preventiva no serviço de abastecimento de água em bairros de Aracruz, Cariacica, Fundão, Serra e Vitória neste sábado, (02/08).

A previsão é que os serviços sejam concluídos até 02/08/2025 às 23h. A população deve economizar água e praticar o reúso. O abastecimento será gradativamente normalizado em até 24 horas após a conclusão dos serviços. A retomada ocorre primeiro nas regiões mais baixas e nos imóveis próximos às estações de bombeamento e em seguida nos imóveis localizados nas regiões mais altas e nas extremidades das redes.

Carros-pipa estão à disposição da população para complementar o abastecimento. Basta acionar a Cesan a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 115 ou Whatsapp (27) 3422-0115.

Confira os bairros:

Anúncio

ARACRUZ
ITAPARICA
PRAIA FORMOSA
SANTA CRUZ
SAO FRANCISCO

CARIACICA
CARIACICA SEDE
IBIAPABA
NOVA ESPERANCA
NOVA ROSA DA PENHA
PADRE MATHIAS
PORTO DE CARIACICA
PROLAR
SANTA LUZIA
SAO JOAO BATISTA
VILA CAJUEIRO
VILA MERLO
VILA PROGRESSO

FUNDÃO
BALNEARIO COSTA AZUL
DIRECAO
ENSEADA DAS GARCAS
MIRANTE DA PRAIA
PRAIA GRANDE
RESID. FAZENDA HZ
RIO PRETO
VILA TONGO

SERRA
ALTEROSAS
ANDRE CARLONI
BALNEARIO CARAPEBUS
BARCELONA
BARRO BRANCO
BICANGA
BOA VISTA I
BOA VISTA II
BOULEVARD LAGOA
CAMARA
CANTINHO DO CEU
CARAPINA GRANDE
CASTELANDIA
CENTRAL CARAPINA
CHACARA PARREIRAL
CIDADE CONTINENTAL
CIDADE POMAR
CIVIT I
CIVIT II
COLINA LARANJEIRAS
CONJ CARAPINA I
CONJ JACARAIPE
COSTA BELA
COSTA DOURADA
DAS LARANJEIRAS
DE FATIMA
DIAMANTINA
ELDORADO
ENSEADA JACARAIPE
ESTANCIA MONAZITICA
EURICO SALES
FEU ROSA
GUARACIABA
HELIO FERRAZ
JACUHY
JARDIM ATLANTICO
JARDIM CARAPINA
JARDIM LIMOEIRO
JARDIM TROPICAL
JOSE DE ANCHIETA
JOSE DE ANCHIETA II
JOSE DE ANCHIETA III
LAGOA DE CARAPEBUS
LAGOA DE JACARAIPE
LARANJEIRAS VELHA
MANGUINHOS
MANOEL PLAZA
MARBELLA
MARINGA
MATA DA SERRA
MORADA LARANJEIRAS
NOVA ALMEIDA
NOVA CARAPINA I
NOVA CARAPINA II
NOVA ZELANDIA
NOVO
NOVO HORIZONTE
NOVO PORTO CANOA
OURIMAR
PARQ DAS GAIVOTAS
PARQ JACARAIPE
PARQ RES LARANJEIRAS
PARQ RES M ALVARO
PARQ RES N ALMEIDA
PARQ RES TUBARAO
PARQ SANTA FE
PITANGA
PLANALTO DE CARAPINA
PLANICIE DA SERRA
POLO IND TUBARAO
PORTAL DE JACARAIPE
PORTO CANOA
PORTO DOURADO
PRAIA DA BALEIA
PRAIA DE CAPUBA
PRAIA DE CARAPEBUS
PRAIAMAR
REIS MAGOS
RES JACARAIPE
RES VISTA DO MESTRE
ROSARIO DE FATIMA
SANTA LUZIA
SANTA RITA DE CASSIA
SAO DIOGO I
SAO DIOGO II
SAO FRANCISCO
SAO GERALDO
SAO JOAO
SAO PATRICIO
SAO PEDRO
SERRA DOURADA I
SERRA DOURADA II
SERRA DOURADA III
SERRAMAR
SITIO IREMA
SOLAR DE ANCHIETA
TAQUARA I
TAQUARA II
TIMS
VALPARAISO
VILA NOVA DE COLARES

Anúncio

VITÓRIA
AEROPORTO
ANTONIO HONORIO
BOA VISTA
GOIABEIRAS
JABOUR
JARDIM CAMBURI
JARDIM DA PENHA
MARIA ORTIZ
MATA DA PRAIA
MORADA DE CAMBURI
PARQUE INDUSTRIAL
PONTAL DE CAMBURI
REPUBLICA
SEGURANCA DO LAR
SOLON BORGES

Por: Comunicação-Cesan

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Munir Abud realiza primeira visita à sede da Aesbe em Brasília e reforça compromisso com o fortalecimento institucional

Redação Informe ES

Publicado

no

Em sua primeira visita oficial à sede da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em Brasília, o presidente Munir Abud, também presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), foi recepcionado pela equipe da entidade e reforçou seu compromisso com a continuidade e o fortalecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos.

A visita marca o início de uma nova etapa na condução da Aesbe, com foco na valorização da estrutura física e institucional da entidade, no alinhamento estratégico diante dos desafios atuais do setor e no posicionamento firme em defesa de um saneamento básico público e de qualidade para toda a população brasileira.

“Essa primeira visita à Aesbe foi um momento muito importante porque podemos desfrutar da especial estrutura que temos aqui em Brasília, que todos os presidentes devem vir conhecer e utilizar, porque o espaço é de cada um de vocês”, afirmou Munir. Ele destacou que a sede da Aesbe é um espaço estratégico para articulações institucionais e políticas, principalmente em um cenário com tantos eventos e pautas relevantes para o setor nos próximos meses.

Durante o encontro com a equipe, Munir também compartilhou sua visão sobre os próximos passos da entidade. “Podemos estruturar aqui como a Aesbe vai se portar nos próximos meses, dado à quantidade de eventos importantes que temos e com a necessidade de firmarmos um posicionamento enérgico em defesa de um saneamento básico de qualidade para a população brasileira. Traçamos algumas metas, alguns projetos necessários para dar destaque a essa tão relevante instituição”, pontuou.

O presidente ressaltou ainda o trabalho desenvolvido por seu antecessor, Neuri Freitas, e a estrutura sólida que encontrou ao assumir o cargo. “Conhecendo a equipe e, é claro, estando extremamente satisfeito com o que me foi apresentado, com a herança que recebo do presidente Neuri, de uma instituição estruturada e, com respeito, estamos aptos. Passos preparados para que possamos caminhar a passos largos para entregar uma instituição cada vez melhor.

Anúncio

Por: Assessoria Cesan

Continuar Lendo

Geral

Espírito Santo já emitiu mais de 396,7 mil Carteiras de Identidade Nacional, o equivalente a quase 10% da população do estado

Redação Informe ES

Publicado

no

Até o dia 23 de julho, o Espírito Santo já havia emitido 396.727 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), o equivalente a 9,67% da população do estado. Em todo o país, mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram o documento. Os números estão consolidados em base de dados divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No estado capixaba foram emitidos 177.286 registros de pessoas do sexo masculino (44,69%) e 219.387 do sexo feminino (55,30%). A média diária de emissões é de 353. No mês de julho de 2025, foram registrados 2.054 documentos.

COMO FAZER — A primeira via é gratuita. A CIN é emitida em todos os estados (confira como fazer na sua Unidade Federativa). É necessário levar certidão de nascimento ou de casamento.

IDADE — A faixa etária que mais tem se beneficiado do serviço no Espírito Santo é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 49.205 pessoas dessa idade (12,40% do total no estado). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 47.579 emissões no estado (11,99% do total).

Anúncio

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA — Dos 30 milhões de documentos emitidos até 23 de julho no Brasil, 493 mil foram registrados por pessoas com deficiência. No Espírito Santo, são 9.542 pessoas. Desse universo, 5.698 são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (55,45%), 2.219 pessoas com deficiência intelectual (21,59%), 1.177 com deficiência física (11,45%), 696 com deficiência visual (6,77%) e 486 com deficiência auditiva (4,73%).

SEGURANÇA — A CIN é importante para o governo brasileiro reduzir fraudes, melhorar cadastros administrativos e ofertar melhores serviços. O documento estabelece um padrão nacional e único em torno do CPF. Conta com recursos avançados de segurança, como o QR Code, tanto na versão física quanto na digital. O código contém uma assinatura digital que garante autenticidade e dificulta tentativas de falsificação.  O documento também possibilita acesso mais seguro (conta Ouro) aos milhares de serviços digitais disponíveis no portal GOV.BR

BIOMETRIA – A CIN permite o uso da biometria, o que fortalece a segurança do cidadão e do governo e, a partir de agora, o acesso a benefícios sociais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. A implementação será gradual. Quem já possui benefício terá mais tempo para se adequar. O texto indica que a CIN será a base de referência para o cadastro. “Queremos um Estado mais moderno, eficiente e próximo de cada cidadão. Um governo para cada pessoa”, afirmou o presidente em postagem na rede social X.

APLICATIVO – No evento também foi lançado o aplicativo da CIN, para validação oficial e gratuita dos dados do documento. O aplicativo foi desenvolvido justamente para oferecer uma forma rápida, pública e gratuita de conferir se o QR Code do documento foi de fato emitido pelo ministério. A ferramenta opera em dois modos: o detalhado, que apresenta todas as informações da base nacional quando há conexão com a internet, e o modo parcial que, mesmo off-line, permite verificar o CPF e a data de nascimento da pessoa. 

Anúncio

Por: Secretaria de Comunicação -Presidência da República

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados