Ligue-se a nós

Negócios

Dicas Budistas Que Podem te Ajudar no Mundo dos Negócios

Redação Informe ES

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

De Star Wars a Rocky, passando por Kung Fu Panda, os princípios do Zen Budismo se infiltraram na cultura pop de forma tão sutil que muitas vezes se fez imperceptível. Seja quando Yoda compartilha sua sabedoria ou quando Po descobre a paz interior. Aplicar esses princípios conscientemente na vida e no cotidiano, especialmente em indústrias altamente regulamentadas como a financeira, é essencial para manter a sanidade e o equilíbrio.

Veja três princípios budistas que podem auxiliar na liderança sem (completamente) perder seu lado Zen:

Anúncio

Leia também

    1. Ame o desafio

    Em Rocky Balboa, o sexto filme da saga Rocky, o atleta compartilha uma joia de sabedoria com seu filho: “Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente”. Gerir uma empresa de serviços financeiros pode não parecer como entrar no ringue com Mason Dixon, o vilão o filme, (embora algumas reuniões de segunda-feira cheguem perto disso), mas essa ideia de “continuar seguindo em frente” ressoa no setor bancário.

    Seja de clientes, reguladores, parceiros ou da própria equipe, obstáculos surgem constantemente, e quando você os encara, podem parecer gigantescos—como tentar boxear uma geleira. Mas aqui está o ponto: todo problema que você enfrenta tem uma oportunidade escondida em algum lugar.

    Quando equipes apresentam um obstáculo, o líder deve incentivá-los a pensar como Rocky: superar o desafio e seguir em frente. Afinal, como Buda diria, “O que pensamos, nos tornamos”, então pense em soluções, não em problemas.

    2. Foque no presente

    No mundo caótico do setor bancário e das fintechs, a atenção está constantemente dividida. É comum se distrair durante uma conversa, mentalmente revisando uma lista de tarefas ou se perguntando se respondeu aquele e-mail.

    No budismo, a “Visão Correta” é sobre enxergar a realidade como ela é: sempre em mudança e impermanente. E, com essa visão, viver no momento presente. Ou, como Eckhart Tolle colocou em seu livro, “O Poder do Agora” (Sextante, 2000). Se “Agora” foi bom o suficiente para Annie Lennox o escolher como um de seus livros preferidos, é bom o suficiente para praticar durante as reuniões de diretoria.

    Anúncio

    Embora gerir uma empresa seja um pouco menos parecido com sobreviver em uma ilha deserta (dependendo do mercado de ações), o princípio é certeiro: concentre-se na tarefa, na pessoa e na decisão à sua frente, e deixe sua caixa de entrada para depois. Afinal, a vida é como uma prancha de surfe: mantenha o equilíbrio no presente ou será derrubado.

    3. Pratique a arte de deixar ir

    Existe um koan zen (basicamente, um enigma filosófico) do livro Zen Shorts (Scholastic Press, 2005), de Jon J Muth, que pode auxiliar na vida profissional e financeira. Stillwater, um panda zen, compartilha a história de dois monges que encontram uma mulher precisando de ajuda para atravessar um rio. O monge mais velho a pega e a carrega até o outro lado, embora ela nem mesmo o agradeça. Horas depois, o monge mais jovem continua remoendo a grosseria da mulher e como seu companheiro, mesmo mal tratado, a ajudou. O monge mais velho responde: “Deixei a mulher no chão horas atrás. Por que você continua carregando ela?”.

    Nos negócios, todos tendem a carregar a própria bagagem mental. Talvez seja um trimestre ruim, uma reunião difícil, ou uma oportunidade perdida. Mas, e se, como o monge mais velho, fosse possível simplesmente deixar isso para lá? Claro, todos já tiveram aquele negócio que não deu certo ou projeto que fracassou, mas ficar remoendo isso é como tentar nadar com uma pedra amarrada nas costas. Deixar ir não é apenas uma arte; é uma habilidade de sobrevivência. Se puder soltar esses pesos mentais, conseguirá mover-se com mais leveza, mais rapidez e provavelmente dormir melhor à noite.

    É possível trazer o budismo para os negócios?

    Na verdade, talvez seja algo que já deveria estar acontecendo, particularmente em indústrias altamente regulamentadas como a bancária, que possuem seus próprios obstáculos e fontes de estresse. O momento atual é de pessoas se perguntando mais profundamente sobre as empresas em que trabalham ou das quais compram. “Qual é o impacto ambiental?” ou “Isso ajuda as pessoas a se tornarem financeiramente estáveis ou a construir riqueza?”. Nesse mesmo espírito, o budismo oferece uma estrutura que ajuda a articular uma filosofia de liderança. Trata-se de ser mais consciente, mais compassivo e, talvez, um pouco menos estressado.

    Anúncio

    Imagine se mudar o foco do esforço interminável para o caminho da iluminação (sem pânico, não precisa raspar a cabeça). E se liderar com compaixão, permanecer enraizados no presente e dominar a arte de deixar ir? Claro, talvez não todos os problemas do mundo não se resolvessem assim, mas talvez seria possível criar produtos e serviços financeiros que tivessem um impacto positivo para os consumidores e ambientes de trabalho que fossem muito mais alegres e equilibrados.

    Como disse o mestre zen Po, de Kung Fu Panda: “Não existe ingrediente secreto. É só você”. Com essa mentalidade, liderar um negócio não precisa parecer uma batalha; pode parecer uma aventura.

    O post Dicas Budistas Que Podem te Ajudar no Mundo dos Negócios apareceu primeiro em Forbes Brasil.

    Powered by WPeMatico

    Anúncio
    Continuar Lendo
    Anúncio

    Negócios

    Nivea Anuncia Marcela Faconti Como Nova Diretora de Marketing no Brasil

    Redação Informe ES

    Publicado

    no

    Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

    A Nivea, marca do Grupo Beiersdorf, anunciou Marcela Faconti como nova diretora de marketing no Brasil.

    A executiva retorna à companhia após três anos na Coty Brasil, onde atuou como diretora de trade marketing e da unidade de negócios de fragrâncias lifestyle.

    Formada em administração pela Fundação Getulio Vargas, Faconti construiu uma longa trajetória no Grupo Beiersdorf. Ela ingressou na empresa em 2007 como analista de planejamento de demanda e, ao longo de 15 anos, ocupou cargos de liderança dentro da companhia.

    Já atuou como diretora regional de marketing para mercados emergentes, em Dubai, e gerente de marketing no Brasil. A executiva deixou o grupo em 2022 como head global de centro de excelência. “Esses anos no grupo moldaram a forma como lidero, construo negócios e conecto marcas com pessoas”, afirmou em uma publicação no LinkedIn. “Tenho orgulho do que construímos e espero honrar esse legado ao iniciar este novo capítulo.”

    Anúncio

    O post Nivea Anuncia Marcela Faconti Como Nova Diretora de Marketing no Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.

    Powered by WPeMatico

    Continuar Lendo

    Negócios

    25 Empregos em Alta para 2026, Segundo o LinkedIn

    Redação Informe ES

    Publicado

    no

    Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

    O LinkedIn divulgou sua lista anual de empregos em alta, que mapeia os 25 cargos com crescimento mais acelerado no mercado de trabalho brasileiro nos últimos três anos. O levantamento analisa dados da base de usuários e dos anúncios de vagas dentro da plataforma.

    O ranking é liderado pela função de engenheiro de IA, seguida por técnico de enfermagem e planejador financeiro. Entre as 25 funções listadas, áreas como tecnologia, saúde e energia se destacam, além de logística, manufatura, agro e infraestrutura. “Os dados deste ano evidenciam um traço importante no perfil das contratações, com maior valorização de funções que ajudam as empresas a operar com mais eficiência, previsibilidade e controle de risco”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.

    Os dados indicam forte demanda por funções técnicas altamente especializadas, sobretudo em frentes impactadas pela inteligência artificial, segurança de processos, confiabilidade operacional e análise de dados. Ao mesmo tempo, ganham protagonismo cargos estratégicos ligados a finanças, gestão corporativa e desenvolvimento de novos negócios.

    A seguir, veja os 25 empregos em alta para 2026 no Brasil

    1. Engenheiro de IA

    O que faz: Projeta e constrói sistemas que utilizam inteligência artificial para realizar tarefas como analisar dados, reconhecer padrões e fazer previsões.

    Anúncio

    Competências mais comuns: LangChain, geração aumentada por recuperação (RAG), grandes modelos de linguagem (LLM).

    Setores mais comuns: Tecnologia, informação e internet; atividades dos serviços de tecnologia da informação; atividades de consultoria em gestão empresarial.

    Onde está a maioria dos empregos: São Paulo, Florianópolis, Recife.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 10.58% mulheres; 89.42% homens.

    Anúncio

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 3,6 anos.

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Engenheiro de software, cientista de dados, engenheiro de dados.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 63.55% remoto; 13.55% híbrido.

    2. Técnico de enfermagem

    O que faz: Auxilia enfermeiros e médicos prestando cuidados básicos ao paciente, administrando medicamentos, registrando sinais vitais e dando suporte a procedimentos médicos em hospitais ou clínicas, como coleta de sangue.

    Anúncio

    Competências mais comuns: Punção venosa, coleta de sangue, sinais vitais.

    Setores mais comuns: Atividades de recreação e lazer, consultórios médicos, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

    Onde está a maioria dos empregos: Ribeirão Preto, Brasília, Recife.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 87.50% mulheres; 12.50% homens.

    Anúncio

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 2,3 anos.

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Auxiliar de laboratório, assistente administrativo, cientista médico de laboratório.

    3. Planejador financeiro

    O que faz: Ajuda pessoas a gerirem seu dinheiro criando estratégias de poupança, investimento e preparação para despesas futuras.

    Competências mais comuns: Planejamento de aposentadoria, planejamento de espólio, serviços de gerenciamento de patrimônio.

    Anúncio

    Setores mais comuns: Seguros e previdência complementar; mercados de capital; tecnologia, informação e internet.

    Onde está a maioria dos empregos: Porto Alegre, São Paulo, Campinas.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 30.57% mulheres; 69.43% homens.

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 5 anos.

    Anúncio

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Consultor financeiro, assistente administrativo, vendedor.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 37.50% remoto; 12.50% híbrido.

    4. Consultor de assuntos regulatórios

    O que faz: Orienta empresas sobre como atender aos requisitos legais e de conformidade para seus produtos e operações.

    Competências mais comuns: Assuntos regulatórios, agências reguladoras, boas práticas de fabricação (BPF).

    Anúncio

    Setores mais comuns: Mídia e telecomunicações; atividades de consultoria em gestão empresarial; tecnologia, informação e internet.

    Onde está a maioria dos empregos: Brasília, São Paulo, Curitiba.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 41.18% mulheres; 58.82% homens.

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 5,8 anos.

    Anúncio

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Analista de assuntos regulatórios, procurador de tribunal, gerente de conformidade.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 22.50% remoto; 30.00% híbrido.

    5. Geofísico

    O que faz: Estuda as propriedades físicas da Terra para compreender processos naturais como terremotos, movimentação de águas subterrâneas e localização de recursos.

    Competências mais comuns: Interpretação sísmica 3D, sismologia, geologia do petróleo.

    Anúncio

    Setores mais comuns: Tecnologia, informação e internet; extração de petróleo e gás natural; pesquisa e desenvolvimento científico.

    Onde está a maioria dos empregos: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 39.13% mulheres; 60.87% homens.

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 3,8 anos.

    Anúncio

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Geólogo, instrutor de pesquisa, gerente de exploração.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 0.00% remoto; 0.00% híbrido.

    6. Engenheiro de segurança de processo

    O que faz: Analisa e implementa medidas para prevenir acidentes, lesões e danos ao meio ambiente em processos industriais, garantindo a conformidade com as regulamentações de segurança e os padrões da indústria.

    Competências mais comuns: Estudo de perigos e operabilidade (HAZOP), análise das camadas de proteção (LOPA), modelagem de consequências.

    Anúncio

    Setores mais comuns: Extração de petróleo e gás natural, atividades de consultoria em gestão empresarial, obras de infra-estrutura.

    Onde está a maioria dos empregos: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 53.70% mulheres; 46.30% homens.

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 5,6 anos.

    Anúncio

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Analista de cibersegurança, engenheiro químico, engenheiro mecânico.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 20.00% remoto; 13.33% híbrido.

    7. Especialista em gestão de contas

    O que faz: Apoia clientes respondendo dúvidas, resolvendo problemas e coordenando serviços para manter relacionamentos comerciais sólidos.

    Competências mais comuns: B2B, marketing integrado, salesforce.

    Anúncio

    Setores mais comuns: Publicidade e propaganda; atividades dos serviços de tecnologia da informação; tecnologia, informação e internet.

    Onde está a maioria dos empregos: São Paulo, Campinas, Curitiba.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 61.43% mulheres; 38.57% homens.

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 5,6 anos.

    Anúncio

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Gerente de conta, gerente de projetos, assistente administrativo.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 22.22% remoto; 33.33% híbrido.

    8. Cientista agrário

    O que faz: Estuda plantas, animais e técnicas agrícolas para melhorar a produção de alimentos e o uso de recursos.

    Competências mais comuns: Agronomia, agricultura sustentável, melhoramento vegetal.

    Anúncio

    Setores mais comuns: Agricultura, educação superior, fabricação de máquinas e equipamentos.

    Onde está a maioria dos empregos: São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 39.34% mulheres; 60.66% homens.

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 2,4 anos.

    Anúncio

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Assistente administrativo, analista de cadeia de suprimento, especialista em agricultura.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 2.74% remoto; 10.05% híbrido.

    9. Consultor de investimentos

    O que faz: Auxilia pessoas ou organizações a tomar decisões de investimento avaliando riscos e oportunidades nos mercados financeiros.

    Competências mais comuns: Pesquisa de capital, derivativos de ações, assessoria financeira.

    Anúncio

    Setores mais comuns: Mercados de capital; atividades imobiliárias; tecnologia, informação e internet.

    Onde está a maioria dos empregos: Curitiba, São Paulo, Porto Alegre.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 30.55% mulheres; 69.45% homens.

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 4,6 anos.

    Anúncio

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Vendedor, consultor de vendas, assistente administrativo.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 18.75% remoto; 31.25% híbrido.

    10. Engenheiro de confiabilidade

    O que faz: Analisa riscos de falhas em usinas e plantas industriais, acompanha manutenções preventivas e faz planos de ação para melhorias em processos.

    Competências mais comuns: Manutenção centrada em confiabilidade (MCC), manutenção preditiva, análise de falhas.

    Anúncio

    Setores mais comuns: Mineração, extração de petróleo e gás natural, atividades de consultoria em gestão empresarial.

    Onde está a maioria dos empregos: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro.

    Divisão por gênero de contratados em 2025: 16.81% mulheres; 83.19% homens.

    Tempo médio de experiência antes de assumir o cargo: 6,2 anos.

    Anúncio

    Principais cargos ocupados antes da contratação: Engenheiro de manutenção, engenheiro mecânico, consultor de banco de dados.

    Disponibilidade de trabalho flexível: 18.37% remoto; 18.37% híbrido.

    Veja os outros 15 cargos que mais crescem no Brasil, segundo o relatório do LinkedIn:

    11. Assistente de dados

    12. Técnico em microbiologia

    Anúncio

    13. Assistente de pesquisa clínica

    14. Gerente de relações corporativas

    15. Gerente de novos negócios

    16. Especialista em manufatura

    Anúncio

    17. Analista de auditoria

    18. Chefe de gestão de cadeia de suprimentos

    19. Gerente de seleção

    20. Gerente de instalações

    Anúncio

    21. Gerente de planejamento estratégico

    22. Analista de energia

    23. Gerente de projetos de marketing

    24. Consultor de logística

    Anúncio

    25. Analista de orçamento

    Metodologia do LinkedIn

    Os pesquisadores analisaram milhões de vagas ocupadas por usuários do LinkedIn entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de julho de 2025 para calcular a taxa de crescimento de cada cargo.

    Para fazer parte da lista, os cargos precisavam ter um crescimento consistente em nossa base de usuários, contar com um número suficiente de anúncios de vagas no último ano e ter registrado um aumento significativo até 2025.

    Cargos idênticos com diferentes níveis de experiência foram agrupados e classificados em conjunto. Foram excluídos estágios, cargos de voluntariado, funções temporárias e funções de estudantes, assim como empregos cuja contratação depende de um pequeno número de empresas em cada país.

    Anúncio

    O post 25 Empregos em Alta para 2026, Segundo o LinkedIn apareceu primeiro em Forbes Brasil.

    Powered by WPeMatico

    Continuar Lendo

    Negócios

    Stone Anuncia Troca de CEO e Reorganiza Alta Liderança

    Redação Informe ES

    Publicado

    no

    Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

    A Stone anunciou a saída de Pedro Zinner do cargo de CEO após três anos na liderança da companhia. A partir de março de 2026, o executivo deve assumir a presidência do conselho de administração. A empresa nomeou Mateus Scherer, atual CFO e diretor de relações com investidores, como novo CEO.

    “Conduzir a Stone foi um privilégio. Junto a uma equipe excepcional, reformulamos a companhia, reforçamos a disciplina financeira e construímos uma plataforma mais forte e focada para o futuro”, afirma Zinner. Segundo ele, a decisão de deixar o cargo é motivada por razões pessoais.

    Após dois anos como presidente do conselho, Maurício Luchetti deve retornar à posição de conselheiro.

    Como parte da transição, Diego Salgado, hoje diretor de tesouraria e membro do comitê executivo, assumirá as funções de CFO e diretor de relações com investidores. Já Sandro Bassili, que liderava a Linx, será o novo COO da Stone após a conclusão da venda da empresa de software para a TOTVS.

    Anúncio

    A reorganização também marca a saída de Lia Matos, head de marketing e estratégia, que encerra seu ciclo na companhia após dez anos.

    O post Stone Anuncia Troca de CEO e Reorganiza Alta Liderança apareceu primeiro em Forbes Brasil.

    Powered by WPeMatico

    Continuar Lendo

    Em Alta

    Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados